x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 16
  • #1
    Usuário Avatar de Luca
    Entrada
    21/05/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,536
    Agradecimentos: 0

    Smile Quebra dos prisioneiros de roda




    Caros,
    Histórinha rápida. Às vezes acho que tem alguém torcendo por nós. Hoje, estava fazendo uns testes com a injeção eletrônica, alterando parâmetros e vendo o comportamento do jipe. Acelerava um pouquinho, tirava o pé um pouquinho, acelerava mais fundo, voltava um pouco, mas sempre em baixa velocida e em marcha alta, 4a. ou 5a., mais ou menos 40 km/h, até 70 km/h para encontrar "buracos" de funcionamento.

    Em dado momento senti a traseira do carro dar uma jogada leve para um lado, mas pareceu-me irregularidadde do piso. Mais um pouco à frente ouvi um ruído metálico e o carro ficou completamente sem tração. Pensei em rompimento do cardã ou da espiga.
    Estava na pista expressa da Av. Nações Unidas em Sampa, tráfego bem intenso. Tirei o pé, fui para a direita rapidinho e parei sem causar nenhuma encrenca. Olhei e nada encontrei caído debaixo do carro.

    Porém, examinando a roda traseira esquerda, vi que faltavam os 6 prisioneiros e suas porcas. Todos haviam se rompido. A roda estava apenas enfiada no cubo flutuante, como um biscoito de polvilho espetado num lápis. Sorte pura eu estar trafegando em baixa velocidade, a roda não ter saído do eixo e acertado algum veículo nem me deixado sem controle do jipe. Pus o carro numa plataforma e despachei-o de volta para o estaleiro.

    Retornei a pé por um trecho e encontrei quatro dos prisioneiros com as respectivas porcas. Examinando as fraturas, pareceu-me trinca e quebra por fadiga. Seguem fotinhos, para enriquecer o álbum.
    []´s
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Quebra dos prisioneiros de roda-prisioneiro-de-roda-2-.jpg   Quebra dos prisioneiros de roda-prisioneiro-de-roda-3-.jpg   Quebra dos prisioneiros de roda-prisioneiro-de-roda-4-.jpg   Quebra dos prisioneiros de roda-prisioneiro-de-roda-5-.jpg  
    Pajero 2P Mecânico 3.5 V6 - Flexa
    Engesa EE4 (motor Toy 14B) - ViraLatas

  • #2
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
    Entrada
    22/04/2003
    Local
    Santo Andre/SP
    Idade
    66
    Posts
    5,815
    Agradecimentos: 0
    Luca , a roda só não saiu pq vc não fez curva ... muita sorte ...
    Já devia ter alguma folga pra causar isso ... será que não foi falta de aperto em alguma mexida recente ??
    De qqer maneira é só trocar os prisioneiros ...

    abs ... Edu
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #3
    Usuário Avatar de JOÃO R.
    Entrada
    05/05/2009
    Local
    Triunfo/RS
    Idade
    44
    Posts
    821
    Agradecimentos: 0
    É, isso normalmente acontece com a folga dos prisioneiros. Sua roda é de liga leve e nessas rodas costumam usar porcas especiais, diferentes das rodas de ferro, certo???
    [ ]s...
    Toyota Hilux 4x4 Aut. 2011 - REBOCADORA
    Engesa F1 86 Q20B Turbo Diesel - LAGARTAURO

  • #4
    Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    70
    Posts
    9,626
    Agradecimentos: 10
    CARO LUCA

    Com certeza foi por falta de aperto das porcas ou porcas de fundo raso , ou seja , as porcas ficaram apertadas mas não foi suficientemente para apertar as rodas no cubo , as porcas ficaram apertadas e as rodas folgadas no cubo , aí meu amigo haja prisioneiro para aguentar os trancos e vai arrombando os furos das rodas .

    Sugiro a vc dar uma conferida nas rodas para ver se ísto já não aconteceu e se aconteceu a solução será em colocar uma bucha de metal nos furos para centrarem os furos e dar mais segurança no aperto sem alargar mais os furos da roda de liga .

  • #5
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    52
    Posts
    10,353
    Agradecimento: 1
    Opa galera do engesa com pneuzão e motorzão!

    É o seguinte, as rodas de liga, seja elas qual forem, necessitam de reaperto, ao menos bimestral.

    No meu caso, como estou usando pneuzão e motorzão, fui um pouco mais precavido, troquei os prizioneiros, pela linha ford.

    olhe a diferença, os com marcas de barro, são da linha GM/engesa, os novos, da F1000.


    Aqui, os refuros do cubo.


    Bem, como observaram, o "pescoço" estriado dos prisioneiros novos, são maiores, para resolver esse problema, procurei um par de campana de D10 ou D20, mandei passar no torno, e aproveitei somente a parte da furação, como espaçador de 0,5cm, ficou perfeito, isso na dianteira, na traseira, os cubos são mais espessos.

    Tive que comprar um jogo de porcas novas!

    De posse de uma roda, fui a uma loja especializada, e procurei uma porca que o cônico assentasse no cônico da roda, pois quando coloquei as rodas, o primeiro jogo que comprei, as porcas eram mais cônicas "apontadas" que a roda, sendo que devido a isso, a porca dava fim de rosca, mais a roda ficava solta, como percebi na primeira volta, não ocasionou problemas.

    Tenho o jogo de porcas aqui, os prisioneiros usarei aqui, em uma carreta!!

    Abraços.

    Kim.

  • #6
    Usuário Avatar de Glauco mendes
    Entrada
    12/01/2008
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    51
    Posts
    1,724
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Luca Ver Post
    Caros,
    Histórinha rápida. Às vezes acho que tem alguém torcendo por nós. Hoje, estava fazendo uns testes com a injeção eletrônica, alterando parâmetros e vendo o comportamento do jipe. Acelerava um pouquinho, tirava o pé um pouquinho, acelerava mais fundo, voltava um pouco, mas sempre em baixa velocida e em marcha alta, 4a. ou 5a., mais ou menos 40 km/h, até 70 km/h para encontrar "buracos" de funcionamento.

    Em dado momento senti a traseira do carro dar uma jogada leve para um lado, mas pareceu-me irregularidadde do piso. Mais um pouco à frente ouvi um ruído metálico e o carro ficou completamente sem tração. Pensei em rompimento do cardã ou da espiga.
    Estava na pista expressa da Av. Nações Unidas em Sampa, tráfego bem intenso. Tirei o pé, fui para a direita rapidinho e parei sem causar nenhuma encrenca. Olhei e nada encontrei caído debaixo do carro.

    Porém, examinando a roda traseira esquerda, vi que faltavam os 6 prisioneiros e suas porcas. Todos haviam se rompido. A roda estava apenas enfiada no cubo flutuante, como um biscoito de polvilho espetado num lápis. Sorte pura eu estar trafegando em baixa velocidade, a roda não ter saído do eixo e acertado algum veículo nem me deixado sem controle do jipe. Pus o carro numa plataforma e despachei-o de volta para o estaleiro.

    Retornei a pé por um trecho e encontrei quatro dos prisioneiros com as respectivas porcas. Examinando as fraturas, pareceu-me trinca e quebra por fadiga. Seguem fotinhos, para enriquecer o álbum.
    []´s
    Luca tive o mesmo problema na minha band, uso as mesmas rodas que você 10" com espaçadores de 10mm e freios a discos com pneus 33" na época o mecânico afirmou que isso ocorre devido aos parafusos eram compridos demais e como os discos estavam sem o parafuso que trava os mesmos no cubo quando o freio era acionado funcionava como uma guilhotina ocasionando a degola dos parafusos, minha opção foi substituir os mesmo pelos parafusos recartilhados usados nos chassis dos caminhões com 1/2", mandei fazer um Jg de porca,apartir de umas de F1000, ai sim meus problemas acabaram pois eu estava todo C....o de andar no troço rsrsrsrsr

    Abs....
    Glauco Mendes...
    Cel: ( 53 ) 999052393 ( watts )
    Email: glaucomendes0@gmail.com

  • #7
    Usuário Avatar de CAVESO
    Entrada
    04/10/2005
    Local
    Muriaé/MG
    Idade
    48
    Posts
    10,641
    Agradecimentos: 0
    provavelmente falta de aperto (ou reaperto)....

  • #8
    Usuário Avatar de Luca
    Entrada
    21/05/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,536
    Agradecimentos: 0

    Smile

    Citação Postado originalmente por Eduardo Velo
    ...será que não foi falta de aperto em alguma mexida recente ??
    Citação Postado originalmente por JOÃO R.
    É, isso normalmente acontece com a folga dos prisioneiros...
    Citação Postado originalmente por guilhermeabreu
    ...Com certeza foi por falta de aperto das porcas ...será em colocar uma bucha de metal nos furos para centrarem os ..
    Citação Postado originalmente por CAVESO
    ...provavelmente falta de aperto (ou reaperto)....
    Obrigado amigos. De fato mandei fazer um reparo no disco traseiro esquerdo, não tem nem um mês. O pior é que eu vi o mecâncio montando a roda, mas não atentei ao tanto de aperto. Garanto que não estava solta, mas com certeza o aperto não foi o adequado. O aperto final tem que ser na mão, nunca com o martelo pneumático, mas tem que ser bem dado. Na Hilux, tenho como parâmetro 0,5 kgf x m de torque. Mas no ViraLatas passarei a usar 2kgf x m.
    Prá mim, ficou a lição. Roda solta não dá aviso.
    []´s

    Citação Postado originalmente por Glauco mendes
    ... tive o mesmo problema na minha band, uso as mesmas rodas que você 10" com espaçadores de 10mm e freios a discos com pneus 33" na época o mecânico afirmou que isso ocorre devido aos parafusos eram compridos demais e como os discos estavam sem o parafuso que trava os mesmos no cubo quando o freio era acionado funcionava como uma guilhotina ocasionando a degola dos parafusos, minha opção foi substituir os mesmo pelos parafusos recartilhados usados nos chassis dos caminhões com 1/2", mandei fazer um Jg de porca,a partir de umas de F1000, ai sim meus problemas acabaram pois eu estava todo C....o de andar no troço rsrsrsrsr...
    Glauco, o conjunto rodante do meu jipe é idêntico ao do seu, pois os eixos do ViraLatas são de Band, contando inclusive com o mesmo espaçador de 10mm e freio a disco nas 04 rodas.
    Se não me falha a memória o comprimento dos prisioneiros é de 75mm. Me preocupa a qualidade de fabricação. Não conheço os fabricantes deste componente, para poder recusar.
    []´s
    Pajero 2P Mecânico 3.5 V6 - Flexa
    Engesa EE4 (motor Toy 14B) - ViraLatas

  • #9
    Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    70
    Posts
    9,626
    Agradecimentos: 10
    Citação Postado originalmente por CAVESO Ver Post
    provavelmente falta de aperto (ou reaperto)....
    CAVESO ATENÇÃO

    Acho que vc não leu o meu relato .

    TEM SITUAÇÕES QUE VC PODE APERTAR O MÁXIMO ATÉ DE QUEBRAR O ESTOJO , MAS A PORCA NÃO ATINGE O APERTO NESCESSÁRIO NA RODA , POR CAUSA DE ESTOJO LONGO DEMAIS OU PORCA RASA DEMAIS , AÍ MESMO ESTANDO APERTADO NO MÁXIMO DE TORQUE MAS A RODA AINDA CONTINUA FOLGADA E CAUSA ESTE ESTRAGO RELATADO AQUI .

    OU QDO UMA RODA DE LIGA ESTA COM O FURO ARROMBADO , A PORCA DA APERTO MÁXIMO , MAS O CONICO DA PORCA , NÃO ALCANÇA A RODA POR CAUSA DO BURACO DA RODA ESTAR MAIOR DO QUE O DIAMETRO DA PORCA , AÍ A RODA FICA TB FOLGADA E CAUSA ESTE ESTRAGO RELATADO TB .

    LOGO :

    NEM SEMPRE ÍSTO OCORRE POR FALTA DE APERTO E/OU REAPERTO DAS PORCAS .

  • #10
    Usuário Avatar de Luca
    Entrada
    21/05/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,536
    Agradecimentos: 0

    Smile

    Citação Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    ... a solução será em colocar uma bucha de metal nos furos para centrarem os furos e dar mais segurança no aperto sem alargar mais os furos da roda de liga.
    Dr. Guilherme,

    Bem lembrado. Já havíamos falado disso, no passado. Sim as rodas do meu jipe estão com buchas de aço no furo. E a conicidade do assentamento está igual a da porca. Embora a gente nunca saiba, esse risco acho que está descartado.
    Esta é uma solução indicada para os que usam rodas de liga meio "véias" ou de marca não muito sérias. Custa caro e não é qq torneiro mecânico que faz o serviço bem feito, mas vale cada centavo. Vou ver se acho uma bucha sobressalente que possuo e posto aqui para os colegas.

    []´s
    4X4 Brasil
    Pajero 2P Mecânico 3.5 V6 - Flexa
    Engesa EE4 (motor Toy 14B) - ViraLatas

  • #11
    Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    70
    Posts
    9,626
    Agradecimentos: 10
    Citação Postado originalmente por Luca Ver Post
    Dr. Guilherme,

    Bem lembrado. Já havíamos falado disso, no passado. Sim as rodas do meu jipe estão com buchas de aço no furo. E a conicidade do assentamento está igual a da porca. Embora a gente nunca saiba, esse risco acho que está descartado.
    Esta é uma solução indicada para os que usam rodas de liga meio "véias" ou de marca não muito sérias. Custa caro e não é qq torneiro mecânico que faz o serviço bem feito, mas vale cada centavo. Vou ver se acho uma bucha sobressalente que possuo e posto aqui para os colegas.

    []´s
    GRANDE LUCA

    Corretíssimo , já havíamos falado a respeito ha um tempão atras , mas nunca e demais falar novamente .

    Relatei qdo passei por ísto com umas rodas de liga velhonas que tinha .

    Muito bem lembrado .

  • #12
    Usuário Avatar de CAVESO
    Entrada
    04/10/2005
    Local
    Muriaé/MG
    Idade
    48
    Posts
    10,641
    Agradecimentos: 0
    Luca e Dr. Guilherme,

    Outro detalhe: pode ser aperto em excesso também, o que "estica" e trinca os parafusos....

    Nos caminhões é comum acontecer isso..

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade