x
Convex Datacenter
Página 7 de 10 PrimeiroPrimeiro 12345678910 ÚltimoÚltimo
Resultados 73 a 84 de 120
  • #73



    Como a gente aprende nesse fórum, gostaria que alguém listasse um conjunto de ferramentas para resolver pequenos problemas em casa mesmo, coisas que aprendemos aqui e não há necessidade de pagar mão de obra externa, seriam serviços de manutenção e checagens, troca de óleo e filtros, esse tipo de coisa que não exige muita prática mecânica. Não precisa ser uma oficina mas que não seja apenas o alicate e chaves de fenda. Caso alguém contribua não esqueça das numerações das chaves.

  • #74
    Pessoal por favor não respondam aqui, criei um post sobre o assunto para não fugir a ideia desse tópico, obrigado.

  • #75
    Usuário Avatar de Coophamat
    Entrada
    17/01/2014
    Local
    Campo Grande/MS
    Idade
    39
    Posts
    627
    Agradecimentos: 15
    Ola pessoal, dando uma atualizada nesse tópico.

    Bom como alguns viram eu fiz um reparo no filtro de óleo de motor da Ranger, mas eu vou disponibilizar o link aqui para quem quiser ver o que foi feito e o resultado.

    Aqui o começo do serviço:

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/fo...ml#post2273929

    Aqui o termino com a conclusão:

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/fo...ml#post2274441

    Então, a Ranger me deu mais uma alegria essa semana. Sábado de manhã ao sair da garagem eu vi umas gotas de óleo no chão, logo em seguida fui verificar de onde vinha, ao entrar embaixo notei vazamento na roda traseira esquerda e no diferencial.

    -img_20150517_190153471.jpg
    -img_20150517_190242743.jpg

    Levei ontem ao mecânico, o Juvenal da JZJ no coophasul e ele desmontou para achar o defeito. Ele tirou a luva do pinhão, onde fica o retentor do pinhão e também o semi eixo traseiro esquerdo. Visualmente constatamos apenas que a sede do retentor em ambas partes estava com estrias causadas pelo retentor. Não tirei fotos detalhas.

    -img_20150519_144350599.jpg

    No semi eixo ele conseguiu sacar o rolamento sem danificar, então peguei as duas peças e levei em uma tornearia indicada por ele que fica atras do ceasa aqui em Campo Grande - MS, tornearia do Roberto.

    Bom, ele não recomendou fazer solda ali para preencher as estrias, pelo fato de poder perder resistência e correr o risco de quebrar a ponta de eixo. O que ele recomendou foi fazer uma bucha e colocar no local, então pedi para ele fazer.

    Ele fez na luva do pinhão e ficou joia o serviço, mas quando ele colocou a ponta de eixo no torno, a surpresa. Estava empenada. Então ele falou que desempenaria o semi eixo, mas que não poderia garantir, já que correria o risco dela quebrar durante o desempeno.

    Eu liguei em uma auto peças aqui e achei a original para comprar, no valor de R$690,00, então sabendo que se quebrasse poderia comprar uma nova eu pedi para ele executar o serviço.

    Eu fiquei acompanhando e demorou bastante, ele tirava do torno e mandava para prensa, depois voltava para o torno e verificava e assim foi até conseguir acertar. Fiquei perfeito, ele garantiu que ficaria 90% mas ele consegui deixar 100%, com muita paciência e boa vontade. Depois ele fez o mesmo processo que na luva.

    O resultado:

    -img_20150520_145110865.jpg
    -img_20150520_145106358.jpg

    Desmontado:

    -img_20150519_144328853.jpg
    -img_20150519_144339599.jpg

    Como se trata de itens de segurança do veiculo, resolvi comprar as peças novas, a lista de peças foi: retentor do semi eixo, retentor do pinhão, rolamento do semi eixo com trava da marca tinkken e 01 litro de óleo 85w140 GL5 para completar o nível.

    O total gasto no serviço foi:

    R$200,00 de peças;
    R$200,00 do serviço na tornearia e
    R$120,00 de mão de obra do mecânico.

    Agora só andar e ver se vai continuar vazando.

    Detalhe importante, a primeira coisa que ele fez foi testar o suspiro do diferencial para ver se estava entupido, mas não está.
    Vai que é mole!

  • #76
    É velho Coop. Lá vamos nós, hoje abri o capô da branquela e notei um merejamento em cima dos bicos. O que será que causou isso, de uma coisa já sei, lá se vão "quientim" pro meca.

  • #77
    Usuário Avatar de Coophamat
    Entrada
    17/01/2014
    Local
    Campo Grande/MS
    Idade
    39
    Posts
    627
    Agradecimentos: 15
    Citação Postado originalmente por Mirão Ver Post
    É velho Coop. Lá vamos nós, hoje abri o capô da branquela e notei um merejamento em cima dos bicos. O que será que causou isso, de uma coisa já sei, lá se vão "quientim" pro meca.
    Mirão, isso deve ser só aperto nos bicos, creio que é 17 ou 19, pega uma chave de boca e confere o aperto, se fosse outra coisa provavelmente ela iria falhar.

    Pessoal, o mecânico recomendou eu fazer a troca dos dois tensionadores por causa do barulho da corrente, será que compensa trocar só os tensionadores para testar?
    Vai que é mole!

  • #78
    Coop, vou verificar o que me disse, agora, pelo que li no fórum, faça tudo de uma vez. E compre peças originais para que fique perfeito.

  • #79
    Usuário Avatar de Coophamat
    Entrada
    17/01/2014
    Local
    Campo Grande/MS
    Idade
    39
    Posts
    627
    Agradecimentos: 15
    Ola pessoal, dando uma atualizada aqui, recentemente comprei um scanner desses que vende no mercado livre, modelo ELM-327. Bom, eu fiquei meio decepcionado com seu funcionamento na Ranger, ele não mostra muita coisa em tempo real, testei na triton do meu pai e mostra o funcionamento completo do motor como pressão do rail, pressão do turbo, temperatura do ar e da água, voltagem do alternador, posição do pedal do acelerador e muitos outros parametros.

    Bom, acontece que na Ranger ele apresenta um erro e mesmo se apagar ele volta em sequencia, mas esse erro não faz acender a luz no painel.

    -screenshot_2015-06-03-13-41-30.jpg

    Alguém sabe do que se trata esse erro?

    Na pressão do turbo ele só mostra o máximo valor encontrado, no inicio aparecia sempre 1,5 bar, mas agora ele está apresentando 1,8 bar e as vezes 1,9 bar.

    No mais, na Ranger da para acompanhar velocidade (GPS e Painel), temperatura da água, temperatura do a, rotação do motor e ver e apagar os erros da ECU.

    Na temperatura do ar ele acusa um valor alto demais, chega a 155 graus.

    Essa semana fiz uma revisão na parte elétrica dela, pois, ela estava com bastante dificuldade de pegar cedo, e quando ela pegava ela fazia um kik-kik no arranque. No arranque foi feito embuchamento, na parte elétrica foram testados as conexões e cabeamentos, carga do alternador e verificação se tinha algo roubando carga. No final das contas o diagnostico era a bateria, na hora da partida ela caia para 4 volts e o motor girava bem lerdo.

    Para retirar o arranque é preciso tirar o escape da Ranger e na montagem, acho que ficou algo aberto, então ela está soprando um pouco como se a junta estivesse queimada, tenho que voltar ao mecânico para ele conferir.

    Hoje eu troquei a bateria, coloquei uma de 70 amperes da marca bianchi, paguei R$230,00 em uma distribuidora de baterias e gastei mais R$120,00 no eletricista.

    É isso pessoal, quem souber algo sobre o scanner e o erro que está acusando e tiver uma solução eu agradeço.

    Só para completar eu to usando o scanner pelo Bluetooth e usando o aplicativo torque pró fornecido pelo próprio vendedor do aparelho.
    Vai que é mole!

  • #80
    Consertei o arranque da minha, também foi embuchamento e a forma de retira-lo foi idêntica. Agora parece que o escape tá pegando em algum ponto por baixo, tá vibrando, ou então não foi corretamente reinstalado.

  • #81
    Coop, acabei de ver esse scanner no mercado livre, é mais barato que diagnóstico de oficina, é confiável mesmo? tem garantias? até fiquei interessado, muito útil se for confiável pois esse sistema siemens que a Ranger possui é complicadíssimo, dá surra em muito scanner de mexânicos.

  • #82
    Usuário Avatar de Coophamat
    Entrada
    17/01/2014
    Local
    Campo Grande/MS
    Idade
    39
    Posts
    627
    Agradecimentos: 15
    Então mirão, ela mostra bastante coisa, mas alguns ele só mostra o máximo valor obtido como pressão do turbo e temperatura do ar da admissão, não mostra a voltagem do alternador, não mostra pressão do rail nem pressão do óleo.

    Ele serve muito bem como um computador de bordo, pois, da pra ver consumo instantâneo, consumo total, da pra medir de 0 a 100, 0 a 60 e outras coisas a mais, da também pra ver os erros na ECU e apagar.

    Pra falar a verdade eu não fui a fundo no torque pró, talvez uma versão mais atual seja melhor do que a versão 1,5 que estou usando.

    Outra coisa, acho que na XLT e Limited deve mostrar mais coisas, ja que ele mostra diversas informações no painel que não tem na XL e XLS.

    No mais vale a pena, paguei R$70,00 com frete incluso e de brinde veio o software para instalar no android ou no computador. Se tiver um notebook com Bluetooth deve mostrar melhor e mais coisas.

    No Iphone ele não funciona, tem que ser o da versão Wifi.
    Vai que é mole!

  • #83
    Usuário Avatar de Imperador!
    Entrada
    18/02/2010
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    35
    Posts
    5,369
    Agradecimentos: 30
    P0238 e P0113 estão ligados.
    O primeiro é o sensor T-MAP que deve estar com problema no chicote. Arrumado ele, apague a memória da ECU que o problema está resolvido.
    Ford F-1000 HSD 4x4 - "Peste"
    Dodge RAM 2500 5.9 - "Spitfire"

  • #84
    Usuário Avatar de Coophamat
    Entrada
    17/01/2014
    Local
    Campo Grande/MS
    Idade
    39
    Posts
    627
    Agradecimentos: 15
    Ola pessoal, vou dar uma atualizada no tópico, pois, a novela nas ultimas semanas foi grande.

    Para quem não viu os primeiros capitulos:

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/fo...ml#post2293292


    http://www.4x4brasil.com.br/forum/fo...ml#post2293811


    http://www.4x4brasil.com.br/forum/fo...ml#post2294218

    A Ranger ficou seis dias em uma oficina, como não obteve nenhuma solução, resolvi levar em outra aqui da cidade bem conhecida que mexe com caminhonetes e carros importados.

    Chegou na quinta da semana passada na parte da manha, chegou funcionando, mas se desligasse ela não iria pegar mais, então deixei ela por lá e fui embora. Na sexta o mecânico me liga dizendo que apos passa o scanner, ele acusou o sensor de rotação como ja havia mencionado anteriormentes e o sensor MAP.

    Ele abriu o chicote e viu que um dos fios do MAP estava rompido, no sensor de rotação pediu para eu comprar outro e levar para ele, pois bem, após montar tudo, nada da ranger pegar.

    Na segunda o mecânico pegou cedo em cima dela, foi o dia todo revisando o chicote, tirou ele todo da ranger e revisou fio a fio, fez teste de ponto a ponto com multímetro e verificou todos o sensores.

    Nada dela pegar, na quarta, ele pegou outra ranger igualzinha a minha e trocou a central, o painel, a chave e a antena da chave, mesmo assim a minha não pegou. Para tirar a prova ele colocou as peças da minha na outra e deu partida normal. Descartou-se assim problemas com central, chave e painel. Para terminar ele pegou aquela caixa de fusível que fica no pé do passageiro da outra e colocou na minha, também não teve resultado.

    Ele falou que ja tinha revisado quase tudo, só faltava conferir o ponto e a roda fônica, que são os dentes que fica no voltante do motor e o sensor de rotação faz a leitura. Ele serve para o central saber a posição exata do virabrequim e poder saber em qual cilindro o bico deve injetar, se um dente quebrar ele não faz a leitura correta e o motor não pega.

    Então na quinta ele conferiu o ponto e estava ok, restou apenas a roda fônica, mas como ela fica no volante para conferir somente tirando o volante fora ou com uma micro câmera que insere no orifício do sensor de rotação. Ele conseguiu uma câmera tipo aquela de endoscopia e na quinta a noite ele conferiu a roda. O primeiro dente da roda estava quebrado.

    -img_20150717_104436410.jpg

    Hoje cedo retiraram o cambio, embreagem, plato, escapamento e o volante, na imagem da pra ver o dente quebrado, ele levou em um torneiro e ele refez o dente. Depois do almoço montaram tudo novamente, colocaram tudo no lugar e deram a partida. Pegou na primeira, problema resolvido.

    A embreagem da Ranger está novinha, depois de montar, ela ficou muito macia, bem mais do que antes, o cambio está engatando mais suave também e o principal, com o concerto do MAP, ela agora reconhece a pressão do turbo e está andando muito, pessoal, fiquei impressionado com a diferença, a turbina enche com gosto, de 2500 rpm pra frente a gente cola no banco, tanto em segunda como em terceira.

    Fiquei bem feliz com o resultado, foram 14 dias de oficina, cabelos brancos, indas e vinda, testes, mas no final deu tudo certo.

    O mecânico disse que provavelmente quando mexi no arranque a uns 20 dias, na hora de montar pode ter acontecido uma trinca no dente, com o uso ele se quebrou. Foi justamente no dia que eu ouvi um barulho metálico e parei pensando que algo estava arrastando no chão que ela não quis pegar mais, o pedacinho quebrado estava lá no alojamento do volante.

    Disse ele que é muito comum acontecer isso em Ranger e Troller 3.0, se ela tivesse chegado lá sem funcionar ele ja tinha ido direto na roda fanico, mas como ela pegava de vez em quando ele suspeitou que pudesse ser na parte da central, chicote ou sensor.

    O imperador no tópico da Ranger 3.0 alertou que pudesse ser chicote, sensor ou os dentes do virabrequim, ele acertou mais uma vez.

    É isso pessoal, todo serviço me custou R$1000,00 de mão de obra e mais R$299,00 do sensor de rotação, espero que possa ajudar aguem que tenha problema parecido.

    Na segunda tenho que voltar na oficina, o sensor de pressão do óleo não está funcionando, deve ter ficado desligado.
    Vai que é mole!

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Problema com vazamento de água do AC no assoalho.
      Por Overland no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 31
      Última resposta: 27/12/2022, 12:20
    2. Ranger vazamento de Água e óleo
      Por Junior84 no fórum Ford
      Respostas: 25
      Última resposta: 12/11/2014, 06:44
    3. Vazamento de agua Ranger 4.0
      Por Moisés S.M no fórum Ford
      Respostas: 30
      Última resposta: 05/06/2012, 19:17
    4. Respostas: 9
      Última resposta: 13/04/2010, 23:11
    5. Respostas: 10
      Última resposta: 27/05/2006, 07:21

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade