Powered by vBulletin

Explorer - Caixa desengrenando em alta velocidade

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro Anterior 12
  • 05/05/2012, 00:18
    Alessandro,
    Icdalzoc, valeu a dica.


    Está marcado para avaliar neste sábado, o cardã, semi-eixo e se possível, a haste da CT.

    Essa haste da CT é possível avaliar sem desmontar?
    De qq forma, verei na oficina o que encontro.
  • 05/05/2012, 20:25
    Alessandro,
    Fui à oficina e avaliamos o carro no elevador e depois na estrada.

    As peças que fixam a cruzeta no CT estavam frouxos a ponto de eu dar duas voltas com a mão, em um dos parafusos, para apertar. O meca usou loccite e acochou beeeem. A mesma peça que fixa junto ao diferencial traseiro tb foi apertado em alguns parafusos, apesar de não estar frouxo como o dianteiro.

    Após apertar, percebemos que o eixo da CT tem uma folga, segundo o meca, alguns modelos da Chrysler possuem essa folga e no caso específico da Explorer, ele não sabe se é normal.

    Fomos à estrada e dei algumas esticadas entre 120 e 150 km/h e não houve mais vibrações, comportamento normal do carro.

    Sabem me dizer se é normal essa folga do eixo que sai da CT para a cruzeta?
  • 05/05/2012, 22:16
    Edintruder
    Alessandro, isso é folga normal dos rolamentos. Entenda que esse eixo da CT é composto de 2 partes, a entrada fixa com a caixa de redução e a peça intermediária da redução que sai até o cardam. A ligação entre essas duas peças é feita por roletes que possuem uma pequena folga, e atrás na saída tem um rolamento. Tudo isso tem alguma pequena folga, e com o uso esses rolamentos vão ganhando mais espaço e aumentando essa folga.
    O lance do garfo não causaria vibração, apenas o desengate da CT. Não compensa mexer nisso aí pois por mais justa que seja a CT sempre terá uma folguinha para permitir a dilatação das peças com o calor.
    Entenda que vibrações em alta velocidade tem a ver com movimentação de massa, e as únicas massas em movimento que tem espaço para movimentar a tal ponto é cardam com folga ou pneus que podem estar desbalanceados, aros empenados, pneus com carcaça deslocada ou com semi-eixo torto.
  • 06/05/2012, 00:59
    Alessandro,
    Caro Edintruder, começo a ficar aliviado.

    O cardã estava com folga livre junto ao CT, com a mão e pequeno esforço deslocava-o para os lados e para cima, foi sorte não perder algum parafuso. Há uma cruzeta com pequena folga, trocarei nesta semana. Só não foi hoje, por ser dia de meio expediente nas oficinas.

    Obrigado a vc e demais colegas pelas dicas. :concordo:
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro Anterior 12
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 09:38.
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5
Translated by vB-Brasil.Org
Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.
Search Engine Optimisation provided by DragonByte SEO (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2025 DragonByte Technologies Ltd.
Equipe 4x4 Brasil
Hospedado por Convex Data Center
Grupo ezVoice Telecom
GDPR Privacy Policy