x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 20
  • #1
    Usuário
    Entrada
    29/12/2007
    Local
    Teresina/PI
    Posts
    98
    Agradecimentos: 0

    ranger 2001 maxion euro II fumaça na tampa de óleo(sem óleo) nada na vareta!




    Amigos estou com uma ranger que sai fumaça pela tampa de óleo. não sai nada pela vareta, só sai fumaça do escape pela tampa de óleo. o que poderia ser isso? ela está andando super bem. quando abro a tampa escuto um barulhinho bem baixo de ferro rosnando em ferro sem lubrificação. o que poderia ser? Obrigado!

  • #2
    Usuário Avatar de Douglas Souza
    Entrada
    01/10/2009
    Local
    São Gabriel/MS
    Idade
    40
    Posts
    255
    Agradecimentos: 3
    se estiver baixando óleo, em especial nas rodovias, pode ser desgaste nos aneis ou em todo kit, como pistão, camisa e aneis.
    Ranger CS 4X4 3.0 Diesel BF33, Gaiola AP Injetada

  • #3
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Marcos, quantos km está esse motor? És o único dono? Pode ser apenas turbina indo pro saco como pode ser anel e camisa com esgaste como pode ser até uma junta queimada largando compressão para o cárter. Não cai no conto dos mecânicos que o motor está ruim e sair logo de cara pagando retífica completa. Pode ser muita coisa.
    Faz um teste simples, liga o motor, solta a tampa do óleo (a amarela) e deixa no lugar, ela ficará balançando, então tu aceleras direto na Bomba Injetora e verifica se a tampa permanece no lugar ou vai cair fora. Se ela ficar no lugar o motor está ok, porém se ela pular fora é possível que esteja realmente perdendo compressão para o cárter. Mas vapor de óleo no carter é algo comum, tanto é que o respiro desse motor é ligado na admissão, e por sua vez suja o intercooler e turbina de óleo lubrificante, mesmo quando o motor é novo.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #4
    Usuário
    Entrada
    29/12/2007
    Local
    Teresina/PI
    Posts
    98
    Agradecimentos: 0
    valeu galera..... farei os testes! ela está com 160 mil km rodados!

  • #5
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Só 160.000km? Não procura chifre em cabeça de cavalo. Se perguntares nas oficinas é lógico que condenarão o teu motor para terem serviço e te extraírem $$$.
    Esquece disso.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #6
    Usuário
    Entrada
    31/01/2008
    Local
    Lagoa/RJ
    Posts
    793
    Agradecimentos: 0
    Aproveitando o tópico para tirar uma dúvida sem abrir outro....

    Sempre soube que o HSD é bem barulhento, mas recentemente um amigo adquiriu uma, também 2.5, porém o motor trabalha muito mais silencioso.. quase um eletrônico.. rs.. Já percebi isso em outras.

    O desempenho dessa do amigo é bem inferior ao da minha, e consome mais diesel tb. Além de demorar a pegar, às vezes (a dele).

    Será que o barulho é porque a minha está fora do ponto ou com folga excessiva nas válvulas ou são aquelas que estão com motor cansado que ficam mais silenciosas?

  • #7
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Grande Rogério! Na verdade a Ranger dele está com o ponto atrasado. O mecânico deixou a bomba injetora atrasada demais, isso diminui fumaça, mas o motor trabalha mais quente e consome mais por falta de torque.
    O HSD é barulhento sim, mas tem como diminuir um pouco o ruído se deixar as válvulas um pouco mais justinhas. E além de barulhento, ele é um motor muito "esperto", sobe o guro bem rápido, e no caso da Ranger dele tu mete o pé (em ponto morto) e o motor é amarrado até para acelerar solto.
    Para ajustar o ponto, tem que tirar a tampinha bem na reta da BI na tampa da correia dentada. Afrouxa os 3 parafusos da polia da BI e com uma chave 24mm tu viras "bem pouquinho" o eixo da BI mais para a direita para adiantar ou esquerda para atrasar. No caso, tem que tentar adianter cerca de 1° a BI do teu amigo.
    Se ficar muito adiantada, o motor vai dar uns estouros na admissão quando passar dos 2500 rpm. Mas tem que ligar e acelerar para ver como ficou. É muito fácil e simples de fazer esse ajuste.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #8
    Usuário
    Entrada
    31/01/2008
    Local
    Lagoa/RJ
    Posts
    793
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Grande Rogério! Na verdade a Ranger dele está com o ponto atrasado. O mecânico deixou a bomba injetora atrasada demais, isso diminui fumaça, mas o motor trabalha mais quente e consome mais por falta de torque.
    O HSD é barulhento sim, mas tem como diminuir um pouco o ruído se deixar as válvulas um pouco mais justinhas. E além de barulhento, ele é um motor muito "esperto", sobe o guro bem rápido, e no caso da Ranger dele tu mete o pé (em ponto morto) e o motor é amarrado até para acelerar solto.
    Para ajustar o ponto, tem que tirar a tampinha bem na reta da BI na tampa da correia dentada. Afrouxa os 3 parafusos da polia da BI e com uma chave 24mm tu viras "bem pouquinho" o eixo da BI mais para a direita para adiantar ou esquerda para atrasar. No caso, tem que tentar adianter cerca de 1° a BI do teu amigo.
    Se ficar muito adiantada, o motor vai dar uns estouros na admissão quando passar dos 2500 rpm. Mas tem que ligar e acelerar para ver como ficou. É muito fácil e simples de fazer esse ajuste.
    Obrigado pelas explicações Edin.
    A dele tá saindo bastante fumaça quando liga, parece ser movida à lenha (fumaça branca/cinza).
    O HSD é bem esperto sim, na estrada não tenho do que reclamar nas ultrapassagens e retomadas. O amigo disse que na minha é de colar no banco.
    Só acho lerdo nas arrancadas, soma-se a isso eu evitar esticar a 1ª e 2ª.

  • #9
    Usuário Avatar de Pedro Eduardo Patussi
    Entrada
    09/06/2011
    Local
    Presidente Prudente/SP
    Idade
    34
    Posts
    745
    Agradecimentos: 0
    Edin a bomba adiantada causaria oq?? perda de potencia e aquecimento provavelmente correto?? minha ranger da tp um estouro acima de 2200rpm...e engrossa o ronco como se o motor antes estivesse funcionando apenas 1cil...e dps estivesse funcionando os 4cil...(mas eu acho q é só a turbina resolvendo funcionar a plena potencia não??)(e o ronco muda somente no escape...no motor é "igual" sempre... um barulho sem sal ...sem graça... kkkkkkk parecendo o motor de hilux ¬¬ mas ela anda bem em qlq rotação....
    Ranger XLT CD 2.8 4x4 2003
    NEW
    - Comet GTR 250cc; Perda Total - Ranger XLT 1999 CD 4x4 4.0 v6; Ex - Silverado 1997

  • #10
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Pedro, o momento de injeção deve ocorrer no momento que as válvulas de admissão se fecham e quando o pistão atinge o PMS, porém o ponto exato tem um espaço de menos de 3°. Se ficar adiantado, a injeção e explosão ocorre com as válvulas ainda se fechando e escapa gases para a admissão, se ficar atrasado se perde grande potencial de energia pois o pistão começa a descer antes da injeção e explosão.
    Mas só se percebe a explosão quando acelera pois com o aumento de rpm, a BI tem um sistema de avanço, que antecipa ainda mais esse ponto de injeção.
    A turina sempre está funcionando, basta estar com o eixo livre. Acho que vale a pena ajustar o ponto da tua pois pode trincar a flauta que segura os balancins, coisa bem comum no 2.5 se trabalhar com o ponto da BI muito adiantado.

    Tem ferramentas de ajuste de ponto para esse motor, é uma trava de volante e uma trava para a BI. Essas travas deixam a BI quase no ponto exato, normalmente fica um pouquinho atrasado, cerca de 1,5°.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #11
    Usuário Avatar de cassiouru
    Entrada
    07/10/2011
    Local
    Criciúma/SC
    Idade
    34
    Posts
    171
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Faz um teste simples, liga o motor, solta a tampa do óleo (a amarela) e deixa no lugar, ela ficará balançando, então tu aceleras direto na Bomba Injetora e verifica se a tampa permanece no lugar ou vai cair fora. Se ela ficar no lugar o motor está ok, porém se ela pular fora é possível que esteja realmente perdendo compressão para o cárter. Mas vapor de óleo no carter é algo comum, tanto é que o respiro desse motor é ligado na admissão, e por sua vez suja o intercooler e turbina de óleo lubrificante, mesmo quando o motor é novo.
    Que dica valiosa! Farei isso hoje quando chegar em casa! Vlw Edin!
    ---Ranger XLT 15D Supercab 2.5 Turbo Diesel 4x4 2000---Mosca Branca---
    3" Body Lift - 3" Suspension Lift - 33" Kumho KL71 - Console Explorer

  • #12
    Usuário Avatar de TarsoDL
    Entrada
    21/04/2009
    Local
    Itaqui/RS
    Idade
    40
    Posts
    368
    Agradecimentos: 0
    buenas indiada.. aproveito o tópico pra contar que depois de 2 anos e meio eu volto ao mundo de camionetes a diesel, e agora é 4x4. estou com uma ranger 2001 4x4. aparentemente tudo funcionando bem, como disse o mecanico. a minha solta tbm uma fumacinha pela tampa do óleo, porém fiz o teste do edin e a tampa ficou quietinha. ela tem 145mil km, aparentemente originais.
    abraços.
    Ranger 3.0 2009 Limited 4x4.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. VARETA do OLEO - Ranger v6
      Por PCMiranda no fórum Ford
      Respostas: 4
      Última resposta: 09/03/2015, 19:17
    2. comprimento da vareta de oleo da l200 2001
      Por pantaneirodoasfalto no fórum Mitsubishi
      Respostas: 1
      Última resposta: 23/02/2011, 13:44
    3. Ranger Cuspindo Oleo Pela Vareta
      Por MARKIN25 no fórum Ford
      Respostas: 31
      Última resposta: 15/01/2011, 13:13
    4. Respostas: 9
      Última resposta: 02/07/2009, 23:42

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade