x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 10 de 10
  • #1
    Usuário Avatar de lfschmitz
    Entrada
    07/12/2008
    Local
    Indaial/SC
    Idade
    43
    Posts
    306
    Agradecimentos: 7

    Question Ranger 2.5 (Maxion) 4x4 CE (Supercab ou cabine estendida)




    Pois bem, senhores: chegou a hora! Juntei uns trocos e vou comprar meu primeiro 4x4.
    Quero um carro com visual bacana e que seja confiável, que possa ser usado eventualmente no dia-a-dia.

    Estou há alguns meses estudando, e coloquei pra mim mesmo um teto de 35k.
    Pensei em Bandeirante (as boas e acima de 95 estão na faixa de 45k ), Defender 90 (por menos de 40k só se encontra caco velho ) e várias outras opções... por fim, minha conclusão é que o melhor custo-benefício pra mim seria uma Ranger cabine estendida (não gosto da dupla) de 1999 a 2001, que estão custando na faixa de 29 a 37k, dependendo do estado de conservação, acessórios e até mesmo da exploração do vendedor... Já as PS 2.8, acima de 2002, estão entre 35 e 40k, e ficam acima do que pretendo gastar na aquisição - já me convenci que é melhor gastar 35k e ficar com 10k para manutenção, do que comprar um de 45k e ficar torcendo pra não quebrar. Claro, Band e Defender têm uma capacidade off-road que dificilmente vou algum dia usar.

    Além disso, na minha região, num raio de 20km, há umas dez dessas à venda, algumas aparentemente em bom estado. Depois do ano-novo vou verificá-las pessoalmente, e quero o carro pronto para uso e todo revisado no máximo até abril/13 (meu aniversário!).

    Aprendi muito nesse fórum e, a despeito do preconceito de muitos com o Maxion 2.5, li muitos relatos que coincidem com o que conheço: é um motor um pouco fraco, mas com bom potencial para preparação a baixo custo (a Rasch Motoren tem uma sugestão de bicos com 20% maior vazão e intercooler da PS 2.8 que rende cerca de 140cv).

    Além disso, o custo de manutenção é baixíssimo: meu pai comprou em 1997 uma S10 zero-km com esse motor (na versão mais anêmica, com parcos 95cv) e, em dez anos de uso - até 2007 - rodou mais de 380mil km, com apenas uma geral na bomba injetora (não lembro o valor, mas não foi nada alarmante - tinha apenas um vazamento e no mais ela estava INTACTA por dentro, sendo necessária apenas a troca de umas juntas e retentores) quando tinha uns 320mil km. Era um carro de trabalho, andando sempre com o pé embaixo e 50% do tempo carregado PESADO, e a única quebra que ocorreu foi um balancim quebrado numa esticada em terceira até 70km/h morro acima - deve ter dado flutuação de válvula. E o consumo... era uma maravilha! 12 a 13km/L de média, chegando a 14km/L em viagens com pé leve e sem ar ligado.
    Em substituição a S10, ele optou por uma Ranger 2.3 16v (Duratec, 150cv), pois não era mais necessário transportar peso e desde 2007, quando a comprou, rodou apenas 70mil km.

    A dirigibilidade da Ranger é superior à da S10 (suspensão sensivelmente melhor) e a cabine é mais confortável. O único ponto em que é inferior é a direção, pois é muito desmultiplicada e necessita muitas voltas - mas não incomoda tanto assim. Claro que o motor ajuda muito: o Duratec é levíssimo e bastante potente, além de bastante econômico (8-10km/L). E a manutenção do carro é razoavelmente barata, além de bem rara.

    Então, vamos ao ponto:

    Quero um 4x4 com a dirigibilidade da Ranger e a confiabilidade e custo de manutenção da S10 que meu pai tinha.

    Pergunto aos que conhecem o carro quais são os pontos críticos da transmissão e suspensão, ou outras particularidades do carro que eu deva inspecionar na compra.


    Não pretendo fazer trilhas com o carro, apenas alguns passeios onde veículos 4x2 não chegam. Não pretendo fazer nenhum lift radical, no máximo ajustar a suspensão dianteira 1" pra cima usando o curso da barra de torção e colocar pneus 245x75R16, que levantariam o carro em mais 3/4". Com isso, acredito que os pneus não rasparão em nada e a dirigibilidade ficará boa em estradas de terra. Rodas de aro 16" são comuns e baratas, pneus nessa medida não são absurdamente caros e há muita variedade de marcas e modelos. Calculei um alongamento da relação final em 5,5%. Não pretendo mexer na relação de C&P pois, como os eixos nesse modelo não são Dana44, há poucas opções disponíveis e o custo não me anima. Qualquer alteração na relação final dependerá, a princípio, apenas do tamanho dos pneus e rodas.

    Outra opção com custo semelhante seriam os 265x75R16; porém, o alongamento final da transmissão será de 9,6%; somado ao maior arrasto dos pneus, tornaria imprescindível mexer no motor (bicos +20% R$ 1200, cooler maior R$500... se o carro não estiver bichado e não der muita despesa, é algo a ser pensado!!). Compensa pelo desempenho e pelo visual:
    Código HTML:
    http://i243.photobucket.com/albums/ff159/Fx4wannabe01/P5120009.jpg
    Segundo os americanos do fórum, cabe na original apenas com ajuste das t-bars.

    Então, se é que alguém agüentou ler esse livro até o fim, fica meu abraço e agradecimento a quem tiver dicas e sugestões que possam ser compartilhadas.

  • #2
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Amigo, eu já tive uma Ranger 2001. Comprei semi-nova em 2004, depois de algum tempo começou a dar tanta manutenção que eu não tive mais como sustentar. O motor é o item que menos incomoda, mas rolamentos dianteiros e traseiros, embreagem com sistema de acionamento de plástico que do nada vaza, lata muito fina que rasga e quebra soldas à toa, direção hidráulica fraca para o peso da Ranger à diesel, pivôs dianteiros que sofrem com o mesmo problema, bieletas descartáves da suspensão dianteira, etc...

    Troquei numa F1000 4x4 oriunda de trabalho, muito mais rodada e judiada, mas que não dá 1/10 de problemas que a Ranger usada. Se tens como bancar a manutenção da Ranger, vai com fé, mas se não queres pagar peças de carro zero km numa picape de mais de 10 anos, então vai com a Bandeirante que com certeza não te deixará na mão por qualquer probleminha. Um amigo meu comprou recentemente uma Band curta com 50 anos de uso por 25.000,00. As melhorias nela foram apenas bancos, aros Mangels triangular 15x10, pneus BF MT 33", caixa de transferência e eixos da Band mais moderna. Mesmo 608 e caixa de 4 marchas. Hoje ele está em Floripa. Resolveu tirar o feriadão para rodar 2000km de band a 90km/h, mas ele vai e volta sem ficar pelo caminho...

    Pensa nisso. Eu trocaria a F1000 4x4 X-10 por uma Band longa, pois sei que é um veículo muito bruto e que aguenta qualquer coisa mais hard sem quebrar nada. Já ter outra Ranger, talvez zero km para vender dentro de 5 anos ou uma à gasolina mais leve que as à diesel.

    A minha Ranger sempre teve manutenções em dia, em 5 anos troquei pescador do tanque, boia de combustível, bomba de DH, fiz setor de direção, embreagem, atuador da embreagem duas vezes, rolamentos dianteiros acho que foram uns 8, pivôs superiores uns 3, pivôs inferiores 1 vez cada lado, ponteira axial uns 3, rolamentos traseiros 2 vezes, kit planetárias do diferencial traseiro, correias e tensores, amortecedores, batentes de suspensão, ressoldei 2 vezes a caçamba inteira, alguns problemas elétricos, etc. Foda é que as peças originais são caras e as de 2a linha não duram nada. Isso tudo em cerca de 100.000km rodados. O motor, mesmo o 2.5, é o melhor da Ranger.

    Para andar, realmente, a Ranger é um carro, muito superior à Band ou F1000, mas não troco a confiabilidade dessas por Ranger nenhuma.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Ranger 2.5 (Maxion) 4x4 CE (Supercab ou cabine estendida)-dscn0686.jpg   Ranger 2.5 (Maxion) 4x4 CE (Supercab ou cabine estendida)-img_0002.jpg  
    4X4 Brasil
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #3
    Usuário Avatar de lfschmitz
    Entrada
    07/12/2008
    Local
    Indaial/SC
    Idade
    43
    Posts
    306
    Agradecimentos: 7
    Agradeço o parecer, Edintruder.

    Ainda estou caçando, e tenho como opção, na faixa de 30-35k, eventualmente uma Hilux cabine dupla ano 98 ou 99.
    Porém, a oferta desses carros é relativamente pequena, e as que eu tenho visto têm aspecto bastante desgastado. O motor anêmico acredito que responda bem a um turbo, mas original provavelmente deixaria muito a desejar.

    Outra opção nessa faixa de preço seria um jipe Bandeirante entre 87 e 92. Porém, são todos com câmbio 4 marchas e fico um pouco apreensivo em partir para adaptações devido à falta de mão-de-obra habilitada pra isso. Eu estava de olho em jipes >94, mas daí o preço já vai para 40-50k, e na fase da vida em que estou e com a renda que tenho, gastar tanto num carro voltado para lazer ficaria acima do limite do bom-senso.

    As L200 ficaram fora de cogitação porque li incontáveis relatos de motor dando problemas, autorizadas picaretas, mecânicos despreparados e prejuízos enormes - além disso, já dirigi e achei muito manca e com um turbo-lag absurdo, parecendo mais lenta (versão com 121cv) do que uma Bandeirante com motor 14b aspirado.

    Quanto às F1000, pensei muito a respeito e sei que todos os relatos sobre confiabilidade são positivos. Porém, é um carro tremendamente largo (2m, ante 1,75m da Ranger e 1.70m da Bandeirante) e é cabine simples; preciso de algum espaço atrás dos bancos, além da caçamba. O comprimento da F1000 CS é o mesmo da Ranger dupla ou supercab (cerca de 5m) e um carro mais comprido do que isso está fora de cogitação (além da F1000 4x4 supercab ser raríssima). Devido às características do trânsito da minha região, meu sedã com 4,75m x 1,80m já dá algum trabalho. Um carro mais largo do que isso acabaria sendo muito pouco usado por mim.

    Por isso acabei considerando a Ranger a melhor opção. Eu tenho percorrido esse fórum com freqüência, mas não vi muitos relatos de problemas significativos com manutenção. Se eu estiver enganado e o carro for uma bomba, evidentemente vou reconsiderar as opções. Por isso, pergunto: não seria a tua triste sina com o carro um caso isolado?

  • #4
    Usuário
    Entrada
    02/01/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    385
    Agradecimentos: 2
    Amigo, tenho uma Ranger 01/01 cabestendida 4x4 diesel a 5 anos e nesse período troquei apenas um rolamento de roda dianteiro e não tenho o que reclamar desse carro, bem confortável, muito espaçoso e confiável, viajo bastante com ela. Mas com a chegada da 1ª herdeira vou precisar trocar por um carro que acomode a familia inteira(bebe conforto) se interessar pra vc podemos conversar sobre o assunto.

  • #5
    Usuário
    Entrada
    13/05/2012
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    42
    Posts
    160
    Agradecimentos: 0
    Schmitz... Boas Noitess !!!
    Chefe é complicado.. dentro desse valor a melhor opção acho que é Ranger mesmo.. agora se encontrasse uma hilux "em pé" por este valor.. iria de hilux com certeza.. mas como vc mesmo disse.. o problema é encontrar..
    Quanto a Band ou F1000.. é complicado mesmo.. pq acho que muda de mais ... são carros totalmente distintos... tem que ser pra quem vai usar mtoo.. minha vontade é ter uma 250.. mas pra São Paulo.. por enquanto não rola.. fica só no sonho mesmo...
    Agora em relação a Ranger... tem que procurar mto mto mto... pq pra achar uma "em pé" desse ano é bem dificil.. geralmente quem tem não vende..
    Quanto a manutenção.. não sei se o problema sou eu ( talvez mandinga mesmo kkkk )... mas tive uma 2002 2.8 Diesel.. comprada com 34.000 kms... fiquei com ela 10 meses... ela quebrou uma vez por mês até ser roubada ( graças a Deus ) quebrou tudo o quê você pode imaginar.. ( bomba dágua - correia dentada ou corrente não lembro direito ... sei que entortou não sei quantas valvulas - radiador do ar quente - sensor do air bag - ) ... teve dia de quebrar mais de uma coisa no mesmo dia... A zica era braba !!
    Dai peguei uma 2005 3.0 Eletronica.. com 48.000 kms já na primeira semana.. foi cubo dianteiro esquerdo.. depois mais uns negócios que não lembro.. mas coisas poucas... dai capotei ela e deu pt.. ptzzz..
    Ai peguei uma 2007 3.0 com 57.000 kms... logo na primeira semana que estava comigo... troquei o acoplamento viscoso ( não acionava ).. por conta do excesso de pressão no compressor do ar ( devido o acoplamento não estar funcionando ) o rolamento do ar foi pro saco tb.. depois embreagem com 67.000 kms... depois o mesmo cubo dianteiro esquerdo que tinha quebrado na outra ... e depois mais algumas coisas que não lembro.. ai andei uns 2 anos sem quebrar um parafuso... mas começou quebrar de novo... ai foi bomba de baixa... bomba de alta... bicos... e mais 12 conto pro saco...
    Enfim... só a primeira que tive.. uma Americana 6cc 96.. que fiquei com ela por 4 anos e não quebrou um parafuso sequer.. das Argentinas pra cá.. é dose..
    Agora não sei se sou azarado.. mas dizer que nesses anos foram só alegria .. não dá.. posso dizer que me deram mais alegrias que tristeza.. mas não só alegria..
    Então.. procure uma bem zerada.. que ainda assim se te der problemas ... com certeza vai te dar mais alegrias !!!
    Ranger CS 4x4 3.0 11/12

  • #6
    Usuário
    Entrada
    14/08/2007
    Local
    Porto Alegre/RS
    Posts
    200
    Agradecimentos: 0
    Amigo, tenho uma Ranger 01/01 cabestendida 4x4 diesel a 5 anos e nesse período troquei apenas um rolamento de roda dianteiro e não tenho o que reclamar desse carro, bem confortável, muito espaçoso e confiável, viajo bastante com ela. Mas com a chegada da 1ª herdeira vou precisar trocar por um carro que acomode a familia inteira(bebe conforto) se interessar pra vc podemos conversar sobre o assunto

    ----
    vfserra: tens como mandar mais informações da Ranger (a tua caixa de correio privada está com o limite excedido)?

  • #7
    Usuário Avatar de lfschmitz
    Entrada
    07/12/2008
    Local
    Indaial/SC
    Idade
    43
    Posts
    306
    Agradecimentos: 7
    Citação Postado originalmente por vfserra Ver Post
    Amigo, tenho uma Ranger 01/01 cabestendida 4x4 diesel a 5 anos e nesse período troquei apenas um rolamento de roda dianteiro e não tenho o que reclamar desse carro, bem confortável, muito espaçoso e confiável, viajo bastante com ela. Mas com a chegada da 1ª herdeira vou precisar trocar por um carro que acomode a familia inteira(bebe conforto) se interessar pra vc podemos conversar sobre o assunto.
    Gostaria de receber maiores informações e, se possível, fotos do carro.

  • #8
    Usuário
    Entrada
    02/01/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    385
    Agradecimentos: 2
    Desculpa, já esvaziei a caixa de entrada, me mande um email q fica mais fácil de conversarmos

  • #9
    Usuário Avatar de lfschmitz
    Entrada
    07/12/2008
    Local
    Indaial/SC
    Idade
    43
    Posts
    306
    Agradecimentos: 7
    Nas informações do teu perfil não encontrei e-mail.

    Peço que, por gentileza, envie informações para lf.s@terra.com.br

  • #10
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Procura no SHOPCAR - Sua Referncia em Veculos - Classificados de Carros, Motos, Caminhes, nibus, Vans, Triciclos, Quadriciclos.
    Vale a pena a viajem até Campo Grande/MS para buscar. Vi muita Hilux inteira por lá. Tem muita gente que usa essas picapes como carro de passeio por lá pois é uma cidade bem planejada, então tem muita coisa boa e nova por lá com preço razoável.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Vendo Ranger 98/99 4X4 gasolina cabine estendida
      Por marcosmartins no fórum Vendem-se Veículos
      Respostas: 2
      Última resposta: 19/10/2012, 21:24
    2. Vendo ou troco Estribo Ranger Cabine Estendida
      Por fverna no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 2
      Última resposta: 23/03/2009, 12:03
    3. Ranger Diesel Cabine Estendida - Urgente
      Por ram no fórum Vendem-se Veículos
      Respostas: 8
      Última resposta: 17/11/2008, 14:16
    4. Compro RANGER CABINE ESTENDIDA
      Por malcher no fórum Compram-se Veículos
      Respostas: 1
      Última resposta: 18/07/2006, 21:13

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade