x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 3 de 3
  • #1
    Usuário
    Entrada
    04/11/2013
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    41
    Posts
    23
    Agradecimentos: 2

    Ranger 3.0 Apagando e Sem Força - Problema e Solução




    Olá.

    Achei importante postar uma situação que enfrentei com minha Ranger 3.0 2008, pois vi vários colegas perdidos por aqui com os mesmos sintomas, mas nunca vi com a solução que irei postar.

    Pois bem, há algumas semanas eu fui estacionar a ranger na garagem, ela estava com funcionamento normal, desliguei e, quando fui ligar alguns minutos depois ela não ligou mais.

    Notei que quando girava a chave, não fazia mais o barulho de bomba de combustível, então desconfiei de fusíveis.

    Fui à caça e achei um fusível de 5 amperes queimado, que segundo o manual era o sensor de separador de água.

    Pela lógica, não deveria interferir, mas em todos caso eu troquei o queimado por outro de 5 amperes, que era do sensor de eixo cardã.

    Ainda não funcionou.

    Assim, escolhi retirar o do 4x4 e colocar no local do queimado.

    Quando girei a chave, já houve o sinal da bomba. Partida, funcionou perfeitamente.

    Assim no dia seguinte comprei uma porção de fusíveis de 5 amperes e trooquei recolocando o do 4x4 no lugar correto.

    Nesta segunda, quando voltava para casa percebi que a Ranger perdeu potência, não passava de 2000 rpm e dava pra ver que o turbo não entrava (a minha não tem o marcador).

    Tirei o pé, e percebi que também não estava morrendo.

    Assim, segui até em casa assim mesmo e quando desliguei, o sintoma era exatamente o do anterior, batia e não pegava, sem barulho da bomba.

    Olhei o fusível e estava queimado.

    Coloquei outro, queimou. Outro, queimou. Coloquei um de 20. queimou.

    Então fui atrás do curto, localizei o separador de água e vi que o chicote estava mordido, descascado e em curto.

    Fiz um reparo nos fios com fita isolante, coloquei o fusível e não queimou.

    Bati na partida, e funcionou normal. Andando enchendo a turbina etc.

    Mas a boba de combustível continua com um som alto, que dura uns 20 segundos quando liga e desliga.

    Também não sei se é impressão, mas ela parece um pouco mais fraca (uns 20%) do que quando comprei, há uns 2 meses.

    Em todo caso, apesar de eu não ver lógica em tal sensor interferir no funcionamento do motor, fica a dia para quem está tendo problemas, verificar o chicote do sensor de separador de água.

    Também uma dúvida: É normal esse barulho alto, por cerca de 20 segundos da bomba do tanque quando liga e desliga o motor?

  • #2
    Usuário Avatar de Imperador!
    Entrada
    18/02/2010
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    35
    Posts
    5,369
    Agradecimentos: 30
    Citação Postado originalmente por cesarmello Ver Post
    Olá.


    Também não sei se é impressão, mas ela parece um pouco mais fraca (uns 20%) do que quando comprei, há uns 2 meses.

    Em todo caso, apesar de eu não ver lógica em tal sensor interferir no funcionamento do motor, fica a dia para quem está tendo problemas, verificar o chicote do sensor de separador de água.

    Também uma dúvida: É normal esse barulho alto, por cerca de 20 segundos da bomba do tanque quando liga e desliga o motor?
    Excelente relato.
    Esse chicote impede, sim, a partida do carro, pois funciona como um sistema de proteção do sistema de injeção, especialmente dos bicos do motor.

    O barulho é normal também. Ao abrir a chave, a bomba pressuriza a linha de combustível e possibilita a correta alimentação da bomba de alta (razão pela qual é importante aguardar as luzes do painel apagarem - é o tempo exato "de armar" a bomba).

    Abs!
    Ford F-1000 HSD 4x4 - "Peste"
    Dodge RAM 2500 5.9 - "Spitfire"

  • #3
    Usuário Avatar de miguelcps
    Entrada
    26/03/2008
    Local
    Campinas/SP
    Posts
    1,474
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por cesarmello Ver Post
    Olá.

    Achei importante postar uma situação que enfrentei com minha Ranger 3.0 2008, pois vi vários colegas perdidos por aqui com os mesmos sintomas, mas nunca vi com a solução que irei postar.

    Pois bem, há algumas semanas eu fui estacionar a ranger na garagem, ela estava com funcionamento normal, desliguei e, quando fui ligar alguns minutos depois ela não ligou mais.

    Notei que quando girava a chave, não fazia mais o barulho de bomba de combustível, então desconfiei de fusíveis.

    Fui à caça e achei um fusível de 5 amperes queimado, que segundo o manual era o sensor de separador de água.

    Pela lógica, não deveria interferir, mas em todos caso eu troquei o queimado por outro de 5 amperes, que era do sensor de eixo cardã.

    Ainda não funcionou.

    Assim, escolhi retirar o do 4x4 e colocar no local do queimado.

    Quando girei a chave, já houve o sinal da bomba. Partida, funcionou perfeitamente.

    Assim no dia seguinte comprei uma porção de fusíveis de 5 amperes e trooquei recolocando o do 4x4 no lugar correto.

    Nesta segunda, quando voltava para casa percebi que a Ranger perdeu potência, não passava de 2000 rpm e dava pra ver que o turbo não entrava (a minha não tem o marcador).

    Tirei o pé, e percebi que também não estava morrendo.

    Assim, segui até em casa assim mesmo e quando desliguei, o sintoma era exatamente o do anterior, batia e não pegava, sem barulho da bomba.

    Olhei o fusível e estava queimado.

    Coloquei outro, queimou. Outro, queimou. Coloquei um de 20. queimou.

    Então fui atrás do curto, localizei o separador de água e vi que o chicote estava mordido, descascado e em curto.

    Fiz um reparo nos fios com fita isolante, coloquei o fusível e não queimou.

    Bati na partida, e funcionou normal. Andando enchendo a turbina etc.

    Mas a boba de combustível continua com um som alto, que dura uns 20 segundos quando liga e desliga.

    Também não sei se é impressão, mas ela parece um pouco mais fraca (uns 20%) do que quando comprei, há uns 2 meses.

    Em todo caso, apesar de eu não ver lógica em tal sensor interferir no funcionamento do motor, fica a dia para quem está tendo problemas, verificar o chicote do sensor de separador de água.

    Também uma dúvida: É normal esse barulho alto, por cerca de 20 segundos da bomba do tanque quando liga e desliga o motor?
    Pode ser sujeira no filtro da bomba que fica dentro do tanque, o ideal seria fazer a limpeza deste filtro e do tanque.
    NOVA RANGER CD XL 4X4 2.2 13/14 150CV


  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Solução: Vitara sem força e tremendo
      Por r1.net no fórum Suzuki
      Respostas: 13
      Última resposta: 29/04/2017, 17:16
    2. problema na pajerinho: apagando e cortando gasolina..
      Por André-4WD no fórum Mitsubishi
      Respostas: 1
      Última resposta: 10/04/2012, 17:12
    3. Solução para problema crtítico da Ranger
      Por TylerNTL no fórum Ford
      Respostas: 7
      Última resposta: 23/03/2012, 15:51
    4. Respostas: 14
      Última resposta: 27/02/2011, 19:32
    5. Problema sem solução no 4.0 V6...
      Por Vinicius Hauagge no fórum Ford
      Respostas: 36
      Última resposta: 02/09/2009, 11:03

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade