Oi pessoal, boa noite
Gostaria de relatar algumas experiências que tive com meu Edge Ltd AWD 11', sei que o veiculo é um crossover e que a finalidade do seu sistema de tração não é para Off-Road, porém como escrito no manual do proprietário ele possua alguma capacidade fora de estrada, desde que se respeite seu reduzidíssimo anglo de ataque e seu grande peso.
Fiz uma viajem a Jericoacoara aqui no Ceará, andei com o Edge nas dunas sempre com o Controle de Tração Ligado (CT) e nas trilhas ele tirou de letra, usando inclusive a alta pressão original dos pneus de baixa resistência a rodagem (35lbs).
Outra incursão off-road foi no porto das dunas em Fortaleza (Beach Park), com os fortes ventos dessa região essa época do ano a areia ficou realmente muito solta, tentei inicialmente andar com o cambio em D, pneus com pressão original e CT ligado, porem após aproximadamente 5 min de areia bem solta, apareceu um alerta de superaquecimento do sistema de tração, fiquei sem tração no eixo traseiro, no manual do proprietário informa que isso é uma proteção ao sistema de transferência de tração que após alguns minutos volta a funcionar normalmente, parei o veiculo imediatamente e esperei. Resolvi então encarar a situação de forma mais racional (nas areias dessa região, ate mesmo LR Discovery, se não baixar a pressão e não desligar o CT, roda com bastante dificuldade, so para ter uma ideia a PM tur roda com as SW4 com 20lbs nos pneus 265) baixei os pneu para 22lbs desliguei o CT e surpresa, parecia que o carro tava no asfalto, o cambio na função manual não ajuda muito o ideal realmente é deixar em D. Sendo assim, desde que a situação não requeira grande Angulo de ataque e seguindo essas dicas da para rodar tranquilo.
Conselho: caso esteja na beira da praia com a maré enchendo, evitar andar as margens da quebra d'agua pois, além do destrutivo afeito do sal a esse tipo de veículo, se você pegar uma areia movediça te garanto que não vai ser fácil arrancar 2 toneladas da areia!

Abraço pessoal, qualquer questão é so mandar!