A Ranger 3.0 é um carro com bom motor, mas a eletrônica dela pode dar dor de cabeça.
Comece levando a uma Concessionária Ford ou numa Oficina que tenha o Scanner desse carro e faça as leituras (anote os erros) e limpe os códigos de erro que eventualmente existirem.
Rode com o carro por alguns dias e retorne lá para ver se aparecem novamente os erros. Anote novamente e veja quais sistemas relacionados com os códigos de erro.
Comece verificando Sensor MAF (fluxo de ar). Faça uma limpeza e rode com o carro, veja se melhorou.
Se não melhorou, veja outros sensores relacionados aos erros acusados na central.
Faça também uma limpeza do tanque de combustível e troque a telinha-filtro que fica na ponta de sucção do diesel, na bomba de diesel que fica dentro do tanque.
Ela costuma ficar suja e dar restrição.
Troque também filtro de diesel e (não lembro se esse carro tem) decantador.
Se nada disso resolver, verifique a "bomba de alta" se está funcionando OK em alguma casa especializada no assunto, que consiga testar.
Veja também módulo (a própria ECU pode estar com problema, isso ocorreu na antiga Ranger do meu pai.. só foi descobrir isso depois de um bom tempo).
Procure usar diesel S10 nesse carro.
Apesar de não ser obrigatório, ele pode se dar melhor com esse diesel.
Abraço!