x
Convex Datacenter
Página 1 de 12 1234567891011 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 133
  • #1

    Camper Passarinhando em ondulações?!




    Senhores,

    Sou relativamente novo no assunto... adquiri uma Camper a uns 8 meses e de lá pra cá venho tentando corrigir as coisas mal feitas que haviam nela. E no quesito Direção estou encrencado, preciso de sugestões, dicas, broncas..enfim, vou fazer um breve resumo e postar fotos pra facilitar.

    Lendo bastante os tópicos e pesquisando acredito que seja o famoso Bumpster... mas vamos lá...


    Oque eu fiz...

    -Revisão do diferencial dianteiro: (da f-75..ja comprei com ele)

    . abertura dos munhões com troca dos rolamentos (não achei mancal onde moro), com pré carga de 9kg
    .cáster medido (confesso que foi precariamente) mas foi de 5º positivo (vou levar no alinhamento comp. e direi as medidas exatas
    . troca do embuchamento da susp. e da panhard (feito aqui na minha cidade com borracha de pneu de empilhadeira... serviço é bom, não se compara com as buchas especiais, mas enfim... estão firmes e novas)

    .coloquei 4 prisioneiros na parte superior de cada munhão para fixar uma lingueta em ambos
    .barra de direção com regulagem entre as linguetas
    .todos os terminais novos do troller
    .barra que liga a pitman até um olhal na barra de direção

    .precisei trazer a caixa de direção mais para frente do carro e para cima... coisa de uns 3 cm pra frente e uns 2 pra cima (foto), para ganhar espaço para radiador e condensador de a/c
    .a pitman anteriormente a esta mudança da caixa de dir. foi cortada e diminuida pois pegava na barra de direção (eu sei, serviço feio e perigoso, vou troca-la por uma nova)

    Eu não sei dizer se as molas dela são originais, mas a dianteira não tem calço nenhum, coloquei somente na traseira para caber melhor os pneus.

    Enfim...rodando em linha reta ela esta alinhada e rodando tranquilamente, mas passar em cabeceira de pontes e depressões na pista acima de 60 80 km/h acaba ficando perigoso, pois ela troca de pista mesmo. Na cidade e nas trilhas mais leves acaba sendo aceitável, mas sinto no volante sempre esses movimentos.

    As configurações dela são:

    motor 2.8 mwm sprint
    cambio e reduzida da hillux 3.0
    rodas 8" com pneus Mudzilla 33"x13,5"

    Se alguem conhecer essa Camper de algum lugar, por favor, sem medo de me passar o histórico dela... rsrs

    Moro em Cuiabá-MT e comprei ela por aqui mesmo...

    Abraços

    Fabio Teloken
    Cuiabá-MT
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -dsc04966.jpg   -dsc04967.jpg   -dsc04968.jpg   -dsc04969.jpg   -dsc04970.jpg  

  • #2

    mais fotos

    ...mais fotos...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -dsc04971.jpg   -dsc04972.jpg   -dsc04973.jpg   -dsc04974.jpg   -dsc04975.jpg  

  • #3

    mais fotos

    ...e mais......
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -dsc04976.jpg   -dsc04977.jpg   -dsc04978.jpg   -dsc04979.jpg   -dsc04982.jpg  

  • #4

    ultimas...

    ...ultimas... por favor me ajudem!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -dsc04983.jpg   -dsc04984.jpg   -dsc04985.jpg   -dsc04986.jpg  

  • #5
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    52
    Posts
    10,354
    Agradecimento: 1
    Fabio!

    Em primeiro lugar, parabéns pela viatura.

    Olhei bem as fotos, e a unica coisa que vou advertir, é sobre a ligação da barra ao munhão.
    Do jeito que está feito, não é seguro!

    Teria que haver uma chapa que vai fixada aos parafusos do guarda-pó do munhão.
    Da uma pesquisada no fórum sobre hight steer (ou algo assim).

    Sobre a instabilidade, deve ser algo simples, pois pelo visto, aparentemente está Ok.

    Abraços.

    Kim.

  • #6

    Kim

    Iai meu amigo,

    Obrigado pelo elogio, na verdade ia montar um CJ... e de bobeira coloquei "Camper" em um site de usados aqui da minha cidade e pra minha surpresa la estava ela... pedi pro meu chefe pra sair meia horinha e la fui eu na garagem decidido a compra-la... Ja conhecia o Engesa pq meu vizinho tinha um, mas a Camper era só por internet ou revista... então não pensei 2 vezes.

    Enfim... essa lingueta do munhão vc esta certo... ja quebrou uma vez comigo, e pra minha SORTE eu estava a uns 40km/h e senti no volante ela raspar no pneu....foi o tempo de freiar e a roda abrir.... eram parafusos normais.... por isso decidi por colocar 4 prisioneiros mais grossos pra amenizar o perigo... vou ver oque faço... mas...

    E essa loucura da direção quando eu passo em ondulações??? Eu ja pensei em levar a barra que sai da pitman lá na lingueta... aumentano ela dessa forma, e trocar a pitman por uma nova e mais comprida...

    Estou perdido... tenho um baita carro nas mãos mas não posso usa-lo como gostaria... não pretendo andar a 140km/h, mas queria poder andar a 90 120 sem levar esses sustos... porque ela chega a trocar de pista!!!... não faço idéia de como arrumar agora... :\

  • #7
    Usuário Avatar de CAVESO
    Entrada
    04/10/2005
    Local
    Muriaé/MG
    Idade
    48
    Posts
    10,641
    Agradecimentos: 0
    Fala Fábio!

    Bacana demais sua camper!

    Monte um tópico dela na seção frota, pra gente ir acompanhando a evolução do carro.

    Aqui o pessoal vai ajudar no que vc precisar!

    Abs e sucesso na empreitada!

  • #8
    Usuário Avatar de CAVESO
    Entrada
    04/10/2005
    Local
    Muriaé/MG
    Idade
    48
    Posts
    10,641
    Agradecimentos: 0
    Sobre sua camper: aparentemente concoro com a dica do Kim.

    Pneus grandes e largos, com supensão elevada, sempre exigem uma regulagemfina do caster.

    Dê uma conferida nisso, no alinhamento e tal...

    Veja as buchas de suspensão como estão também..

    Abs

  • #9
    Usuário Avatar de Guilherme A. Araújo
    Entrada
    15/07/2008
    Local
    Cuiabá/MT
    Idade
    36
    Posts
    715
    Agradecimentos: 0
    Fabio, já trocou ou pensou em trocar os amortecedores??
    Esses tempos fiz um test drive numa L200 usada na Tauro, e tava pior do que isso, na Av Beira Rio a 70km/h ela já balançava sozinha!!!
    Experimenta ver se os amortecedores estao bons, pois se é a trazeira que passarinha, nao tem outra coisa a nao ser isso!
    As molas, mesmo que cansadas nao fariam isso se os amortecedores estivessem bons!!

    Vê aí e fala pra gente!!
    PU9TAZ-Yaesu FT-8900R-Ranger XLT CE V6 210cv 4x4+BL4"+35"->"Amante"
    CBT Javali-S4T -150cv-Grand Cherokee 2.7CRD Diesel 04-Muitas Fotos!

  • #10

    Guilherme

    Joia meu???

    Então cara... é a frente dela... como um Bumpster... só acontece em ondulaçoes na pista... ela escolhe um lado e vai... to ficando doido com isso já... agora em janeiro to de ferias e vo pesquisar um jeito de resolver ou amenizar isso!!!

    E o Denio e Danilo por onde andam?? Quando forem andar pede pra ele me ligar!!! Quero dar umas voltinhas por ae...nem que seja na lagoa trevisan

    Abraço

  • #11
    Usuário Avatar de Luca
    Entrada
    21/05/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,536
    Agradecimentos: 0

    Smile

    Citação Postado originalmente por Fabio Teloken Ver Post
    ...ultimas... por favor me ajudem!
    Fabio,
    Experiência minha. Meu Engesa teve um problema parecido com o de sua Camper, em decorrência da angulação que surgiu entre a barra que liga o braço da caixa de direção ao braço da manga de eixo e barra que interliga os dois bracinhos das mangas de eixo. Os eixos do ViraLatas são de Toyota Band.
    Forjei uma peça especial para a configuração de meu jipe e coloquei molas pouco mais baixas para reduzir a angulação. Tive sucesso, mas ainda assim há um leve bump steer.
    Dá uma olhada na foto abaixo, ainda na fase inicial da montagem do jipe. Fica bem explicitado o erro. Acho que o deslocamento que vc fez na caixa de direção, para frente e para cima, é o causador.
    Depois de pronto, consegui que a angulação ficasse bem reduzida. Mesmo assim há um leve bump steer que somente será eliminado quando eu encomendar outras molas dianteiras com altura de uns 20 mm menor.
    []´s
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -viralatas-frente-com-barra-de-direcao.jpg  
    4X4 Brasil
    Pajero 2P Mecânico 3.5 V6 - Flexa
    Engesa EE4 (motor Toy 14B) - ViraLatas

  • #12
    Luca,

    Então, esse bracinho do seu é o original do proprio munhão né?.... o meu eu cortei fora e fiz essas "linguetas" novas... curvadas pra cima e alinhadas... acredito que seja disso q esta falando...

    estou meio perdido ainda... porque fiz tudo ou quase tudo como manda o figurino... mas agora estou com esse problema

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade