x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 15
  • #1

    Feixe de molas ou helicoidais




    Ví nesta foto postada noutro tópico pelo haundrich, molas helicoidais.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Feixe de molas ou helicoidais-haundrich_105.jpg  

  • #2
    Nesta outra, postada pelo eduvelo, feixe de molas.
    Como são os originais? A partir de quando mudou? Quais as vantagens e desvantagens de cada sistema?
    []s suspensos
    DeMarchi
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Feixe de molas ou helicoidais-eduvelo_225.jpg  

  • #3
    Moderador Avatar de Luiz Claudio
    Entrada
    10/04/2003
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    54
    Posts
    42,691
    Agradecimentos: 0
    Demarchi,

    O Engesa sempre teve molas helicoidais!!!

    []'s...

  • #4
    Essa foto não é de Engesa ou foi trocado por feixes? O Eduvelo só disse que era uma foto de alguem do grupo, então eu não sei de quem é esse engesa. Tem algum que usa feixe de molas adaptado?

  • #5
    Moderador Avatar de Luiz Claudio
    Entrada
    10/04/2003
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    54
    Posts
    42,691
    Agradecimentos: 0
    Demarchi,

    Vamos por partes...

    Aonde está postada essa foto??? Qual o contexto do assunto ???

    []'s...

  • #6
    Usuário
    Entrada
    22/01/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    964
    Agradecimentos: 0
    O engesa sempre teve molas helicoidais, tenho certeza que ninguem trocou esse sistema por feixe de mola........de onde tirou essa foto???

    []'s

  • #7
    A segunda foto é um CJ.

  • #8
    Moderador Avatar de Luiz Claudio
    Entrada
    10/04/2003
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    54
    Posts
    42,691
    Agradecimentos: 0
    Pois é, era justamente nesse ponto que eu queria chegar...

    O Edu deve ter postado essa foto apenas como exemplo pra mostrar algum detalhe da suspenção ou algo assim... Mas não é uma foto de Engesa!!!

    []'s...

  • #9
    É o CJ Spoado do Fábio Rosa, o Eugênio...

    Senaum me engano serviu de exemplo sobre munhão...

    []'s...
    Eduardo Chaves Tucunduva

  • #10
    Estava neste tópico.

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=2604

    Falava sobre terminal de direção. Achei que fosse engesa... desculpe minha ignorancia
    A pergunta ainda vale: quais as vantagens e desvantagens dos dois sistemas...
    Grato
    DeMarchi[/quote]

  • #11
    Usuário Avatar de haundrich
    Entrada
    21/12/2003
    Local
    GoioCity/PR
    Idade
    52
    Posts
    1,153
    Agradecimentos: 0
    Demarchi

    Vou lhe dizer algumas características das quais conheço e a turma pode ir complementando. Em algumas coisas eu posso estar errado.
    E convém lembrar que as características de molas mudam a cada projeto de suspensão, o que significa que não podemos tratar as molas sozinhas, mas em conjunto com tipo de suspensão em questão.
    Não vou entrar no mérito de qual a suspensão ou molas é a melhor. Tudo depende da aplicação. Só vou lhe mostrar alguns tipos de suspensão possíveis.

    Feixe de Molas - São um sistema de feixes de barras chatas de ferro arqueadas, sobrepostas em maior ou menor número, conforme necessidade. Sistema simples e robusto, normalmente usado em eixo rígido, para carga (vide eixos traseiros da maioria das camionetas, eixo dianteiro e traseiro de caminhões) e é claro, usado em toyotas , susuki, Willys. Não necessita de barra panhard ou de outros links de fixação, apenas 2 pontos de articulação (jumelos) e permite grande capacidade de arraste. O pouco que vi é que todos os chassis projetados para serem utilizados em conjunto com feixe de molas são chassis mais leves e são elásticos (permitem torções). Nos Willys inclusive todo o chassis é rebitado e senão me engano, quase sem nenhuma solda estrutural.
    Quanto ao curso de suspensão, é possível obter bons curso de suspensão fazendo SPOA e uso de jumelos altos e combinação de feixes. Mas reduz um pouco a capacidade de arraste (a mola pode dobrar jumelo quando excede sua capacidade), mas isso depende de projeto e da aplicação.
    Interessante é que durante o curso desta suspensão não há deslocamento lateral do chassis sobre os eixos. Como disse, não usa panhards ou outro sistema para ancorar o chassis sobre o eixo. Somente os próprios feixes.
    Quanto ao conforto, engana-se quem acha que feixe de molas tem que ser carro duro. Existem várias receitas de feixes , como a mudança da mola mestre ou de usar molas de toyota e que permitem mais conforto, melhorando o conforto do Willys originais. Modernas pickups usam feixes traseiros. Simplicidade.
    É possível se obter comportamento logarítmo sobre sua ação, implementando feixes estratégicos de várias "durezas" ou de constantes "k "diferentes.

    Molas Helicoidais - Se dividem em várias configurações de suspensão e eixos, e . Ex. Barras longitudinais (engesas,..) , mcpherson (aquelas bandejas de suspensão independentes - Dianteira de D-20, Mitsubishi TR-4, Hummer.) e outras patentes de suspensão.
    As suspensões de molas com barras longitudinais ainda se dividem pelo seu número de pontos de ancoragem e estabilização do chassis ao eixo, como as suspensões 3-link, 4-link...
    As mcpherson ainda fazem uso de pequenos deslocamentos laterais, ainda que mínimos, dos pneus em relação ao chassis. Mas permitem se obter suspensões independentes em cada roda, resultando maior conforto ou desempenho.

    Até agora, pelo que li, suspensões com barras longitidunais exigem chassis rígido, o que pode representar um certo peso extra. Como é o caso de engesas e Jpx. Mas também depende da configuração do projeto, como o uso de chassis tubulares (rockcrawlers) ou chassis monoblocos(TRs).
    Apesar de sua construção ser mais complexa,elas acabam permitindo projetos mais confortáveis e de maior desempenho (velocidade) e com relativa simplicidade, principalmente quando se requer maiores cursos de suspensão.
    Também é possível se obter comportamento logarítimo nessas molas helicoidais, com variaçao de sua constante elástica "k", variando a dureza ou a espessura do fio utilizado. Ou até mesmo mudando sua geometria conforme sua deformação (molas de monza, por exemplo).

    Existem ainda outros tipos de molas, como as barras de torção utilizadas nas rodas traseiras de carros populares e dianteira da ranger, contra-feixes (molas de carroça - agora forcei ! hehehehe), suspensão a ar (o que não deixa de ser uma mola), feixe transversal (uma patente estrageira, não lembro mais de onde, onde o próprio feixe serve de eixo para as diretrizes) e por aeh vai.

    Resumindo, o uso de de feixes ou molas helicoidais depende do que vc quer fazer (velocidade alta ou baixa, pista lisa ou obstáculos, terrenos ou asfalto, peso do veículo ) curso de suspensão desejado e o tamanho do investimente disponível .

    Na minha opnião, de modo generalizado não dá para dizer qual sistema é o melhor. A aplicação é que vai responder isso para você.

    Como você postou essa pergunta no fórum dos engesas, posso lhe dizer o seguinte: No casos dos Engesas, pelo que li, este projeto militar foi focado para ser permitir deslocamentos a 60km/h, superar obstáculos de determinadas características (não sei bem certo as quais) com rapidez, fazendo com que a suspensão absorva todos os impactos sem que tenha que perder velocidade para sua transposição.


    Falouws

    Flávio
    Engesa F2 - EE12: mwm2.8, 34 pols, 4 BD, E-Locker diant/tras, molas +2,5 pols, HS, guincho work 12000 lbs

  • #12
    kramba, Haundrich!

    Bela resposta. Grato.

    DeMarchi.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade