Icdalzoc, valeu a dica.
Está marcado para avaliar neste sábado, o cardã, semi-eixo e se possível, a haste da CT.
Essa haste da CT é possível avaliar sem desmontar?
De qq forma, verei na oficina o que encontro.
Versão Imprimível
Icdalzoc, valeu a dica.
Está marcado para avaliar neste sábado, o cardã, semi-eixo e se possível, a haste da CT.
Essa haste da CT é possível avaliar sem desmontar?
De qq forma, verei na oficina o que encontro.
Fui à oficina e avaliamos o carro no elevador e depois na estrada.
As peças que fixam a cruzeta no CT estavam frouxos a ponto de eu dar duas voltas com a mão, em um dos parafusos, para apertar. O meca usou loccite e acochou beeeem. A mesma peça que fixa junto ao diferencial traseiro tb foi apertado em alguns parafusos, apesar de não estar frouxo como o dianteiro.
Após apertar, percebemos que o eixo da CT tem uma folga, segundo o meca, alguns modelos da Chrysler possuem essa folga e no caso específico da Explorer, ele não sabe se é normal.
Fomos à estrada e dei algumas esticadas entre 120 e 150 km/h e não houve mais vibrações, comportamento normal do carro.
Sabem me dizer se é normal essa folga do eixo que sai da CT para a cruzeta?
Alessandro, isso é folga normal dos rolamentos. Entenda que esse eixo da CT é composto de 2 partes, a entrada fixa com a caixa de redução e a peça intermediária da redução que sai até o cardam. A ligação entre essas duas peças é feita por roletes que possuem uma pequena folga, e atrás na saída tem um rolamento. Tudo isso tem alguma pequena folga, e com o uso esses rolamentos vão ganhando mais espaço e aumentando essa folga.
O lance do garfo não causaria vibração, apenas o desengate da CT. Não compensa mexer nisso aí pois por mais justa que seja a CT sempre terá uma folguinha para permitir a dilatação das peças com o calor.
Entenda que vibrações em alta velocidade tem a ver com movimentação de massa, e as únicas massas em movimento que tem espaço para movimentar a tal ponto é cardam com folga ou pneus que podem estar desbalanceados, aros empenados, pneus com carcaça deslocada ou com semi-eixo torto.
Caro Edintruder, começo a ficar aliviado.
O cardã estava com folga livre junto ao CT, com a mão e pequeno esforço deslocava-o para os lados e para cima, foi sorte não perder algum parafuso. Há uma cruzeta com pequena folga, trocarei nesta semana. Só não foi hoje, por ser dia de meio expediente nas oficinas.
Obrigado a vc e demais colegas pelas dicas. :concordo: