x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 31
  • #1
    Usuário Avatar de julhos
    Entrada
    28/01/2009
    Local
    Cidade Maravilhosa/RJ
    Idade
    43
    Posts
    447
    Agradecimentos: 0

    Question Dicas sobre Engesa trabalhando muito quente ou aquecendo!




    Olá senhores, boa noite!

    Comprei a pouco meu primeiro engesa, um Fase 1, 1987, 4 c original. Durante as trilhas e mesmo na estrada e temperatura do carro custuma ficar entre 95 e 110 graus! Não estou muito acostumado com esse modelo de carro, já que o possuo a apenas 2 semanas, o entanto estou achando a temperatura um pouco elevada para ser a de trabalho. O curioso é que faça frio, sol ou chuva, na trilha ou na estrada, a temperatura continua constante, como se fosse a temperatura de trabalho normal do veículo controlada por uma válvula termostática. Outro ponto interessante que que após ligado ele alcança a temperatura de 95 graus em fração de minutos, mais depois estabiliza se em movimento ou para em uns 110 ou 115 se parado.
    Gostaria de saber se isso é uma característica do carro, e caso seja, se existe alguma artimanha para reduzí-la um pouco. Conheço as ventuinhas elétricas mas gostaria de utilizá-las somente com última alternativa, a fim de evitar ao máximo adaptações no veículo.
    Alguém saberia me informar se existe alguma hélice de ventuinha alternativa maior, no entanto que caiba em sua proteção original (túnel)? Ou se existe algum desses aditivos de radiador que realmente funcione?
    Vale apena retirar a válvula termostática? Isso se ele tiver!

    Desde já agradeço pela ajuda e atenção e dessejo a todos um feliz natal!

    PS: Eu mesmo que costumo mexer na mecânica dos meus jeeps, talvez seja esse o problema! Então caso os senhores tenham alguma dica ou possam postar, caso se lembrem, algum número de referência das peças, seria MUITO bem vinda!

    Novamente obrigado a todos!!!
    -Troller T4 (Fandangos)-Laranja,Trepator 35",Px Cobra & LSD.
    -Engesa F1 (Sororoca)-Laranja Nepal,Lodo 285,Guincho Mile Marker & Bloqueio Ensimec.

  • #2
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    52
    Posts
    10,354
    Agradecimento: 1
    julhos!

    Partindo da premissa que seu engesa seria a álcool, realmente ele rabalha um pouco mais quente mesmo.

    Na linha engesa, há a coifa da hélice, esta peça é importante para que as pás puxem somente o ar entre o radiador, evitando que o fluxo venha entre a hélice e o radiador.

    Uma alternativa muito boa, é colocar a hélice do jeep, com motor BF 161, que são de 6 pás, mais procure a que tem as pás de ferro, não as de alumínio, onde essas últimas quebram com facilidade.

    O centro do eixo é o mesmo, mais deverá reabrir, em torno de 1mm os buracos dos parafusos.

    Fiz isso no Brancão, pois as pás de plásticos não davam conta do motor 6 cil.

    Abraços.

    Kim.

  • #3
    Julhos,

    Antes de mais nada, como voce está medindo a temperatura do motor? É muito comum ocorrer a troca dos sensores de temperatura e dos indicadores, e eles nem sempre são compatíveis entre sí.
    Como voce fala que a temperatura sobe muito rápido e que se mantem numa faixa superior a 110°C, acredito que o problema realmente seja a leitura no painel, ou seu motor já deveria ter apresentado um problema mais sério.

    []'s

  • #4
    Usuário Avatar de julhos
    Entrada
    28/01/2009
    Local
    Cidade Maravilhosa/RJ
    Idade
    43
    Posts
    447
    Agradecimentos: 0
    Olá pessoal, muito obrigado pela ajuda!
    Desculpe-me se esqueci de citar o combustível, mas "infelizmente" : ) meu Engesa é a gasolina.
    Sobre que instrumento estou utilizando como base para verificar a temperatura. Estou utilizando somente o "relógio" do painel! Depois dessa dica irei tentar comprar um termômetro que marque até uns 150 graus e colocá-lo na água do radior, mantendo a tampa aberta, a fim de comprar os valores antes de iniciar a troca da ventuinha, conforme recomendado pelo Kim.

    Desde já obrigado a todos,

    Eu e meu Engesa esquentadinho agradecemos!!!
    -Troller T4 (Fandangos)-Laranja,Trepator 35",Px Cobra & LSD.
    -Engesa F1 (Sororoca)-Laranja Nepal,Lodo 285,Guincho Mile Marker & Bloqueio Ensimec.

  • #5
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    52
    Posts
    10,354
    Agradecimento: 1
    Essa aqui da foto.

    Trator gama 4x4.
    Dicas sobre Engesa trabalhando muito quente ou aquecendo! Imagens Anexas Dicas sobre Engesa trabalhando muito quente ou aquecendo!-helice.jpeg 

  • #6
    Usuário Avatar de SAPO-BOMBA
    Entrada
    02/06/2008
    Local
    Juazeiro do Norte/CE
    Idade
    44
    Posts
    3,398
    Agradecimentos: 4
    Existe um aparelho que mede a temperatura por um sensor infravermelho. Você aponta e ele dá a temperatura na hora, instantâneo.

    Muito útil pra verificar temperatura em diversos pontos do motor do carro, como mangueiras, radiador, cabeçote, etc...

    Acredito porém que essa temperatura seja irreal. 110ºc já teria dado algum problema no motor, é uma temperatura muito alta pra um motor pequeno.

    A própria pressão já teria arrebentado alguma mangueira, ou o carro ficaria "assoviando" vapor d'água...
    GALLOPER 1999 2.5TD | TOYO OPEN COUNTRY AT 31 x 10,5 x R15 | SUPER L.D.A

  • #7
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
    Entrada
    22/04/2003
    Local
    Santo Andre/SP
    Idade
    66
    Posts
    5,815
    Agradecimentos: 0
    Julhos , não entendi como vc checou a temp. pelo instrumento , se o inst. for original não tem numeral é uma escala de nonios que até agora ainda não sei como marca , só sei que em operação no meu fica entre o 1o e 2o risco da escala ... alguém sabe qto vale cada nonio ? uso radiador original com uma carreira de colméia a mais ...
    Deixando a tampa do rad. aberta vc não vai conseguir medir pq não vai criar pressão ...
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #8
    Usuário Avatar de SAPO-BOMBA
    Entrada
    02/06/2008
    Local
    Juazeiro do Norte/CE
    Idade
    44
    Posts
    3,398
    Agradecimentos: 4
    Deixando a tampa do rad. aberta vc não vai conseguir medir pq não vai criar pressão...
    Exatamente, a tendência é marcar errado. E pior, pra cima!

    Pode ser que de fato o marcador esteja errado ou mentindo, ou pode ser vazamento de pressão em alguma mangueira, e isso tb confunde o sensor.

    No meu carro, se tiver qualquer vazamento mínimo que seja, o ponteiro começa a subir, subir...
    GALLOPER 1999 2.5TD | TOYO OPEN COUNTRY AT 31 x 10,5 x R15 | SUPER L.D.A

  • #9
    Ola a todos,

    Ja tive um problema semelhante no meu Engesa (que é 4cc a alcool). Uma medida foi fazer um furo na valvula termostatica. Não quis retira-la para não perder a referencia de temperatura no mostrador.

    Outra, que atualmente utilizo, foi trocar a valvula antiga pela do Santana 70 graus. Esta ultima resolveu meu problema.

    Abraço

  • #10
    Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    70
    Posts
    9,626
    Agradecimentos: 10
    DOU OUTRA SUGESTÃO

    Que é a colocação de mais um marcador de temperatura que é mecanico ou seja não é elétrico é com mercúrio , o MB 608 tem um original dele que tem 50mm de diametro , mesma medida dos marcadores do ENGESA , aí vc teria duas referencias de temperatura , SENDO QUE COM O MARCADOR DE MERCÚRIO , A MARCAÇÃO É MAIS CORRETA SEM ERROS .

    Da para fazer uma adaptação no mesmo local onde tem o cebolão original ou fazer outra furação no castelo d'água . Aí sim se tiver marcando a temperatura alta demais , vc teria que procurar o motivo do superaquecimento , se tiver marcando normal , seria apenas vc trocar o marcador original elétrico por outro novo .
    4X4 Brasil

  • #11
    Usuário Avatar de julhos
    Entrada
    28/01/2009
    Local
    Cidade Maravilhosa/RJ
    Idade
    43
    Posts
    447
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Kim Ver Post
    Essa aqui da foto.

    Trator gama 4x4.
    Valeu novamente pela dica Kim.
    Eu conferi e a que esta no meu carro, embora também seja de 6 pás, é de plástico (branca).
    Vou tentar localizar as especificações de dimensão dessa hélice antes de comprá-la, a fim de comparar com a que já tenho no veículo. Talvez a que eu tenha não seja mas original e tenha a mesma dimensão desta que vc esta me indicando, não surtindo assim efeito algum. Se bem que pode haver variações nos ângulos das pás, mas isso já é outra história.

    Novamente obrigado!
    -Troller T4 (Fandangos)-Laranja,Trepator 35",Px Cobra & LSD.
    -Engesa F1 (Sororoca)-Laranja Nepal,Lodo 285,Guincho Mile Marker & Bloqueio Ensimec.

  • #12
    Usuário Avatar de julhos
    Entrada
    28/01/2009
    Local
    Cidade Maravilhosa/RJ
    Idade
    43
    Posts
    447
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por SAPO-BOMBA Ver Post
    Existe um aparelho que mede a temperatura por um sensor infravermelho. Você aponta e ele dá a temperatura na hora, instantâneo.

    Muito útil pra verificar temperatura em diversos pontos do motor do carro, como mangueiras, radiador, cabeçote, etc...

    Acredito porém que essa temperatura seja irreal. 110ºc já teria dado algum problema no motor, é uma temperatura muito alta pra um motor pequeno.

    A própria pressão já teria arrebentado alguma mangueira, ou o carro ficaria "assoviando" vapor d'água...
    Olá amigo, obrigado pela ajuda!
    Eu conheço esse tipo aparelho, no entanto não possuo um e eles costumam ser um "pouco" caros. Sei que esse aparelho pode ser útil, no entanto estou em busca de uma solução um pouco mais barata! Já que provavelmente só utilizarei o equipamento uma vez. Vou ver se consigo emprestado com algum amigo, já que minha idéia de utilizar um termômetro diretamente na boca do radiador já foi por água abaixo, de acordo com alguns outros usuários do Forum devido ao não funcionamento correto do radiador pela falta da tampa. A não ser que eu amarre o termômetro e o jogue dentro do radiador! Vou investigar!
    -Troller T4 (Fandangos)-Laranja,Trepator 35",Px Cobra & LSD.
    -Engesa F1 (Sororoca)-Laranja Nepal,Lodo 285,Guincho Mile Marker & Bloqueio Ensimec.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade