x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 9 de 9
  • #1
    Usuário
    Entrada
    02/05/2014
    Local
    Queimados/RJ
    Idade
    43
    Posts
    28
    Agradecimentos: 0

    Cool Ranger CD Xls 2005 luz Abs aceso [RESOLVIDO]




    Caros Senhores,Venho aqui compartilhar uma pequena experiência que tive e creio que possa ajudar algum amigo do fórum que esteja passando por isso ou caso venha passar ,já tenha uma possibilidade do que verificar.
    è o seguinte:
    Faz uns 4 meses quando percebi que as luzes de freio da minha "mula" não estavam acendendo(na noite da véspera da vistoria...) eu liguei pro Detran e cancelei a vistoria e fui tentar ver o que acontecia.
    Levei num eletricista,ele disse que era problema no interruptor do freio e que um ajuste ia resolver o problema.Enfim,a luz de freio voltou a funcionar...MAS ao atingir 40Km/h acendia a luz do ABS e o mesmo não funcionava.
    Levei em várias oficinas (umas 12...)para passar o scanner,mas nenhum scanner conectava, nem ao módulo ABS nem a ECU.(continua não conectando a ECU).
    Nesse período comecei a estudar o caso pessoalmente e nada de achar a causa,nem pastilha,nem sensor....
    até que me deu aquele "estalo" de que após o "eletricista" mexer no interruptor que surgiu o problema!!
    E o que eu fiz?? comecei e estudar quais fios chegam ao interruptor,pra onde eles vão e qual o diagrama do interruptor...
    Retirei o interruptor e percebi que haviam 3 pinos (3-4-5 ) que ficavam normalmente fechados e que o certo de acordo com o diagrama que consegui,seria apenas os pinos 5 e 4, e após pisar no freio,fechava o 3...
    Comprei um interruptor novo,botei no lugar e tudo está funcionando normalmente !!
    Se estes contatos estiverem fechados continuamente,acaba desligando o abs(pelo menos no meu carro..)
    Ranger CD Xls 2005 luz Abs aceso [RESOLVIDO]-switch.jpg


    este é o diagrama do interruptor,estes contatos normalmente fechados são os pinos 4 e 5, quando pisa no freio,fecha o pino 3.
    Lí em um fórum por aqui,que problemas no interruptor NÃO acendia a luz do ABS e isso prova o contraditório e serve de aprendizado para mim e para todos que muita coisa pode acontecer !! rsrsrs
    Obrigado à todos !
    .'. Ford Ranger 2005 XLS 2.3 16v .'.

  • #2
    Usuário
    Entrada
    02/03/2004
    Local
    Brasília/DF
    Posts
    2,622
    Agradecimentos: 0
    Parabéns pela persistência!

    Só não entendi onde fica esse interruptor.

  • #3
    Usuário Avatar de Coophamat
    Entrada
    17/01/2014
    Local
    Campo Grande/MS
    Idade
    39
    Posts
    627
    Agradecimentos: 15
    Eu tenho uma xls 2005 mas e diesel, eu acho que a minha não tem ABS. Ele era opcional na época?

  • #4
    A minha é XL 2008, acho que não tem ABS e freia mal pra cacete, parece que as rodas traseiras não acionam corretamente.

  • #5
    Usuário
    Entrada
    02/05/2014
    Local
    Queimados/RJ
    Idade
    43
    Posts
    28
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por cristiano Ver Post
    Parabéns pela persistência!

    Só não entendi onde fica esse interruptor.
    Caro Amigo Cristiano.
    Este interruptor é do freio... ele fica preso no pedal do freio,você tem que se contorcer e olhar embaixo do painel, a altura dos pedais.Este interruptor fica no pedal de freio.

    Ranger CD Xls 2005 luz Abs aceso [RESOLVIDO]-sensor-freio-1.jpg

    Estas Fotos consegui aqui mesmo no 4x4.
    Abração!
    .'. Ford Ranger 2005 XLS 2.3 16v .'.

  • #6
    Usuário
    Entrada
    02/05/2014
    Local
    Queimados/RJ
    Idade
    43
    Posts
    28
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Mirão Ver Post
    A minha é XL 2008, acho que não tem ABS e freia mal pra cacete, parece que as rodas traseiras não acionam corretamente.
    Amigo,Boa noite!
    Acredito que tenha ABS sim!
    O Sr já reparou se a luz do ABS acende quando liga o painel ? ela deve acender quando acende o painel e apagar quando o carro liga.
    de uma olhada se existe um sensor encima do diferencial traseiro... se houver, existe o ABS sim! abra o capô do motor e olhe junto a caixa de fusíveis ,ao lado do cilindro mestre e veja se tem umas eletro válvulas com os tubos do freio passando por ela... essas válvulas liberam a pressao do freio quando o sistema percebe que as rodas vão travar.Talvez seus freios não estejam bons devido a pastilhas de freio a sapatas de freio... e também o fluido de freio velho! sim disse velho,o fluido acumula umidade e perde suas capacidades hidráulicas e reduz a pressão no sistema. sem falar que estas eletro valvulas podem ter travado abertas ...
    .'. Ford Ranger 2005 XLS 2.3 16v .'.

  • #7
    Usuário
    Entrada
    02/05/2014
    Local
    Queimados/RJ
    Idade
    43
    Posts
    28
    Agradecimentos: 0
    Amigo, já reparou se tem a luz de ABS no painel ? ela acende quando liga o painel e apaga quando liga o carro?
    Acredito que seja improvável que não tenha ABS devido ao peso do carro...
    veja também se tem um sensor em cima do diferencial traseiro.]
    Ou então (COM CUIDADO) dê uma esticada e dê uma freada brusca e se sentir o pedal de freio vibrar no seu pé e o carro travando e soltando (RÁPIDO É CLARO) seu carro tem ABS sim....e de uma olhada em outros ítens que respondi ao amigo alí embaixo....
    Abração
    .'. Ford Ranger 2005 XLS 2.3 16v .'.

  • #8
    Usuário Avatar de Coophamat
    Entrada
    17/01/2014
    Local
    Campo Grande/MS
    Idade
    39
    Posts
    627
    Agradecimentos: 15
    A minha eu tenho certeza que não tem ABS, pois, não tem aquele sistema perto da caixa de fusível. Mas ela freia muito bem.

    Mirão, o freio traseiro tem regulagem, eu mandei regular o da minha e ficou ótimo, inclusive o freio de mão voltou a funcionar.

  • #9
    Usuário
    Entrada
    02/05/2014
    Local
    Queimados/RJ
    Idade
    43
    Posts
    28
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Coophamat Ver Post
    A minha eu tenho certeza que não tem ABS, pois, não tem aquele sistema perto da caixa de fusível. Mas ela freia muito bem.

    Mirão, o freio traseiro tem regulagem, eu mandei regular o da minha e ficou ótimo, inclusive o freio de mão voltou a funcionar.
    Caramba.... muito estranho!
    As Ranger's 95...97....98 tem abs ! Sinceramente, eu sou novo de Ranger,tenho a minha hà 2 anos e esta é a minha primeira.Mas eu busco,leio,estudo bastante sobre a mecânica deste carro e nunca ouvi dizer de uma Ranger sem Abs...
    Na verdade....na verdade... a minha tem o RABS = Rear anti lock system que pelo que entendi até hoje,atua somente nas rodas traseiras,é um sistema mais "simples". Agora, dependendo do modelo de sua Ranger, utiliza um sistema mais complexo nas 4 rodas e utiliza bomba de recirculação... tem sensor nas 4 rodas.
    Mas vale a pena pesquisar a respeito... to louco pra pegar uma Diesel nesse ano mesmo,mas se descobrir que estes modelos nao tem Abs(ou Rabs) vou deixar pra lá..
    Abração !!
    .'. Ford Ranger 2005 XLS 2.3 16v .'.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 9
      Última resposta: 22/02/2023, 16:39
    2. Respostas: 50
      Última resposta: 17/10/2016, 17:27
    3. Respostas: 17
      Última resposta: 02/07/2012, 22:57
    4. Troca de uma Ranger 2005 Cabine Dupla 3.0 por Pajero Sport 2005 2.8
      Por Silva_1982 no fórum Comparações entre Veículos
      Respostas: 9
      Última resposta: 01/07/2012, 22:10

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade