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Convex Datacenter
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  • #1
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    30/01/2010
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    Motor maxxion 2.4 td ic




    E aí galera da experiência!!! Não consegui fechar com o motor 14B da toyota, sendo que me apareceu a oportunidade de comprar um Maxxion 2.4 TD IC para instalar no meu Engesa 86. Segundo a pessoa que está vendendo, o motor é turbinado e intercoolado. Solicito ajuda na descisão. Ourtro aspecto á a mudança no combustível de álccol para diesel, pois pesquisei e vi que o meu documento está como automóvel/passageiro, alguém te alguma dica? Abraços.

  • #2
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    CARO LATTANZI

    BEM VINDO A ESTE MARAVILHOSO FORUM 4X4 .

    Já foi muito discutido aqui sobre motores , mas como vc é novo aqui , vai lá de novo .

    Este motor saiu de qual carro ? Pois eu conheço o 2.5 HSD , que saiu nas S-10 , RANGER, LAND ( com pequenas modificações ) .

    Este 2.4 não sei de qual carro é , mas mesmo não sabendo ele não deve ter uma potencia ideal para um ENGESA , mas se vc não pretende fazer muitas doideiras e trilhas pesadas , se for mais para uso leve , andar a 80 a 100 km/h sem muitas arrancadas , ele deve servir , como disse não conheço este motor . Qual a potencia dele ? Torque ? Com estas respostas fica mais fácil de dar uma opinião mais exata .

    Mesmo assim ainda acho que é melhor do qualquer motor a gasolina ( PELO CONSUMO , este motor díesel deve ser muito economico , o que um motor a gasolina num jipe tem um consumo muito alto , quase impossível de fazer viagens longas com gasolina ) .

    Aguardo mais informações , mas uma boa oportunidade não se deve perder .

    ABRAÇOS

  • #3
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    Opa!!!

    Complementando o Dr. Guilherme.

    Esse motor originalmente equipa a Land Rover.

    Lembrando caro LATTANZI, que com a troca do motor, terá que trocar a relação, pois ficará "curto" para diesel.

    Segundo o Contran, para ser diesel, são dois critérios distintos e não cumulativos.

    1 - capacidade de carga acima de 1000Kg;
    2 - ser 4x4 com marcha reduzida. (isso é fruto de loby)

    O importante é ter escrito no doc "4x4".

    Então tá dentro!!!

    Abraços.

    Kim.

  • #4
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    30/01/2010
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    Valeu pelas dicas, pois realmente segundo quem está vendendo o motor ele é da ranger e land, com o ano aproximado de 2000. Como disse o meu documento não consta 4x4, portanto estarei verificando junto ao detran local o que é possível. Mesmo assim, obrigado.

  • #5
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    Citação Postado originalmente por Kim Ver Post
    Opa!!!

    Complementando o Dr. Guilherme.

    Esse motor originalmente equipa a Land Rover.

    Lembrando caro LATTANZI, que com a troca do motor, terá que trocar a relação, pois ficará "curto" para diesel.

    Segundo o Contran, para ser diesel, são dois critérios distintos e não cumulativos.

    1 - capacidade de carga acima de 1000Kg;
    2 - ser 4x4 com marcha reduzida. (isso é fruto de loby)

    O importante é ter escrito no doc "4x4".

    Então tá dentro!!!

    Abraços.

    Kim.
    CARO LATTANZI

    Complementando ainda o KIM , se seu carro é um ENGESA , ele saiu 4x4 , logo já esta dentro das exigencias do CONTRAN , para mudar o documento para díesel aqui em minha cidade é muito fácil tudo dentro da lei , aqui temos o INMETRO para emitir o laudo exigido pelo DETRAN .

    No meu caso que coloquei , motor díesel no meu que era a álcool demorou exatos 15 dias para sair o verdinho constando díesel no documento .

    Se vc tiver dificuldades por aí , é só vc dar um pulinho aqui , não é muito loge é só em torno de 870km , não é perto , mas vale a pena se vc não conseguir por aí , estou a sua disposição .

    ABRAÇO

  • #6
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    Informei que o motor era 2.4 quando na realizade é 2.5 TD IC Maxxion, que equipa a Land / Ranger.
    Quanto ao meu Engesa, só fiquei preocupado se o motor é fraco, pois o que estou adquirindo e turbinado e o meu Engesa é totalmente de fibra, o que alivia um pouco o peso.
    Outro detalhe importante é que realmente pretendo fazerb umas trilhas, e já tive oportunidade de fazer trilha com colega em uma land 90, que se comportou bem.
    Não quero o motor para velocidade e sim para trilhas. Me ajudem nesta descisão, pois praticamente estou com o negócio fechado.

  • #7
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    Prezado, a denominação correta desse motor é 2.5 HS.

    ou

    300TDi nos Land Rover

  • #8
    Usuário Avatar de Kim
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    Caro LATTANZI!

    O que decidirá será a relação do diferencial.

    Já se sabe que não manterá a relação original, por ser curta demais.

    Terá que achar algo que equilibre seu veículo.

    Comece, descobrindo qual a relação do veículo original do motor.

    Depois saberemos o que fazer.

    Abraços.

    Kim.

  • #9
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    2.5 TDI Land

    Ainda não mudei a relação, mas pesei o meu engesa e deu 960 kgs, ou seja, o bicho não ficou muito pesado. Estarei consultando a relação utilizada pela Land como sugeriu. Estou verificando para colocar a reduzida da toyota.
    Outra coisa que chamou atenção antes de eu decidr, foi que havia consultado um motor toyota 14b, e recebi informação que não haveria problemas. Logo o 2.5 possui mais torque, então senão estiver enganado, a hora que acertar a relação e colocar a reduzida da toyota, deve ficar legal para trilha.

    Aguardo comentários.

  • #10
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    Citação Postado originalmente por LATTANZI Ver Post
    Ainda não mudei a relação, mas pesei o meu engesa e deu 960 kgs, ou seja, o bicho não ficou muito pesado. Estarei consultando a relação utilizada pela Land como sugeriu. Estou verificando para colocar a reduzida da toyota.
    Outra coisa que chamou atenção antes de eu decidr, foi que havia consultado um motor toyota 14b, e recebi informação que não haveria problemas. Logo o 2.5 possui mais torque, então senão estiver enganado, a hora que acertar a relação e colocar a reduzida da toyota, deve ficar legal para trilha.

    Aguardo comentários.
    CARO LATTANZI

    Não me lembro os valores , mas tenho quase certeza que o MAXION 2.5 HS NÃO TEM MAIS TORQUE que o 14B da BAND não .

    E outra , se optar pelo MAXION 2.5 HS , se não colocar a T-CASE da BAND , esquece TRILHAS , pois qdo vc viu a LAND numa trilha que vai até bem , ela tem REDUZIDA , e vc com um ENGESA sem reduzida com este motorzinho ? ESQUECE QUE TEM QUE FAZER TRILHAS , SÓ VAI PASSAR RAIVA .

  • #11
    Usuário Avatar de Hugo4x4
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    Lattanzi

    São técnico e com os dados das curvas posso dizer que o torque do motor Maxion 2,5 HS é 29,0 kgfm/1.600rpm e o do 14B 25,5 kgfm/2.000 rpm, veja dados em http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...t=curva+torque.
    O Maxion para puxar viaturas como as Land 110 em trilhas é fraco, mais nas 90 é ótimo, e com o peso do seu Engesa não vejo problemas. As Land 110 não são indicadas para trilhas, muito grandes e pesadas, para isto o 4x4 tem que ser pequeno e ter uma boa relação peso/torque em baixa. Se está pensando em trilhas o cambio original do Engesa também devera ser trocado e colocar transferência com reduzida.

  • #12
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    Citação Postado originalmente por Hugo4x4 Ver Post
    Lattanzi

    São técnico e com os dados das curvas posso dizer que o torque do motor Maxion 2,5 HS é 29,0 kgfm/1.600rpm e o do 14B 25,5 kgfm/2.000 rpm, veja dados em http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...t=curva+torque.
    O Maxion para puxar viaturas como as Land 110 em trilhas é fraco, mais nas 90 é ótimo, e com o peso do seu Engesa não vejo problemas. As Land 110 não são indicadas para trilhas, muito grandes e pesadas, para isto o 4x4 tem que ser pequeno e ter uma boa relação peso/torque em baixa. Se está pensando em trilhas o cambio original do Engesa também devera ser trocado e colocar transferência com reduzida.
    GRANDE CUNHADO HUGO4X4

    Vc e seus preciosos dados .

    Não lembrava destes dados , me enganei , mas como falei , este motor MAXION 2.5 HS no ENGESA sem redução não dá nem pra começar a brincadeira em trilhas .

    Nos veremos em LAVRAS NOVAS .

    ABRAÇÃO

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