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Convex Datacenter
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  • #1
    Usuário Avatar de Paulo Lucena
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    17/04/2004
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    Ajuda - Molas, Amortecedores e Acessórios




    Salve, salve grande tribo Engeseira !!!

    Estou chegando por aqui e fiquei muito feliz de descobrir amantes, como eu, de um Off-road que certamente está e vai ficar por muito tempo na história desse País.
    Minha passagem na lama começou com uma Honda XL250 e outras até um Willys 62/63 (que tenho a 14 anos). Mas sempre muito apaixonado pelo Engesa....em 2000 decidi montar um. Comprei da ISM um Kit (chassi, lata completa, tanque, parachoques e painel) da F3-Jordânia
    que estou montando a 4 anos. Ainda não terminei, mas hoje ela já está com 15 mil KM só me dando alegria.

    Montei a ARARA-AZUL com câmbio 5m+red e eixos diferenciais Toyota Bandeirante + um motor diesel Maxion S4T, rodas 15x8 e Pneus BF33",
    Capota de Fibra + Ar Cond.
    Está tudo maravilha, mais preciso da ajuda/experiência de voces que estão "respirando Engesa" a mais tempo que eu.

    Tenho lido bastante esse chat, mas confesso que não consegui esclarecer minhas dúvidas/problemas. É o seguinte:

    1-Molas/amortecedores: Tenho amortecedores de f-4000 e as molas
    comprei na Rota 4x4. Qdo. eu passo numa lombada ou depressão sinto
    que o Jeep joga as pessoas para cima (principalmente que está atrás),
    como se o amortecedor não tivesse ação ou como se as molas
    traseiras fossem mais fortes que os amortecedores. Outro dia coloquei
    10 pessoas nela e sai dar uma volta ficou deliciosa.....(???)....
    Vi aqui algumas sugestões como amortecedores de 1113/F-1000/Rancho
    e molas de Sueden,DelRey c/ar, F-1000.
    Considerando a configuração da Arara-Azul, ou seja, uma Jordânia
    (maior e mais pesada que a F1 e F2) sendo ainda Diesel (MaxionS4T),
    qual na opinião dos Parceiros seria uma boa alternativa para resolver
    essa parada ??.
    2-Acessórios: Em vez do parachoque dianteiro original, gostaria de colocar
    um parachoque com quebra-mato, sup para milhas...
    Preciso ainda de peito de aço (aluminio) e Snorkel.
    Poderiam por favor indicar alguma loja que venda ?. E se for no
    artezanal, quem faz bem em Sampa e Região ?.

    Bem, acho que já abusei bastante.
    Agradeço a oportunidade e um grande abraço a todos.

  • #2
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
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    Paulo ,bem vindo ao site , ta no lugar certo aqui tem bastante engeseiro pra te auxiliar .
    Tenho um Fase 3 Azul Tbm , motor Q20B , ta com molas originais e amortecedor F4000 , tente abrir esse amortecedor pra ver como é difícil ... o problema é que mola helicoidal age assim mesmo , a fama dos Engesas é essa , pegou buraco com velocidade decola ...
    Molas mais duras tendem a piorar , entre outras coisas , estabilidade .
    O jeito é maneirar em lombadas e andar devagar nas trilhas ...
    Vc está com uma baita maq. : eixos , cambio e red. band , maxion e AC , o negócio é andar com o carro desfilando , curtindo , na manha ...

    Qdo for vender me avisa , tem um bocado de gente querendo comprar o meu , mas por enqto não está a venda ...

    []s ...
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #3
    Parabéns Paulo , pela sua bela raridade , Arara Azul !!!
    Temos poucos FIII rodando e é um prazer receber um desses em nossa lista ....
    Sobre as dicas fique sempre de olho por aqui .....tem muita gente que conhece bastante sobre o Engesa , e logo vc tira sua dúvida
    Abraços

  • #4
    O que é ISM? como vc adquiriu o Kit?

  • #5
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
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    22/04/2003
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    Citação Postado originalmente por Carlos
    O que é ISM? como vc adquiriu o Kit?
    Carlos , ISM era um auto peças que vendeu o estoque para o João Eduardo da Rota 4x4 , um dos ex donos montou o Zanesco Peças ...

    Em S. Luiz tem muitas picapes acho que por aí não tem dificuldade de peças né ??

    []s...
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #6
    Usuário Avatar de Paulo Lucena
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    17/04/2004
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    Oi pessoal !!!

    Obrigado pela receptividade, incentivo com à Arara-Azul, e claro pelas dicas.

    Falando em dicas............alguém tem alguma para Acessórios para Engesa (parachoque c/ quebra-mato, peito de aço, snorkel...), onde comprar e/ou fazer ???

    Desculpe a demora em responder, pois minha maquina estava com vírus.

    Grande abraço,

  • #7
    Paulo,

    Dê uma olhada nestes links...

    http://www.todoterreno.net/prod_engesa.htm

    http://www.atlantida4x4.com.br/ Clique em Produtos -> Acessórios -> Engesa

    []'s...
    Eduardo Chaves Tucunduva

  • #8
    Usuário Avatar de Paulo Lucena
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    Eduardo,


    Valeu a dica!!

    Vou fazer contato, ainda essa semana.


    Obrigado,

  • #9
    Usuário Avatar de haundrich
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    Citação Postado originalmente por Eduardo Velo
    ...... o problema é que mola helicoidal age assim mesmo , a fama dos Engesas é essa , pegou buraco com velocidade decola ...
    Molas mais duras tendem a piorar , entre outras coisas , estabilidade .
    O jeito é maneirar em lombadas e andar devagar nas trilhas ...


    []s ...
    Isso é interessante... Se vc pega uma lombada de lado, o carro nem sente. Se pega as 2 rodas juntas, ele "decola"...

    Será que não tem mesmo como melhorar essa característica de absorver obstáculos?

    Existe molas Sueden para o engesa diesel?
    Outra pergunta: As molas para o Engesa Diesel são iguais , ou tem DE, DE, TE e TD? (Dianteiro Esquerdo, Traseiro Direito...)

    [ ]s
    Flávio
    Engesa F2 - EE12: mwm2.8, 34 pols, 4 BD, E-Locker diant/tras, molas +2,5 pols, HS, guincho work 12000 lbs

  • #10
    Usuário Avatar de Paulo Lucena
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    Oi Flavio !!

    Muito bem colocado. Eu tbem não sei.

    Vamos pedir ajuda para os "universitários" nessa questão, pois deve
    interessar, com certeza, a toda galera Engeseira.

  • #11
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    Paulo, quanto aos acessórios, procure o Rodrigo Portugal:

    www.rc4x4.com.br

    Ele fez todos os protetores, quebra-mato etc do meu Troller e agora vai fazer para a Pajero. Para Engesa não sei se ele ainda fez, mas como vou obrigá-lo a fazer pra mim, ele vai ter que começar logo :P

    Ele faz muito bem feito e sai bem mais em conta do que nas lojas por aí.

    []s

  • #12
    Usuário Avatar de haundrich
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    Estou tendo pouquíssimo tempo para pesquisar sobre molas.
    Andei colocando mola de F1000 na dianteira de meu engesa
    Já me arrependi. As molas cansadas, possívelmente originais, eram muito mais confortáveis do que esta de F1000. E senti perda no curso da suspensão.
    Sem falar que o engesa, IHMO, é muito equilibrado. Aprendi que não posso mexer na suspensão somente a dianteira ou somente traseira. Aprendi que tem que ser tudo igual, por enquanto. Ou poê molas iguais nas quatro, ou não poê nada. Pesos: 1200 na dianteira, 1000 kgs na traseira, sem carga.

    Bem .. de volta a estaca zero...

    Relembrando que existem molas sweden para engesa, pergunto: em qual outro carro de série iam estas molas?( lembrando também de que se trata de engesa diesel )?
    Ou as molas de pampa ar condicionado que servem no engesa gasolina tambem serviriam no diesel?(mais difícil isso, heim?)

    Ontem ainda o mecânico Lambretta me questionou sobre as molas do Ford Galaxy...

    Flávio - Voltando a ativa no fórum, ainda precariamente....
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