x
Convex Datacenter
Página 17 de 18 PrimeiroPrimeiro ... 789101112131415161718 ÚltimoÚltimo
Resultados 193 a 204 de 208
  • #193
    Usuário
    Entrada
    23/03/2021
    Local
    Maringá/PR
    Idade
    36
    Posts
    9
    Agradecimentos: 0

    Exclamation Ranger 4x4 2005 CS corta giro a 2500 e fraca




    Bom dia amigos, comprei uma nova ranger xl 2005 4x4, pneus 31x10,5 mud ela tinha alguns problemas já identificados na compra, como ar condicionado, e vazamento na direção, isso resolvido.

    Quando comprei, ela apresentava algumas falhas, diagnóstico, trocar os bicos injetores, troquei os 4, mas ela continua muito fraca, em subidas medianas, tenho que por terceira marcha. em uma viagem recente ela perdeu muita forca de uma vez, como se não acelerasse mais, tive que andar uns 20 km em segunda e terceira para poder desenvolver algo, nesse caso até a temperatura do motor baixou, muito estranho.

    Agora a cereja do bolo, quando eu acelero forte, tipo ultrapassagens, não importa a marcha (mas mais comum nas baixas, 1ª, 2ª e 3ª) a caminhonete simplesmente corta o giro a 2500 rpm, mas se eu tiro o pé dou uma pisadinha ela volta a acelerar e vai até 3500 rpm tranquilo, ou seja se acelerar ela suavemente ela vai, se acelerar forte ela corta (em decidas e retas até 4ª marcha, em quinta não faz nada, é igual carro 1.0 carregado subindo com 5 pessoas kk).

    Ela está fraca e não passa de 100 km/h, mesmo em retas e em 5ª, em subidas tenho que reduzir para terceira e ela parece não puxar.

    Lí um monte de tópicos procurando algo parecido e ví muito sobre tanque sujo, sensor map, waste gate, barômetro, bomba, etc. que podem ser o problema, mas na tentativa e erro gastarei o equivalente a outra caminhonete se não encontrar de cara (não entendo de mecânica nem eletrônica), além do que, não encontrei nada que se referisse a esse corte de giro somente em aceleradas mais fortes.

    Algum dos amigos poderia me ajudar com uma luz do que poderia ser ou o que testar primeiro, levando em conta o mais barato ou fácil de verificar?

    Moro em Maringá no PR, e não tenho contato com mecânicos diesel que eu julgue ser de confiança.

  • #194
    Usuário
    Entrada
    23/03/2021
    Local
    Maringá/PR
    Idade
    36
    Posts
    9
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por rith233 Ver Post
    Bom dia amigos, comprei uma nova ranger xl 2005 4x4, pneus 31x10,5 mud ela tinha alguns problemas já identificados na compra, como ar condicionado, e vazamento na direção, isso resolvido.

    Quando comprei, ela apresentava algumas falhas, diagnóstico, trocar os bicos injetores, troquei os 4, mas ela continua muito fraca, em subidas medianas, tenho que por terceira marcha. em uma viagem recente ela perdeu muita forca de uma vez, como se não acelerasse mais, tive que andar uns 20 km em segunda e terceira para poder desenvolver algo, nesse caso até a temperatura do motor baixou, muito estranho.

    Agora a cereja do bolo, quando eu acelero forte, tipo ultrapassagens, não importa a marcha (mas mais comum nas baixas, 1ª, 2ª e 3ª) a caminhonete simplesmente corta o giro a 2500 rpm, mas se eu tiro o pé dou uma pisadinha ela volta a acelerar e vai até 3500 rpm tranquilo, ou seja se acelerar ela suavemente ela vai, se acelerar forte ela corta (em decidas e retas até 4ª marcha, em quinta não faz nada, é igual carro 1.0 carregado subindo com 5 pessoas kk).

    Ela está fraca e não passa de 100 km/h, mesmo em retas e em 5ª, em subidas tenho que reduzir para terceira e ela parece não puxar.

    Lí um monte de tópicos procurando algo parecido e ví muito sobre tanque sujo, sensor map, waste gate, barômetro, bomba, etc. que podem ser o problema, mas na tentativa e erro gastarei o equivalente a outra caminhonete se não encontrar de cara (não entendo de mecânica nem eletrônica), além do que, não encontrei nada que se referisse a esse corte de giro somente em aceleradas mais fortes.

    Algum dos amigos poderia me ajudar com uma luz do que poderia ser ou o que testar primeiro, levando em conta o mais barato ou fácil de verificar?

    Moro em Maringá no PR, e não tenho contato com mecânicos diesel que eu julgue ser de confiança.
    Complementando, ontem levei ao um bombista que revisou os bicos e tudo ok, me disse que é na bomba de alta, mas antes de mexer nela quero ver outras coisas, até porque não botei fé nele.

    Ontem fiz um teste, acelerei até cortar umas 4 vezes o motor subiu a temperatura para a metade e dai para a frente não andou mais, parece que fria e acelerando na maciota ela fica uns 75%, mas seu eu der algumas puxadas ela esquenta e ai perde muita foça, cai para uns 40% de rendimento.

  • #195
    Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Idade
    55
    Posts
    2,059
    Agradecimentos: 56
    Ela está entrando em modo de segurança.
    Uma das causas para isso pode ser o sensor de temperatura com defeito (ou sua conexão). Esse motor tem 2 sensores, um para o painel e outro para o módulo.

    Citação Postado originalmente por rith233 Ver Post
    Complementando, ontem levei ao um bombista que revisou os bicos e tudo ok, me disse que é na bomba de alta, mas antes de mexer nela quero ver outras coisas, até porque não botei fé nele.

    Ontem fiz um teste, acelerei até cortar umas 4 vezes o motor subiu a temperatura para a metade e dai para a frente não andou mais, parece que fria e acelerando na maciota ela fica uns 75%, mas seu eu der algumas puxadas ela esquenta e ai perde muita foça, cai para uns 40% de rendimento.

  • #196
    Usuário Avatar de Pedro Sylvestre
    Entrada
    31/03/2018
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    125
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por rith233 Ver Post
    Complementando, ontem levei ao um bombista que revisou os bicos e tudo ok, me disse que é na bomba de alta, mas antes de mexer nela quero ver outras coisas, até porque não botei fé nele.

    Ontem fiz um teste, acelerei até cortar umas 4 vezes o motor subiu a temperatura para a metade e dai para a frente não andou mais, parece que fria e acelerando na maciota ela fica uns 75%, mas seu eu der algumas puxadas ela esquenta e ai perde muita foça, cai para uns 40% de rendimento.
    Amigo, isso está com cara de ser problema em algum sensor ou componente eletrônico. Vá a alguma oficina que tenha o Scanner para esse motor, se tiver algum problema eletrônico, vai ser detectado na hora.
    Troller T4 3.0 TDI Eletronic 2007

  • #197
    Usuário
    Entrada
    23/03/2021
    Local
    Maringá/PR
    Idade
    36
    Posts
    9
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Walter da Camper Ver Post
    Ela está entrando em modo de segurança.
    Uma das causas para isso pode ser o sensor de temperatura com defeito (ou sua conexão). Esse motor tem 2 sensores, um para o painel e outro para o módulo.
    Walter, imaginei isso, pedi para o meca passar o scanner e acusou erro DTC-097, pesquisando:


    CODIGO DTC - P0097
    Tipo de Falha
    Sensor de temperatura do ar de carga:
    • Temperatura do ar de carga muito baixa comparada à temperatura do ar de admissão (MIN)


    Aí faz sentido ser o sensor, e o maca (o que me fez perder total a confiança) falou que ese código era de baixa pressão do óleo e seria necessário trocar a bomba de alta.

    Vou levar em outra oficina, pois a que levei me parece ser "picareta".

    Mas vou passar o scanner de novo e vou acompanhar para eu mesmo ver a falha.

  • #198
    Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Idade
    55
    Posts
    2,059
    Agradecimentos: 56
    Cara, é impressionante como os mecânicos gostam de ir direto no mais caro!
    Qualquer defeito, por mais simples que pareça, os fdp já mandam trocar os bicos e a bomba de alta.
    Não sabem sequer analisar os parâmetros mostrados no scanner (pressão do rail, pulso de injeção... etc).

    Citação Postado originalmente por rith233 Ver Post
    Walter, imaginei isso, pedi para o meca passar o scanner e acusou erro DTC-097, pesquisando:


    CODIGO DTC - P0097
    Tipo de Falha
    Sensor de temperatura do ar de carga:
    • Temperatura do ar de carga muito baixa comparada à temperatura do ar de admissão (MIN)


    Aí faz sentido ser o sensor, e o maca (o que me fez perder total a confiança) falou que ese código era de baixa pressão do óleo e seria necessário trocar a bomba de alta.

    Vou levar em outra oficina, pois a que levei me parece ser "picareta".

    Mas vou passar o scanner de novo e vou acompanhar para eu mesmo ver a falha.

  • #199
    Usuário
    Entrada
    23/03/2021
    Local
    Maringá/PR
    Idade
    36
    Posts
    9
    Agradecimentos: 0
    Walter, surreal isso né, eu encontrei um mecânico de confiança, o problema é que fica em uma cidade a 80 km daqui, quando falei para ele do problema ele já largou "isso é filtro do tanque, traz aqui que eu limpo", mesmo que não seja, já passa uma confiança maior pois o cara recomentou um serviço que dá trabalho e é barato de cara, não foi na bomba né hehe.

    Atualizando, rodei mais uns 300km com ela, um parto diga-se de passagem, durante a rodagem a cada 15/20 km eu parava ela, desligava e ligava (sem acionar o motor) umas 3 vezes para injetar diesel, senti uma leve melhora mas ela ainda estava sem força, limpei todo o sistema de arrefecimento, sensor map e de temperatura, nada resolveu, por fim, o problema do corte aos 2400 2500 rpm se mantem em qualquer momento (quente, fria, em 1ª, 2ª 3ª, em quarta nem chega lá pois não tem força), a caminhonete quando fria desenvolve um pouco melhor que quando quente, aparentemente após os 20km ele perde metade da força, ou seja, ao sair da garagem 75% da força, após 20km em média 50% da força, bem mais fraca que um ford ks 1.0 2005 com ar ligado que tenho. Como referência estava em descida, com o pé colado em quinta e ela não passava de 120 km/h, quando começou a subir, ainda em 5ª com o pé colado, caiu para 7 kmh/h e coloquei 4ª para não morrer, isso em coisa de 700 metros.

    Mais alguma opinião dos amigos? Quero levar em uma mecânica, mas já direcionar para não ser enrolado.

  • #200
    Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Idade
    55
    Posts
    2,059
    Agradecimentos: 56
    Vale à pena dar uma pesquisada nos tópicos da Ranger (inclusive este) e descobrir qual scanner OBDii barato consegue ler os parâmetros desse sistema de injeção e adquirir um para fazer uns testes por conta própria.
    Lembrando que o Troller usou o mesmo motor, mas teve a ECU alterada para não funcionar com scanners comuns, portanto pesquise especificamente sobre a Ranger.

  • #201
    Usuário
    Entrada
    23/03/2021
    Local
    Maringá/PR
    Idade
    36
    Posts
    9
    Agradecimentos: 0
    Olá pessoal, atualizando meu martírio com a Ragner:
    Tanque e sistema do diesel completo limpo, peneira do pescador e bomba trocadas.
    Todos os óleos e filtros trocados
    Filtro de combustível novo
    Sensor MAP verificado, chicotes verificados
    Intercooler está ok
    Turbina tinha um vazamento de ar, trocada a junta
    Junta do escapamento plainada e trocada

    Ainda apresentando o mesmo problema, falta de potência e cortes a 2.500 rpm

    O meca (de confiança) falou que realmente deve ser a bomba de alta, pois esses cortes não está com cara de pcv.

    Vou olhar antes disso o sensor de temperatura do motor, e o sistema de arrefecimento (bomba e valvula termostática) mas fora isso não tenho mais ideia, vou ter que cair nas mãos do meca e mechar na bomba de alta.

    Se tiver alguém que passou por isso e tem alguma outra solução e puder ajudar. sou todo ouvidos.

    P.S. tem algum jeito de testar o pedal do acelerador e o sensor barométrico sem um scanner profissional ou equipamento específico? Minha ranger é uma xl e não tem as infos no painel

  • #202
    Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Idade
    55
    Posts
    2,059
    Agradecimentos: 56
    O Scanner mostra a pressão do rail com o carro em movimento.
    Com aceleração máxima e rotação acima de 3000rpm, se atingir 1600BAR significa que a bomba de alta está cumprindo sua função. Se essa pressão variar pode ser defeito na válvula pcv.
    A primeira coisa a ser entendida é que esses corte não é o defeito propriamente dito, é a central entrando em modo de emergência e limitando a potência.
    Somente com a observação de todos os parâmetros do scanner é possível fazer um diagnóstico razoável sem ficar chutando e trocando peças sem necessidade.

  • #203
    Usuário
    Entrada
    23/03/2021
    Local
    Maringá/PR
    Idade
    36
    Posts
    9
    Agradecimentos: 0
    Vou ter que levar na terceira mecânica pelo jeito, a primeira que trocou os bicos e não me passou confiança, a segunda nem olhou e já largou um "é bomba de alta", mecânico de confiança e honesto é difícil de achar por aqui.

    Adicionando mais um sintoma, minha caminhonete quase não faz fumaça, parece carro gasolina, bem diferente de uma s10 que eu tinha, até estranhei.

  • #204
    Usuário
    Entrada
    23/03/2021
    Local
    Maringá/PR
    Idade
    36
    Posts
    9
    Agradecimentos: 0
    O fim da saga, depois de passar em 4 oficinas, sendo a segunda e terceira Bosch service e todos me dizerem que eu teria que trocar a bomba sem antes terem olhado os outros componentes, peguei indicação de uma outra mecânica com um amigo, diga-se de passagem a menor e mais "feia" de todas, levei a caminhonete lá, expliquei o caso e o cara ficou de olhar, 2 dias depois o veredito, válvula pcv e chicote da válvula, a bomba está muito boa.

    Resultado: se paro em qualquer uma das 3 primeiras oficinas grandes, bonitas e com placas da bosch, teria deixado mais de R$3.000, nessa ultima, ficou por R$950.

    Acabei de achar a minha mecânica de injeção de confiança e como dizem, não julgue o livro pela capa, pois a oficina mais simples foi a mais capacitada e que se dispôs a realmente procurar o defeito.

    Agora sim posso acelerar a bicha, que por sinal é bruta demais.

    histórico:
    Problema: falta de potência, perca mais acentuada quando quente e em subidas, partica ok, cortes aos 2.400 rpm

    Manutenções por ordem:

    troca da corrente de comando
    limpeza do tanque
    troca da bomba de combustível do tanque
    troca de todos os filtros e óleos
    limpeza e teste dos sensores de temperatura, comom rail, map, filtro de combustível
    Teste do sistema de refrigeração
    Teste do sensor barométrico
    Por fim, a resolução do problema quando foi testado e trocado a valvula PCV e o chicote/plug da valvula

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Falta de potência na L200 Aut.
      Por TCHECO no fórum Mitsubishi
      Respostas: 1
      Última resposta: 07/05/2012, 18:53
    2. Falta de potência
      Por lucasfellini no fórum Gaiola, Baja e Buggy
      Respostas: 55
      Última resposta: 31/07/2011, 22:12
    3. Falta de potencia no bf 161
      Por CARLOS DANIEL NEISSE no fórum Rural, F-75 e F-85
      Respostas: 6
      Última resposta: 25/12/2008, 11:29
    4. Falta de potencia no jeep?
      Por Raphael Stocker no fórum Jeep Willys
      Respostas: 6
      Última resposta: 10/10/2003, 11:19

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade