x
Convex Datacenter
Página 5 de 12 PrimeiroPrimeiro 123456789101112 ÚltimoÚltimo
Resultados 49 a 60 de 133
  • #49
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    52
    Posts
    10,354
    Agradecimento: 1



    Fabio!

    Bem, agora estou no e-not, pois escrever de um celular não é fácil!

    Vou relatar a minha experiência.

    Meu engesa, depois de erguido, ficou muito ruim de dirigir, tanto, que na primeira volta, desisti.

    Voltei tudo ao original.

    Eu não sabia da existência do tal cáster e seus (d)efeitos.

    Após muita pesquisa, decidi por cortar as barras longitudinais, e executar o serviço, isso ocorreu quando havia decidido trocar a bolota Dana, devido a troca do motor.

    Foi um procedimento simples, que mudou totalmente a dirigibilidade.

    Agora, no fuzila, o procedimento foi o mesmo, e com a troca da caixa de direção, mantive o pitman original, pois eles tem relação direta com os munhões.

    Desse processo/procedimento que fiz, aprendi muita coisa, inclusive que dificilmente existe veículos com o cáster igual dos dois lados, mesmo os de eixo rígido; Mais existe a tolerância, que deve ser respeitada, não podendo ser = ou + que 1o.

    Então, antes de mexer no pitman, resolva o cáster, deixe-o com entre 4 e 5 graus, depois vá verificando o restante.

    Fábio, olhe este tópico:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=55925

    O problema era semelhante, e o desgosto de uma dirigibilidade difícil acabou, tornando-se prazerosa.

    E tira essas barras S.O.S. e coloca o Higth steer.
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=46122

    Sobre a foto abaixo, mais informações aqui:
    http://ruralwillys.tripod.com/
    http://ruralwillys.tripod.com/mecanico/m157.gif

    Abraços.

    Kim.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -m157.jpg  

  • #50
    Kim,

    pois é, esse tal de Caster virou novela já...mas deixa eu perguntar...

    como eu ja comprei a Camper com esse eixo adaptado, e como diz o relatorio (que eu nao sei pq mas nao botei fé) que existe diferença de 1º57'' entre o lado esq. e dir. ... é melhor eu cortar os dois braços e então colocar a ferramenta de um lado, achar os 5º e soldar o braço, depois partir pro outro lado, achar os 5º e soldar tbm?? ...

    ou será que eu posso me arriscar a tirar a roda do lado que supostamente esta zerado o caster e colocar ele em 5º e soldar os braços?? deixando o outro lado com a roda e no chão.

    Quando eu comprei ela, tinha pneus bem menores, e me lembro que não era 100% a direção, mas não era tão louca assim.. o fato de eu ter colocado os 33" 13,5" já pode então ter afetado ainda mais o problema?..

    Valeu

  • #51
    Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    70
    Posts
    9,626
    Agradecimentos: 10
    Citação Postado originalmente por Fabio Teloken Ver Post
    Kim,

    pois é, esse tal de Caster virou novela já...mas deixa eu perguntar...

    como eu ja comprei a Camper com esse eixo adaptado, e como diz o relatorio (que eu nao sei pq mas nao botei fé) que existe diferença de 1º57'' entre o lado esq. e dir. ... é melhor eu cortar os dois braços e então colocar a ferramenta de um lado, achar os 5º e soldar o braço, depois partir pro outro lado, achar os 5º e soldar tbm?? ...

    ou será que eu posso me arriscar a tirar a roda do lado que supostamente esta zerado o caster e colocar ele em 5º e soldar os braços?? deixando o outro lado com a roda e no chão.

    Quando eu comprei ela, tinha pneus bem menores, e me lembro que não era 100% a direção, mas não era tão louca assim.. o fato de eu ter colocado os 33" 13,5" já pode então ter afetado ainda mais o problema?..

    Valeu
    FABIO TELOKEN

    A gambiarra que cito é esta barra do PITMAN curta demais , e não tinha visto ainda uma barra de direção com esta emenda aí próxima de uma extremidade , pq em fotos não da para ver se ela é parruda como vc diz que é , mas que a barra do PITMAN esta curta demais esta . Acho que vc colocando ela no outro munhão como vc vai fazer agora deverá resolver este BUMBSTER .

    No meu ENGESA o ROGER NUNES colocou os terminais do trator MASSEY FERGUSSON que é bem parecido em tamanho dos terminais do MB 608 , estive com os dois terminais em minha mão numa autopeças , qdo o seu do TROLLER pifar troca pelos do trator MF ou do MB 608 .

    Qto ao bumbster , tb não concordo com o amigo MAGAO , o que faz este movimento é a angulação das barras errado e não o CÁSTER errado , tive estas duas experiencias , tanto do CÁSTER ERRADO que afeta a diribilidade em retas e a angulação da barra do PITMAN errado , que deu o BUMBSTER ou seja o sacolejo de um lado para outro qdo passava em depressões .

    Agora sugiro a vc deixar o CÁSTER iguais dos dois lados como vc falou em fazer , jaque vai mexer , mexe de uma maneira correta .

    NÃO É PARA DEIXAR VC TRISTE NÃO , MAS MEU ENGESA ATÉ HOJE COM TUDO CORRIGIDO , AINDA NÃO TEM UM GUIAR CONFORTÁVEL , TB JÁ PENSEI EM COMPRAR UM GALÃO DE GASOLINA , MAS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! DEIXA PRA LÁ , O MEU ENGESA HOJE COM TUDO CORRIGIDO , TEM UMA NHACA QUE É DO VOLANTE NÃO VOLTAR A POSIÇÃO DE RETA QDO DOBRO UMA ESQUINA OU FAÇO UMA CURVA NA ESTRADA , TENHO SEMPRE QUE FICAR CORRIGINDO A TRAJETORIA PQ O VOLANTE FICA SEMPRE NUMA POSIÇÃO FIXA , OU SEJA , SE VIRAR O VOLANTE UM POUQUINHO EM UMA ESTRADA RETA , ELE FICA QUERENDO FAZER A CURVA PARA AQUELE LADO QUE VIREI POUQUINHO , SE COLOCAR ELE NO SENTIDO CONTRARIO UM POUQUINHO ELE FICA QUERENDO FAZER A CURVA PARA O OUTRO LADO QUE VIREI POUQUINHO , É UMA NHACA QUE NÃO CONSIGO RESOLVER . Mas hoje esta bem melhor do qdo tinha o CÁSTER errado , nesta época era indirigível .


    Logo sugiro :

    1º - Crescer a barra do PITMAN até o outro munhão na lingueta que vc vai crescer .

    2º - Corrigir o CÁSTER para 5º positivos dos dois lados .

    E andar para ver como ficou e contar para nós .


    ABRAÇÃO e boa sorte em sua empreitada .

  • #52
    guilhermeabreu,

    pois é, empreitada mesmo... bumpsteer, caster, alinhamentos, angulos, barras...

    eu sei que enquanto eu não resolver isso eu não vou sossegar... pode até não ficar impecavel a dirigibilidade, mas essa de estar andando e ter "surpresinhas" eu não quero!!!

    a idéia de mudar o caster dela sempre me "assustou" um pouco, me parecia um serviço mto elaborado pra se fazer... pq quem mexe no meu carro sou eu e um amigo que ja montou alguns jeeps pra ele, mas entende bastante e faz bem feito. Mas agora ja estou comprando a idéia e essa semana vamos pelo menos aumentar a barra do pitman até o munhão, não resolvendo...vou fabricar minha ferramenta de medir caster (ja copiei as fotos de todas que apareceram por aqui) e vou me arriscar a fazer esse serviço.

    E quanto ao seu jeep não voltar o volante nas esquinas... ja dirigiu um troller?!!...isso é tipico de 4x4... ainda mais os que usam pneuZÃO, molas e todas essas coisas que gostamos de fazer pra deixa-los cada vez maiores e mais "assutadores"... rsrs

    Valeu... Abraço

  • #53
    Usuário
    Entrada
    28/05/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    55
    Posts
    1,338
    Agradecimento: 1
    Fábio aí é que tá o nó!!
    TEnho uma F75 com motor Q20B e fiz a minha suspensão 3 links e te digo que a diribilidade é ótima e sem problema alinhamento ou do volante naõ voltar depois das curvas.Então acredito que não seja típico de 4x4 com esse tipo de suspensão fazer isso.


    [QUOTE=Fabio Teloken;

    E quanto ao seu jeep não voltar o volante nas esquinas... ja dirigiu um troller?!!...isso é tipico de 4x4... ainda mais os que usam pneuZÃO, molas e todas essas coisas que gostamos de fazer pra deixa-los cada vez maiores e mais "assutadores"... rsrs

    Valeu... Abraço[/QUOTE]

  • #54
    bota nó então!! rsrs

    pq a minha camper tbm tem essa de ter que ajudar a voltar o volante nas esquinas, o troller que eu dirigi tbm tem essa marra, e dos bandeirantes que eu ja dirigi tbm tinham um pouco essa mania.... sempre me disseram que era comum em 4x4... os de eixo rigido as vezes devem ser mais... não sei!!

  • #55

    *odeu... :|

    hahaha... levei a barra da pitman no munhão e agora esta virando pouco o carro... como eu tinha encurtado a minha pitman, preciso achar uma "nova"... E QUEM DISSE QUE ACHA ESSA *ORRA??? RSRS


    alguem sabe de que carro é essa pitman?...a minha é presa por parafuso e não porca!!!!

    Gambiarra é uma coisa mesmo :P

    Ah... ja diminui MTO o problema de sair de lado, só falta o caster!!!

    Me ajudem
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -dsc04974.jpg  

  • #56
    Usuário Avatar de MaGao
    Entrada
    26/02/2008
    Local
    Maceió/AL
    Idade
    41
    Posts
    2,780
    Agradecimentos: 0
    Fabio,

    isso ai foi feito uma gambiarra hehe ta com cara que foi feito "sob medida" hehe

    Mais o melhor é a caixa com porca na estria e não no pitman.. o meu folgava direto.. troquei pela caixa com porca no estriado da caixa.. cabousse...

    Abraços,

  • #57
    Usuário
    Entrada
    28/05/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    55
    Posts
    1,338
    Agradecimento: 1
    Essa caixa com pitmam parfusado é de opala tb, mas não sei precisar de qual ano. Mas o seu já foi muito mexido, ele originalmente não tem essa curvatura toda.


    Citação Postado originalmente por Fabio Teloken Ver Post
    hahaha... levei a barra da pitman no munhão e agora esta virando pouco o carro... como eu tinha encurtado a minha pitman, preciso achar uma "nova"... E QUEM DISSE QUE ACHA ESSA *ORRA??? RSRS


    alguem sabe de que carro é essa pitman?...a minha é presa por parafuso e não porca!!!!

    Gambiarra é uma coisa mesmo :P

    Ah... ja diminui MTO o problema de sair de lado, só falta o caster!!!

    Me ajudem
    4X4 Brasil

  • #58
    é ela ja foi mexida sim... foi diminuida.... bem por isso queria achar uma original mais comprida pra melhorar o esterço.

  • #59
    Usuário
    Entrada
    22/03/2005
    Local
    Beira Mar/RJ
    Posts
    1,086
    Agradecimentos: 0
    Fabio

    Com a palavra final o Rogerio, mas, ao ver a foto do terminal na ligação pitman-caixa, só posso te dizer, esse terminal é UMA das raízes de seu problema.

    Não há qualquer problema na caixa, há várias que a forma de prender é como aparece na foto. Reforce as soldas, colocando umas pontes por dentro dos ângulos, e, por enquanto, se for só por isso, fique tranquilo.

    Mas, se quiser fazer um serviço decente, procure uma caixa de D-20, você terá de deslocar a caixa um pouco mais para a frente, compre o conjunto de barras de um caminhão mercedez e troque tudo.

    Passarinhos, você só os verá no meio da trilha, voando! Tá bom, no Mato Grosso, como pássaro é ave, você verá siriemas e emas correndo pelos cerrados

    Abraços

    Eriksom

  • #60
    Usuário Avatar de 4X4GARAGE
    Entrada
    08/08/2008
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    55
    Posts
    1,854
    Agradecimento: 1

    cx de d20

    Citação Postado originalmente por Eriksom Teixeira Lima Ver Post
    Fabio

    Com a palavra final o Rogerio, mas, ao ver a foto do terminal na ligação pitman-caixa, só posso te dizer, esse terminal é UMA das raízes de seu problema.

    Não há qualquer problema na caixa, há várias que a forma de prender é como aparece na foto. Reforce as soldas, colocando umas pontes por dentro dos ângulos, e, por enquanto, se for só por isso, fique tranquilo.

    Mas, se quiser fazer um serviço decente, procure uma caixa de D-20, você terá de deslocar a caixa um pouco mais para a frente, compre o conjunto de barras de um caminhão mercedez e troque tudo.

    Passarinhos, você só os verá no meio da trilha, voando! Tá bom, no Mato Grosso, como pássaro é ave, você verá siriemas e emas correndo pelos cerrados

    Abraços

    Eriksom
    bom dia,por acaso voce sabe que a cx da d20 prende por fora do chassis?e que tb vai ter q cortar a torre do amortecedor pra passar o cardan da direção?
    []s

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade