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Nova Ranger flex com filtro Inflow

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  • 28/02/2015, 14:57
    ggpoa
    Boa tarde.
    Tua Ranger tem controle de tração ? Ja subi serra do tabuleiro com chuva torrencial apenas com uma mala na caçamba e não parei em um atoleiro sequer! Foram 78 Km de estrada de terra serra acima, desde Gravatal, Armazem, Sao martinho até chegar ao asfalto novamente em Aguas Mornas, rumo a Santo Amaro da Imperatriz, em SC.

    Bloqueio de diferencial é um sistema mecanico ("analogico") de desvio de torque de uma roda sem tração para outra roda que ainda teria tração. O Controle eletronico de tração faz esta função de maneira muito mais inteligente, usando o ABS dos veiculos mais modernos para parar a roda sem tração até que "pegue" em algo enquanto desvia torque desta roda para a roda oposta! Esta é uma noção importante: ter 4 rodas que tracionam não significa muita coisa quando o veiculo não sabe de fato quais estão em condição de tracionar efetivamente! Isto o controle de tração da Nova Ranger Flex faz de forma brilhante, sou testemunha disto!

    Abraços
  • 28/02/2015, 15:20
    Borjaoo
    A minha é a XLT e realmente esse controle de tração que tem na verdade 8 funções é impressionante.
  • 28/02/2015, 15:29
    ggpoa
    Opa.
    Veja aqui um video ilustrativo: https://www.youtube.com/watch?v=K3m24bjkfg0

    Abçs
  • 28/02/2015, 16:13
    NunesMCZ
    Citação:

    Postado originalmente por GLIDER Ver Post
    eu penso que se o Ranger Flex tivessem o bloqueio do diferencial trazeiro pelo menos, vc tinha grandes chances de sair dessa, sem a necessidade do 4x4, era só equipar a flex com o eixo trazeiro bloqueado da diesel, alguem já pensou nisso? a Ford poderia pensar nisso pois atingiria um nicho de mercado que eventualmente pega algums obstaculos podendo oferecer isso como opcional, e de quebra poderia ser uma contrapartida a S10 flex 4x4 e hilux flex 4x4.


    Boa sugestão para as versões 4x2, mas não sei no caso serviria uma vez que atolei em areia de praia, não senti falta de força do motor, mais cada vez que eu acelerava as rodas traseiras cavacavam ainda mais o buraco, chegando ao ponto de tão fundo o chassis encostou no solo, é uma areial que se enfiasse o pé você ficaria preso, tipo "areia movediça"... rsrsrs, as pessoas da região informaram que todo dia fica carro atolado nesse local, pois ao invés da estradinha ter sido feita com terra tipo barro colocaram areia de praia, nesse trecho só circulam aqueles bugres com enormes pneus traseiros de avião. Como eu não sabia e não tinha aviso, me ferrei.
    Acho que apenas 4x4 não resolveria, pois se não o colega da Amarok também não tinha ficado preso.

    Com o controle de estabilidade ligado, teve uma hora que apenas uma roda tracionava, ao desligar, foi pior, pois as rodas cavucaram bem mais o buraco e o que estava ruim piorou, desisti, mesmo pondo calço embaixo e baixando a pressão dos pneus, não foi nem com reza, o jeito foi rebocar pelo trator. Aí percebi que não estou habilitado para aventuras off-road`s praianas. Fiquei triste... até pegar o asfalto e aí minha felicidade votou. Acho que ele foi feita para andar no piso de piche.


    Nunes.

    Ex-Renault Duster 1.6
    Propietario Nova Ranger 2014 - Flex.
  • 28/02/2015, 16:18
    NunesMCZ
    Citação:

    Postado originalmente por ggpoa Ver Post
    Boa tarde.
    Tua Ranger tem controle de tração ? Ja subi serra do tabuleiro com chuva torrencial apenas com uma mala na caçamba e não parei em um atoleiro sequer! Foram 78 Km de estrada de terra serra acima, desde Gravatal, Armazem, Sao martinho até chegar ao asfalto novamente em Aguas Mornas, rumo a Santo Amaro da Imperatriz, em SC.

    Bloqueio de diferencial é um sistema mecanico ("analogico") de desvio de torque de uma roda sem tração para outra roda que ainda teria tração. O Controle eletronico de tração faz esta função de maneira muito mais inteligente, usando o ABS dos veiculos mais modernos para parar a roda sem tração até que "pegue" em algo enquanto desvia torque desta roda para a roda oposta! Esta é uma noção importante: ter 4 rodas que tracionam não significa muita coisa quando o veiculo não sabe de fato quais estão em condição de tracionar efetivamente! Isto o controle de tração da Nova Ranger Flex faz de forma brilhante, sou testemunha disto!

    Abraços


    Olá, sim, a minha é a versão XLT com controle de tração e por sinal ele foi muito acionado nessa viagem, me passou muita segurança ao dirigir em terrenos nada amigáveis. Você trocou os pneus originais da sua?

    Nunes.

    Ex-Renault Duster 1.6
    Propietario Nova Ranger 2014 - Flex.
  • 25/03/2015, 06:36
    NunesMCZ
    9 Anexo(s)
    Atualizando o tópico.
    Fiz ontem a 1ª lavagem do filtro, utilizei:
    Água Morna,
    Detergente Neutro (de cozinha)
    Óleo Mineral.

    Processo consistem em banhar o filtro em água morna com detergente durante uns 30 minutos, dando umas chacoalhadas de vez em quanto. Após isso, enxaguar em água corrente e secar a sombra (levou praticamente mais de 12h para secar). Depois disso foi só borrifar o óleo mineral em sua superfície.
    Horas depois fui jogar a água da lavagem fora e fiquei impressionado com a quantidade de sujeira, principalmente depois de decantar, ficou uma gosma preta no fundo do balde.

    Fiz umas fotos, antes e durante o processo. Perceba que o corpo da borboleta está impecável, sem sujeira alguma.

    Nunes.

    Ex-Renault Duster 1.6
    Propietario Nova Ranger 2014 - Flex.

    Anexo 496921Anexo 496922Anexo 496923Anexo 496924Anexo 496925Anexo 496926Anexo 496927Anexo 496928Anexo 496929
  • 25/03/2015, 07:58
    Miranda_MG
    Nunes,

    Se me permite, vou postar no outro tópico da Ranger o link desse seu aqui para perguntar aos outros foristas o que acham da utilização do INflow nas diesel.
    E, em tempo, muito bom você ter criado o tópico. Devo colocar na minha também (e na Tiguan) já que os veículos estão em uma região onde parece ser necessário esse cuidado adicional.

    Abraço,

    Miranda
  • 25/03/2015, 08:27
    NunesMCZ
    Citação:

    Postado originalmente por Miranda_MG Ver Post
    Nunes,

    Se me permite, vou postar no outro tópico da Ranger o link desse seu aqui para perguntar aos outros foristas o que acham da utilização do INflow nas diesel.
    E, em tempo, muito bom você ter criado o tópico. Devo colocar na minha também (e na Tiguan) já que os veículos estão em uma região onde parece ser necessário esse cuidado adicional.

    Abraço,

    Miranda

    Miranda, seria ótimo isso. Fico curioso também em saber quais as impressões dos demais foristas. Grato.
  • 25/03/2015, 08:38
    Moipessoa
    Citação:

    Postado originalmente por NunesMCZ Ver Post
    Atualizando o tópico, nesse carnaval resolvi desbravar novas praias por essas bandas de Alagoas, viajei por volta de 700km, aproveitei para medir o consumo de combustível na estrada de asfalto e barro, sempre no Etanol. E sinceramente, desisti em pensar que um dia terei uma redução de consumo, esse foi o único ponto decepcionante, uma vez que o fabricante do filtro disse que há uma leve diminuição. Desencanei, a brancona bebe pacas, não por causa do Inflow, mais pela característica mesmo do veículo, na próxima revisão de 20k km ire reclamar para ver se há algum problema, pois no álcool na cidade andando no modo tiozão em férias faço uns 4.5 km/l e na estrada 5 km/l (até 110 Km/h).

    Pelo menos o desempenho teve uma leve melhora em comparação ao filtro original. A caminhonete anda bem e quem sabe melhore ainda com o tempo pois estou com apenas 10k Km rodados.

    Quando comprei a Ranger 4x2, pesquisei bem os prós e os contras e achei que para meu uso uma Flex era ideal. Porém, nessa minha busca por novas praias passei um perrengue e fiquei pensando duas vezes se fiz o certo. Num estradinha de terra fui pego de surpresa por um trecho de areia e terminei atolando, cada vez que tentava sair daquele imprensado eu atolava mais.

    Pensei com meus botões se tivesse pego uma diesel 4x4 não passava vergonha...kkkkk. Até pedir ajuda ao morador da região que tinha uma Amarok, que prontamente me ajudou, ele veio todo feliz e comentando que pickup tem que ser a diesel e 4x4 e eu concordando com o mesmo.... até ele tentar rebocar minha ranger, resumido, ficamos eu e ele atolados e com cara de bobos... Solução, Deus existe, em pleno carnaval, passa pela rodovia um trator que nos tirou daquela enroscada. E sugestão do motorista do trator: "...Amigo, corra em uma revendedora de pneus e troque os originais por no mínimo um da marca BF alterrain...". Conselho aceito, esse será meu próximo Up na camionete.

    Cheguei há uma conclusão, fiz a escolha certa ter pego a Flex, meu uso é urbano e essa aventura me serviu para saber o limite até onde eu posso andar.



    Nunes.

    Ex-Renault Duster 1.6
    Propietario Nova Ranger 2014 - Flex.

    Nunes,

    pra mal phodedor, até os culhões atrapalha, :mrgreen:
    veja bem, vc ter ficado com a ranger atolada, até aí tudo bem, 4x2, em areia, pode "dar ruim". esse capimzinho fuleiro pra 4x2 pesado, não gera muito atrito, mas pra um 4x4... o tiozinho que foi te rebocar não deve ter experiência nenhuma em fazer isso. na condição que sua viatura ficou, não é esticando a cinta de carga e saindo lentamente que vai conseguir tirar da inércia. é na base da porrada mesmo... (veja uns vídeos no youtube, que entenderá o que estou escrevendo).
    e saída tinha que ser pra trás, vc virando levemente o voltante pra não cair com as rodas dianteiras no buraco, ou ter o risco de deixar o para-choque aí na praia, rsrsrsrs.
    o BF all terrain não mudaria em nada o seu atolamento.
  • 25/03/2015, 13:37
    NunesMCZ
    Citação:

    Postado originalmente por Moipessoa Ver Post
    Nunes,

    pra mal phodedor, até os culhões atrapalha, :mrgreen:
    veja bem, vc ter ficado com a ranger atolada, até aí tudo bem, 4x2, em areia, pode "dar ruim". esse capimzinho fuleiro pra 4x2 pesado, não gera muito atrito, mas pra um 4x4... o tiozinho que foi te rebocar não deve ter experiência nenhuma em fazer isso. na condição que sua viatura ficou, não é esticando a cinta de carga e saindo lentamente que vai conseguir tirar da inércia. é na base da porrada mesmo... (veja uns vídeos no youtube, que entenderá o que estou escrevendo).
    e saída tinha que ser pra trás, vc virando levemente o voltante pra não cair com as rodas dianteiras no buraco, ou ter o risco de deixar o para-choque aí na praia, rsrsrsrs.
    o BF all terrain não mudaria em nada o seu atolamento.



    Moipessoa,

    no caso o colega da Amarok que tentou me ajudar não chegou nem a rebocar-me, ele ficou no areal dos infernos também. O que resolveu foi o trator, que por sinal fez mais ou menos do jeito que mencionasse, rebocando a Ranger por trás e por pouco não deixei o parachoque por lá, mas deu tudo certo no final. Quanto aos pneus, realmente naquela situação não faria muita diferença.

    Na verdade eu quis me "amostrar" com minha pickup nova e me ferrei. Aprendi que o offroad só para quem está preparado, minha Ranger é só para o asfalto. Ficou a lição.


    Nunes.

    Ex-Renault Duster 1.6
    Propietario Nova Ranger 2014 - Flex.
  • 25/03/2015, 22:52
    Moipessoa
    Citação:

    Postado originalmente por NunesMCZ Ver Post
    Moipessoa,

    no caso o colega da Amarok que tentou me ajudar não chegou nem a rebocar-me, ele ficou no areal dos infernos também. O que resolveu foi o trator, que por sinal fez mais ou menos do jeito que mencionasse, rebocando a Ranger por trás e por pouco não deixei o parachoque por lá, mas deu tudo certo no final. Quanto aos pneus, realmente naquela situação não faria muita diferença.

    Na verdade eu quis me "amostrar" com minha pickup nova e me ferrei. Aprendi que o offroad só para quem está preparado, minha Ranger é só para o asfalto. Ficou a lição.


    Nunes.

    Ex-Renault Duster 1.6
    Propietario Nova Ranger 2014 - Flex.

    "peor" ainda para o motorista da amarok... se sem puxar carga, ele ficou no areal (areal cheio de capim, pela foto que se vê), se tivesse rebocando a sua, ia deixar metade da pick up (amarok) pelo caminho.

    é aquela história, tem que estar com o equipamento certo para a situação. conheço praia que a areia é tão fofa e grossa, que sei de umas 05 L200 / outdoor que os donos foram fazer graça, atolaram com as viaturas e só saíram com trator (e não é trator pequeno não, é trator de puxar embarcação para fora do mar).

    ah, e não é achar que por estar com um 4x4 (só com a tração ligada, sem nenhuma preparação), que vai entrar e sair em qq canto. se fosse assim, não seria necessário investir em pneus maiores, espaçadores, amortecedores especiais, lift/ calço, guincho, etc...
  • 19/06/2015, 14:26
    paulorl
    Eu comprei um filtro K&N para instalar na minha ranger xlt 2.3 16V 2008, mas como veio da inglaterra, demorou pra chegar e como apareceu uma boa oportunidade, acabei trocando a ranger nesse meio tempo. Não tive oportunidade de experimentar o filtro, mas além da melhora em consumo e desempenho, também pensei no custo, afinal os filtros da ranger são muito caros para se trocar a cada 10milkm... Esse filtro que comprei também vai dentro da caixa original, o que achei vantagem pois pelo que pesquisei, os outros filtros redondos que o pessoal remove a caixa de ar, eles acabam pegando ar quente do motor, o que reduz o desempenho. O ideal é o filtro puxar ar frio. Enfim, pena que não deu para experimentar, agora pretendo comprar um filtro desses para meu novo carro, mas fica ai as dicas, acho que dependendo do preço do filtro original vale muito a pena um lavável, e veja a possibilidade de comprar um que vá no lugar do filtro original por conta da captação do ar! Ah e se tiver alguém interessado no filtro da ranger, está anunciado aqui nos classificados, precinho camarada ;-) Abraços!
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