x
Convex Datacenter
Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 41
  • #1
    Usuário Avatar de Marcus Chevitarese
    Entrada
    28/02/2005
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    52
    Posts
    76
    Agradecimento: 1

    Ajuda na decisão de compra de Ranger 4x4




    Galera, é o seguinte: conforme anúncio (http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=13396), estou comprando Ranger 4x4 cabine dupla. Aliás, ninguém respondeu...

    Fora do fórum, apareceram duas opções:
    (1) XLT 4x4 CD gasolina c/ kit gás - 99/99 - R$33.800,00
    (2) XLT 4x4 CD diesel = 00/00 - R$39.000,00

    Pelos meus cálculos, fora o seguro e se eu rodasse com gasolina, eu só teria retorno em relação ao combustível em 2 anos. Não conheço o consumo do gás, por isso não entrou na minha planilha.

    Meu perfil:
    - Rodo entre 20.000 e 25.000 km/ano.
    - Em relação ao seguro, sou casado, 33, resido em BH.

    Qual seria a melhor relação custo-benefício?

    Agradeço se me ajudarem.

  • #2
    A Ranger V6 roda de 6 ou 7 Km com 1M de GNV. Mais ou menos R$16,00 pra cada 100Km.
    A Ranger diesel roda 9 ou 10Km com um litrol. Mais ou menos R$19,00 pra cada 100Km.
    A Ranger a Gasolina roda 6 a 7 Km com um Litro. Mais ou menos R$33,00 pra cada 100Km.

    Em minha opinião, se vai viajar muito compre uma a diesel, se vai ficar em BH e mora próximo a um posto GNV vai de V6 210CV!
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #3
    Usuário Avatar de Marcus Chevitarese
    Entrada
    28/02/2005
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    52
    Posts
    76
    Agradecimento: 1
    Obrigado, Walter!

    Sem querer abusar, mas já abusando, ouvi dizer que o gás suja mais alguns componentes do carro do que a gasolina, requerendo manutenção mais freqüente. É verdade?

    E, em relação ao seguro, você que mora em BH, tem uma idéia?

    Valeu!

    PS: se souber de alguém que esteja vendendo uma boa e com as características mencionadas, pede para responder meu anúncio no Fórum, fazendo favor.

  • #4
    Marcus,
    Sou da opinião que independente de aonde e quanto voce vai rodar deve-se optar pelo Diesel.
    Motivos:
    -o seguro e um roubo mesmo,então acho que não vai fazer muita diferença,
    -no final das contas a manutenção da diesel sera mais barata pela maior facilidade de peças,
    -voce vai acelera-la sem preucupação pois e economica e o oleo e mais barato,
    -voce vai acabar se animando a fazer mais viagens pois vai estar de diesel,
    -valor de revenda e principalmente facilidade de revenda,
    -as adaptacões de GNV por melhores que sejam serão sempre adaptações,
    -manutenções mais frequentes na parte de ignição e filtro de ar,
    -grande risco de ter que trocar a bomba de combustivel,
    -perda de rendimento (o que adianta ter um V6 e ele andar como um 4L),
    -autonomia mediocre,
    -menos espaço na caçamba (não va me dizer que a caçamba ja e o suficiente pois a gente sempre inventa algo mais para levar),
    -outros motivos se eu lembrar eu posto, mas va de diesel, todas as pessoas que conheço que optaram por gasolina, no fundo se arrependeram.

    Abraço, torcendo pelo oleo.
    Abraço
    Ranger CD XL 2.5TD 4x4 2001 +TGV
    Explorer XLT AT 4x4 1994

  • #5
    Marcus,
    Eu pago mais ou menos R$2000,00 pelo seguro mas isso pode não serve como referencia. Estou na faixa privilegiada pelo seguro e ainda com 50% de desconteo em Bouns.

    Com relação ao gás, o que eu li é justamente o contrário, e em cada modelo de motor o gás se composta de uma maneira. Vamos esperar o que os outros tem a acrescentar...
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #6
    Usuário Avatar de Marcus Chevitarese
    Entrada
    28/02/2005
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    52
    Posts
    76
    Agradecimento: 1
    Fala, gente!

    Walter e Luizinho, obrigado.

    Fui ver a Ranger diesel. Gostei. Mas não é XLT, é XL. Não tem vidro elétrico, mas tem ar, abs traseiro e air-bag duplo. O fato de não ter vidro desvaloriza muito? Interior conservado, lataria conservada, motor aparentemente bom; entrei por baixo e o protetor de cárter não está amassado (mas pode ter sido trocado...). Enfim, o carro parece estar bom. Só vi um problema: o primeiro dono era de Maceió e carro de litoral aqui em Minas é meio desvalorizado, por causa da maresia... Disseram-me que as pinturas mais novas (cinco anos para cá) são mais resistentes à oxidação. É verdade?

    Desculpem pelo tanto de perguntas, mas a gente que não é rico, já viu, né? Não pode torrar dinheiro...

    Inté!

  • #7
    Cada motor é um motor, como brm disse o Walter. Tive uma Blazer 4.3V6 que depois da garantia adaptei para GNV. Adaptação muito bem feita por sinal, mas, como também referiu-se o Luizinho, adaptações sserão sempre adaptações, ainda que a qualidade dos serviços e peças venha melhorado a cada dia.
    A Blazer se comportava bem (não excelente), a perda de potência era sentida mas não era desesperadora. Tanto a economia de combustível como a redução de IPVA (no RJ fica a 25% do valor original) são muitíssimo bem vindas.
    Problemas: Tem de se ter ateñção maior na manutenção - um vez a cada seis meses checar a parte de aspiração e velas. Se não se proceder assim pode se ter um baita de um prejuízo com caixas de filtros, tampa do corpo da borboleta e os sensores. Não esquecer de manter a gasolina com, no mínimo, 1/4 do tanque cheio... ou há possibilidade de perda de bomba e pescador.

    Quanto a beira de praia, isto é muito relativo. Vai depender do uso que deram a ela e aos cuidados de manuetnção. Se o ex-dono tiver abusado e tenha sido relaxado tanto fará se ela for de Goiás como da Barra da Tijuca (RJ). A lataria dos carros nacionais melhorou muito nos últimos cinco anos.

    Acho que realmente a compra irá depender do uso que vc espera e fará dela. Acho o GNV mais urbano e para trabalhos e/ou uso leve.
    Sei não, se fosse por mim, independente de preço, ia na diesel sem receio. Ela é tudo o que já disseram de bom,não que a outra não justifique, mas a durabilibidade do motor etc etc etc.

  • #8
    Usuário
    Entrada
    25/04/2005
    Local
    Santana de Parnaiba/SP
    Idade
    72
    Posts
    618
    Agradecimentos: 0
    Acho gnv arriscado pois outro dia disseram (do governo)que estavam pensando em desincentivar seu uso automotivo por uma serie de motivos.
    Na minha opinião cedo ou tarde o preço do gnv vai piorar pois uma dona de casa paga (em são Paulo) quase 3 vezes mais por m3 (acima de um determinado consumo mensal).O preço do gnv é subsidiado e esse subsidio um dia vai acabar e eu acho que logo.

    Mais, nunca vi uma instalação de GNV bem feita.O motor tem um sistema de injeção bastante moderno e normalmente a tecnolgia do gas é semelhante ao carburador(pior pois o carburador é exaustivamente testado pela montadora) e usa-se colocar simuladores de bico, sonda lambda etc para que a injeção conviva com o gas.
    Existe kit com bicos injetores de gas mas são raridades.


    Acho que o já foi dito quase tudo sobre diesel ou gasolina e gnv ,mas eu queria acrescentar uma coisa que era a única reclamação que teria sobre o modelo a diesel:-O barulho do motor.

    No teste drive geralmente não se nota e até parece um barulho simpático porem em viagens longas , dependendo da sua sensibilidade pode se tornar irritante.

    Aconselho se possível fazer teste drive em estrada a pelo menos 120 km/h,(3000 rpm na ranger), feche os vidros e imagine nessa situação algumas horas em viagem longa.

    Eu mesmo tive uma ranger diesel por quase 6 anos e a gente se acostuma mas algumas vezes aborrecia um pouco.(estou meio velho e mais chato)

    Sou a favor do motor diesel pois normalmente é muito mais confiável pois a gasolina tem mais coisas para te deixar na mão(gnv mais ainda).Por exemplo ao passar numa poça de agua , se molhar os cabos de velas voce pode parar, no diesel com snorkel voce atravessa rio...


    Homero

  • #9
    Puxa Homero, faz'sso não! Pois é justamente aquele barulhinho do diesel que é faz "la diference" (como dizem os franceses.
    Mas vc tem razão não é pra todo mundo, bom mesmo é um teste antes de comprar.
    Eu tenho uma S10 e o isolamento acústico considero muito bom pelo motor que tem (que é barulhento). No entanto, quando a rotação sobe, geralmente acima dos 2600rpm, o barulho pode ser considerado de uma carro comum. Vidros fechados e ar ligado então dá até soninho.
    Agora esta:
    Viajei e dirigi um X-Terra da Nissan. Amigos, aquilo sim incomoda. Êta bichinha barulhenta, pior que ela só ônibus e um cavalinho da Scania.

  • #10
    Lembrando que o diesel também é subsidiado, e que o governo vem reduzindo gradativamente para diminuir o impacto. Em breve estaremos pagando o mesmo que custa um litro de gasolina se não mais caro como no mercado americano.

    E lembrando também que o GNV já esta no estado gasoso e não necessita de carburadores ou dispositivos de injeção que só existem para transformar do estado liquido para o gasoso a gasolina, o diesel ou álcool.
    Para um motor funcionar bem com GNV é isso mesmo, não há necessidade de complicar. Quer coisa mais simples que um fogão a gás?

    Apesar do momento, em curto prazo eu acho o GNV ainda é uma boa opção para quem consegue amortizar os custos da instalação e pra que tem a oportunidade de comprar um carro usado em boas condições e já com o GNV instalado sem precisar pagar mais por isso. Por exemplo, pode se comprar uma Ford Explorer com GNV aqui em BH pelo mesmo preço de outra sem o GNV e nesse caso quando o GNV acabar ou não compensar mais é só da um bico naquela tranqueira.

    Com relação ao ruído do motor a diesel: Adoro o da Ranger desde que os vidros estejam fechados. Com eles abertos também acabo me irritando.
    De vez em quando também dirijo a Frontier de um chegado. Na Frontier mesmo com os vidros fechados o ruído do motor se torna irritante, mas com eles abertos nem tanto quanto na Ranger.
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #11
    Sobre GNV:

    http://www.gasbrasil.com.br/mercado/gnv/vantagens.asp


    Agora, onde o cara achou R$ 0.58 por m³ .... me fala que eu levo um cilindro de 570m³

  • #12
    Usuário
    Entrada
    25/04/2005
    Local
    Santana de Parnaiba/SP
    Idade
    72
    Posts
    618
    Agradecimentos: 0
    ô seu Walter,

    Fogão a gas foi meio pesado!!!

    Instalação de gnv pode ser tudo menos simples...

    Os caras colocam venture adicional(que limita o fluxo de ar , diminuindo mais ainda a potencia)para poder dosar a mistura , faz furo para tudo que é lado do carro e a última que ouvi falar é a exigencia de um motor de passo que atua numa torneirinha que dosa o gas.Essa exigencia é para novas instalações pois sem esse dispositivo voce não consegue dosar corretamente em toda a faixa de utilização.(em algumas cidades isso esta sendo exigido para homologação)

    Concordo que o diesel é subsidiado mas um motor a diesel consome em litros uns 60% do que consome um motor a gasolina com a mesma potencia e realisando o mesmo trabalho.

    Concordo que injeção eletronica é complicado e caro porem quem ja teve carro a alcool com carburador e também com injeção certamente sentiu a diferença pricipalmente na fase fria.
    Mais, injeção da muito menos manutenção , se bem que quando da é caro e menos gente sabe mexer.

    Concordo que o barulho pode ser percebido diferentemente por cada pessoa , so sugeri que testasse .Tenho pickups desde 88 e naquela época era F1000 dupla e o barulho bem pior.

    E voltando a simplicidade os motores MWM 229 com bomba em linha e extrangulador eram o maximo da simplicidade pois podiam funcionar sem bateria, os motores com bomba rotativa e solenoide de corte ainda são simples (mas com bateria descarregada não pega).

    Apesar de gostar de tecnologia , confesso que os motores diesel eletronicos me assustam um pouco.
    Alguns detalhes ressão de injeção variavel de 300 a 1600 bar, bicos piezoeletrico com 150volts para acionamento, radiador para o diesel(hilux) pois o combustivel passa pelo cabeçote e aquece e precisa ser resfriado etc.

    Quanto ao fogão a gas do Walter ja se pode imaginar a propaganda da Ford:NOVA RANGER COM MOTOR BRASTEMP 4 BOCAS... (ou seriam 4 cilindros... num importa, o importante é que queima...)


    abraços

    Homero

    Walter , num fica bravo comigo pois respeito bastante suas opiniões e contribuições é que não resisti ao fogão...

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade