Eu estou vendo da seguinte forma: na f1000 é preciso uma rotação mais alta para conseguir uma potência menor que no caminhão, se a potência é conseguida em uma rotação mais alta o consumo vai ser maior.
Versão Imprimível
Sobre o ponto de injeção, na F1000 4x4 1,15mm e no VW 8.150 aponta em 1,10 mm.
Vale apontar que as curva de torque e potência do 4.10T da F1000 é 132cv a 3000 rpm 42kgf/m a 1600 rpm e do 4.10TCA do VW é 145cv a 2600 rpm 51kgf/m a 1600 rpm.
Resumindo, para o caminhão, mais força em menor rpm, excelente para o nosso uso. Eu mesmo não tenho o hábito de acelerar além dos 2500rpm, esse ajuste do TCA serve bem. O Intercooler já está aguardando a vez de ser instalado e virar de vez um EURO II. rsrsrs
Fora isso, comparando todas as aplicações do mesmo motor pela MWM, conseguimos comparar os bicos e potências. Coloquei os 229 por curiosidade apenas.
FORD - TD229EC-4 - 9.229.10.13.157.9 - F1000 T 4X4 (BBA VE) - 8º - 122cv a 2800 rpm - 37kgf/m a 1600 rpm - DLLB 151 S 907 - 220Bar.
FORD - D229-4 - 9.229.10.04.163.9 - F1000 4X4 TPH 100 015 - 8º - 90cv a 3000 rpm - 28kgf/m a 1600 rpm - DLLB 151 S 907 - 220Bar.
FORD - 410 - 9.410.10.00.155.9 - F1000 (EURO I) 4x2/4x4 - 1,66 mm - 93cv a 3000 rpm - 29kgf/m a 1700 rpm - DLLA 148 P 597 - 295Bar.
FORD - 410T - 9.410.10.13.152.9 - F1000 T - 4X4 - 8º - 135cv a 3000 rpm - 43kgf/m a 1600 rpm - DLLA 144 P 443 - 250Bar.
FORD - 410T - 9.410.10.13.156.9 - F1000 T - 4X4 (EURO I) - 1,15 mm - 132cv a 3000 rpm - 42kgf/m a 1600 rpm - DLLA 137 P 608 - 285Bar.
VOLKSWAGEN - 410TCA - 9.410.11.15.158.9 - VW 8.150 EURO II - 1,10 mm - 145cv a 2600 rpm - 51kgf/m a 1600 rpm - DSLA 137 P 793 - 285Bar.
Boa noite a todos ...
Cheguei em casa e a viagem graças a Deus foi em Paz ...
Tenho notícias boas ... Mas Tb notícias ruins !!
Seguinte galera ...
A Efe está ótima , rodei esses dias mais ou menos 2000km entre ida , vinda e passeios pela região da Alta Paulista , duvida foi resolvida , pois tinha receio de como seria a viagem ,se teria algum problema , a Patroa não queria viajar na Efe de jeito nenhum pois tinha medo de termos problemas na viagem e Eu naturalmente Tb tinha esta dúvida , mas como disse , graças a Deus a viagem foi ótima !
As acelerações são ótimas , muita segurança nas ultrapassagem , nada de vibrações estranhas , ou grilos , embreagem tudo ok , engates precisos e já me acostumei com o câmbio , já nem está mas pesado como eu achava antes , tudo funcionando perfeitamente !
Caminhonete está nota 8,5
Como havia dito no fds aproveitei e instalei um Gps , juntamente com a câmera de ré , que foi de grande utilidade , pois descobri que meu Velocímetro está bem adiantado , anteriormente eu já havia percebido que deveria estar um pouco adiantado , mas não , o velocímetro está bastante adiantado . Quando marca 110km/h no veloc , o GPS está a 90 ... á 140km/h a veloc real é 120km/h , e naturalmente o RPM não sabe disso pois o problema está na relação do diferencial , que é longo ! Agora o negócio será eu dar uma respirada nas contas devido a montagem do Motor e correr atrás de uma relação melhor , e acredito que isso poderá ficar muito melhor !! Desde já peço noventa a ajuda e dicas qto a qual relação utilizar !!!
Agora , a parte boa da viagem , é que rodei sem pressa durante a viagem e procurei manter o giro RPM entre 2000 e 2500 no máximo mantendo uma média de 2250 acredito que em 75% da viagem , mesmo rodando a uma velocidade de 85/90 km /h ... Mas o bom foi que ao chegar parei direto no posto e enchi o tanque da mesma forma que enchi ao abastecer antes de sair de viagem e ACREDITEM!!! : a minha Efe fez 12,55 km/ lt rodando com DIESEL COMUM !!!
Agora vou lhes dizer como meu avô dizia.... Pisei nos lugares certos , andando de olhos fechados !!!
Quem me acompanhou desde o início sabe que eu buscava muito por um Bom MOTOR DIESEL e por economia de combustível , e sem saber acabei acertando pois o motor é muito forte , troque e cv ótimos, e ainda de quebra é super Econômico !!!
É isso aí galera... Podem trocar os bicos e recalibrar as bombas !!!
Pois valerá a pena !!!
Segue foto na parada de São José do Rio Preto
Então estamos precisando de um diferencial mais longo, correto?
Pelo que sabemos, a relação 3,07:1 casa muito bem com essa caixa. Mesma relação das F1000 4x4 e 4x2 aspiradas. Muto fácil de conseguir.
Eu até acho que poderia usar o 18x49 com pneus 31 ou 33 no maximo imaginando que va rodar quase sempre vazio e em asfalto, e além do mais que para usar pneus 33 nao precisa modificar nada, e tem aqueles que o Bruno colocou por 600 e pouco, e fica muito bom com essas rodas que vc esta usando.
Edin ...
Pensando que meu diferencial é longo ... Deveria colocar agora um curto , não ??!!
Este que vc diz 3,07:1 , tem sido constante mas dicas de todos , penso em colocar este mesmo , mas o que será necessário trocar ?? Tenho que trocar o eixo completo ou so coroa e pinhão ?? Não entendo bem está questão do diferencial , mas Tb tudo se aprende !!!
Acho que preciso estudar um pouco a respeito disso !!
O que vc me diz ??? Eu quero conseguir rodar a 100 km/h com menos de 2000RPM , qual seria a receita certa ????
Valeu amigo
É o Goodyear Wrangler MTR
Anexo 488490
Anexo 488491
E tem essa miséria também, o General Grabber, este vem na Ram Runner...
Anexo 488489
Quanto ao preço nao lembro bem quanto o Bruno pagou mas acho q foi mais ou menos isso, mas se por um acaso encontrar um desses dois nessa faixa de preço o bom era da uma torcidinha na carteira e compra pq olhei e nao achei mais nada, e provavelmente vai subir o preço...
Desculpem colocar água no chope, senhores...
Em relação ao consumo:
é necessário considerar que se o velocímetro está adiantado, o odômetro também está. Ou seja: se a 120km/h no painel a velocidade real é de 100km/h, ao rodar 100km reais odômetro marcará 120km.
Por uma regra de três simples, se foram gastos 100 litros para rodar 1200km mostrados no painel, a média real seria de 10km/L.
Nesse caso, realmente está econômica!
E isso com o motor girando acima de 2mil rpm, já fora da faixa de rendimento máximo (que deve ser entre 1600 e 2000rpm).
Imagina se colocar um jogo de pinhão e coroa mais longo ou jogo de pneus maiores (mas não muito mais largos, senão o arrasto sacrifica o consumo).