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  • #1

    Engesa com problema




    Caros amigos engeseiros de plantão , estou com um problema na beberona , depois de uma viagem até Matividade da Serra e subir alguns barrancos , percebi que quando eu engato o 4x4 e saio de vagar e logo em seguida piso na embreagem ele tende a voltar para trás , quando insisto em ir para frente , parece que ela esta forçando alguma coisa , na ultima revisão que fiz e não faz um mes o mecanico abril o diferencial dianteiro e a roda livre e disse que estava tudo legal , oque sera que pode estar causando isto , nesta ultima revisão foram trocados as cruzetas do eixo dianteiro , rolamentos do munhão , retentores e aberto o diferencial dianteiro .
    A unica duvida do mecanico foi em relação as travas da ponta de eixo que um lado tinha as duas e outro so tinha uma , liguei para a rota4x4 e eles disseram que não precisava da trava da ponta do eixo , so a trava do lado da cruzera , mas o mecanico colocou assim mesmo , sera que isto tem alguma coisa a ver


    Gerson
    Jacareí
    Engesa F1 beberona

  • #2
    Gerson !
    Apesar de não ser o mais indicado a falar deste assunto , sei que tem gente que manda muito bem , vou dar minha opinião . Talvez o problema esteja na roda livre , ela tende a travar o semi-eixo quando na posição 4x4 e pode estar falhando nesta hora assim como falham as rodas automáticas .Agora em relação as travas no meu F2 tb existemduas travas na ponta do semi-eixo.
    Tentando ajudar ................

  • #3
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
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    Gerson , não entendi direito o que está acontecendo com tua Engesa .
    É só qdo engata 4x4 ?
    Explica melhor isso de pisar na embreagem ...
    A parte de parecer que está forçando pode ser relações diferentes nos diferenciais , aconselho verificar as 2 relações pra tirar a dúvida ...

    Vendeu o Niva ???

    []s...
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #4
    Lembrei de mais alguns detalhes , ele so anda for;ado quando eu engato o 4x4 e ligo a roda livre , se ligar qualquer um sozinho fica mormal e mais um detalhe o antigo proprietario trocou o diferencial traseiro , no domingo vou abrir os diferenciais , alguem sabem o codigo dos diferenciais originais sera que vou ter que comprar um

    abra;os
    Gerson
    Jacare[i
    Engesa F1 4.1 beberona

  • #5
    Vendi sim

    abra;os
    Gerson
    Jacare[i
    Engesa F1 4.1 beberona

  • #6
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
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    Gerson , não precisa saber código de dif. , abre os 2 . conta os dentes da coroa e divide pelo n. de dentes do pinhão , a conta tem que dar igual nos 2 dif.

    No fase 1 sei que a relação é 3.90 tras. e 3.92 dianteira , tem uma diferença centesimal que quase não é percebida ...

    Como vc vai abrir os 2 , inspeciona coroa/pinhão que podem estar com folga excessiva ou muito justa ...

    []s...
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #7
    Fala Edu blz !
    Quanto ao diferencial do FI , tira uma dúvida pra nós ...
    No dianteiro teria uma coroa com 39 dentes e pinhão 8 , isto original certo? Então 4.875
    Já no traseiro 44 dentes por 9 no pinhão , isto é 4.88
    Esta diferença é aceitável , qual peça ficaria com o papel de compensar isto .........? Acarretaria danos ao longo do tempo?
    Tentando aprender um pouco mais .....

  • #8
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
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    Fala alemão , realmente tem essa relação tbm nos Engesas , não compremete em nada a diferença centesimal , desde que seja utilizado corretamente , ou seja , só pra te tirar da encrenca , ai desengata e tudo bem ... . Não pode ser engatado em terreno seco , ae vc vai sentir como se estivesse forçando ...

    []s...
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #9

    Re: Engesa com problema

    Citação Postado originalmente por Gerson Jacareí
    Caros amigos engeseiros de plantão , estou com um problema na beberona , depois de uma viagem até Matividade da Serra e subir alguns barrancos , percebi que quando eu engato o 4x4 e saio de vagar e logo em seguida piso na embreagem ele tende a voltar para trás , quando insisto em ir para frente , parece que ela esta forçando alguma coisa ,

    Gerson
    Jacareí
    Engesa F1 beberona
    E ai Gerson. Também acho que o problema pode estar na relação dos diferenciais.

    O que você citou de dar uma impressão de efeito mola (tendência a voltar para tráz), quando pisa na embreagem é um sintoma de relação mais curta em um dos diferenciais (possivelmente o dianteiro), esse efeito "mola", no caso de relações incompatíveis dos diferenciais é ocasionado indiretamente pelo próprio câmbio. Isto você deve estar percebendo em solo seco não é?

    Eu vendi uma Engesa para um camarada da GM e ele trocou a relação do diferencial trazeiro (deixou mais curta) e lógico, teve problemas pois o carro, quando engatava o 4x4 a dianteira atropelava a trazeira.

    Em solo seco você passa a forçar muito o câmbio e pode ter sérios problemas.

    Como o Edu falou, examine a relação dos diferenciais e verifique se são compativeis.

    Sds

    Carlão

  • #10
    Bem o mecanico abril os dois diferenciais e náo [e que a rela;áo esta diferente , o dianteiro [e 9 38 e o traseiro ]e 13 46 , vou trocar o dianteiro por um igual ao traseiro e vamos ver oque vai dar .

    Gerson
    Jacare[i
    Engesa F1 4.1

  • #11
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
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    Pois é Gerson , o diat. 4,22 e o tras. 3,54 , faz ele andar bem qdo está em 4x2 pq o traseiro é mais longo , mas qdo engata o 4x4 complica pra caramba o traseiro tem mais velocidade e e o dianteiro tende a segurar , isso pra quebrar pinhão de cambio é facinho . Ainda bem, que vc percebeu antes de quebrar qqer coisa ...

    []s...
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #12
    Usuário Avatar de haundrich
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    Citação Postado originalmente por Gerson Jacareí
    Bem o mecanico abril os dois diferenciais e náo [e que a rela;áo esta diferente , o dianteiro [e 9 38 e o traseiro ]e 13 46 , vou trocar o dianteiro por um igual ao traseiro e vamos ver oque vai dar .

    Gerson
    Jacare[i
    Engesa F1 4.1
    Se o traseiro for Dana 44, aproveite e coloque Dana 44 na frente, em vez de Dana 36.
    []'s
    Flávio
    Engesa F2 - EE12: mwm2.8, 34 pols, 4 BD, E-Locker diant/tras, molas +2,5 pols, HS, guincho work 12000 lbs

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