Postado originalmente por
cataclism2
Artilheiro, na Explorer 94 que recentemente passou pelas minhas mãos (o motor é basicamente esse mesmo 4.0 v6 das Rangers), o proprietário anterior tinha instalado GNV. Andes de deixá-la à venda, desinstalou e o mecânico que revisou pra mim precisou fechar um furo que havia sido feito alino "'misturador" de ar/combustível, na TBI, se não me engano. O que isso tem a ver? Além das revisões básicas, talvez no teu caso o pessoal, ao instalar GNV, não tenha criado ou adicionado novos "acessos", para que uma maior quantidade de oxigênio fosse admitida e melhorasse a performance do motor, devido ao GNV. No caso da Explorer, ao invés de adicionar alguma outra coisa, esse furo foi feito na borboleta dentro da TBI; agora, sem GNV, foi necessário fechá-lo para regular o consumo e também para que a lenta ficasse ok.
O teu mecânico disse que revisou/limpou o MAF, mas experimenta ver como tá também o interior dessa TBI (é só remover com cuidado aquele plástico que leva o ar do filtro à TBI), pois ela pode estar toda suja, com aquela camada parecida com carvão que se gruda às paredes.