x
Convex Datacenter
Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 32
  • #13
    Usuário Avatar de Marcelo de Azevedo Ayres
    Entrada
    08/06/2016
    Local
    Natal/RN
    Idade
    43
    Posts
    3
    Agradecimentos: 0



    E ai pessoal, blz?

    Deixem, antes de mais nada, me apresentar rapidamente.

    Sou biólogo e trabalho em visitas a fazendas de camarão no NE, rodo entre 4 e 5000km/mês entre CE, RN, PB e PE. Tenho um Palio way 2015 e já chegando nos 85000km....

    Estou decidido a pegar uma ranger, achei uma 2002 2.8 e desde entao leio tudo e qualquer coisa aqui do fórum. Aliás, parabéns a todos..

    Procuro por problemas, as coisas boas eu vou encontrar por mim mesmo. O que mais se repetiu até então foi o famigerado aquecimento (bomba, válvula, mangotes, sensores, arrefecimento, etc, etc).

    Sei que é um carro com 14 anos e que adolescentes são problemáticos. Não posso me dar ao luxo de quebrar na estrada, passo 70% do meu tempo sem rede de celular, em meio ao nada, por isso quero ouvir experiências e opiniões.

    Não gosto de nada eletrônico e, somado a isso, essa velhinha é a única que cabe no meu orçamento...

    Ja vi o carro, feia de doer (vinho com frisos e detalhes cromados, mas...procuro desempenho) ja liguei a menina, motor ta justo, mangueiras estão secas e, aparentemente sem problemas. Um amigo mecânico de 4x4 vai inspecionar para mim....de aparente, pneus traseiros velhos e alguma ferrugem na carroceria, nada urgente, mas de fácil resolução...

    Ah, ela tem quase 160.000km

    Dicas, desde já agradeço muito!!!

  • #14
    Usuário
    Entrada
    17/08/2012
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Posts
    183
    Agradecimentos: 3
    Olá Marcelo! Bem vindo ao forum!..

    Vou dar uma de ranzinza, mas seu post embora muito muito educado, está um pouco "por fora" do assunto dessa discussão (thread) aqui.

    No caso o problema aqui não é aquecimento, mas sim uma leitura estranha do medidor.

    Sugiro que você copie e cole seu post em uma nova discussão, assim mais gente vai achar seu post e te dar informações super úteis!

    Sobre aquecimento da ranger 2004-, eu acho que não é um problema recorrente nem sistemático do carro não. Você não deixou claro no seu post se é esse tipo que você está indo adquirir, mas suponho que sim pois este é o carro em questão nessa discussão... rsrs

    Mas um carro desse tipo (do da Ranger) que ouvi sobre recorrente problema de aquecimento é a L200. Em específico, acredito que seja uma versão da L200 antes da Triton, não sei se a Triton sofreu pelo recorrente problema de aquecimento. E mesmo pra a L200, existe (hoje diria que quase como padrão) o famoso "kit gelo" que melhora (se não elimina) o problema de aquecimento recorrente nela.

    No caso aqui desse tópico, embora eu tenha relatado o problema do ponteiro ter subido bastante (não a nível alarmante!) e depois ter descido demais mesmo com o carro em situação que devesse marcar temperatura alta, eu não cheguei a sofrer em nenhum momento, em vias de fato, superaquecimento na minha amada graúda!

    Por favor não leve a mal minha resposta, a idéia é orientar você que é novato no fórum e resgatar o assunto original da discussão.

    Notando que até hoje eu não resolvi o problema, mas fico bem atento quando tou andando nela pra não ocorrer o temido superaquecimento, sempre verifico nivel de água e se o ventilador tá rodando.

    No caso da ranger, a parte que dá problema no arrefecimento é a embreagem viscosa do ventilador. Mas quando isso dá problema, o que acontece é do ventilador girar quando não precisa (desgastando e pesando mais o carro desnecessariamente). Pelo que entendi então, quando ocorre problema é da ventoínha funcionar mais do que devia, e não de parar de funcionar e deixar a coisa ferver.

    Claro que isso não significa que nenhuma ranger nunca 'ferveu' na história desse nosso país! Mas comum, isso não é não.

    EDIT: ok ok, você foi claro com qual carro pegou, ranger 2002 2.8! :P falha nossa
    4X4 Brasil
    A minha graúda
    Ranger XLT4x42004/20052.8 PowerStroke + TGV (tudo colorido!)

  • #15
    Usuário
    Entrada
    29/06/2016
    Local
    Raposos/MG
    Posts
    1
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por avenger Ver Post
    Pessoal,

    Dei uma olhada sobre isso no fórum também e não achei nada parecido, muito embora tenha achado possíveis explicações... mas me pareceu meio extremo demais pra ser verdade.
    Desde que comprei a Ranger, reparei que no 4x4 pesado morro acima, trânsito pesado na rua ou no congestionamento fervente na BR-040 que peguei semana passada, o ponteiro de temperatura no painel sempre fica de cuca super fria, marcando lá antes do limite inferior (mas não no curso mínimo do marcador).
    Daí quando pego uma velocidade, ele começa a marcar lá no nível médio/alto. Nada alarmante, mas eu esperava que 1h em lenta, trânsito parado e sol quente, era pra a temperatura chegar pelo menos a 1/2 (quando ele liga o ventilador e dá uma refrescada).

    Aliás, eu acho que o ventilador do radiador tá ficando 100% do tempo ligado; qualquer momento que eu ligo a ranger, o ventilador fica lá rodando. Não sei se isso é normal...

    Agora, quando fico num engarrafamento ou trânsito lento por muito tempo, não sei se a coisa está torrando lá dentro. Quente está, quando abro o capô, vem todo aquele calor. É normal isso na Ranger?..
    Na D-20 turbo eu sei que é diferente. Quando a gente está num morro acima na roça (principalmente um longo), de 1.a ou 2.a, ela falta ferver. Quando pega um trecho que dá pra ir a uns 40-60/hora ela resfria rapidinho. Isso eu testemunhei dirigindo a Miura do meu pai (que é montada em cima da D-20).
    Por isso, isso tá me preocupando muito na ranger, muito embora eu tenha visto em posts aqui no fórum o pessoal falando que por causa do turbo (que a D-20 tem -- inclusive aquele indicador de pressão que é muito legal!), a viatura costuma esquentar mais em alta velocidade (quando demanda mais do turbo por causa das marchas fracas).
    Mas até aí tudo bem, mas já ficar gelada num trânsito lento e intenso pra mim é um tantão estranho.

    É assim mesmo que a temperatura na ranger funciona?? Valeu!


    Em primeiro lugar, parabens pelos post! Li todo ele.
    Conseguiu resolver o problema citado? A minha Ranger esta apresentando o mesmo que vc citou acima!!!
    A minha é uma Ranger XLT 4X4 2006/2007 3.0 Powerstroke Turbo diesel interculada.
    Diz o Eletricista que isso é normal que já olhou uma outra com o mesmo problema e que trocou a válvula termostática e que não era.
    Mas dúvidei do que ele disse e estou procurando saber melhor sobre esse problema, mas não sei a quem recorrer a não ser esse fórum.

  • #16
    Usuário
    Entrada
    17/08/2012
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Posts
    183
    Agradecimentos: 3
    Cara, ainda não! rsrsrs não resolvi ainda. Fico "cabreiro" com o ponteiro de temperatura ainda.

    Vou ver se troco uma idéia com quem tem diesel aqui no grupo whatsapp da ranger, pedir a moçada pra reparar como o ponteiro de temperatura deles comporta quando está em algum congestionamento, andando pouco e com o carro funcionando... Pra ver se isso é comportamento das Diesel.

    Quanto às gasolina, acho que elas se portam melhor com esse medidor. Vi o pessoal comentar que o ponteiro fica sempre no meio ao ligar a viatura nas gasosa. Já a minha (ou a nossa, né!) tem esse comportamento estranho de "esfriar" quanto mais quente a coisa deva estar. rsrs
    A minha graúda
    Ranger XLT4x42004/20052.8 PowerStroke + TGV (tudo colorido!)

  • #17
    Usuário Avatar de RicardoFLN
    Entrada
    31/10/2014
    Local
    Águas Mornas/SC
    Idade
    45
    Posts
    676
    Agradecimentos: 36
    Citação Postado originalmente por avenger Ver Post
    Cara, ainda não! rsrsrs não resolvi ainda. Fico "cabreiro" com o ponteiro de temperatura ainda.

    Vou ver se troco uma idéia com quem tem diesel aqui no grupo whatsapp da ranger, pedir a moçada pra reparar como o ponteiro de temperatura deles comporta quando está em algum congestionamento, andando pouco e com o carro funcionando... Pra ver se isso é comportamento das Diesel.

    Quanto às gasolina, acho que elas se portam melhor com esse medidor. Vi o pessoal comentar que o ponteiro fica sempre no meio ao ligar a viatura nas gasosa. Já a minha (ou a nossa, né!) tem esse comportamento estranho de "esfriar" quanto mais quente a coisa deva estar. rsrs
    A minha (2.5), funciona como um reloginho, seja verão, seja inverno. Assim como no trânsito lento, ou na estrada o marcador de temp. da água está sempre em meia escala. Quando a comprei, uma das primeiras providência foi trocar a termostática, o acoplamento viscoso e bomba d'água.
    Mas sem dúvida que o bom mesmo pra monitorar a temperatura é a EGT, de preferência instalada pré-turbo.
    Comprei na DealExtreme o mostrador e o termopar, assim que chegarem e instalar passo um feedback.

    Abs.
    Ranger XL CE 4x4 Diesel 2000/2001
    Maxion 2.5 transformado 2.8+TGV

  • #18
    Usuário
    Entrada
    17/08/2012
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Posts
    183
    Agradecimentos: 3
    Interessante o feedback, RicardoFLN! Eu tenho um pouco de vontade de comprar o manômetro de turbo, dealextreme e eBay devem ter boas opções e tem uma discussão bem explorada sobre a instalação na Ranger. Imagino que esse tal EGT que você comprou é um medidor separado como esse manômetro de pressão turbo que o pessoal adapta, certo?

    Conversei com o pessoal do grupo whatsapp e confirmaram que realmente é isso: a válvula termostática mantém o fluído sem circular até que atinja uma temperatura ideal, que propicia melhor funcionamento (temperatura maior para facilitar a queima do diesel). Tirar a válvula termostática significa que o fluído vai estar sempre circulando, e como resultado o carro vai ficar sempre gelado, mantendo uma mais difícil dinâmica de combustão do diesel, logo gasto mais elevado.

    Agora pra mim os próximos passos são tirar o fluido de arrefecimento, tirar e provavelmente substituir a válvula termostática (que só vende com a carcaça, o que deixa bem cara), e então conseguir recolocar o fluido sem deixar que fique com ar no sistema! rs

    Essa conclusão porém não resolve o caso do Gccruz que já trocou a termostática e não mudou nada no comportamento "frio" do motor dele. Não acho que deva ser 'ar' no sistema, só se ele talvez tenha trocado uma estragada numa outra estragada! rs
    A minha graúda
    Ranger XLT4x42004/20052.8 PowerStroke + TGV (tudo colorido!)

  • #19
    Usuário Avatar de RicardoFLN
    Entrada
    31/10/2014
    Local
    Águas Mornas/SC
    Idade
    45
    Posts
    676
    Agradecimentos: 36
    Citação Postado originalmente por avenger Ver Post
    Interessante o feedback, RicardoFLN! Eu tenho um pouco de vontade de comprar o manômetro de turbo, dealextreme e eBay devem ter boas opções e tem uma discussão bem explorada sobre a instalação na Ranger. Imagino que esse tal EGT que você comprou é um medidor separado como esse manômetro de pressão turbo que o pessoal adapta, certo?

    Conversei com o pessoal do grupo whatsapp e confirmaram que realmente é isso: a válvula termostática mantém o fluído sem circular até que atinja uma temperatura ideal, que propicia melhor funcionamento (temperatura maior para facilitar a queima do diesel). Tirar a válvula termostática significa que o fluído vai estar sempre circulando, e como resultado o carro vai ficar sempre gelado, mantendo uma mais difícil dinâmica de combustão do diesel, logo gasto mais elevado.

    Agora pra mim os próximos passos são tirar o fluido de arrefecimento, tirar e provavelmente substituir a válvula termostática (que só vende com a carcaça, o que deixa bem cara), e então conseguir recolocar o fluido sem deixar que fique com ar no sistema! rs

    Essa conclusão porém não resolve o caso do Gccruz que já trocou a termostática e não mudou nada no comportamento "frio" do motor dele. Não acho que deva ser 'ar' no sistema, só se ele talvez tenha trocado uma estragada numa outra estragada! rs
    A EGT ( exhaust gas temperature) é a temperatura dos gases pós combustão.
    Válvula termostática com carcaça? Só se for na 2.8, a minha comprei só a válvula mesmo, em uma retífica autorizada mwm/international/maxion (é uma suruba essas marcas se comendo ao longo dos anos que já nem sei...rsrs).
    Realmente, termostática inoperante te tira o motor da faixa ideal de funcionamento, consumo fica maior.
    Se o camarada aí já trocou de tudo, quem sabe é problema do painel. Melhor colocar uns temopares na linha de água e ver qual é a real da temperatura.

    Sds.
    Ranger XL CE 4x4 Diesel 2000/2001
    Maxion 2.5 transformado 2.8+TGV

  • #20
    Usuário
    Entrada
    17/08/2012
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Posts
    183
    Agradecimentos: 3
    Não tá muito claro pra mim no catálogo ford.

    Se olho o conjunto da carcaça da válvula, está apontada a válvula avulsa no conjunto (BG2T8K575AA). E inclui a ranger 4x4 2.8 (+WHQ).

    Se olho a válvula termostática avulsa, nas versões disponíveis mostra apenas +WOD (que é o HSD 2.5, até agosto de 2001).
    A minha graúda
    Ranger XLT4x42004/20052.8 PowerStroke + TGV (tudo colorido!)

  • #21
    Usuário
    Entrada
    19/03/2017
    Local
    Ouro Preto/MG
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0
    Boa noite amigos... Minha viatura é uma 2.8 Power stroke...em uma viagem minha de trabalho(carregada), ela tava marcando abaixo do meio e do nada o ponteiro foi no máximo e acendeu a luz de check Cage... Fiquei preocupadasso e parei na hora achando que tava fervendo... Abri o capo e tava tudo ok... E segui viagem madrugada a dentro... Aconteceu umas duas vezes mais... No dia seguinte fui dá uma olhada e resolvi verificar o cabo do sensor de temperatura e quando puxei a mangueirinha sanfonada, notei que o fio tava meio descascado... Isolei direitinho e tô rodando já tem uns meses e não deu mais nada...lógico que é bom conferir outros componentes...mas fica a dica

  • #22
    Usuário Avatar de Francisco Casal
    Entrada
    11/03/2014
    Local
    São Marcos/RS
    Idade
    31
    Posts
    297
    Agradecimentos: 10
    Senhores, alguém sabe me dizer se a válvula da 2.5 serve na 2.8. Uma custa 500 com carcaça, e a outra uns 180 apenas o refil.
    Ranger 04/05 Limited 2.8 4x4 Two Tone + Ranger 2001 XL 2.5 CE 4X4
    Ex Ranger 2003 XLT 2.8 4x4 e Ex Ranger 1998 2.5 4x4

  • #23
    Usuário Avatar de RicardoFLN
    Entrada
    31/10/2014
    Local
    Águas Mornas/SC
    Idade
    45
    Posts
    676
    Agradecimentos: 36
    Citação Postado originalmente por Francisco Casal Ver Post
    Senhores, alguém sabe me dizer se a válvula da 2.5 serve na 2.8. Uma custa 500 com carcaça, e a outra uns 180 apenas o refil.
    Francisco,

    Olha, depende. Pelo que me consta dá pra encontrar motor 2.8 com dois tipos de tubulação onde a válvula termostática vai alojada. Isso tu mesmo podes ver na apostila de treinamento do HS 2.8 L da MWM. Preste bem atenção na foto da capa do manual, e depois vá até a página 18 e repare que são diferentes! Uma com aquele tubo curvado 180 graus (página 18) que me parece idêntico aos da 2.5, e na capa, aquele tubo "curvado" a moda portuguesa, duas curvas de 90 graus fechadaça!! Esse tubo "quadrado" me parece ser mais moderno e é o que usa a termostática toda diferente que faz com que acabem vendendo tudo junto (válvula mais carcaça de alumínio).
    Então a primeira coisa que tens de ver é qual carcaça tem o teu motor. Se for a "antiga", só trocar a válvula. Se for a da "quadrada", morrer cada vez com 500 mangos, ou catar em ferro-velho uma dessas carcaças antigas e só cambiar a válvula no futuro. Claro, tem tb a possibilidade de pegar a carcaça moderna e modificar de forma a alojar a da 2.5....mas aí é mais complicado!

    Segue o link do manual: http://www.riogrande4x4.com.br/attac..._Motor_2_8.pdf

    Em tempo, as temperaturas de fechamento e abertura das 2.5 e 2.8 são idênticas.

    Abs.
    Ranger XL CE 4x4 Diesel 2000/2001
    Maxion 2.5 transformado 2.8+TGV

  • #24
    Usuário Avatar de RicardoFLN
    Entrada
    31/10/2014
    Local
    Águas Mornas/SC
    Idade
    45
    Posts
    676
    Agradecimentos: 36
    Citação Postado originalmente por RicardoFLN Ver Post
    A minha (2.5), funciona como um reloginho, seja verão, seja inverno. Assim como no trânsito lento, ou na estrada o marcador de temp. da água está sempre em meia escala. Quando a comprei, uma das primeiras providência foi trocar a termostática, o acoplamento viscoso e bomba d'água.
    Mas sem dúvida que o bom mesmo pra monitorar a temperatura é a EGT, de preferência instalada pré-turbo.
    Comprei na DealExtreme o mostrador e o termopar, assim que chegarem e instalar passo um feedback.

    Abs.
    Ai tu cruza com um treco que tu escreveu há mais de 2 anos e vê que realmente tá ficando velho!! Prometeu que ia dar um feedback e não escreve nada!!! Talvez eu até tenha escrito em outro tópico, mas tb não lembro....rsrs
    De qualquer forma segue o feedback atrasado. Ando com uma EGT instalada pós turbina (não tive coragem de furar meu coletor de escape!) A medição é válida, apesar de ser de uma magnitude bem menor do que se colocado no coletor pré turbina. Com a EGT dá pra observar como faz diferença o motor estar em carga ou no vazio, a variação é grande. Fica lá pelos 90 graus na lenta sem carga, 170 na estrada plana em velocidade de cruzeiro, e bate até 280 carcando em subida de serra!!
    Ponteiro de temperatura de água no painel nem faz menção em se mexer.

    Att.
    Ranger XL CE 4x4 Diesel 2000/2001
    Maxion 2.5 transformado 2.8+TGV

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 8
      Última resposta: 24/01/2014, 13:44
    2. Marcador de Temperatura
      Por Tlarsen no fórum Rural, F-75 e F-85
      Respostas: 5
      Última resposta: 18/01/2013, 21:46
    3. Respostas: 18
      Última resposta: 29/07/2011, 13:40
    4. Marcador de Temperatura
      Por Roberto Gomes no fórum Mitsubishi
      Respostas: 1
      Última resposta: 30/11/2008, 23:40
    5. Marcador de Temperatura
      Por Roberto Gomes no fórum Mitsubishi
      Respostas: 0
      Última resposta: 15/11/2008, 18:59

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade