Sou novo aqui no forum, mas vem acompanhando já há algum tempo até para tentar entender um pouco mais com os "sábios" e como chegou num ponto onde estou sem uma luz, venho pedir ajuda de quem possa me ajudar!!!

Comprei uma f100 1980 como motor OHC 2.3 gasolina. Fui buscar a 280km de distancia de casa e no percurso (proximo de casa) senti um tranco e logo depois barulho de engrenagens, quando levei ao meu mecanico para ele poder dar uma olhada no que tinha a fazer qual foi minha surpresa a caixa abriu no meio ( a parte de ferro fundido) fui atras de outra e consegui a mesma do maverick 4cc. Colocamos a caixa e desde então os problemas pioraram, primeiramente escutava um ronco logo que pegava a estrada e o danado do carro não desenvolvia velocidade, reparei tb que estava pingando oleo na junção da caixa com o cardãn voltei para o meca e qual foi minha surpresa o cardãn estava empenado, tanto o meca como eu acreditamos que quando a primeira caixa se partiu forçando o candãn, resolvemos o problema do cardãn, mas o ronco continuava em todas asmarchas e a velocidade não desenvolvia, o meca disse que era por causa do diferencial, que ela tinha muita força para sair mas de final não tinha nada!

Assim acreditei!

Mas o pinga-pinga da caixa de marchas e do cardãn continuava, enfim fui dar uma volta com a danada e ela trepidava e roncava até sentir que a caixa estava sem óleo, voltei pra casa e desde lá estou quebrando a cabeça!!!

Sei que problemas na caixa de marchas afetam o cardãn e o diferencial, e o contrario?

Um problema no diferencial afeta tb o cardã, e a caixa de marchas???

Pela lógica sim mas as vezes "forças ocultas conspiram contra nós"!!!

Quem puder dar uma luz

Desde já obrigado