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Convex Datacenter
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  • #1
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    Turbina de ar desligada????




    Olá galera gostaria primeiramente de agradecer a todos aqui por suas super dicas e esclarecimentos, pois adquiri minha Ranger XL 4x4 2.5 D13.... adorei tudo que li sobre ela, foi de grande ajuda.

    Mas ao subir a serra na semana passada me aconteceu o inesperado, minha ranger no final depois de subir toda a parte critica da serra, na parte onde já se iniciava uma leve decida, deu um tranco e o motor se foi, mas vamos a explicação do que aconteceu...

    O motor dela havia sido feito a menos de uma semana, estava na garantia e tudo. Durante a viajem não passei dos 2.5 e 3.0 do conta-giro para não forçar o motor, parei logo após a subida pois a temperatura havia aumentado um pouco e apareceu um cheiro de dísel queimado, ao verificar notei que do filtro do dísel recentemente trocado vazava uma gota por isso do cheiro, a aguá tava normal e tudo a principio tudo certo, segui viajem logo após esfriar o motor novamente, andei uns 60 km, quando o motor sem apresentar aquecimento deu um tranco e desligou, quando abri o capo havia vazado toda a aguá por uma pecinha que fica na parte superior da bomba da aguá, que segundo o mecânico serve para como se fosse um pino da panela de pressão (pessoal desculpa não saber o nome, sou leigo em relação a isso muito leigo), e mais ele me perguntou porque a turbina está desligada. ai ele me mostrou uma "varetinha" que estava solta perto do reservatório do liquido da direção hidráulica, e me perguntou se a caminhoneta estava sem força, mas como já havia pego ela assim o pessoal disse que eu não notaria a diferença.
    Bom amigos depois desse relato gostaria da ajuda de todos para uma opinião. Então segue as perguntas:

    1° aquela "varetinha" realmente é turbina de ar?
    2ª será que ela está desligada pq o motor ta mal??
    3° o que devo fazer para ter certeza de que to fazendo uma boa compra??
    o resto dos comentários seria de grande ajuda amigos já os agradeço

  • #2
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    comprar carro com motor feito por uma garagem é pedir pra ter problemas.

    O mais indicado é vc levar até um mecanico de confiança, fazer o orçamento e negociar com a garagem o pagamento. Aí sim vc vai ter um carro em que possa confiar.

    posso estar errado, mas eu acho 3.000rpm muito giro pra um diesel que acabou de ser retificado.
    "Falo isso para o meu psiquiatra, mas é claro que ele não entende!"

  • #3
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    essa varetinha aciona a válvula de alivio da turbina, quanto a turbina enche "dispara" essa válvula abre e deixa um pouca da pressão da turbina vazar para o escapamento, para não estourar o cabeçote, que por sinal é bem sensível na Ranger 2.5 até 2001, mas se jogou a água fora provavelmente o cabeçote rachou, mas exija a garantia e faça o conserto e após consertado leve a um bombista e mande regular a bomba injetora e a válvula de alívio da turbina

  • #4
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    esqueci de comentar também, solte a mangueira que sai da turbina e vai para o intercooler e veja se tem óleo, um pouco é naceitável mas se tiver muito o motor pode estar soprando e soltaram a vareta da válvula para o motor trabalhar mais cheio e assim dar mais força no motor para mascarar algum defeito

  • #5
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    29/11/2012
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    Citação Postado originalmente por Desnickadu Ver Post
    comprar carro com motor feito por uma garagem é pedir pra ter problemas.

    O mais indicado é vc levar até um mecanico de confiança, fazer o orçamento e negociar com a garagem o pagamento. Aí sim vc vai ter um carro em que possa confiar.

    posso estar errado, mas eu acho 3.000rpm muito giro pra um diesel que acabou de ser retificado.
    Pois bem na verdade quem fez o motor foi o mecânico do antigo proprietário e não o garagista, o mecânico é de um bom nível de confiança pois o antigo proprietário era de boa influencia na cidade de origem da caminhoneta. e tipo 3.000rpm eu to usando para chegar aos 120km se não fico nos 70 80, 2,5 rpm chego nos 100 km ..... as vezes eu acho que ela ta sem força será que é pq o motor ta amaciando????

  • #6
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    29/11/2012
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    Citação Postado originalmente por vfserra Ver Post
    esqueci de comentar também, solte a mangueira que sai da turbina e vai para o intercooler e veja se tem óleo, um pouco é naceitável mas se tiver muito o motor pode estar soprando e soltaram a vareta da válvula para o motor trabalhar mais cheio e assim dar mais força no motor para mascarar algum defeito
    vou dar uma olhada nisso e posto aqui depois pra dizer a situação obrigado mesmo pelo esclarecimento vfserra..
    mas me diga uma coisa mesmo sendo um "achume" você acha que derrepente o motor se deu mal devido essa vareta da válvula de alivio da turbina??

  • #7
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    pode ser sim, pois assim o motor trabalhou com muita pressão e estourou o cabeçote que é a parte mais fraca desse motor. Tem motor q quebra a biela ou racha o pistão quando isso ocorre

  • #8
    Olá Alex Guerra
    Se a vareta da válvula de alívio da turbina estiver solta, simplesmente o motor deixa de estar turbinado. O alívio fica totalmente aberto e os gazes da descarga escapam sem girar a turbina.O carro fica uma bosta, não anda nada, e para subir o giro tem que ser aumentado consideravelmente.
    Muito boa sorte.
    LeoLeone
    Ranger XL 2000 TB CD 4x4
    ATR 31x10,5x15

  • #9
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    25/12/2004
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    Uma vez soltou a trava de pressão da haste da WG e para andar a 110km/h tinha que apertar bastante o acelerador.

    Tira uma foto da tal vareta para ver exatamente do que estás falando e para ver se estamos realmente falando da mesma peça.

    Para isso basta encaixar o olhal no pino e colocar um anel trava novo.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

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