x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 12
  • #1
    Usuário
    Entrada
    10/10/2005
    Idade
    77
    Posts
    27
    Agradecimentos: 0

    Ranger 4x4 na areia fofa - pressão dos pneus




    Olá pessoal,
    Sou novo com a Ranger. Antes, tive Vitara e TR4.
    Sempre baixei a pressão dos pneus ao pegar uma areia fora, na praia.
    O manual da minha Ranger (CD, 2004, Storm, Powerstroke 2.8) diz para não baixar a pressão dos pneus. Ainda não fui para a areia com ela.
    Uso o pneu original, 235x75 - 15, Scorpion ST.
    Gostaria de conhecer a experiência de vocês sobre este assunto e por que será que o manual diz isto? Será que na verdade não faz diferença? O óbvio é que, baixando a pressão, o pneu afunda menos... Será que a Ford sabe alguma coisa que não sabemos?
    Grato pelos seus comentários.
    Alex

  • #2
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Eu ando na areia direto e nunca esvaziei nenhuma libra para isso. Só cuidar pra entrar na areia sempre traçado e tracionando que não afunda assim tão fácil não.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #3
    Tenho uma S-10 CD 2.5 4x4 com pneus 225 75 15 Scorpion S/T.
    Sempre utilizo 17 na frente e 15 atras para dar mais aderencia devido ao baixo peso.
    Aqui em Fortaleza, observo que o pessoal coloca +/- nessa mesma faixa, dependendo do pneu.
    Realmente da pra andar com a pressão normal, porém observa-se que foraça um pouco mais o carro.
    Em alguns trechos com a areia muito fofa o cara precisa ficar reduzindo mais as marchas. Já com a calibragem baixa, mesmo nesses trechos o carro anda normal de 3º, 4º.

  • #4
    Usuário Avatar de TylerNTL
    Entrada
    13/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Idade
    46
    Posts
    1,626
    Agradecimentos: 0
    Aqui em Natal-RN é de praxe baixar a pressão dos pneus de qualquer veículo para enfrentar trechos e areia fofa.

    Inclusive para passar com carros normais em trechos onde "somente" 4x4 ou bugres passariam.

    Aumento na aderência é indiscutível.

  • #5
    Isso eh básico...baixou o pneu aumenta a área de contato e diminiu a pressão do carro sobre o solo. Talvez a FORD esteja mais preocupada com a segurança.
    Eu não chego a baixar muito a pressão, 20 libras (frente e traz.) Tenho receio de em uma curva o pneu sair da roda, pois não sei o limite que isso acontece.
    Agora uma coisa deve ser lembrada, quando se baixa a pressão devemos ter em mente um local para encher depois.... pois se for andar muito tempo com o pneu baixo em locais que devemos usar uma calibragem normal o risco de corte aumenta consideravelmente.
    Tenho um compressor portátil que só uso em emergencias...pois haja tempo de espera pra um unico pneu...

  • #6
    Usuário
    Entrada
    10/10/2005
    Idade
    77
    Posts
    27
    Agradecimentos: 0
    Obrigado, pessoal.
    Creio que os dois casos funcionam, mas como disse alguém, baixar a pressão força menos o motor pois o carro tende a afundar menos. Havendo onde encher depois, e não tendo de pegar um asfalto, dá para baixar.
    Eu também nunca fui radical... Mesmo em Jericoacoara, nas dunas, há uns tempos, e não com uma Ranger, andei com 22 psi. Alguns guias locais me recomendavam 18, mas fiquei nos 22, com medo do pneu sair do aro.
    Talvez a Ford esteja mesmo preocupada com a segurança em primeiro lugar e por isto diz no manual para não baixar a pressão.
    Grato,
    Alex.

  • #7
    Usuário Avatar de cbridi
    Entrada
    12/10/2004
    Local
    PORTO ALEGRE/RS
    Idade
    52
    Posts
    1,071
    Agradecimento: 1
    Falando em compressor portátil...
    Alguém conhece alguma marca/modelo que não leve horas para calibrar um pneu?? Ou isso não existe?

    []'s
    Bridi
    Ranger SuperCab 00/00 BF31" 2002 -> 2010 | L200 GLS Outdoor 07/07 BF265/70R16 2010 -> 2013 | Ranger XL 2.2 CD 13/14 2014 -> ...

  • #8
    No manual da S-10 CD 4x4 diesel diz o seguinte:
    Ao dirigir na areia, muito solta (como nas praias ou dunas) os pneus tendem a afundar. Isto causa efeito sobre a direção, aceleração e frenagem. Para melhorar a tração, reduza levemente a pressão de ar dos pneus ao dirigir sobre a areia.

  • #9
    Se vc baixar ate a casa dos 15 psi o pneu não vai sair nao.
    Mas pode usar entre 18 e 22 na frente que anda legal, principalmente pq os trechos mais longos anda-se na areia dura.
    Agora, na traseira eu colocaria no maximo 18, pois devido ao baixo peso na traseira, a tração fica comprometida e o carro sente na areia fofa, em especial onde tem ondulações no trajeto. Além do mais, é muito dificil sair o pneu do aro na traseira.

  • #10
    Há um tempo atrás ia comprar de um cara em Sampa, um jeep bandeirante que tinha um compressor para a suspenção pneumática, que era ligado no motor. Não me perguntem porque não sei como funcionava.
    Estou chutando, mas acho que ele variava a pressão no amortecedor.

    Acho que deva existir no mercado alguma coisa para ser adaptado, tipo esses "RODOAR" para caminhões. O "pro" é que aquela mangueirinha lateral seria a primeira a voar dependendo do local da trilha. Bem, isso eh coisa pra caminhão.

    Só por curiosidade pra quem não conhece:
    http://www.rotavel.com.br/rodoar.htm

  • #11
    esse rodoar, parece que foram utilizados pela Troller uma vez!!!se nao me engano quando participaram a primeira vez do paris-dacar, devo ter alguma foto por aqui, vou procurar e tento postar mais tarde

  • #12
    O "Rodoar" é normal nos carros do Paris Dakar

    Ultima vez que fui para a areia aindei com 16 libras
    Martin Melcop
    [EX]JPX 95 Enterprise E - MWM+Clark
    Em breve Galactica BSG 75 - Family Car

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade