x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 21

Hybrid View

Usuário Avatar de julhos
    Entrada
    28/01/2009
    Local
    Cidade Maravilhosa/RJ
    Agradecimentos: 0

Adaptação do motor 4.9i da F-1000

Olá pessoal beleza?
    Como a maioria de vocês sabem, permaneço em minha incansável busca por um bom motor a GASOLINA e que caiba em meu orçamento. Felizmente, depois de muita busca, consegui achar um motor de uma F1000 98 4.9i documentado, com nota fiscal, numeração e baixa no DETRAN.
    O motor parece estar muito novo e completo, inclusive com todos os periféricos como chicote, cental e tudo mais. Só não vem com radiador, embora tenha a hélice e as mangueiras.
    Bem, o preço me pareceu bom, R$1.800,00 com 3 meses de garantia total!
    Agora vem o problema! Alguem conhece ou já viu um Engesa com esse motor? Sabem me informar se a adaptação é simples? Embora eu acredite que não seja! Sabem se é possível utilizá-lo com a minha caixa 240V original? Será que terei que mexer no eixo do motor/estrias? É necessário ou existe alguma flange no mercado para adaptá-lo mais facilmente?
    Pelos relatos que encontrei a respeito desse motor em outros Jeeps o motor é muito forte com um torque absurdo, leve, moderno e mais econômico que o 4.1. A única reclamação é a respeito do preço de algumas peças de reposição.

Dados do motor:
    Potência: 148cv a 3.500 rpm
    Torque: 34,5 kgfm a 2400 rpm
    6 cilindros em linha

Desde já muito obrigado pela atenção e conhecimento de todos!

Julio Cesar.
    -Troller T4 (Fandangos)-Laranja,Trepator 35",Px Cobra & LSD.
    -Engesa F1 (Sororoca)-Laranja Nepal,Lodo 285,Guincho Mile Marker & Bloqueio Ensimec.

Usuário Avatar de julhos
    Entrada
    28/01/2009
    Local
    Cidade Maravilhosa/RJ
    Algumas fotos do motor!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -motor.jpg   -motor2.jpg   -motor3.jpg  
    -Engesa F1 (Sororoca)-Laranja Nepal,Lodo 285,Guincho Mile Marker & Bloqueio Ensimec.

Usuário Avatar de Leonardo Raffi
    Entrada
    07/04/2005
    Local
    Pelotas/RS
    Agradecimentos: 2
    Ola realmente ainda não tive noticias de jeep engesa com este motor...
    o motor esta de bom preço e garantia...
    ja vi F75 rural jeeps com ele...
    realmente são muito forte se pisar pode destroir alguma coisa(mas isto é em qualquer carro com motor muito forte...
    peças se consegue com amigos hermanos...
    eu acompanho um colega q tirou um opala 6 e colocou um desses na F75..por sinal tem outro guardado...
    caixa de tração era o q ele mais destroia...(bebia e pisava muito não necessariamente nesta ordem...)resolveu com uma de engesa de caminhao...
    ai começou as cruzetas do munhao e semi eixos... resolveu com as da toyota band..
    ai a caixa c10 3 começou a incomodar colocou outra mis nova...
    diferencial...
    quando tudo parecia perfeito o animal colocou uns pneus dinatork 33...
    mas acho q vale cada ronco do motor... moderar o pé escolher bem os pneus e o que quebrar se quebrar contigo csubstituindo com algo mais resistente...
    vamos aguardar opiniões..
    PS: o segundo motor ele comprou para uma dificuldade de conseguir peças... mas o motor atual ainda não pifou nem uma vez... e é muito bom de mergulho...abraços

Usuário Avatar de Paulo Cesar
    Entrada
    03/02/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Agradecimento: 1
    Julhos
    já arrumou o mecanico para fazer a troca do motor??
    abs.

Zerado o motor em!

Esse motor é muito bom. O problema é que ele é muito forte. O ideal seria colocar a caixa de mudança original e uma de transferência mais forte. Acho a do engesa muito grande. Procuraria uma menos mais reforçada.
    Cardan com luva, espiga, cruzetas e flanges das cruzetas de f-1000, flutuante...
    O bicho é forte. O corte de giro é nos 8.500RPM pelo que soube...
    []'s
    FILIPE BARROS
    Turma do Esmeril 4x4

Usuário Avatar de julhos
    Entrada
    28/01/2009
    Local
    Cidade Maravilhosa/RJ
    Citação Postado originalmente por Loiro Ver Post
    Zerado o motor em!

Esse motor é muito bom. O problema é que ele é muito forte. O ideal seria colocar a caixa de mudança original e uma de transferência mais forte. Acho a do engesa muito grande. Procuraria uma menos mais reforçada.
    Cardan com luva, espiga, cruzetas e flanges das cruzetas de f-1000, flutuante...
    O bicho é forte. O corte de giro é nos 8.500RPM pelo que soube...
    []'s
    Obrigado pela dica, mas se eu começar a trocar tudo que possa vir a quebar o meu bolso não irá aguentar!
    Vou tentar me preocupar com a adaptação inicialmente e conforme o carro for quebrando, irei adaptando peças mais robustas...

Um grande abraço

Usuário Avatar de MaGao
    Entrada
    26/02/2008
    Local
    Maceió/AL
    o T-Rex do meu irmão tinha esse motor.. foi substituido por um 4236 turbo..

pq é Diesel..

mais ele usava com o cambio 240v normal..

Abraços,

Usuário Avatar de julhos
    Entrada
    28/01/2009
    Local
    Cidade Maravilhosa/RJ
    Citação Postado originalmente por Paulo Cesar Ver Post
    Julhos
    já arrumou o mecanico para fazer a troca do motor??
    abs.
    Olá Paulo, tudo bem com vc?
    Ainda não comecei a procurar por mecânicos, pois na realidade me "antecipei" a acabei colocando o carro na reforma de lataria/pintura antes da adaptação do motor. Logo o meu carro esta desmontado no momento e aguardando pela conclusão so serviço!
    Você teria alguma dica? Conhece alguém que já tenha feito essa adaptação antes? Seria ótimo pois assim eu teria um orçamento mais preciso e sem surpresas.

Desde já um grande abraço,

JC

Usuário Avatar de Paulo Cesar
    Entrada
    03/02/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por julhos Ver Post
    Olá Paulo
    Você teria alguma dica? Conhece alguém que já tenha feito essa adaptação antes? Seria ótimo
    pois assim eu teria um orçamento mais preciso e sem surpresas.
    Oi Julhos
    Como vc estava com dificuldade de arrumar alguem para fazer a adaptação, pensei no mecanico que fez
    a retifica do motor do meu CJ, porem vou saber com ele se faz adaptação, caso faça depois te falo,
    já que a oficina dele fica em guaratiba, que também é na zona oeste.
    abs.

Usuário Avatar de julhos
    Entrada
    28/01/2009
    Local
    Cidade Maravilhosa/RJ
    Olá pessoal, desde obrigado pela ajuda!
    Inicialmente gostaria de gastar menos possível, tentando manter ao máximo a originalidade do meu carro. Logo minha intensão seria trocar inicialmente apenas o motor e conforme as outras partes forem quebrando, vou adaptando por mais resistentes (cruzetas, transmissão, diferencial, etc...)
    Pelo que vc me falou eu posso continuar com a minha embragem, somente trocando a prensa pela da F-1000. E sobre a adaptação? Terei que mexer nas estrias e eixo do motor? E quanto a caixa seca? É adaptável na que eu tenho do motor opala 4 cilindros original X 240V sem flanges?
    Precisava de mais algumas dicas para calcular os gastos finais!

Desde já um grande abraço,

Julio Cesar.

Usuário
    Entrada
    18/03/2009
    Local
    mambore/PR
    Agradecimentos: 2
    Bom dia, não sou engeseiro mas acompanho sempre os tópicos de vcs, nunca postei aqui mas vou tentar dar uma contribuição.

Tenho um amigo que adaptou esse motor 4.9 em uma picape antiga, e ele me garantiu que não existe capa-seca pra esse motor, que a capa-seca é uma peça fundida junto com a carcaça do câmbio Mazda que originalmente equipava a F1000 4.9i. Ele se bateu procurando uma capa-seca que desse certo nesse motor e não teve jeito, teve que morrer com uma grana preta num câmbio original da F1000, que diga-se de passagem é um câmbio muito bom também. Portanto se for mesmo ficar com esse motor você vai ter q partir pra um câmbio também, ou então tentar fazer uma capa seca exclusiva, o que também não é impossível de ser feito.

Usuário Avatar de julhos
    Entrada
    28/01/2009
    Local
    Cidade Maravilhosa/RJ
    Citação Postado originalmente por Mauricio Rotta Ver Post
    Bom dia, não sou engeseiro mas acompanho sempre os tópicos de vcs, nunca postei aqui mas vou tentar dar uma contribuição.

Tenho um amigo que adaptou esse motor 4.9 em uma picape antiga, e ele me garantiu que não existe capa-seca pra esse motor, que a capa-seca é uma peça fundida junto com a carcaça do câmbio Mazda que originalmente equipava a F1000 4.9i. Ele se bateu procurando uma capa-seca que desse certo nesse motor e não teve jeito, teve que morrer com uma grana preta num câmbio original da F1000, que diga-se de passagem é um câmbio muito bom também. Portanto se for mesmo ficar com esse motor você vai ter q partir pra um câmbio também, ou então tentar fazer uma capa seca exclusiva, o que também não é impossível de ser feito.
    Bem, pelo visto não é tão simples como eu já imaginava.
    Estou postando abaixo algumas fotos do cambio Mazda da F-1000, e realmente a caixa seca fica atrelada a sua carcaça. Andei consultando alguns bons mecânicos aqui do Forum e um deles me falou que a caixa seca do motor Ford V8 302 caberia, no entanto será necessário adaptar uma flange para o câmbio e usinar o eixo piloto. Até o momento essa me pareceu a melhor opção!
    Tambem encontrei aqui no Forum um antigo anúncio de venda onde o um conjunto completo macânica F-1000 (4.9i) estava instalado em uma caixa seca do 302 com o arranque do 302, sendo que neste caso o volante do motor foi torneado para que fosse encaixado na cremalheira do 302, a fim de não perder seu balanceamento.
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=31749
    A caixa seca do motor 302 é MUITO mais barata que o cambio completo da F-1000 (cerca de R$700,00 no Mercado Livre e certamente muito mais em conta em desmanches). Mas com isso seria necessário usinar o eixo piloto ou volante do motor, e não sei se o serviço ficaria bom para aguentar todo o troque desse motor, ainda mais com o meu tipo de uso!

Veja, abaixo a caixa MAZDA completa (atrelada a "caixa seca original" e a caixa seca do motor 302 para uma possível adaptação).

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem