Postado originalmente por
Alx Bandeira
Olá Zachary!
Conseguiste resolver o problema? Postei aqui na página um pedido de socorro também, há alguns anos. Um amigo sugeriu algumas providências que acatei mas não resultaram êxito. Minha F1000 já passou por alguns mecânicos mas até agora ninguém solucionou.
Como ela anda no gnv não me preocupei muito e de vez em quando retomo a ideia de melhorar o funcionamento na gasolina.
Este momento aflorou novamente kkkkk pois bem, pesquisando em fóruns americanos descobri que eles (os americanos) também sofrem dos mesmos problemas que nós, mesmo eles lá tendo muito mais recursos pois os motores são de lá. Eu não sou mecânico (entendo um pouco) então alguns itens, principalmente de injeção eletrônica, ainda são desafios de entendimento. Descobri uma camionete 4.9 aqui na minha cidade mas ainda não consegui ir até o dono pra "incomodar" e pedir pra ver de perto. Sei que a camionete dele está toda original e isso vale ouro como informação. A minha chego a ter medo de descobrir o que pode ter sido futricado, alterado e até extirpado do motor. No fórum gringo
Ford Truck Enthusiasts News - Ford-Trucks.com tem um bom material e dúvidas deles, muitas fotos e conversas de vários temas. Descobri que esses nossos motores tem configurações um tanto distintas. A cada ano que vieram para o Brasil eram um tanto diferentes uns dos outros. A minha é 1997 e nem sonda lambda tem, já a 1998 de um amigo possui a sonda lambda. Ou seja, só vieram de 95 a 98 por aqui e configuradas de formas diferentes. Pra quem não é mecânico como entender que um motor injetado cheio de sensores pra tudo não possui sonda lambda? Como faz a leitura dos gases para ajustar a mistura e o oxigênio? Sei lá! Mas é assim originalmente! Por ter vindo pra cá somente por 4 anos quase ninguém entende deles (ford 300) então é uma chutometria absurda! A minha está sem o sistema de vácuo (que aparece em outras fotos de motores americanos) também está sem a válvula do canister de retorno do combustível, não tem nada! Aqueles dois furos que te sobre o corpo de borboletas estão com dois tampões. Será que um troço pode funcionar assim? Claro que eu fiz aquele básico de trocar, velas, cabos de velas, bobina, tampa do distribuidor, limpar e testar pressão e vazão das válvulas injetoras mas nada resolveu. Agora removi o chicote da injeção pra avaliar se havia algum fio quebrado, e não tem. Já estou inclinado a trocar o sensor map mas como não tenho como testar não quero ficar trocando peças e mais peças e queimando dinheiro. O sintoma do motor é que ele está fraco, quando acelera ele emburaca. se mantiver uma aceleração constante ele não mantém, falha e não desenvolve. Isso parece muito sintoma de Map mas...e o tal sistema de vácuo? O sistema todo deve ser pressurizado, até onde sei mas se nem canister ela tem como pode estar fechado? Pois é, muitas dúvidas, muitas peças arrancadas por mexanicos sem noção e agora é a loucura pra tentar fazer a coisa funcionar. Pouca literatura pra ajudar. Mas vamos lá! Se alguém tiver sugestões sempre serão bem vindas!
Saudações aos amigos do fórum!
Alx Bandeira
de Farroupilha RS