x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 15
  • #1
    Usuário Avatar de paulorl
    Entrada
    07/08/2012
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    46
    Posts
    811
    Agradecimentos: 32

    Question Problema nivel de fluído da embreagem da ranger xlt 2.3 16v gasolina




    Olá pessoal! Estou precisando de um help de vocês novamente!

    Troquei a uns 5mil km atrás, o conjunto de disco+plato+atuador da minha ranger 2.3 16V gasolina 2008. Aparentemente tinha ficado joia, mas ultimamente venho estranhado um pouco a embreagem, e ante-ontem carreguei um palet de tijolos (cerca de 500kgs) e acabei queimando um pouco a embreagem em marcha ré, para subir devagar em uma garagem bem inclinada. Depois disso, as primeiras marchas começaram a enroscar, e tive a impressão da primeira marcha trepidar umas duas vezes.

    Hoje essa impressão passou, mas resolvi olhar o nível do fluído de embreagem e fiquei com dúvida. Existe um "copinho" quando se tira a tampa, esse copinho tem fluído nele, mas removendo o copinho, o reservatório está SECO. Esse fluído do copinho não deveria escorrer para baixo e entrar no reservatório? E se não deveria escorrer, se é normal, preciso completar com fluído urgente, porque está SECO.

    Outra dúvida é a seguinte: Como foi trocada recentemente, será que o mecânico fez cagada e não tirou o ar, e agora, com 5mil km rodados, o ar "subiu" pelo sistema, baixando assim o nível? O cara é de confiança, eu que forneci as peças, acredito fielmente que ele trocou tudo certinho, só tenho dúvidas quanto ao conhecimento técnico dele para fazer a sangria no sistema. Então, o atuador, por exemplo, acredito que esteja tudo ok, é original, novo. Eu acho mesmo que deva ser ar no sistema que com o rodar acabou subindo, mas como não manjo muito, quero a opinião e ajuda de vocês!

    Ah sim, e é só completar com fluído? Qual usar?

    Se puder comentem e me deem dicas de como proceder daqui pra frente!

    Abraços! Valeu!

  • #2
    Usuário Avatar de miguelcps
    Entrada
    26/03/2008
    Local
    Campinas/SP
    Posts
    1,474
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por paulolange Ver Post
    Olá pessoal! Estou precisando de um help de vocês novamente!

    Troquei a uns 5mil km atrás, o conjunto de disco+plato+atuador da minha ranger 2.3 16V gasolina 2008. Aparentemente tinha ficado joia, mas ultimamente venho estranhado um pouco a embreagem, e ante-ontem carreguei um palet de tijolos (cerca de 500kgs) e acabei queimando um pouco a embreagem em marcha ré, para subir devagar em uma garagem bem inclinada. Depois disso, as primeiras marchas começaram a enroscar, e tive a impressão da primeira marcha trepidar umas duas vezes.

    Hoje essa impressão passou, mas resolvi olhar o nível do fluído de embreagem e fiquei com dúvida. Existe um "copinho" quando se tira a tampa, esse copinho tem fluído nele, mas removendo o copinho, o reservatório está SECO. Esse fluído do copinho não deveria escorrer para baixo e entrar no reservatório? E se não deveria escorrer, se é normal, preciso completar com fluído urgente, porque está SECO.

    Outra dúvida é a seguinte: Como foi trocada recentemente, será que o mecânico fez cagada e não tirou o ar, e agora, com 5mil km rodados, o ar "subiu" pelo sistema, baixando assim o nível? O cara é de confiança, eu que forneci as peças, acredito fielmente que ele trocou tudo certinho, só tenho dúvidas quanto ao conhecimento técnico dele para fazer a sangria no sistema. Então, o atuador, por exemplo, acredito que esteja tudo ok, é original, novo. Eu acho mesmo que deva ser ar no sistema que com o rodar acabou subindo, mas como não manjo muito, quero a opinião e ajuda de vocês!

    Ah sim, e é só completar com fluído? Qual usar?

    Se puder comentem e me deem dicas de como proceder daqui pra frente!

    Abraços! Valeu!
    Ontem mesmo abri o tal copinho da minha, qdo abri chegou a cair oleo de tao cheio, o oleo é o mesmo do freio Dot4, entao acho que voce deva completar e ver se vai baixar novamente.
    NOVA RANGER CD XL 4X4 2.2 13/14 150CV


  • #3
    Usuário Avatar de PauloLimited
    Entrada
    08/01/2009
    Local
    Palmas/TO
    Idade
    36
    Posts
    2,149
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por miguelcps Ver Post
    Ontem mesmo abri o tal copinho da minha, qdo abri chegou a cair oleo de tao cheio, o oleo é o mesmo do freio Dot4, entao acho que voce deva completar e ver se vai baixar novamente.
    Num lembro agora, mas esse copinho tem a marcação mínima e máxima, num tem ?
    Ranger Limited 2.8
    Ranger Limited 3.2
    Sportage

  • #4
    Usuário Avatar de paulorl
    Entrada
    07/08/2012
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    46
    Posts
    811
    Agradecimentos: 32
    Citação Postado originalmente por PauloLimited Ver Post
    Num lembro agora, mas esse copinho tem a marcação mínima e máxima, num tem ?
    Não me recordo... Mas eu acho que não tem. O estranho é que quando eu retirei ele, o reservatório estava vazio. Pra mim, o copinho tinha "furinhos" que deixavam o fluido escorrer, mas agora fiquei na dúvida. Amanhã cedo, antes de sair, vou verificar novamente pra ver se o copinho esvaziou.


    Citação Postado originalmente por miguelcps Ver Post
    Ontem mesmo abri o tal copinho da minha, qdo abri chegou a cair oleo de tao cheio, o oleo é o mesmo do freio Dot4, entao acho que voce deva completar e ver se vai baixar novamente.
    Fala Miguel! É isso mesmo, não lembrava ao certo, mas é dot4 mesmo, por isso é fino pra caramba. Vou ver se ainda tenho, senão vou comprar um potinho e preencher. Será que tem problema misturar novo com velho, ou até mesmo usar algum fabricante diferente?

  • #5
    Usuário Avatar de miguelcps
    Entrada
    26/03/2008
    Local
    Campinas/SP
    Posts
    1,474
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por paulolange Ver Post
    Não me recordo... Mas eu acho que não tem. O estranho é que quando eu retirei ele, o reservatório estava vazio. Pra mim, o copinho tinha "furinhos" que deixavam o fluido escorrer, mas agora fiquei na dúvida. Amanhã cedo, antes de sair, vou verificar novamente pra ver se o copinho esvaziou.




    Fala Miguel! É isso mesmo, não lembrava ao certo, mas é dot4 mesmo, por isso é fino pra caramba. Vou ver se ainda tenho, senão vou comprar um potinho e preencher. Será que tem problema misturar novo com velho, ou até mesmo usar algum fabricante diferente?
    Acredito que nao ha problema algum em misturar marcas diferentes, pois, sendo Dot4, tem que possuir as mesmas qualidades seja a marca que for. Tbem acho que nao ha problema em misturar o velho com o novo, porque pra usar apenas o novo teria que sangrar o sistema e nao sei se é facil fazer isto. Tbem nao vi marcas de nivel no da minha, mas tbem vou dar uma olhada direito manha a tarde no da minha,
    abcs.
    NOVA RANGER CD XL 4X4 2.2 13/14 150CV


  • #6
    Usuário Avatar de PauloLimited
    Entrada
    08/01/2009
    Local
    Palmas/TO
    Idade
    36
    Posts
    2,149
    Agradecimentos: 9
    As vezes estou confundindo umas "ranhuras" com a marcação. Mas eu nunca vi esse reservatório baixo, sempre que prestei atenção ele estava bem cheio.
    Ranger Limited 2.8
    Ranger Limited 3.2
    Sportage

  • #7
    Usuário
    Entrada
    13/02/2013
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    41
    Posts
    33
    Agradecimentos: 0
    Olá,

    Segue a imagem retirada do manual do proprietário, talvez possa ser útil:

    -fluido.jpeg

    Abraços,

  • #8
    Usuário Avatar de paulorl
    Entrada
    07/08/2012
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    46
    Posts
    811
    Agradecimentos: 32
    Citação Postado originalmente por thiago.correia Ver Post
    Olá,

    Segue a imagem retirada do manual do proprietário, talvez possa ser útil:

    -fluido.jpeg

    Abraços,
    Valeu thiago! eu tinha visto no manual em pdf (não tenho ele em papel... ) mas até hoje não descobri onde fica essa marca de MAX..

  • #9
    Usuário Avatar de paulorl
    Entrada
    07/08/2012
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    46
    Posts
    811
    Agradecimentos: 32
    Vamos lá! Hoje levantei cedo e fui lá checar se o fluído do tal copinho de borracha tinha descido ou não, e ele não desceu, permaneceu no copinho de borracha. Tirei o copinho e chequei o reservatório, continuava vazio. Peguei o dot4 na casa dos meus pais que fica perto da minha e comecei a completar, joguei um pouco e até borbulhou, ou seja, saiu ar, então estava baixo mesmo. Depois joguei novamente, e não sei se ele já estava quase no reservatório ou se joguei muito, sei que não desceu nem borbulhou, acho que deveria ter jogado devagar como a primeira jogada, mas tudo bem. Agora vou monitorar o nível pra ver se desce, se descer um pouco pode ser que seja um pouco do ar que ainda tenha ficado no caninho abaixo do reservatório e que tenha subido com o andar da caranga, ai nesse caso vou dar uma segunda chance, se se baixar novamente, ai pode ser que seja o atuador que esteja com vazamento.

    Ah, hoje cedo deu pra olhar melhor o reservatório, e o PauloLimited tinha perguntado do nível, no copinho eu não achei nada, mas no reservatório tem uma marcação mais ou menos na metade, não é bem marcação, é mais um desnível mesmo, mas acho até que essa possa ser a marcação de nível. Em todo caso, enchi até ali, passou só um pouquinho, mas na hora de colocar o copinho quase derramou.

  • #10
    Usuário Avatar de Neto Morruga
    Entrada
    04/11/2011
    Local
    Cerqueira César/SP
    Idade
    39
    Posts
    163
    Agradecimentos: 0
    Ele não tem marcação não,pelo menos na minha ranger,sempre confiro todos os fluidos da ranger 1 vez por semana.
    Na minha é muito dificil abaixar o nivel do oleo da embreagem,sempre deixo quase completo.
    A propósito no manual da minha ranger pede óleo DOT 3.Só coloco DOT 3 na minha.
    Já no reservatório do freio tem marcação sim.
    RANGER XLT 2012 (CAB DUPLA) EX RANGER XLT 2007 (CAB DUPLA)
    EX RANGER XLT 2000 (CAB DUPLA) EX RANGER 97 VERMELHO ITALIA

  • #11
    Usuário Avatar de lincolnjb
    Entrada
    21/12/2009
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    58
    Posts
    385
    Agradecimentos: 12
    Citação Postado originalmente por paulolange Ver Post
    Olá pessoal! Estou precisando de um help de vocês novamente!

    Troquei a uns 5mil km atrás, o conjunto de disco+plato+atuador da minha ranger 2.3 16V gasolina 2008. Aparentemente tinha ficado joia, mas ultimamente venho estranhado um pouco a embreagem, e ante-ontem carreguei um palet de tijolos (cerca de 500kgs) e acabei queimando um pouco a embreagem em marcha ré, para subir devagar em uma garagem bem inclinada. Depois disso, as primeiras marchas começaram a enroscar, e tive a impressão da primeira marcha trepidar umas duas vezes.

    Hoje essa impressão passou, mas resolvi olhar o nível do fluído de embreagem e fiquei com dúvida. Existe um "copinho" quando se tira a tampa, esse copinho tem fluído nele, mas removendo o copinho, o reservatório está SECO. Esse fluído do copinho não deveria escorrer para baixo e entrar no reservatório? E se não deveria escorrer, se é normal, preciso completar com fluído urgente, porque está SECO.

    Outra dúvida é a seguinte: Como foi trocada recentemente, será que o mecânico fez cagada e não tirou o ar, e agora, com 5mil km rodados, o ar "subiu" pelo sistema, baixando assim o nível? O cara é de confiança, eu que forneci as peças, acredito fielmente que ele trocou tudo certinho, só tenho dúvidas quanto ao conhecimento técnico dele para fazer a sangria no sistema. Então, o atuador, por exemplo, acredito que esteja tudo ok, é original, novo. Eu acho mesmo que deva ser ar no sistema que com o rodar acabou subindo, mas como não manjo muito, quero a opinião e ajuda de vocês!

    Ah sim, e é só completar com fluído? Qual usar?

    Se puder comentem e me deem dicas de como proceder daqui pra frente!

    Abraços! Valeu!
    Paulolange................

    5.000 km é pouco para uma embreagem assentar por completo. Você vai sentir diferença ainda por um bom tempo principalmente quando carregar um pouco mais de peso.

    Agora o reservatorio de fuido hidraulico da embreagem (copinho) tem marcação sim. O nivel do fluido deve ser mantido e verificado de vez em quando para que o sistema possa funcionar.

    Acho que o seu MECANICO BOBEOU. Ele deve ter trocado o conjunto (disco/Platô/Atuador) e depois de sangrar o sistema para encher o ATUADOR ele esqueceu de completar adequadamente o nível no reservatório.

    A tubulação que liga o cilindro mestre e o atuador faz uma curva sinistra. Esta curva dificulta a retirada de ar do sistema. Mas acredito que você não terá problemas pois a tal "curva" fica bem lá em baixo.

    Faça o seguinte:
    1) Complete o nível dentro do reservatório.
    2) Sentado no banco do motorista toque o pedal da embreagem bem de leve com a ponta do pé varia vezes.
    3) Complete o nível.

    Obs. Não é para apertar a embreagem até o fundo!!! Dê pequenos toques com os pés. Esses toques vão permitir a retirada das bolhas que estão abaixo do piston.

    Siga estes passos até não ter que completar mais o nível.

    Sua embreagem vai voltar ao normal logo logo...

    Veja o video e você vai entender melhor o que eu disse.

    Abraços
    Lincoln Bustamante
    Explorer 98 XLT - 4x4 - Automática

  • #12
    Usuário Avatar de paulorl
    Entrada
    07/08/2012
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    46
    Posts
    811
    Agradecimentos: 32
    Bom dia Lincoln! Belíssima dica, deu pra entender melhor com certeza. Se hoje ue chegar em casa e ainda estiver claro eu vou fazer o lance das pisadinhas na embreagem, senão eu faço amanhã! Só o nível que eu ainda não faço idéia de onde que é a marcação...

    Valeu!

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Problema na Embreagem da Ranger
      Por HENRIQUE JR no fórum Ford
      Respostas: 36
      Última resposta: 29/10/2018, 19:52
    2. Fluido de Freio Baixando o Nível
      Por rodolfocfaria no fórum Toyota
      Respostas: 4
      Última resposta: 05/01/2012, 19:37
    3. Nível do fluido do recipiente do radiador - Motor NGD 3.0
      Por Guilherme Rocha no fórum Troller
      Respostas: 49
      Última resposta: 10/07/2011, 05:18
    4. Ranger com problema na embreagem.
      Por Ari Roberto no fórum Ford
      Respostas: 42
      Última resposta: 17/01/2006, 00:27
    5. Indicador do nível do fluido de freio
      Por andretomasi no fórum Jeep Willys
      Respostas: 7
      Última resposta: 27/12/2004, 11:26

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade