Pessoal,
Eu sou novo no fórum aqui, e talvez um futuro 4x4. Sou muito curioso e fução, se eu não conhecer meu carro, pra mim eu não tenho carro; e conhecer significa entender bem como ele funciona, e até fazer algumas manutenções.
Bom, chega de blá blá blá. 4x4. Estou olhando uma ranger 2005 XLS 3.0. Ela é 4x4 mas o sistema não é ativado há mais de um ano. Pode ser um fio solto ou o motor elétrico.
Pelo que entendi lendo posts daqui do fórum, não pode ser o cardã pois este fica sempre em movimento mesmo o 4x4 estando desativado ele fica em movimento quando o carro se move (não é sistema 'roda-livre').
Pergunto: quanto eu posso gastar no pior caso pra reparar o 4x4? E no caso mais habitual dada a situação de 4x4 que não ativa há um ano? No melhor caso eu entendo que seja só ligar um fio solto e talvez jogar um WD (anticorrosivo) no motor pra arrancar o ferrugem.
A princípio, até onde eu sei (e eu não sei quase nada!), no pior caso eu teria que trocar o motor elétrico e ponto (sim, ele está no lugar, eu vi). Mas tem mais alguma peça de desgaste natural ou móvel que, com o 4x4 parado por tanto tempo, tenha alto potencial de ter se atrofiado e precise ser trocada?
E disso, surgem duas indagações: 1) no pior caso, quanto eu gastaria? 2) as chances de isso virar crônico (sempre dar de novo já que foi mexido) são grandes?
Desde já eu agradeço o pessoal que sei que vai colaborar aqui! :P Acho que o tópico do engate 4x4 seria um ótimo tópico para a lista de coisas úteis a se saber sobre uma ranger.

p.s./offtopic: a viatura também está com o sistema de a/c parado há mais de um ano; mas eu entendo que o compressor (as partes físicas) tenham sempre funcionado já que o carro está com todas as correias no lugar; pelo que entendi nos tópicos, de ar condicionado, eu vou gastar no máximo 100 pra recarregar o gás, 200 para reparar vazamentos, e 1000 reais (sim, arredondando tudo BEM pra cima pra incluir mão de obra) para trocar o compressor; fez sentido minha conclusão do a/c?