x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 32
  • #1
    Usuário
    Entrada
    17/08/2012
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Posts
    183
    Agradecimentos: 3

    Question Ranger 2.8 - Comportamento do marcador de temperatura no painel




    Pessoal,

    Dei uma olhada sobre isso no fórum também e não achei nada parecido, muito embora tenha achado possíveis explicações... mas me pareceu meio extremo demais pra ser verdade.
    Desde que comprei a Ranger, reparei que no 4x4 pesado morro acima, trânsito pesado na rua ou no congestionamento fervente na BR-040 que peguei semana passada, o ponteiro de temperatura no painel sempre fica de cuca super fria, marcando lá antes do limite inferior (mas não no curso mínimo do marcador).
    Daí quando pego uma velocidade, ele começa a marcar lá no nível médio/alto. Nada alarmante, mas eu esperava que 1h em lenta, trânsito parado e sol quente, era pra a temperatura chegar pelo menos a 1/2 (quando ele liga o ventilador e dá uma refrescada).

    Aliás, eu acho que o ventilador do radiador tá ficando 100% do tempo ligado; qualquer momento que eu ligo a ranger, o ventilador fica lá rodando. Não sei se isso é normal...

    Agora, quando fico num engarrafamento ou trânsito lento por muito tempo, não sei se a coisa está torrando lá dentro. Quente está, quando abro o capô, vem todo aquele calor. É normal isso na Ranger?..
    Na D-20 turbo eu sei que é diferente. Quando a gente está num morro acima na roça (principalmente um longo), de 1.a ou 2.a, ela falta ferver. Quando pega um trecho que dá pra ir a uns 40-60/hora ela resfria rapidinho. Isso eu testemunhei dirigindo a Miura do meu pai (que é montada em cima da D-20).
    Por isso, isso tá me preocupando muito na ranger, muito embora eu tenha visto em posts aqui no fórum o pessoal falando que por causa do turbo (que a D-20 tem -- inclusive aquele indicador de pressão que é muito legal!), a viatura costuma esquentar mais em alta velocidade (quando demanda mais do turbo por causa das marchas fracas).
    Mas até aí tudo bem, mas já ficar gelada num trânsito lento e intenso pra mim é um tantão estranho.

    É assim mesmo que a temperatura na ranger funciona?? Valeu!
    A minha graúda
    Ranger XLT4x42004/20052.8 PowerStroke + TGV (tudo colorido!)

  • #2
    Usuário Avatar de SergioMedeiros
    Entrada
    06/07/2011
    Local
    curitiba/PR
    Idade
    43
    Posts
    1,157
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por avenger Ver Post
    Pessoal,

    Dei uma olhada sobre isso no fórum também e não achei nada parecido, muito embora tenha achado possíveis explicações... mas me pareceu meio extremo demais pra ser verdade.
    Desde que comprei a Ranger, reparei que no 4x4 pesado morro acima, trânsito pesado na rua ou no congestionamento fervente na BR-040 que peguei semana passada, o ponteiro de temperatura no painel sempre fica de cuca super fria, marcando lá antes do limite inferior (mas não no curso mínimo do marcador).
    Daí quando pego uma velocidade, ele começa a marcar lá no nível médio/alto. Nada alarmante, mas eu esperava que 1h em lenta, trânsito parado e sol quente, era pra a temperatura chegar pelo menos a 1/2 (quando ele liga o ventilador e dá uma refrescada).

    Aliás, eu acho que o ventilador do radiador tá ficando 100% do tempo ligado; qualquer momento que eu ligo a ranger, o ventilador fica lá rodando. Não sei se isso é normal...

    Agora, quando fico num engarrafamento ou trânsito lento por muito tempo, não sei se a coisa está torrando lá dentro. Quente está, quando abro o capô, vem todo aquele calor. É normal isso na Ranger?..
    Na D-20 turbo eu sei que é diferente. Quando a gente está num morro acima na roça (principalmente um longo), de 1.a ou 2.a, ela falta ferver. Quando pega um trecho que dá pra ir a uns 40-60/hora ela resfria rapidinho. Isso eu testemunhei dirigindo a Miura do meu pai (que é montada em cima da D-20).
    Por isso, isso tá me preocupando muito na ranger, muito embora eu tenha visto em posts aqui no fórum o pessoal falando que por causa do turbo (que a D-20 tem -- inclusive aquele indicador de pressão que é muito legal!), a viatura costuma esquentar mais em alta velocidade (quando demanda mais do turbo por causa das marchas fracas).
    Mas até aí tudo bem, mas já ficar gelada num trânsito lento e intenso pra mim é um tantão estranho.

    É assim mesmo que a temperatura na ranger funciona?? Valeu!
    Não... não é assim que ela deve funcionar.

    A sua deve estar com a ventoinha ligada direto... sem o acoplamento viscoso, e também sem a válvula termostática.

  • #3
    Usuário Avatar de Daniel.Shimomoto
    Entrada
    30/01/2009
    Local
    Garça/SP
    Idade
    45
    Posts
    1,660
    Agradecimentos: 0
    avenger;

    Vou te falar uma coisa, sistema de arrefecimento quando a gente está cismado só tem uma solução: Arrumar! Mesmo que esteja tudo ok!

    Revisa tudo: Lava radiador (manda abrir o sanduiche formado pelo condensador/aftercooler/radiador - costuma acumular barro por lá). Troca mangueiras, termostática e verifica a carcaça da bomba dágua.

    Se continuar igual, pode ter certeza que é esquisitice do carro.

    Abraços
    Ford F-1000 XLT 4x4 1998/1998 - BF Goodrich A/T 31x10.5 e RL AVM - "Efão"
    VW Fusca 1983 - 1600 - "Galaxie 500"
    Ex. Ford Ranger XLT 3.0 - "Centenária"

  • #4
    Usuário
    Entrada
    17/08/2012
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Posts
    183
    Agradecimentos: 3
    Ah beleza! Vou fazer isso então Daniel!.. Ela tá bem do jeito que o SergioMedeiros falou: de manhã no frio já ligo o motor e a ventoínha tá já rodando, como se o acoplamento, de viscoso não tivesse mais nada (mas de rígido, sim!)... rsrs.

    Hoje dei uma volta na contorno (rua conhecida aqui em BH, que dá a volta no centro), trânsito intenso e parando, e ela tava marcando uma temperatura moderada (não aquele gelo ilusório que descrevi). Tem hora que ela marca algo, tem hora que não...

    Mas uma coisa é certa, a ventoínha tá ligando mesmo de manhã, eu já tava pensando nesse acoplamento viscoso mesmo. Agora a válvula termostática, li pouco sobre ela... eu lembro que no carro pequeno tem um sensor de temperatura; a válvula termostática parece que é uma peça mais mecânica que elétrica né?
    A minha graúda
    Ranger XLT4x42004/20052.8 PowerStroke + TGV (tudo colorido!)

  • #5
    Usuário Avatar de Daniel.Shimomoto
    Entrada
    30/01/2009
    Local
    Garça/SP
    Idade
    45
    Posts
    1,660
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por avenger Ver Post
    Ah beleza! Vou fazer isso então Daniel!.. Ela tá bem do jeito que o SergioMedeiros falou: de manhã no frio já ligo o motor e a ventoínha tá já rodando, como se o acoplamento, de viscoso não tivesse mais nada (mas de rígido, sim!)... rsrs.

    Hoje dei uma volta na contorno (rua conhecida aqui em BH, que dá a volta no centro), trânsito intenso e parando, e ela tava marcando uma temperatura moderada (não aquele gelo ilusório que descrevi). Tem hora que ela marca algo, tem hora que não...

    Mas uma coisa é certa, a ventoínha tá ligando mesmo de manhã, eu já tava pensando nesse acoplamento viscoso mesmo. Agora a válvula termostática, li pouco sobre ela... eu lembro que no carro pequeno tem um sensor de temperatura; a válvula termostática parece que é uma peça mais mecânica que elétrica né?
    De manha é normal a ventoinha estar acoplada nos primeiros segundos de funcionamento do motor e desacoplar em seguida.

    Quanto a válvula termostática é uma peça termomecanica que de acordo com a temperatura do motor ela se abre para a passagem de água. E se fecha quando a temperatura cai.

    O sensor de temperatura é o que envia o snal para o painel de instrumentos.
    Ford F-1000 XLT 4x4 1998/1998 - BF Goodrich A/T 31x10.5 e RL AVM - "Efão"
    VW Fusca 1983 - 1600 - "Galaxie 500"
    Ex. Ford Ranger XLT 3.0 - "Centenária"

  • #6
    Usuário Avatar de SergioMedeiros
    Entrada
    06/07/2011
    Local
    curitiba/PR
    Idade
    43
    Posts
    1,157
    Agradecimentos: 2
    Quando o acoplamento viscoso dá problemas, acontece o contrário... a ventoínha pára de girar com a velocidade que deveria. Se a sua gira direto, foi feito propositadamente por alguém.. imagino o antigo dono, certo?
    Tua ranger tem Body-lift? Já vi casos em que, pra compensar a diferença de altura do radiador para a ventoínha em BLs mal feitos, o cara trava a ventoínha pra rodar direto e não esquentar o carro.

    Caso então sua ventoínha esteja girando direto, na velocidade máxima, aliado a falta da válvula termostática, pode acontecer exatamente o que voce descreve... o ponteiro da temperatura ficar sempre baixo, pois o arrefecimento não tem a válvula para travar a água no motor e deixar ele em temperatura normal de funcionamento. E isso não é bom para o motor, ele tem que trabalhar no meio, ou muito próximo do meio da escala.

    Ela deve estar demorando muito para o ponteiro de temperatura sair do mínimo quando vc liga ela fria, certo?

    Agora, pode ser problema na cebolinha de temperatura também... ou mal encaixe do sensor... vale dar uma limpada com limpa contatos, pois vai que não é nada.

    Abs

  • #7
    Usuário Avatar de Willys51or
    Entrada
    04/11/2007
    Local
    Pirassununga-SP/SP
    Idade
    47
    Posts
    338
    Agradecimentos: 0
    No painel da minha Ranger 04 os ponteiros do combustível e da temperatura quando desligo o motor permanecem na marcação onde estão. Eles marcam normalmente (acredito) pelo menos do combustível tem batido a quantidade na hora do abastecimento. O ponteiro da temperatura, quando o motor esfria marca mínimo normalmente. Observação, já desconectei a bateria e os ponteiros não caem ao mínimo.
    TR4 4x4 2010 (só alegria)
    CJ5 1964 AP 1.8 (Pé de bode)
    CJ3-A 1951 ( Vozão)

  • #8
    Usuário
    Entrada
    12/08/2013
    Local
    Campinápolis/MT
    Idade
    40
    Posts
    685
    Agradecimentos: 3
    Só pra contribuir no Fórum.
    Minha ranger estava com a válvula termostática defeituosa também. A temperatura do motor demorava subir, tinha que andar vários quilômetros para atingir a temperatura normal. Percebi também que apos desligar a ranger o motor esfriava muito rápido.
    Apos ler vários posts aqui vi que era fundamental a troca desta peça.
    Comprei uma nova pela Net por 280$$, uma pechincha (se possível).
    Após a instalação já vi o resultado, o motor esquenta rapidinho até o marcar o meio do marcador, e apos desligar o motor demora bem mais pra esfriar.....acredito que o motor trabalha melhor agora.
    Ranger XLT 2.8 2004/5

  • #9
    Usuário
    Entrada
    14/11/2015
    Local
    Natal/RN
    Idade
    38
    Posts
    10
    Agradecimentos: 0
    Bom dia pessoal, minha ranger está com um problema parecido com o de vocês porem um pouco diferente.


    Ranger 2007 3.0 eletronic MWM International - 180.000 km rodados

    Descrição do problema: Acende a luz da temperatura e o ponteiro fica maluco variando do frio ao quente (vermelho) depois para e volta ao normal, detalhe: O carro não chega a esquentar de verdade!

    Histórico:






    Meu carro estava com problema de escapando compressão no quarto bico. nada de mais, pois o carro não perdia potência em nenhum momento. mandei fazer o assentamento pq o barulho que fazia era feio e eu gosto de deixar o carro impecável sem serviços a fazer.




    Quando foi segunda-feria passada (09/11) eu levei o carro para um bombista para fazer o assentamento. (segundo relatos de amigos, ele eh um dos melhores bombistas aqui da região e de fato é, o cara tem um oficina bem equipada e fez um bom trabalho no bico)




    depois de 2 dias ele fez o serviço mas não conseguiu botar o carro para funcionar, ligaram para mim para saber se o carro tinha algum segredo e eu informei que não. 30 minutos depois me retornaram a ligação e me informaram que foi pq lavaram o motor do carro antes do serviço e o mesmo não pegava mas depois de um tempo voltou a pegar.
    Eu não sei o que aconteceu, eu desconfio que deve ter batido aguá em alguma parte eletrica ou até msm no chicote e eles deram um jeito de enxugar bem e o carro voltou a funcionar mas ai foi onde começou meu pesadelo.




    O carro começou a ascender a luz da temperatura e o ponteiro caia e subia subtamente para o vermelho mas o carro não esquentava...




    Motor sempre frio mas o ponteiro e a luz ficaram com esse funcionamento maluco.




    já trocamos o sensor de temperatura, da valvula termostatica, revisou a parte eletrica do carro, já fizemos um jump direto do do sensor de temperaruta para a central para matar qualquer possibilidade de fio partido do chicote mas o problema continua.




    Eu desconfio de que eles fizeram alguma merda na parte eletrônica do carro para o carro ficar assim, como o 4º bico fica perto da central e da passagem do chicote.




    Resultado, levei o carro p resolver um problema mecânico simples e agora estou com um problema complexo eletrônico.


    no final das contas, o eletricista da oficina pegou o fio da direita do sensor de temperatura e ligou direto no aterramento do carro. aparentemente resolveu o problema pois o ponteiro pareceu não dar mais o problema mas convenhamos que isso foi uma gambiarra e eu temo que venha prejudicar a central do carro ou outra coisa mais na frente.


    Esse carro nunca deu problema de esquente, sempre trabalhou frio e nao baixa o nivel de água. Uma verdadeira máquina!


    a três meses fui de Natal a Brasília, rodei mais de 5000 km e o carro nem o ponteiro mexia da temperatura. um avião como diria meu pai (rsrs).


    Agora me encontro desesperado com medo de pegar a estrada e a viatura me deixar na mão.


    alguém tem uma dica de ouro ai para me ajudar?


    Abraços.

  • #10
    Usuário
    Entrada
    14/11/2015
    Local
    Natal/RN
    Idade
    38
    Posts
    10
    Agradecimentos: 0
    atualizando, o fio ligado no terra não resolveu o problema. hoje o problema voltou a tornar...

    =(

  • #11
    Usuário
    Entrada
    17/08/2012
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Posts
    183
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por SergioMedeiros Ver Post
    Quando o acoplamento viscoso dá problemas, acontece o contrário... a ventoínha pára de girar com a velocidade que deveria. Se a sua gira direto, foi feito propositadamente por alguém.. imagino o antigo dono, certo?
    Tua ranger tem Body-lift? Já vi casos em que, pra compensar a diferença de altura do radiador para a ventoínha em BLs mal feitos, o cara trava a ventoínha pra rodar direto e não esquentar o carro.

    Caso então sua ventoínha esteja girando direto, na velocidade máxima, aliado a falta da válvula termostática, pode acontecer exatamente o que voce descreve... o ponteiro da temperatura ficar sempre baixo, pois o arrefecimento não tem a válvula para travar a água no motor e deixar ele em temperatura normal de funcionamento. E isso não é bom para o motor, ele tem que trabalhar no meio, ou muito próximo do meio da escala.

    Ela deve estar demorando muito para o ponteiro de temperatura sair do mínimo quando vc liga ela fria, certo?

    Agora, pode ser problema na cebolinha de temperatura também... ou mal encaixe do sensor... vale dar uma limpada com limpa contatos, pois vai que não é nada.

    Abs
    ...quase dois anos depois!..

    Não, ela não tem body lift. Aparentemente nunca teve. Mas ela tem um dano na insulação do capô que sugere que algo meio severo já ocorreu ali. A principio parece que uma correia deve ter rasgado parcialmente, batendo na camada de feltro e fazendo um buraco ali.

    Eu no fim das contas não fiz nada a respeito dessa ventoínha que sempre funciona, mas quanto ao seu conselho de "quando a gente desconfia, tem que arrumar", eu estou bem decidido no momento que não vou me arriscar. Geralmente levar o carro na oficina estraga mais que conserta!..

    A última revisão que levei o carro pra fazer, me subtraíram uns 5 mil (o carro tava batendo tudo, então troquei tudo quanto há de coifa, revisei ar condicionado, troquei todo tipo de óleo, e revisei freios, alem de trocar a polia do virabrequim que tava "espanada"). Na primeira viagem o carro voltou travando a roda traseira/passageiro (vide http://www.4x4brasil.com.br/forum/fo...-travando.html (Rodas Traseiras da Ranger Travando!!!!)). Como já era a segunda vez que ia voltar o carro pra a loja, pensei em arriscar um serviço novo da concessionária -- de onde estão querendo que eu desembolse mais 7 mil...

    Resumo da ópera: enquanto eu não achar um lugar decente aqui em Belo Horizonte pra levar o carro pra fazer serviço, eu não posso me dar ao luxo de fazer manutenção "por desencargo de consciência", não.

    Tem um tópico aqui no fórum sobre mecânicas com boas referências em BH e preciso arriscar uma ou duas daquelas.
    A minha graúda
    Ranger XLT4x42004/20052.8 PowerStroke + TGV (tudo colorido!)

  • #12
    Usuário
    Entrada
    17/08/2012
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Posts
    183
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por dudane Ver Post
    atualizando, o fio ligado no terra não resolveu o problema. hoje o problema voltou a tornar...

    =(
    Oi dudane!

    Acho que o seu problema não é bem parecido com o meu, não. Eu já vi algo um pouco parecido com o meu carrinho a gasolina, há poucos dias atrás. Um fio que deveria estar ligado no sensor de temperatura foi gentilmente desligado (pra variar, na revisão que fui fazer no carro!) e deixado solto lá dentro, como que sujeito ao acaso para que o destino (a gravidade e força centrípeta) decidissem quando e onde ele fecharia curto com o terra e enviaria para o painel de instrumentos leitura de temperatura máxima, impedindo inclusive que o carro desse a partida.

    Ao ligar o fio novamente no conector do sensor de temperatura, tudo voltou ao normal. Infelizmente, achar uma boa mecânica e elétrica, um lugar onde o pessoal ame o que faz, é um desafio que todos os proprietários de carro -- que não querem/podem trocar de carro todo ano (quando acaba a garantia) -- têm que passar.
    A minha graúda
    Ranger XLT4x42004/20052.8 PowerStroke + TGV (tudo colorido!)

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 8
      Última resposta: 24/01/2014, 13:44
    2. Marcador de Temperatura
      Por Tlarsen no fórum Rural, F-75 e F-85
      Respostas: 5
      Última resposta: 18/01/2013, 21:46
    3. Respostas: 18
      Última resposta: 29/07/2011, 13:40
    4. Marcador de Temperatura
      Por Roberto Gomes no fórum Mitsubishi
      Respostas: 1
      Última resposta: 30/11/2008, 23:40
    5. Marcador de Temperatura
      Por Roberto Gomes no fórum Mitsubishi
      Respostas: 0
      Última resposta: 15/11/2008, 18:59

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade