Olá. Instalei recentemente um filtro de ar "esportivo" da marca Inflow em minha Ranger Flex 2014 e gostaria de compartilhar minhas impressões de como ficou o comportamento da pickup. A promessa do fabricante é de redução do consumo de combustível e aumento de performace do veículo.
Pois bem, inicialmente notei uma discreta melhora na disposição da camionete em baixa rotação, como se estivesse ganho um pouco de torque para tirar o carro da inércia, mais nada digno de espanto. Quanto ao consumo, ainda não notei diferença alguma, rodo somente no álcool, pois prezo por desempenho em detrimento ao consumo e até mesmo porque onde moro o custo da Km do etanol equivale ao da gasolina, então prefiro o derivado da cana, até mesmo porque outro dia estava na concessionária e vi uma ranger novinha com apenas 40k Km, que só usa gasolina, fazendo descarbonização do motor. E fui aconselhado pelo mecânico a continuar a usar o etanol ou gasolina premium.
Voltando ao filtro, a melhor coisa que notei com a instalação dessa peça foi o funcionamento do motor, ficou "redondinho", tirou aquela aspereza que tinha, principalmente quando se aumentava a rotação, tornando mais gostoso guiar a camionete. Segundo o fabricante do filtro, o carro necessita rodar um pouco com o filtro para que a central eletrônica adapta-se a nova relação ar/combustível. Vamos ver se com o tempo sinto melhoras, rodei apenas 500 Km com o filtro.
Sei que pode ser um efeito placebo, coisa da minha cabeça, porém estou gostando do "Up" que fiz, até mesmo porque se bem não fizer, mal também não. Pelo menos o filtro é lavável e dura 60k km, sendo um bom custo/beneficio.
Alguém do forum já teve alguma experiência com essa marca de filtro?
Nunes.
Ex-Renault Duster 1.6
Propietario Nova Ranger 2014 - Flex.