x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 14
  • #1
    Usuário Avatar de helano
    Entrada
    09/01/2009
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    45
    Posts
    12
    Agradecimentos: 0

    Angry Alarme positron dispara depois de 45 minutos na Explorer XLT 97/98




    Desculpe a redação caso não queira ler tudo pule para o item 3!

    Olá senhores, apesar de participar pouco do forum, já o acompanho faz um bom tempo, o que acabou culminando na aquisição de um 4x4, é um Ford Explorer V6 4x4 XLT 97/98 (EFI) com 62.000km originais, o carro está realmente impecável tanto que tudo que gastei com revisão, além de fluidos foi uma correia (ressecada pesar de ter 3000km) e um par de bieletas dianteiras.
    No momento, estou dando um "tapa" na viatura, assim que resolver tudo posto umas fotos da danada!
    Mas... nem tudo são flores... preciso resolver 3 probleminhas nela, todos de elétrica, e já pesquisei bastante sem sucesso:

    1- Uma tomada de força 12v que fica logo abaixo do seletor da tração não está dando corrente. Já chequei o fusível do acendedor mas o da tomada de força que deve estar na caixa do motor eu não achei (a caixa é diferente do que tem no manual), as dei uma olhada geral e não achei nenhum queimado lá.

    2- A luz de cortesia não acende quando alguma porta é aberta, somente pelo botão do dimmer. Achei um fusível queimado (nº7) de 7,5 amp, que segundo o manual é "interruptores de iluminação", todo feliz substitui, mas o problema continuou... olhei no esquema de ligação no manual de serviço e parece que há um relé para a luz de cortesia dentro do painel , é isso mesmo? será esse o problema? não tava querendo arrancar fora o painel, até pq a luz de cortesia acende manualmente, mas... (vide 3)

    3- Talvez este problema tenha relação com o anterior... este é que está me tirando o sono... a viatura veio sem os controles do alarme original, lendo o manual, soube que o alarme detecta somente as portas e não levanta os vidros, e como imaginei que seria complicado arranjar controles originais novos, parti para a instalação de um alarme Positron. Acontece que já na instalação tive um contratempo... o instalador não encontrou naqueles fios que passam no pé do motorista o fio da luz de cortesia (talvez pelo problema anterior), e depois de fuçar um dia inteiro, concluiu que teria de puxar o fio do sensor da fechadura de cada porta imagina o trabalho! Demorou uma eternidade mas o alarme foi instalado e parecia estar funcionando OK, entretanto percebi que ele está disparando sozinho e sem nenhuma porta se abrir após exatos 45 minutos (eu cronometrei). De início achei que fosse algum sensor com marcontato, lasquei limpa-contato e WD, mas logo vi que não era esse o problema. Acontece que depois que o alarme dispara, ele não rearma, dá aqueles 3 bips como se alguma porta estivesse aberta, mas se eu abrir qualquer porta (eu testei as 4) e fechar, ele arma normal (parece que isso resseta algum timer). Fuçando o esquema elétrico, vi que o carro tem um "economizador de bateria", será que é isso? Outra possibilidade é a ligação estar errada feita por cada fio da porta, eu vi o esquema e parece que vai um fio para o módulo do alarme original que é um "input do door ajar", porém não achei esse bendito, será que ligando lá resolve isso? Ou será que esse lance da luz de cortesia influencia em algo?

    Enfim, alguém já instalou um alarme paralelo nessas viaturas? Qual o jeito certo? Agradeço qualquer ajuda, pois como podem ver estou perdido...

    Helano

  • #2
    Usuário Avatar de Alessandro,
    Entrada
    29/07/2010
    Local
    Sobradinho/DF
    Idade
    53
    Posts
    672
    Agradecimentos: 0
    Mandei instalar um Positron na minha 97/97 e está perfeito.
    Para o modelo 98, há algumas diferenças de elétrica, mas não sei indicá-las.

    Sei que nas portas, internamente junto a cada fechadura, há o sensor de porta aberta com o fio que segue para a central.

    Talvez haja relação dos defeitos do acendedor de cigarros com a iluminação do teto, eu procuraria um eletricista de referência.
    Ex-Explorer 97 XLT
    Atual Fit
    Breve Duster Oroch

  • #3
    Citação Postado originalmente por helano Ver Post
    Desculpe a redação caso não queira ler tudo pule para o item 3!

    Olá senhores, apesar de participar pouco do forum, já o acompanho faz um bom tempo, o que acabou culminando na aquisição de um 4x4, é um Ford Explorer V6 4x4 XLT 97/98 (EFI) com 62.000km originais, o carro está realmente impecável tanto que tudo que gastei com revisão, além de fluidos foi uma correia (ressecada pesar de ter 3000km) e um par de bieletas dianteiras.
    No momento, estou dando um "tapa" na viatura, assim que resolver tudo posto umas fotos da danada!
    Mas... nem tudo são flores... preciso resolver 3 probleminhas nela, todos de elétrica, e já pesquisei bastante sem sucesso:

    1- Uma tomada de força 12v que fica logo abaixo do seletor da tração não está dando corrente. Já chequei o fusível do acendedor mas o da tomada de força que deve estar na caixa do motor eu não achei (a caixa é diferente do que tem no manual), as dei uma olhada geral e não achei nenhum queimado lá.

    2- A luz de cortesia não acende quando alguma porta é aberta, somente pelo botão do dimmer. Achei um fusível queimado (nº7) de 7,5 amp, que segundo o manual é "interruptores de iluminação", todo feliz substitui, mas o problema continuou... olhei no esquema de ligação no manual de serviço e parece que há um relé para a luz de cortesia dentro do painel , é isso mesmo? será esse o problema? não tava querendo arrancar fora o painel, até pq a luz de cortesia acende manualmente, mas... (vide 3)

    3- Talvez este problema tenha relação com o anterior... este é que está me tirando o sono... a viatura veio sem os controles do alarme original, lendo o manual, soube que o alarme detecta somente as portas e não levanta os vidros, e como imaginei que seria complicado arranjar controles originais novos, parti para a instalação de um alarme Positron. Acontece que já na instalação tive um contratempo... o instalador não encontrou naqueles fios que passam no pé do motorista o fio da luz de cortesia (talvez pelo problema anterior), e depois de fuçar um dia inteiro, concluiu que teria de puxar o fio do sensor da fechadura de cada porta imagina o trabalho! Demorou uma eternidade mas o alarme foi instalado e parecia estar funcionando OK, entretanto percebi que ele está disparando sozinho e sem nenhuma porta se abrir após exatos 45 minutos (eu cronometrei). De início achei que fosse algum sensor com marcontato, lasquei limpa-contato e WD, mas logo vi que não era esse o problema. Acontece que depois que o alarme dispara, ele não rearma, dá aqueles 3 bips como se alguma porta estivesse aberta, mas se eu abrir qualquer porta (eu testei as 4) e fechar, ele arma normal (parece que isso resseta algum timer). Fuçando o esquema elétrico, vi que o carro tem um "economizador de bateria", será que é isso? Outra possibilidade é a ligação estar errada feita por cada fio da porta, eu vi o esquema e parece que vai um fio para o módulo do alarme original que é um "input do door ajar", porém não achei esse bendito, será que ligando lá resolve isso? Ou será que esse lance da luz de cortesia influencia em algo?

    Enfim, alguém já instalou um alarme paralelo nessas viaturas? Qual o jeito certo? Agradeço qualquer ajuda, pois como podem ver estou perdido...

    Helano
    Sera que não foi na hora de instalar na fechadura? Pois isto é sintoma de "porta", agora o sistema registra que a porta abre ou esta sendo aberta.

  • #4
    Usuário Avatar de helano
    Entrada
    09/01/2009
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    45
    Posts
    12
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por LoucoPoeta Ver Post
    Sera que não foi na hora de instalar na fechadura? Pois isto é sintoma de "porta", agora o sistema registra que a porta abre ou esta sendo aberta.
    Acredito nao ser os sensores pois alem de funcionarem por exatos 45 minutos, tanto faz a porta que abrir e misteriosamente o alarme passa a detectar as portas fechadas. Estou apostando bastante no tal do economizador de bateria... alguem sabe mais sobre ele?

  • #5
    Usuário Avatar de sandersondf
    Entrada
    12/05/2011
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    41
    Posts
    311
    Agradecimento: 1
    rapaz, até março eu vou levar em um auto elétrico pra refazer todo o chicote de vidro, trava, radio e sensores da porta

    de tanto que me encheu o saco eu desliguei tudo

    to sem rádio, meu vidro não abre e a central eu coloquei o jumper pra só travar as portas no controle

    não sei como a tua tá, mas a minha tá cheia de remendos.. vou pedir pra fazer os chicotes de volta e soldar tudo

  • #6
    Usuário Avatar de helano
    Entrada
    09/01/2009
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    45
    Posts
    12
    Agradecimentos: 0

    Angry

    Sandersondf, o meu forro da porta nunca havia sido retirado até eu instalar o alarme, então gambi não é...
    hoje eu cronometei denovo o alarme e realmente são exatos 45 minutos, ou seja, não é nenhum mal contato não, estou certo que é o "economizador" que desliga alguma parte do circuito dos sensores das portas e o alarme dispara. Irei tentar localizar o "door ajar input" do alarme original e utilizar ele no lugar dos sensores diretamente. Na verdade eu falei pro animal do instalador utilizar ele levei os diagramas e tudo, mas esses caras que instalam acessórios são muito ruins ou tem uma má vontade incrível, aí eu fiquei mordido e fui embora pois ele já tava havia 2 dias pra instalar um alarme

    Vai uma fotinho da bichona que o antigo dono tirou...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Alarme positron dispara depois de 45 minutos na Explorer XLT 97/98-ford-explorer-4.0-xlt-4x4-v6-gasolina-4p-automatico-74257542011070412242739.jpg  

  • #7
    Usuário Avatar de helano
    Entrada
    09/01/2009
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    45
    Posts
    12
    Agradecimentos: 0
    Olha o que eu encontrei no manual do usuário americano: "Battery saver will shut off the interior lamps 45 minutes after the last
    door is closed."

    Ou seja, é o economizador mesmo...

  • #8
    Usuário Avatar de Alessandro,
    Entrada
    29/07/2010
    Local
    Sobradinho/DF
    Idade
    53
    Posts
    672
    Agradecimentos: 0
    Na prática, esse economizador desliga as luzes internas se alguma porta ficar mal fechada ou se esquecer o rádio, este tb é desligado.

    Não estou entendendo como isso faz o alarme disparar, se a ação do economizador é justamente cortar a energia dos fios que chegam nesses acessórios. O alarme não deveria ser ativado por receber carga desses componentes.?


  • #9
    Usuário Avatar de lup
    Entrada
    28/12/2010
    Local
    franca/SP
    Idade
    48
    Posts
    57
    Agradecimentos: 0
    eu tive este problema na f 250, se nao me engano é um diodo que é colocado para nao dar retorno, algo assim...., é facil de detectar , é so ir em um bom instalador..
    F 250 4x4 xl CS 2007

  • #10
    Usuário Avatar de helano
    Entrada
    09/01/2009
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    45
    Posts
    12
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por lup Ver Post
    eu tive este problema na f 250, se nao me engano é um diodo que é colocado para nao dar retorno, algo assim...., é facil de detectar , é so ir em um bom instalador..
    Lup, acredito ser isso também... deixei o carro lá pra ele ver denovo... veja na figura como ele instalou, colocou um diodo somente entre os fios das portas, quando acho que o certo seria um diodo para cada fio antes de uni-los para ligar no alarme... é que 99% dos carros os sensores das portas já são unidos em um único circuito, mas na Explorer eles vão pra uma centralina que controla quase todas as eletrônicas periféricas do carro. Ao que parece, quando ela "dorme", manda um terra no circuito, acho que por estarem ligados juntos sem diodo ai forma uma "ponte"... bora ver se é isso mesmo...
    Alarme positron dispara depois de 45 minutos na Explorer XLT 97/98-alarme.jpg

  • #11
    Só pra constar eu tinha um Positron desses que corta gasolina e módulos para subir o vidro na Explorer 98 e nunca tive problemas....

    Acho que um bom instalador rastreia e resolve seu problema!

    Boa sorte!

  • #12
    Usuário Avatar de helano
    Entrada
    09/01/2009
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    45
    Posts
    12
    Agradecimentos: 0
    Pessoal, entreguei os pontos... ligamos o alarme somente no sensor da porta do motorista com o diodo e o mesmo problema aconteceu... acho que quando a centralina dorme ela manda terra mesmo... deve ser normal isso pq ela tá funcionando perfeito o resto das funções. Cheguei até a desmontar o painel para ver a luz de cortesia, testei os relés da caixa auxiliar que controla essas funções pois achava que os problemas estavam relacionados e nada... a luz de cortesia pode ser o dimmer, já que ele tem 3 posições, ligado, desligado e PORTA, mas não vou mexer com isso mais não, vai que eu fuçando nesta porcaria para outra coisa de funcionar...
    Resultado, como não posso ficar sem o alarme, mandei instalar sensores de abertura em cada porta somente para o alarme.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Hpe dispara o motor do pajero ao dar partida?
      Por HELSON no fórum Mitsubishi
      Respostas: 11
      Última resposta: 25/12/2017, 11:19
    2. controle adicional alarme positron
      Por garrett no fórum Navegação e Eletrônicos
      Respostas: 0
      Última resposta: 31/08/2009, 12:34
    3. Alarme positron ?
      Por schio no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 2
      Última resposta: 10/07/2008, 14:32
    4. Vendo Ou Troco Alarme Positron
      Por Soldier no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 15
      Última resposta: 09/05/2008, 22:04

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade