Gostaria de compartilhar a minha experiencia em relação ao meu Engesa. Na reforma (já passou longe da revisão !), tive de trocar os rolamentos de roda trazeiros e naturalmente o mecanico cotou o rolamento e escolhi o Timken para instalar.
E ai começou a dor de cabeça ! O mecanico instalou e foi dar uma volta para testar a caranga e no meio da Av Bandeirantes, o Engesa fica sem tração e logo o semi eixo pulou pra fora . Resumindo o rolamento de roda travou, incendiou a roda e quase que o conjunto roda/semi eixo acabam por saltar num carro e o Engesa sem controle, ainda bem que o circuito de freio é duplo e tem acionamento independente na diant/traz .
Fui correndo no mecanico e estava ele na oficina com o Rolamento Fundido , com +/- 50 Km rodado , o semi eixo torto, a roda queimada, etc! O mecanico tinha ido na loja trocar o rolamento e o balconista nem questionou e deu outro rolamento novo .
Chegando na oficina observei o rolamento e comecei a perceber algumas coisas estranhas:
- O rolamento não tinha a marcação TIMKEN e sim FK e ainda sem pais de origem;
- A caixa do rolamento era TIMKEN mas de péssima qualidade (feito em gráficas de fundo de quintal), e sem detalhes da gráfica;
- A caixa estava sem o manual que acompanha o rolamento;
- Comparei com um Rolamento Novo da TIMKEN que eu tinha do antigo CJ e era diferente as tonalidades da cor da caixa.
Conclusão:
- O rolamento só podia ser FALSO !
Nunca vi isso acontecer com um Rolamento de BOA PROCEDENCIA (desculpem os chineses, coreanos, etc...).
E um detalhe, no balcão com pressa voce não percebe a diferença e os FDP vendem quase o mesmo preço do ORIGINAL.
Ainda bem que não aconteceu mais nada de grave, mas poderia ter PERDIDO A VIATURA E A VIDA!
Isto é um relato aos amigos jipeiros para alertar a nossa comunidade!
E conclusão, denunciamos pra TIMKEN e pra delegacia!