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  • #1
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    Question Ranger 2005 - manutenção do 4x4: mamão com açúcar ou pimenta malagueta?




    Pessoal,

    Eu sou novo no fórum aqui, e talvez um futuro 4x4. Sou muito curioso e fução, se eu não conhecer meu carro, pra mim eu não tenho carro; e conhecer significa entender bem como ele funciona, e até fazer algumas manutenções.
    Bom, chega de blá blá blá. 4x4. Estou olhando uma ranger 2005 XLS 3.0. Ela é 4x4 mas o sistema não é ativado há mais de um ano. Pode ser um fio solto ou o motor elétrico.
    Pelo que entendi lendo posts daqui do fórum, não pode ser o cardã pois este fica sempre em movimento mesmo o 4x4 estando desativado ele fica em movimento quando o carro se move (não é sistema 'roda-livre').

    Pergunto: quanto eu posso gastar no pior caso pra reparar o 4x4? E no caso mais habitual dada a situação de 4x4 que não ativa há um ano? No melhor caso eu entendo que seja só ligar um fio solto e talvez jogar um WD (anticorrosivo) no motor pra arrancar o ferrugem.

    A princípio, até onde eu sei (e eu não sei quase nada!), no pior caso eu teria que trocar o motor elétrico e ponto (sim, ele está no lugar, eu vi). Mas tem mais alguma peça de desgaste natural ou móvel que, com o 4x4 parado por tanto tempo, tenha alto potencial de ter se atrofiado e precise ser trocada?

    E disso, surgem duas indagações: 1) no pior caso, quanto eu gastaria? 2) as chances de isso virar crônico (sempre dar de novo já que foi mexido) são grandes?

    Desde já eu agradeço o pessoal que sei que vai colaborar aqui! :P Acho que o tópico do engate 4x4 seria um ótimo tópico para a lista de coisas úteis a se saber sobre uma ranger.

    p.s./offtopic: a viatura também está com o sistema de a/c parado há mais de um ano; mas eu entendo que o compressor (as partes físicas) tenham sempre funcionado já que o carro está com todas as correias no lugar; pelo que entendi nos tópicos, de ar condicionado, eu vou gastar no máximo 100 pra recarregar o gás, 200 para reparar vazamentos, e 1000 reais (sim, arredondando tudo BEM pra cima pra incluir mão de obra) para trocar o compressor; fez sentido minha conclusão do a/c?

  • #2
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  • #3
    bom 4x4 geralmente estraga por falta de uso, se for só o motor um easytraction soluciona definitivamente , quanto ao ar condicionado pode gastar R$100,00 ate R$4000,00 a minha por exemplo não tem vazamento mas não gela, uma oficina condenou o compressor a outra de cara ja condenou o compressor o filtro secador e a evaporadora, isso sem nem abrir pra ver, estou sem tempo pra levar numa oficina que confio mais...

    já que não comprou ainda te aconselho a procurar uma ranger de preferencia modelo 08 pra cima, tem algumas melhorias, quanto ta saindo essa ranger que ta olhando?
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  • #4
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    @paulista VM: putz kra, que vergonha, eu coloquei busca com quase todas as palavras chave desse post que você linkou (ranger 4x4), só faltei 'tração'... o tópico é muito legal, tá dando esperança de até reviver a rangerzinha...

    @dudu83: é, na verdade eu não sei se consigo manter ainda uma mais nova que 2006 a princípio por causa do IPVA que já é salgadão! hehe então de certo modo eu estou procurando mesmo uma mais velhinha, mas não quero "rabo de foguete" também (que viva dando problema, fominha de mecânica) e meu orçamento pra compra é 40 mil. a que achei na fipe é 47 mil e o moço tá querendo 44 com esses dois problemas principais

    na verdade eu queria estimar no pior caso os gastos pra deixar a ranger "redonda" e fazer uma contra-proposta pro atual proprietário

    detalhes do carro vou mandar por MP pois o carro ainda não é meu, fica meio chato comentar aqui né

  • #5
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    Citação Postado originalmente por avenger Ver Post
    @paulista VM: putz kra, que vergonha, eu coloquei busca com quase todas as palavras chave desse post que você linkou (ranger 4x4), só faltei 'tração'... o tópico é muito legal, tá dando esperança de até reviver a rangerzinha...

    @dudu83: é, na verdade eu não sei se consigo manter ainda uma mais nova que 2006 a princípio por causa do IPVA que já é salgadão! hehe então de certo modo eu estou procurando mesmo uma mais velhinha, mas não quero "rabo de foguete" também (que viva dando problema, fominha de mecânica) e meu orçamento pra compra é 40 mil. a que achei na fipe é 47 mil e o moço tá querendo 44 com esses dois problemas principais

    na verdade eu queria estimar no pior caso os gastos pra deixar a ranger "redonda" e fazer uma contra-proposta pro atual proprietário

    detalhes do carro vou mandar por MP pois o carro ainda não é meu, fica meio chato comentar aqui né
    não consigo editar meus posts então vai por citação...
    EDIT: não posso mandar MP até somar 50 posts. haha. em resumo, o carro tem alguns detalhes cosméticos que desanimam bastante um comprador emocionado com sua possível primeira ranger (afinal de contas, desfilar com ela na rua no final de semana também faz parte do show!!!!!)

    =]
    aproveitando a editaiada: puta tópico porreta de bom do treco da tração heim? arriegua! dá pra tirar de letra ela, acho que posso eliminar a tração da lista de problemas e eu mesmo resolver desse jeito (se for só o atuadorzinho, é claro)

  • #6
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    Eu particularmente gostei do tópico tb. Achava a tração da ranger o trem mais ruim do mundo, mas mudei de idéia kkkk
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  • #7
    Usuário Avatar de BRAVOECONOVEMBER
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    Off topic mas com 40k eu ia em uma com injeção mecânica e ficava com uns 5k de nathanpara reparos.injeção eletrônica e boa nova e reparos num sistema desses costumam sair bem caro.

  • #8
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    off-topic
    Citação Postado originalmente por BRAVOECONOVEMBER Ver Post
    Off topic mas com 40k eu ia em uma com injeção mecânica e ficava com uns 5k de nathanpara reparos.injeção eletrônica e boa nova e reparos num sistema desses costumam sair bem caro.
    Se você tá falando de injeção mecânica, é errado eu pensar em um carro de antes de 1995? Pelo menos em carro pequeno, em 95 talvez todos já eram injeção eletrônica... Ou nesses a díesel (a exemplo a Ranger) tem carburado até mais recente (algo como 2002-2003 onde a faixa de preço é abaixo dos 40k)?

    back-to-topic
    Eu tava pensando... o tópico da tração 4x4 trata bastante do atuador do 4x4 mas não tem a resposta específica da minha dúvida: no pior caso, o que eu troco pra ajustar a 4x4, e quanto seria o investimento? Até agora eu sei que tem o atuador, o cardã (que na verdade mesmo na 4x2 ele funciona então se tivesse problema eu já teria ouvido ao ligar o carro) e um módulo eletrônico que dá problema em 1% dos casos -- e que por ser eletrônico, o desuso mesmo em 1 ano não é determinante de deterioração.

  • #9
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    Citação Postado originalmente por avenger Ver Post

    back-to-topic
    Eu tava pensando... o tópico da tração 4x4 trata bastante do atuador do 4x4 mas não tem a resposta específica da minha dúvida: no pior caso, o que eu troco pra ajustar a 4x4, e quanto seria o investimento? Até agora eu sei que tem o atuador, o cardã (que na verdade mesmo na 4x2 ele funciona então se tivesse problema eu já teria ouvido ao ligar o carro) e um módulo eletrônico que dá problema em 1% dos casos -- e que por ser eletrônico, o desuso mesmo em 1 ano não é determinante de deterioração.
    No pior caso, como você tem o diferencial, cardã, etc, se tiver que trocar o motor de acionamento, deve gastar uns 2 mil reais.
    O que, sinceramente, seria melhor substituir por um Easy Traction (eliminando também o módulo GEM).

    Bom, outra informação que eu juntei é que também tem óleo na caixa te transmissão; mas não sei ainda com que frequencia eu teria que trocar ele...
    Em uso moderado, pode trocar a cada 80.000 ou 100.000km, desde que não acha contaminação.
    Em uso pesado, no máximo a cada 50.000km, sem contaminação.
    Ford F-1000 HSD 4x4 - "Peste"
    Dodge RAM 2500 5.9 - "Spitfire"

  • #10
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    Citação Postado originalmente por BRAVOECONOVEMBER Ver Post
    Off topic mas com 40k eu ia em uma com injeção mecânica e ficava com uns 5k de nathanpara reparos.injeção eletrônica e boa nova e reparos num sistema desses costumam sair bem caro.
    Concordo com o "BRAVO".
    Compra uma 2.8 mecânica (manutenção mais simples), com TGV, e seja feliz...
    Anda pra ca#$%#$ kkkkkkkk
    E ainda vai ter uma grana pra uma eventual manutenção, e de quebra, reduzir no custo do IPVA, como você mesmo disse.
    EX: RANGER CD, XL, 4X4, 2002 2.8 PS + TGV, DIRETÃO, PENTE NA TURBINA
    VW-8.120 MWM X-10 (Freio motor deixando rastro)
    MB-709 Originalzinho


  • #11
    Usuário
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    Hum bom! Vou levar à risca essas orientações, descartando as outras e me focando na 2.8 e que venha com turbo TGV.

    Realmente, vou correr da fria de pegar um carro com 4x4 já ferrado "de brinde".

  • #12
    Usuário Avatar de Henrique B
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    Citação Postado originalmente por avenger Ver Post
    Hum bom! Vou levar à risca essas orientações, descartando as outras e me focando na 2.8 e que venha com turbo TGV.

    Realmente, vou correr da fria de pegar um carro com 4x4 já ferrado "de brinde".
    Meu amigo, não que a 3.0 seja uma mal escolha, mas é que nela, é mais difícil de encontrar problemas, possui uma eletrônica muito complexa, etc.
    Caso vá comprar uma 3.0, tem que ser uma conhecida, de um amigo, ou familiar por exemplo, e que você saiba que só vai pra oficina por prevenção.
    Agora com a 2.8, mesmo que compre uma, e que possa lhe trazer alguns problemas, ela tem manutenção maia simples.
    Mas como diz o velho ditado, carro é procedência, então, compre de alguém de confiança, e seja feliz com a aquisição.
    EX: RANGER CD, XL, 4X4, 2002 2.8 PS + TGV, DIRETÃO, PENTE NA TURBINA
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