x
Convex Datacenter
Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 54
  • #1
    Usuário Avatar de MaGao
    Entrada
    26/02/2008
    Local
    Maceió/AL
    Idade
    41
    Posts
    2,780
    Agradecimentos: 0

    Vávula termostática usar/não usar




    Fala galera,

    seguinte.. peguei meu ENGESAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA pensse em um menino com o brinquedo dos sonhos! rindo atoa kkkkk

    so uma coisa.. eu sai de um estado para outro.. e o carro esquentou jogando agua do radiador para fora.. isso vim com cuidado pe de 80km/h e tall.. blz cheguei na minha cidade.. fui logo na oficina.. o antigo dono alega que nunca esquentou e acredito nele.. pois eu tinha ido olhar o carro a uns 2 meses atraz.. e ele nunca tinha esquentado.. pelo menos comigo la testando andando.. passando por atoleiros etc..

    meu motor é um s4t plus.. o radiador não sei qual q é.. vo tirar fotos e postar..

    quando cheguei no mecanico ele falou que aqueles motores esquentão aqui no nordeste e todo mundo tira a vavula termostatica.. eu fui em outro.. e disse a mesma coisa.. então tirei fora e o carro ta normal.. pelo menos aparente..

    no meu antigo carro.. suzuki samurai.. sem a vavula ele consumia mais pq a injeção mandava mais combustivel achando que o carro tava frio.. então fiquei penssando.. po se ta la pq tem utilidade.. certo.. aquecer o motor ate sua temperatura.. aqui no nordeste é um calor infernal.. hj tava nublado num mormaço de 35graus..
    eu pensso.. se ela tem, tem que ser usada.. então meu radiador ta sendo insuficiente para esfriar o retorno do motor..
    ai fui olhar para poder por um radiador mairo.. vuala.. não cabe.. ta de um lado ao outro do chassi na frente.. de lado da caixa de direção hidraulica..

    qual seria a dica? usar ? não usar ? fazer o que pra por outro radiador maior?


    Vlw

    depois tiro fotos e posto!

    Abraços de um cara muito felizzz

  • #2
    Usuário Avatar de Joao Baeta
    Entrada
    14/03/2005
    Local
    Rio de Janeiro!/RJ
    Idade
    38
    Posts
    6,950
    Agradecimentos: 8
    Magao...
    Quando eu mandei fazer o motor do GVTD... O carro ficou show... Tempos depois comecei a reparar que nao tinha colocado a termostatica... Pois eu descia serra... E a temperatura lá embaixo... Desde motor feito até agora (> 42000km) nem deu problema... Mas fico preocupado... Pois a temperatura fica variando... Pode até trincar o cabecote!
    To pensando em colocar de volta a peça...

    Marca pouco abaixo da metade... No calor do diabo e o motor naquela temperatura.... No frio... As vezes ele nem se mexe... Fica pouco acima da beira!
    Baeta's Off Road!
    Samurai 1.3 1993 de trilha
    GV3 prata 2014 4x4 top de linha com aro 18"etc etc!

  • #3
    Desativado
    Entrada
    05/12/2006
    Idade
    61
    Posts
    289
    Agradecimento: 1
    A TV é muito importante (necessária) em veiculos com injeção eletrônica , mas na região Norte/Nordeste em" jipes", eu particularmente considero desnecessária em motores carburados e diesel mecânicos.Só dá problema. Quanto a variação da temp no instrumento é insignificante, e pra rachar um bloco de motor nem jogando agua fria de balde isso acontece, quanto mais àgua levemente resfriada pelo radiador (impossivel).Se fosse assim toda vez que vc atravessasse um rio, perderia um motor. É mais facil vc perder um motor pelo travamento da TV do que por não usá-la.

  • #4
    Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    70
    Posts
    9,626
    Agradecimentos: 10
    Citação Postado originalmente por MaGao Ver Post
    Fala galera,

    seguinte.. peguei meu ENGESAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA pensse em um menino com o brinquedo dos sonhos! rindo atoa kkkkk

    so uma coisa.. eu sai de um estado para outro.. e o carro esquentou jogando agua do radiador para fora.. isso vim com cuidado pe de 80km/h e tall.. blz cheguei na minha cidade.. fui logo na oficina.. o antigo dono alega que nunca esquentou e acredito nele.. pois eu tinha ido olhar o carro a uns 2 meses atraz.. e ele nunca tinha esquentado.. pelo menos comigo la testando andando.. passando por atoleiros etc..

    meu motor é um s4t plus.. o radiador não sei qual q é.. vo tirar fotos e postar..

    quando cheguei no mecanico ele falou que aqueles motores esquentão aqui no nordeste e todo mundo tira a vavula termostatica.. eu fui em outro.. e disse a mesma coisa.. então tirei fora e o carro ta normal.. pelo menos aparente..

    no meu antigo carro.. suzuki samurai.. sem a vavula ele consumia mais pq a injeção mandava mais combustivel achando que o carro tava frio.. então fiquei penssando.. po se ta la pq tem utilidade.. certo.. aquecer o motor ate sua temperatura.. aqui no nordeste é um calor infernal.. hj tava nublado num mormaço de 35graus..
    eu pensso.. se ela tem, tem que ser usada.. então meu radiador ta sendo insuficiente para esfriar o retorno do motor..
    ai fui olhar para poder por um radiador mairo.. vuala.. não cabe.. ta de um lado ao outro do chassi na frente.. de lado da caixa de direção hidraulica..

    qual seria a dica? usar ? não usar ? fazer o que pra por outro radiador maior?


    Vlw

    depois tiro fotos e posto!

    Abraços de um cara muito felizzz
    CARO AMIGO MAGAO

    PARABENS PELA COMPRA ,

    Agora qto a VÁLVULA TERMOSTÁTICA , :

    " NÃO PODE UTILIZAR O ENGESÃO OU OUTRO CARRO QUALQUER SEM A VÁLVULA TERMOSTÁTICA "

    Não de ouvido a mecanico , ELA EXISTE para fazer o motor trabalhar na temperatura de trabalho que ele foi projetado por engenheiros da fábrica .

    Vc trabalhar com motor superaquecido da problema de trincar cabeçote e bater o motor .

    Vc trabalhar com motor frio demais irá dar problema de maior desgaste dos componentes internos e bater o motor tb .

    A VÁLVULA FOI FEITA PARA SER USADA NO MOTOR .

    Se o seu ENGESA esta esquentando , tem que verificar os motivos , se o motor é o original do carro e o radiador é o original do carro , tem que procurar onde esta o problema .

    Não sei se vc já leu meus comentários dos problemas de superaquecimento do meu ENGESA com o motor MWM 2.8 , já fiz quase de tudo , mas nesta ÚLTIMA GRNADE REFORMA acredito que resolverei este problema , estou fazendo modificações na caixa de direção para caber um radiador com área de troca maior , MAS NO SEU CASO , se o motor e radiador são originais , NÃO TEM QUE TROCAR DE RADIADOR POR OUTRO MAIOR NÃO , TEM QUE VERIFICAR ONDE ESTA O PROBLEMA , PODE TER MANGUEIRAS VAZANDO , RADIADOR VAZANDO , CANALETAS DO RADIADOR ENTUPIDA , COLMÉIA DO RADIADOR ENTIPIDA DE BARRO , PAPEL OBSTRUINDO A FRENTE DO RADIADOR , BOMBA D'ÁGUA COM PROBLEMA , olha a quantidade de coisas quie vc ter que verificar .

    ABRAÇÃO , E NÃO SE DESESPERE .

  • #5
    Usuário Avatar de Hugo4x4
    Entrada
    24/04/2005
    Local
    São José do Rio Preto/SP
    Posts
    1,240
    Agradecimentos: 6
    Citação Postado originalmente por MaGao Ver Post
    Fala galera,

    seguinte.. peguei meu ENGESAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA pensse em um menino com o brinquedo dos sonhos! rindo atoa kkkkk

    so uma coisa.. eu sai de um estado para outro.. e o carro esquentou jogando agua do radiador para fora.. isso vim com cuidado pe de 80km/h e tall.. blz cheguei na minha cidade.. fui logo na oficina.. o antigo dono alega que nunca esquentou e acredito nele.. pois eu tinha ido olhar o carro a uns 2 meses atraz.. e ele nunca tinha esquentado.. pelo menos comigo la testando andando.. passando por atoleiros etc..

    meu motor é um s4t plus.. o radiador não sei qual q é.. vo tirar fotos e postar..

    quando cheguei no mecanico ele falou que aqueles motores esquentão aqui no nordeste e todo mundo tira a vavula termostatica.. eu fui em outro.. e disse a mesma coisa.. então tirei fora e o carro ta normal.. pelo menos aparente..

    no meu antigo carro.. suzuki samurai.. sem a vavula ele consumia mais pq a injeção mandava mais combustivel achando que o carro tava frio.. então fiquei penssando.. po se ta la pq tem utilidade.. certo.. aquecer o motor ate sua temperatura.. aqui no nordeste é um calor infernal.. hj tava nublado num mormaço de 35graus..
    eu pensso.. se ela tem, tem que ser usada.. então meu radiador ta sendo insuficiente para esfriar o retorno do motor..
    ai fui olhar para poder por um radiador mairo.. vuala.. não cabe.. ta de um lado ao outro do chassi na frente.. de lado da caixa de direção hidraulica..

    qual seria a dica? usar ? não usar ? fazer o que pra por outro radiador maior?


    Vlw

    depois tiro fotos e posto!

    Abraços de um cara muito felizzz
    MaGao

    Segundo o manual o S4T PLUS deve trabalhar entre 80 - 98°C, valores maiores ou menores que os especificados são prejudiciais, testa a VT para ver se funciona direito.

  • #6
    Usuário Avatar de Dinola
    Entrada
    18/09/2009
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    63
    Posts
    359
    Agradecimentos: 0
    Olá amigo !

    A VT funciona da seguinta maneira : Quando o motor está frio, a vt fica fechada não deixando a agua passar pelo radiador permitindo que o motor chegue mais rápido a temperatura normal de trabalho.
    Após uma determinada temperatura ela abre, fazendo a agua passar pelo radiador. Se vc a tirou e o jeep parou de ferver é porque ela estava com defeito ou seja, não está abrindo o suficiente e aí o motor ferve mesmo.
    Abs

  • #7
    Usuário Avatar de MaGao
    Entrada
    26/02/2008
    Local
    Maceió/AL
    Idade
    41
    Posts
    2,780
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    CARO AMIGO MAGAO

    PARABENS PELA COMPRA ,

    Agora qto a VÁLVULA TERMOSTÁTICA , :

    " NÃO PODE UTILIZAR O ENGESÃO OU OUTRO CARRO QUALQUER SEM A VÁLVULA TERMOSTÁTICA "

    Não de ouvido a mecanico , ELA EXISTE para fazer o motor trabalhar na temperatura de trabalho que ele foi projetado por engenheiros da fábrica .

    Vc trabalhar com motor superaquecido da problema de trincar cabeçote e bater o motor .

    Vc trabalhar com motor frio demais irá dar problema de maior desgaste dos componentes internos e bater o motor tb .

    A VÁLVULA FOI FEITA PARA SER USADA NO MOTOR .

    Se o seu ENGESA esta esquentando , tem que verificar os motivos , se o motor é o original do carro e o radiador é o original do carro , tem que procurar onde esta o problema .

    Não sei se vc já leu meus comentários dos problemas de superaquecimento do meu ENGESA com o motor MWM 2.8 , já fiz quase de tudo , mas nesta ÚLTIMA GRNADE REFORMA acredito que resolverei este problema , estou fazendo modificações na caixa de direção para caber um radiador com área de troca maior , MAS NO SEU CASO , se o motor e radiador são originais , NÃO TEM QUE TROCAR DE RADIADOR POR OUTRO MAIOR NÃO , TEM QUE VERIFICAR ONDE ESTA O PROBLEMA , PODE TER MANGUEIRAS VAZANDO , RADIADOR VAZANDO , CANALETAS DO RADIADOR ENTUPIDA , COLMÉIA DO RADIADOR ENTIPIDA DE BARRO , PAPEL OBSTRUINDO A FRENTE DO RADIADOR , BOMBA D'ÁGUA COM PROBLEMA , olha a quantidade de coisas quie vc ter que verificar .

    ABRAÇÃO , E NÃO SE DESESPERE .
    Então Guilherme,

    meu motor é um S4T Plus.. o radiador não sei qual que é.. o motor foi comprado e instalado 0km.. em 2005.. to com nota fiscal de fabrica e alguns documentos.. ele foi reformado nessa epoca..

    vo partir para a vavula termostática e o radiador..
    quando eu chegar mais tarde eu posto as foto do bixão!

    Abraços

  • #8
    Usuário Avatar de MaGao
    Entrada
    26/02/2008
    Local
    Maceió/AL
    Idade
    41
    Posts
    2,780
    Agradecimentos: 0
    Hugo,

    sim eu li no manual.. vo verificar.. abraços,

    Dinola,

    observando agora eu acho que a vavula termo travou.. pq eu andei 300km parando de posto em posto.. tinha hora que cuspia agua de leve pra fora.. tem hora que não cuspia.. vo providenciar a colocação denovo para ver o comportamento..

    Abraços,

    Citação Postado originalmente por Dinola Ver Post
    Olá amigo !

    A VT funciona da seguinta maneira : Quando o motor está frio, a vt fica fechada não deixando a agua passar pelo radiador permitindo que o motor chegue mais rápido a temperatura normal de trabalho.
    Após uma determinada temperatura ela abre, fazendo a agua passar pelo radiador. Se vc a tirou e o jeep parou de ferver é porque ela estava com defeito ou seja, não está abrindo o suficiente e aí o motor ferve mesmo.
    Abs

  • #9
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
    Entrada
    22/04/2003
    Local
    Santo Andre/SP
    Idade
    66
    Posts
    5,815
    Agradecimentos: 0
    Fala Magao , parabéns pela vtr , bem vindo ao clube ... mais um pra trocar informações ...
    Como ja explicaram a Valv. Term. tem sua função e pode não estar operando como deve . Vc tirou e parou de aquecer ??? a temp. fica acima de 98º C ??? a que rpm vc costuma rodar ?? queimar giro tb é motivo de superaquecimento ...
    O Doctor tb falou de outras causas , sai caçando esses problemas e deixa a VT normal ...

    abs ... Edu

  • #10
    Citação Postado originalmente por Zé Renato Ver Post
    A TV é muito importante (necessária) em veiculos com injeção eletrônica , mas na região Norte/Nordeste em" jipes", eu particularmente considero desnecessária em motores carburados e diesel mecânicos.Só dá problema. Quanto a variação da temp no instrumento é insignificante, e pra rachar um bloco de motor nem jogando agua fria de balde isso acontece, quanto mais àgua levemente resfriada pelo radiador (impossivel).Se fosse assim toda vez que vc atravessasse um rio, perderia um motor. É mais facil vc perder um motor pelo travamento da TV do que por não usá-la.
    Afirmativo. Tá corretissimo sua observação. Essa variação de temperatura jamais é suficiente para trincar bloco ou cabeçote, ainda mais que são produzidos geralmente de aluminio ou ferro fundido, ligas feitas par suportar altas temperaturas.

  • #11
    Citação Postado originalmente por MaGao Ver Post
    Fala galera,

    seguinte.. peguei meu ENGESAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA pensse em um menino com o brinquedo dos sonhos! rindo atoa kkkkk

    so uma coisa.. eu sai de um estado para outro.. e o carro esquentou jogando agua do radiador para fora.. isso vim com cuidado pe de 80km/h e tall.. blz cheguei na minha cidade.. fui logo na oficina.. o antigo dono alega que nunca esquentou e acredito nele.. pois eu tinha ido olhar o carro a uns 2 meses atraz.. e ele nunca tinha esquentado.. pelo menos comigo la testando andando.. passando por atoleiros etc..

    meu motor é um s4t plus.. o radiador não sei qual q é.. vo tirar fotos e postar..

    quando cheguei no mecanico ele falou que aqueles motores esquentão aqui no nordeste e todo mundo tira a vavula termostatica.. eu fui em outro.. e disse a mesma coisa.. então tirei fora e o carro ta normal.. pelo menos aparente..

    no meu antigo carro.. suzuki samurai.. sem a vavula ele consumia mais pq a injeção mandava mais combustivel achando que o carro tava frio.. então fiquei penssando.. po se ta la pq tem utilidade.. certo.. aquecer o motor ate sua temperatura.. aqui no nordeste é um calor infernal.. hj tava nublado num mormaço de 35graus..
    eu pensso.. se ela tem, tem que ser usada.. então meu radiador ta sendo insuficiente para esfriar o retorno do motor..
    ai fui olhar para poder por um radiador mairo.. vuala.. não cabe.. ta de um lado ao outro do chassi na frente.. de lado da caixa de direção hidraulica..

    qual seria a dica? usar ? não usar ? fazer o que pra por outro radiador maior?


    Vlw

    depois tiro fotos e posto!

    Abraços de um cara muito felizzz
    Esses veículos foram produzidos para suportar uso severo. Não pode estar fervendo assim a toa. Com essa fervida que vc mencionou, com certeza houve algum dano a outras peças, mesmo que pequenos. (delatação dos pistões, aneis etc..) é bom ver isso. O modo de dirigir, as vezes, provoca superaquecimento. Verifique se tudo está original. Qto. a valvula, ela pode emperrar e a agua não circula e aquece. Descarta-la totalmente eu não aconselho, mesmo que muitos não a adotem. Se o veiculo não for a diesel, verifique o ponto do motor, volume e pressão da agua, etc...Mas não existe essa de descer a serra e trincar o bloco ou cabeçote por conta da variação da temperatura...

  • #12
    Pessoal,

    Uma coisa que muita gente não leva em conta é que em muitos motores a válvula termostática além de abrir a passagem de água quente para o radiador, ela "fecha" uma passagem (by pass) que existe entre o bloco e a bomba d'agua para permitir a circulação da água mesmo com ela fechada(motor frio), ou seja, se a VT não for montada ou esse "by pass" tamponado parte da água quente circula pelo radiador e parte circula por esta outra passagem, provocando um aumento da temperatura e não sua redução como os "mexanicos" pensam.
    Em outras palavras, o melhor é deixar a termostática (após fazer um teste para saber se ela está funcionando bem), fazer uma limpeza bem feita no sistema de refrigeração, limpar muito bem o radiador(cuidado para não amassar as aletas) e utilizar apenas um aditivo anticorrosivo (a Radiex tem um muito bom) misturado na proporção de 5%. Eu não recomendo o uso de aditivos anticongelantes, primeiro porque no nosso clima as temperaturas não exigem o produto e, principalmente, porque eles dificultam a troca de calor piorando a situação e elevando a temperatura de trabalho do motor em alguns graus.

    []'s

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade