x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 31
  • #1
    Usuário Avatar de Múcio Luiz
    Entrada
    29/08/2013
    Local
    Campos do Jordão/SP
    Idade
    44
    Posts
    529
    Agradecimentos: 2

    Dúvidas Explorer




    Olá amigos!

    Sou novo aqui no fórum e antes de mais nada gostaria de parabenizá-los pelo portal e pelos posts. Sem vocês eu não teria feito a "loucura" de entrar para o mundo off-road.

    Seguinte: Eu tinha um Focus Sedan 2.0 Duratec 2008 (excelente carro!), mas eu precisava de um 4x4 que fosse ao mesmo tempo valente e confortável para rodar aqui nas estradas rurais precárias da Serra da Mantiqueira onde moro e Sul de Minas e que meu Focus pudesse entrar no negócio, o que tornaria meu único carro para o dia a dia. Depois de um mês pesquisando bastante nos fóruns, fiquei entre dois finalistas: SW4 3.4 e Explorer XLT. Meu coração sempre bateu pela Ford, apesar da Toyota ter a fama de indestrutível. Finalmente há 20 dias comprei essa XLT preta 97, mecânica, único dono (um gerente de banco, nunca pôs os pés numa trilha) com apenas 110k rodados! Muito conservada!

    Como disse, o Focus 2.0 é um carro ótimo, mas eu e minha esposa já nos acostumamos com a Explo que nem sentimos saudades. Mas como novato, tenho algumas dúvidas:

    1. Meu mecânico disse que preciso trocar as buchas dos jumelos (originais ainda). Quais as vantagens de se colocar essas buchas em PU - Ford Explorer 98. /r- Kit Bucha Do Jumelo/feixe De Molas Pu - R$ 340,00 no MercadoLivre
    2. As bieletas traseiras também são originais. Ainda firmes, mas o mec tbém falou que em breve terei que trocá-las. Como as originais possuem um preço impraticável - BIELETA DA BARRA ESTABILIZADORA TRASEIRA - MARCA: MOOG - CODIGO: YL2Z5K484AA - bieleta da suspensão traseira - Alternativo - PECA - bieleta da suspensão traseira - SUSPENSÃO TRASEIRA - EXPLORER - FORD - Memorial peças Ford, poderia usar essa: Bieleta Estabilizadora Traseira. Ford Ranger 1998/.... - R$ 34,00 no MercadoLivre?
    3. Meu consumo está em 4km/l urbano e 7km/l estrada. Normal ou dá pra melhorar? Como a "check engine" está acesa com uma limpeza básica na TBI poderia melhorar esse consumo?
    4. A calibragem original dos pneus (26psi) deixou-os meio murchos (Firestone Destination AT 235/75 15). Será que mantenho a calibragem original interferindo no consumo ou é possível colocar umas libras a mais? Isso daria uma melhorada no consumo?
    5. De uma vez por todas, qual óleo de motor: 20W50 (manual) ou 5W30 (adesivo no motor)? Ainda estou em dúvida.
    6. Pretendo instalar faróis de neblina. Tem o terminal pra ligar o interruptor deles no painel central, logo abaixo do interruptor do desembaçador. Imagino que deva haver também conectores atrás do para choque. Seriam esses das duas últimas fotos?

    Ufa! Desculpe a chatice (rsrsrs), com o tempo vou aprendendo.

    Abraço!
    -p1030398.jpg-p1030399.jpg-p1030400.jpg-p1030401.jpg-p1030408.jpg-p1030409.jpg

  • #2
    Usuário Avatar de sandersondf
    Entrada
    12/05/2011
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    41
    Posts
    311
    Agradecimento: 1
    Olá Múcio. Parabéns pela aquisição! Espero que tenha sorte com a Explo.



    1. Meu mecânico disse que preciso trocar as buchas dos jumelos (originais ainda). Quais as vantagens de se colocar essas buchas em PU -
    Ford Explorer 98. /r- Kit Bucha Do Jumelo/feixe De Molas Pu - R$ 340,00 no MercadoLivre

    Bucha de PU é resistente e dá pra achar alguém que faça buchas também. Coloquei dessas na minha suspensão traseira e tá tranquilo. Transmite um pouco de dureza, mas ficou bom.


    2. As bieletas traseiras também são originais. Ainda firmes, mas o mec tbém falou que em breve terei que trocá-las. Como as originais possuem um preço impraticável - BIELETA DA BARRA ESTABILIZADORA TRASEIRA - MARCA: MOOG - CODIGO: YL2Z5K484AA - bieleta da suspensão traseira - Alternativo - PECA - bieleta da suspensão traseira - SUSPENSÃO TRASEIRA - EXPLORER - FORD - Memorial peças Ford, poderia usar essa: Bieleta Estabilizadora Traseira. Ford Ranger 1998/.... - R$ 34,00 no MercadoLivre?

    Peça paralela de suspensão é loteria. Tem gente que coloca e nao dura 3 meses, alguns colocam e dura 3 anos. Vai do teu bolso.


    3. Meu consumo está em 4km/l urbano e 7km/l estrada. Normal ou dá pra melhorar? Como a "check engine" está acesa com uma limpeza básica na TBI poderia melhorar esse consumo?

    Tá alto. A minha faz de 7 a 6 urbano. Cambio Manual e pneu 31". Leva no teu mecanico e passa um scanner. As vezes tem algum sensor bichado. Uma limpeza nos sensores também é uma boa.


    4. A calibragem original dos pneus (26psi) deixou-os meio murchos (Firestone Destination AT 235/75 15). Será que mantenho a calibragem original interferindo no consumo ou é possível colocar umas libras a mais? Isso daria uma melhorada no consumo?

    Não vai mudar muita coisa não. Vai mais sentir o chão do que mudar consumo.


    5. De uma vez por todas, qual óleo de motor: 20W50 (manual) ou 5W30 (adesivo no motor)? Ainda estou em dúvida.

    Já me disseram que tanto faz, só que quando usar um sempre use o mesmo. E troque o filtro sempre junto. Eu coloco 20w50. Troco a cada 5000km religiosamente e com o flitro.


    6. Pretendo instalar faróis de neblina. Tem o terminal pra ligar o interruptor deles no painel central, logo abaixo do interruptor do desembaçador. Imagino que deva haver também conectores atrás do para choque. Seriam esses das duas últimas fotos?

    Não sei dizer, a minha não tem.



  • #3
    Usuário Avatar de Múcio Luiz
    Entrada
    29/08/2013
    Local
    Campos do Jordão/SP
    Idade
    44
    Posts
    529
    Agradecimentos: 2
    Obrigado sandersondf.

    Vou dar uma olhada nos sensores.

  • #4
    Usuário Avatar de Alessandro,
    Entrada
    29/07/2010
    Local
    Sobradinho/DF
    Idade
    53
    Posts
    672
    Agradecimentos: 0
    Múcio, parabéns pela aquisição. É uma excelente viatura!

    O Sanderson é autoridade em Explorer, só vou opinar em três ítens:

    - Pra fazer 4 km/h só em uso em trecho urbano e muito acidentado. Facilmente a Xpl deve fazer próximo de 6 km/h.
    - pneu mais cheio melhora consumo, mas deixa o carro mais duro. Mas com o V6 a diferença é mínima.
    - Óleo: o selo do motor é original dos EUA, onde o clima é mais frio e o óleo deve ser mais fino. Por aqui, o óleo pode ser mais denso. O manual foi traduzido e adaptado ao Brasil, portanto a indicação que vale é o 20w50.
    Ex-Explorer 97 XLT
    Atual Fit
    Breve Duster Oroch

  • #5
    Usuário Avatar de Múcio Luiz
    Entrada
    29/08/2013
    Local
    Campos do Jordão/SP
    Idade
    44
    Posts
    529
    Agradecimentos: 2
    Amigos agradeço pelas respostas.

    Esse consumo faço aqui em Campos do Jordão com muitos morros e em trechos bem curtos. Pode ser isso.
    Com relação aos pneus, sei que meu carro anterior, o Focus, colava nas curvas, não se comparando com a Xplo. Mas os pneus cantam bastante nas curvas, dá até medo (rsrsrs). É normal?
    E por último: Fiz alinhamento, balanceamento e cambagem, mas o volante ficou desalinhado e o cara que fez o serviço disse que no aparelho dele aparece que o volante está ok. Sei que é possível retirar o volante para alinhá-lo manualmente (o que tbém sei que é bem difícil e não recomendado). Qual a solução? Existe uma folga mínima, mas nada que deixe o volante tão desalinhado.

    Abraço.

  • #6
    A minha fazia 4/kml com pneus 35", da pra melhorar isso sim, troca o filtro de ar, coloca velas de iridium, cabos novo, troca os óleos e fluidos, da uma revisão geral nisso ai, inclusive o filtro de combustível. Aproveita e limpa a TBI e as Sondas Lambdas que são 2 ou 3 não lembro ao certo, mas deve ser o problema do Check Enggine... ai seu consumo melhora pode saber.
    O pneu cheio de mais pode prejudicar a estabilidade e deixar a suspensão mais dura... cuidado, vai "equalizando" e vendo o ideal, pode melhorar o consumo sim, mas prejudicar outras coisas...

    Todas essas peças da suspensão são da Ranger V6 98+, são não tenho certeza da bieleta traseira pq a ranger não tem barra estabilizadora na traseira...

    Se vc não tiver pressa nesse site vc vai encontrar tudo que precisa para sua viatura, mas pode demorar um pouco pra chegar... RockAuto Parts Catalog

    Boa sorte com o carro!

  • #7
    Usuário Avatar de Múcio Luiz
    Entrada
    29/08/2013
    Local
    Campos do Jordão/SP
    Idade
    44
    Posts
    529
    Agradecimentos: 2
    Gente e quanto à embreagem e ao câmbio manual?

    Andei lendo aqui no fórum que ocâmbio da Ranger (que
    deve ser o mesmo) é bem macio. Minha embreagem tá um pouco durae os engates bem difíceis, principalmente a 1a. Tô desconfiado do atuador do pedal. E o. Fluido é necessaria troca, tendo em vista que o carro tá com 112k rodados?

    Desde já agradeço.

  • #8
    Pedal duro pode ser o cilindro mestre, pede pra alguém verificar.

  • #9
    Usuário Avatar de PredadorRJ
    Entrada
    30/09/2005
    Local
    Petrópolis/RJ
    Idade
    54
    Posts
    404
    Agradecimentos: 0
    Salve.
    Bela viatura. Se vc for colocar as buchas de PU, depois posta aqui sua opinião.
    Abraço
    Ford Explorer 94 XLT 4X$
    Caveirão

  • #10
    Usuário Avatar de Múcio Luiz
    Entrada
    29/08/2013
    Local
    Campos do Jordão/SP
    Idade
    44
    Posts
    529
    Agradecimentos: 2
    Pessoal

    Achei no ML esses amortecedores da Ranger. Perguntei pro vendedor e ele me disse que não serve na Xplo. Mas, queria a opinião de vocês (que eu confio mais!). Por ser um cofap, o preço tá excelente!

    Aproveitando o ensejo, sem querer ser folgado , mas depois de ler bastante sobre o assunto "pneus" no fórum, ainda tenho uma dúvida: colocando pneus 31 com a suspa original (já li no fórum q serve sem problema!) vou precisar mexer no diferencial? O que muda na dirigibilidade? Tbém pensei num 30x9,5 ou 255/75, o que eu acho, não afetaria tanto (é claro que o 31 é O PNEU). Mas tô sem tempo ($) pra mexer em coisa extra!

    E aí, 31, 30 ou 255?

    Abraços!

  • #11

  • #12
    Usuário Avatar de sandersondf
    Entrada
    12/05/2011
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    41
    Posts
    311
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Múcio Luiz Ver Post
    Pessoal

    Achei no ML esses amortecedores da Ranger. Perguntei pro vendedor e ele me disse que não serve na Xplo. Mas, queria a opinião de vocês (que eu confio mais!). Por ser um cofap, o preço tá excelente!

    Aproveitando o ensejo, sem querer ser folgado , mas depois de ler bastante sobre o assunto "pneus" no fórum, ainda tenho uma dúvida: colocando pneus 31 com a suspa original (já li no fórum q serve sem problema!) vou precisar mexer no diferencial? O que muda na dirigibilidade? Tbém pensei num 30x9,5 ou 255/75, o que eu acho, não afetaria tanto (é claro que o 31 é O PNEU). Mas tô sem tempo ($) pra mexer em coisa extra!

    E aí, 31, 30 ou 255?

    Abraços!


    Eu tinha 255/75. Troquei por um jogo de 31 Dunlop. Não precisei mexer nada, mas dei uma erguida na barra de torção. Ficou perfeita.

    Coloca logo o 31 que fica certinho.

    Aqui uma foto dela antes de levantar a frente: http://www.4x4brasil.com.br/forum/me...20-legenda.jpg
    4X4 Brasil

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Ford Explorer [Dúvidas]
      Por Prags no fórum Ford
      Respostas: 16
      Última resposta: 04/04/2017, 15:10
    2. Ford explorer - dúvidas
      Por familiaportofelix no fórum Ford
      Respostas: 14
      Última resposta: 10/06/2013, 19:04
    3. Ford Explorer - Dúvidas
      Por Nivoide no fórum Ford
      Respostas: 7
      Última resposta: 09/05/2008, 11:07
    4. Explorer duvidas simples
      Por klaus motta no fórum Ford
      Respostas: 4
      Última resposta: 27/11/2007, 21:43
    5. Explorer XLT 94 4x2 (Dúvidas!!!)
      Por fernando_4x4 no fórum Ford
      Respostas: 4
      Última resposta: 23/02/2007, 19:11

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade