x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 8 de 8
  • #1
    Usuário Avatar de paulorl
    Entrada
    07/08/2012
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    46
    Posts
    811
    Agradecimentos: 32

    Smile Ranger - Porca roda traseira presa




    Olá pessoal,

    Estou com duas porcas da roda traseira direita da minha ranger, presas. Na dpaschoal o cara disse que colocaram ela torta, e ele disse que a máquina tiraria na força, mas poderia espanar. Como as duas são na mesma roda, não deixei, pois se espanar, são duas. Se fosse uma só, menos mal, mas duas... Não quis arriscar.

    Agora, com mais tempo, quero arrumar isso. Queria dicas de como desmontar e trocar os parafusos (prisioneiros), e que peças vou precisar, se são só os prisioneiros e porcas, ou se tem mais alguma que eu vá precisar. se algum colega puder dar umas dicas, será bem vinda, pretendo comprar as peças essa semana e fazer a troca no final de semana que vem. Para muitos isso deve ser algo ridículo de fazer, mas para mim, é uma nova aventura, nunca fiz, por isso estou pedindo as dicas!!

    Obs.: Aproveitando, alguém tem o desenho do manual de manutenção dessa parte? Minha ranger é xlt cd 2008 gasolina.

    Valeu galera!

  • #2
    Usuário Avatar de _O8oO_
    Entrada
    07/08/2013
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    52
    Posts
    35
    Agradecimentos: 0
    OLá

    A maneira q conheço q solta as porcas é com "calor". mete um massarico aos poucos e da umas marteladas leves e tente desenrroscar.

  • #3
    Usuário Avatar de paulorl
    Entrada
    07/08/2012
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    46
    Posts
    811
    Agradecimentos: 32
    Citação Postado originalmente por _O8oO_ Ver Post
    OLá

    A maneira q conheço q solta as porcas é com "calor". mete um massarico aos poucos e da umas marteladas leves e tente desenrroscar.
    Opa, valeu pela dica, mas acho que retirar as porcas vai ser o menos complicado. O problema será depois de retirar, pois provavelmente a rosca dos prisioneiros serão danificadas. E quando eu fizer isso, quero estar preparado para se tiver que troca-los, ter as peças e "como" fazer em mãos!

    []s!

  • #4
    tive que trocar uns prisioneiros da minha f1000 uma vez (quebraram 3), tirar é fácil, basta "bater" neles com uma marreta. O problema e instalar os novos, pois eles são instalados com pressão, ou seja só entram na marretada ou na prensa, sendo assim tem que retirar os semi eixos para fazer a troca.
    fordtruckbr.

  • #5
    Usuário Avatar de lincolnjb
    Entrada
    21/12/2009
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    58
    Posts
    385
    Agradecimentos: 12
    Citação Postado originalmente por paulolange Ver Post
    Olá pessoal,

    Estou com duas porcas da roda traseira direita da minha ranger, presas. Na dpaschoal o cara disse que colocaram ela torta, e ele disse que a máquina tiraria na força, mas poderia espanar. Como as duas são na mesma roda, não deixei, pois se espanar, são duas. Se fosse uma só, menos mal, mas duas... Não quis arriscar.

    Agora, com mais tempo, quero arrumar isso. Queria dicas de como desmontar e trocar os parafusos (prisioneiros), e que peças vou precisar, se são só os prisioneiros e porcas, ou se tem mais alguma que eu vá precisar. se algum colega puder dar umas dicas, será bem vinda, pretendo comprar as peças essa semana e fazer a troca no final de semana que vem. Para muitos isso deve ser algo ridículo de fazer, mas para mim, é uma nova aventura, nunca fiz, por isso estou pedindo as dicas!!

    Obs.: Aproveitando, alguém tem o desenho do manual de manutenção dessa parte? Minha ranger é xlt cd 2008 gasolina.

    Valeu galera!
    Deixa a Dpascoal tentar tirar na maquina pois não ha jeito de tirar com marreta. Se as porcas entraram enjambradas você realmente vai ter que colocar novos parafusos. E faça já pois se o pneu desta roda furar f!!!
    Lincoln Bustamante
    Explorer 98 XLT - 4x4 - Automática

  • #6
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Para colocar o prisioneiro basta puxar com a porca. Tira na força sem medo. Normalmente espana a porca que tem metal mais macio que o prisioneiro. Nunca troquei prisioneiro, mas tirei alguns parafusos da F100 no maçarico. Se quebrar o prisioneiro, basta tirar o tambor do freio, bater com um punção para retirar e puxa os prisioneiros com a própria porca. Se não ficar bem certinho, tu colocas a roda e vai ajustando o aperto que em 15 dias o prisioneiro estará assentado no lugar.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #7
    no meu caso eu espanei duas porcas e não consegui fazer ele chegar no lugar, só chegou depois que fiz um "carinho" neles com a marreta.
    fordtruckbr.

  • #8
    Usuário Avatar de paulorl
    Entrada
    07/08/2012
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    46
    Posts
    811
    Agradecimentos: 32
    Olá pessoal, foi mal, eu não vi que tinha mais respostas, pedi para acompanhar o tópico mas só haviam chego as duas primeiras respostas, as demais respostas o sistema não avisou!

    Eu havia desistido de mexer nisso, achei que tivesse que desmontar o semi-eixo da ranjola, ai meus conhecimentos começam a "emperrar", rsrs!

    Sobre retirar as porcas, eu acho que eu consigo tirar na chave numa boa. Até estranhei quando o cara disse que estava presa. Quando eu coloquei esses parafusos, notei que entraram "duro", mas não notei que tinham entrado torto. Um deles eu até retirei e coloquei novamente, mas duro do mesmo modo.

    Sobre os prisioneiros novos, vou tentar arrancar na marretada e ir acertando no aperto da porca, conforme dica do Edi. Espero que dê certo, já estava contando com morrer com uns 200 pilas para pagar pro mexânico fazer isso.... Na realidade, pode ser que nem esteja torto, mas apenas meio emperrado mesmo, mas não vou dar sopa pro azar e vou tirar eles com dois novos prisioneiros "na mão", para se a rosca realmente estiver ferrada, trocar no ato!

    Valeu pelas dicas, abraço!

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Rolamento da roda traseira da Ranger.
      Por sergiomfff no fórum Ford
      Respostas: 28
      Última resposta: 09/10/2019, 12:47
    2. Cilindro roda traseira Ranger
      Por Miguels no fórum Ford
      Respostas: 16
      Última resposta: 03/05/2017, 20:12
    3. Porca do cubo de roda
      Por Hudson Buck no fórum JPX
      Respostas: 2
      Última resposta: 03/02/2014, 20:37
    4. Porca da roda traseira Vitara
      Por Cleyson Guimarães no fórum Suzuki
      Respostas: 6
      Última resposta: 16/02/2013, 08:55
    5. Tração presa na Ranger
      Por Corpaulo no fórum Ford
      Respostas: 5
      Última resposta: 23/07/2009, 07:37

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade