x
Convex Datacenter
Página 9 de 25 PrimeiroPrimeiro 12345678910111213141516171819 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 97 a 108 de 297
  • #97



    Citação Postado originalmente por SERGIO AUGUSTO Ver Post
    Fala CAVESO!
    Como estão as definições quanto às dimensões dos radiadores, intercoolers, etc?
    Pesquizando na net, encontrei a maneira como irei fazer o UP GRADE do radiador e intercooler da DAK. Entrei em contato com MHM RADIADORES(São Paluo), e trocando uma ideía com a Andressa(MHM), ela me informou que fabrica a colmeia do radiador, e o intercooler, de acordo as especificações que eu mandar( o problema é que eles só vendem para passoa juridica, mas isso a gente da um jeito). Então estou pensando em mandar as caixas do radiador, e as medidas de altura e largura(na verdade a altura será importante, pois a largura obedecerá às dimensões da caixa), e ela verifica qual colmeia mais eficiente(expessura e numero de canaletas) ela poderá "colocar" nas caixas e nas medidas enviadas. E o intercooler, mandarei as medidas que preciso( as maiores que couberem no espaço que tenho), com o desenho das caixas com posição dos bocais( fazer o desenho, é que o bicho vai pegar.rs).
    Se ainda não definiu, vale a pena entrar em contato com a MHM.
    Segue link com o fone, email, etc, e o catálogo deles.
    http://www.mhmradiadores.com.br/
    Grande abraço
    E ai Sergio blz??? Qual mediada que voce precisa para a dakota ?

  • #98
    Usuário Avatar de SERGIO AUGUSTO
    Entrada
    06/04/2008
    Local
    UNAÍ/MG
    Idade
    58
    Posts
    1,079
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por danilorocsta Ver Post
    E ai Sergio blz??? Qual mediada que voce precisa para a dakota ?
    Fala Danilo:
    Veja bem; quanto ao radiador, como comprovadamente não é ele(ou a falta de eficiencia dele), o "causador" de trincas no cabeçote do motor por aquecimento, o que farei(dependendo do parecer da MHM) , mais como medida "auxiliadora" no arrefecimento, é tentar aumentar o volume da colmeia, utilizando uma com mais canaletas, e aumentar a capacidade de troca de calor, com mais aletas na colmeia( ou seja, uma colmeia com mais capacidade cubica e maior capacidade de troca de calor).
    Quanto ao intercooler, como o original tem a largura praticamente igual ao radiador, mas a altura é pouco maior que a metade da altura do radiador(se não me engano é 570 mm de largura por 320 mm de altura, não tenho certeza), então vou tentar colocar um intercooler com a mesma área quadrada do radiador(talvez 57cm x 59cm) e com uns 10mm. a mais de espessura que o original, visto que entre o intercooler e o radiador tem um espaço livre de aprooximadamente 40mm. , com isso talvez eu consiga chegar perto do dobro da área util de "resfriamento" do ar de admissão que tenho com o intercooler original.
    Se voce tiver de boa amanha a tarde, da um pulo aqui na PIVOT, que estarei na oficina desmontando o conjunto RADIADOR/INTERCOOLER, pra fazer uma limpeza, e tirar fotos pra mandar pra MHM, junto com as medidas que quero,pra eles fazerem um orçamento prévio. E além disso estou estudando aqui na oficina, olhando uns detalhes nos pulverizadores, e vendo alguma coisa que descobri na net, um sistema de "resfriamento auxiliar" do intercooler, por jato de água ou CO2(mas isso já é coisa pra depois.rs).
    Abraço

  • #99
    Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    70
    Posts
    9,626
    Agradecimentos: 10
    CARO SERGIO AUGUSTO

    Se vc leu toda a minha saga na refrigeração do meu ENGESA , deu para ver meu relato de que qdo troquei a colméia original do meu que tinha 3 fileiras 15 canaletas com uma colméia nova feita de encomenda com 5 fileiras de 25 canaletas , PRATICAMENTE MAIS QUE DOBREI O VOLUME DE ÁGUA DO RADIADOR , o cara que mexe com radiador que deu a sugestão e garantiu que resolveria o problema , e que ele mudaria de nome se não resolvesse .

    O QUE OCORREU ? Hoje ele ou melhor eu MUDEI O NOME DELE PARA "ZÉ MANÉ " , pois ele não é engenheiro para fazer cálculo de qual radiador é o mais indicado . Logo não rsolveu o aquecimento com eu dobrando a capacidade de água , teve uma melhora , MAS EM TORNO DE UNS 5% A 10% na refrigeração com o aumento do volume de água do radiador , mas não o suficiente para resolver o caso de aquecimento qdo o motor é exigido demais , com este radiador com 5 canaletas acima de 3200 rpm ele aquece , antes qdo tinha o radiador com 3 canaletas ele aquecia qdo passava dos 3000 rpm .

    MAS EU NÃO SOU ENGENHEIRO , mas cheguei a conclusão que a DEFICIENCIA DE REFRIGERAÇÃO , esta no tamanho da área de troca , ou seja : não adiantou eu aumentar a litragem de água , ACHO digo ACHO que a solução é em AUMENTAR A ÁREA DE TROCA , é o que estou fazendo atualmente , e para ísto : TENHO QUE MUDAR DE POSIÇÃO A CAIXA DE DIREÇÃO , MUDAR DE POSIÇÃO O INTERCOOLER ( sair da frente do radiador ) .

    Com ísto irei colocar o radiador original deste motor que é o radiador da S-10 de oonde veio o motor , ou um outro radiador maior do que o original da S-10 .

    Vou fazer contato com este fabricante que vc citou para cotar preço de um radiador com as medidas maiores do que o original da S-10 , ou seja o maior que puder ou que couber no espaço existente lá na frente .

    Acho que estou na frente de vcs pq o meu ENGESA foi para a oficina hoje , assim que tiver limpado a frente passo as medidas que ficou para a colocação do radiador , ou seja as medidas do radiador que vai caber neste espaço .

    As medidas do radiador que posso colocar a grosso modo , pois medi com o palmo da mão deu em torno de 65 a 70 cm de largura , agora a altura não deu para ver direito pq o intercooler pode ficar acima do radiador como nas S-10 novas , ou no lado como nas RANGERS , medí o radiador da S-10 2008 ele tem 45 cm de altura ( medidas feita com o palmo ) por 65m de largura , tb medidas com o palmo .

    Mas vou postar aqui as medidas reais logo após a retirada das traquinanas que tem lá na frente ( intercooler + condensador do ar cond. + ventoínha elétrica ) .

    Qualquer coisa estamos aí .
    4X4 Brasil

  • #100
    Usuário Avatar de SERGIO AUGUSTO
    Entrada
    06/04/2008
    Local
    UNAÍ/MG
    Idade
    58
    Posts
    1,079
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    CARO SERGIO AUGUSTO

    Se vc leu toda a minha saga na refrigeração do meu ENGESA , deu para ver meu relato de que qdo troquei a colméia original do meu que tinha 3 fileiras 15 canaletas com uma colméia nova feita de encomenda com 5 fileiras de 25 canaletas , PRATICAMENTE MAIS QUE DOBREI O VOLUME DE ÁGUA DO RADIADOR , o cara que mexe com radiador que deu a sugestão e garantiu que resolveria o problema , e que ele mudaria de nome se não resolvesse .

    O QUE OCORREU ? Hoje ele ou melhor eu MUDEI O NOME DELE PARA "ZÉ MANÉ " , pois ele não é engenheiro para fazer cálculo de qual radiador é o mais indicado .

    MAS EU NÃO SOU ENGENHEIRO , mas cheguei a conclusão que a DEFICIENCIA DE REFRIGERAÇÃO , esta no tamanho da área de troca , ou seja : não adiantou eu aumentar a litragem de água , ACHO digo ACHO que a solução é em AUMENTAR A ÁREA DE TROCA , é o que estou fazendo atualmente , e para ísto : TENHO QUE MUDAR DE POSIÇÃO A CAIXA DE DIREÇÃO , MUDAR DE POSIÇÃO O INTERCOOLER ( sair da frente do radiador ) .

    Com ísto irei colocar o radiador original deste motor que é o radiador da S-10 de oonde veio o motor , ou um outro radiador maior do que o original da S-10 .

    Vou fazer contato com este fabricante que vc citou para cotar preço de um radiador com as medidas maiores do que o original da S-10 , ou seja o maior que puder ou que couber no espaço existente lá na frente .

    Acho que estou na frente de vcs pq o meu ENGESA foi para a oficina hoje , assim que tiver limpado a frente passo as medidas que ficou para a colocação do radiador , ou seja as medidas do radiador que vai caber neste espaço .

    As medidas do radiador a grosso modo , pois medi com o palmo da mão deu em torno de 65 a 70 cm de largura , agora a altura não deu para ver direito pq o intercooler pode ficar acima do radiador como nas S-10 novas , ou no lado como nas RANGERS , medí o radiador da S-10 2008 ele tem 45 cm de altura ( medidas feita com o palmo ) por 65m de largura , tb medidas com o palmo .

    Mas vou postar aqui as medidas reais logo após a retirada das traquinanas que tem lá na frente ( intercooler + condensador do ar cond. + ventoínha elétrica ) .

    Qualquer coisa estamos aí .
    Olá Guilherme!
    Li as suas postagens, e realmente voce tem razão. A capacidade de arrefecer, em relação ao radiador (e em relação ao intercooler também), está sim em função da área exposta à troca de calor, ou seja, quanto mais "área quadrada" do radiador estiver "submetida" à passagem do ar(ar frio puxado pela ventoinha) por ela, mais rápido será o resfriamento da agua do sitema de arrefecimento. No meu caso, trocarei o radiador, mais em função de a caixa superior(é de plástico, aquela porcaria), está quebrada na entrada da mangueira(magueira de 1/2") que liga o reservatorio de expansão ao radiador, pela "idade", que implica em corrosão, sujeira,etc, e em sendo assim, colocarei um , se for possivel, com um pouco mais de capacidade cúbica(mais canaletas).Como não usarei um com maior area quadrada, é possivel que consiga uma colmeia com mais aletas, o que ajuda na troca de calor também.
    Meu negocio, é a substituição do INTERCOOLER, este sim, quero colocar um se possivel do dobro do tamanho(em área quadrada), do original, pois como pretendo aumentar um pouco a potencia e torque da DAK( trabalhando turbo e módulo da bomba injetora), preciso do intercooler o mais eficiente possivel, pra tentar fazer com que o ar admitido chegue ao coletor na faixa de 40 a 45 graus celsius, pelo menos, não mais que isso.
    A colocação do intercooler sobre o motor, está correta(sob vários aspectos), mas no meu caso, não será necessario pois tem espaço na frente do radiador, sufuciente pra eu usar um intercooler maior, sem maiores problemas.
    Uma sugestão, (isso se voce já não pensou e adotou esta medida): voce já viu/estudou a possibilidade da colocação do SCOOP no capô, que seja do "tamanho"(lógico que com abertura frontal) do intercooler, ? Veja qual a distancia entre a "face" superior do intercooler e o lado de dentro do capô, pra ver se não teria como voce instalar por baixo do intercooler(entre o intercooler e a tampa de válvula, mas obviamente preso no intercooler), uma ventuinha, daquelas bem "finas"(pouco espessas), tipo as que vão na frente do condensador das S-10(acho), pois quando voce estiver andando a velocidades baixas e rotação elevada, forçando(tipo trilha), terá fluxo de ar bastante,passando pelas aletas do intercooler, e o funcionamento dessa ventoinha, é facilmente controlado por termostato. Nào sei se me fiz entender, mas ficaria show, se tiver espaço.
    Fala com a andressa, lá na MHM, gostei do atendimento dela, muito atenciosa, pareceu-me que entende do assunto.
    Grande abraço
    4X4 Brasil

  • #101
    Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    70
    Posts
    9,626
    Agradecimentos: 10
    AMIGO SERGIO AUGUSTO

    Entendi perfeitamente , ontem eu ví ao vivo o radiador e o intercooler da S-10 2008 este intercooler é bem comprido , achei o intercooler enorme bem maior do que o intercooler das S-10 2003 que fica lá na frente em baixo , este que ví fica em cima do radiador . E aquele scoop que fica em cima do capô das S-10 novas é só enfeite , não tem nada alí .

    Tenho que primeiro retirar as tralhas todas que tem no meu ENGESA para depois então fazer as medições dos espaços e ver o que vai caber de melhor alí , assim que definir posto aqui pra vcs .

    A tendencia é colocar o intercooler em cima do radiador ou do lado como nas RANGERS , acho que colocar em cima do capô dará uma trabalheira danada , pois se não ficar hermeticamente fechado , perde o efeito de resfriar o ar , vejo MUITA dificuldade nesta adaptação .

    E obrigado pela dica da MHM , vou contactar com eles com certeza e cotar tb um radiador para a minha SW93 que o radiador já esta dando sinal de fim de vida .

    ABRAÇÃO
    4X4 Brasil

  • #102
    Usuário Avatar de Tux
    Entrada
    14/06/2006
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    50
    Posts
    36
    Agradecimentos: 0

    intercooler S10

    Caro Guilherme Abreu,

    Voce tem as medidas desse intercooler da S10 (comprimento x largura x espessura),
    para eu ficar imaginando como faço para colocar um desses em minha Engesa?

    [ ]s

  • #103
    Usuário Avatar de Tux
    Entrada
    14/06/2006
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    50
    Posts
    36
    Agradecimentos: 0
    caro Gilherme Aberu,

    como é fixado esses scoop no capo da Engesa?

    se for com parafusos, imagino se seria possivel colocar algo parecido com uma coifa de radiador, com as devidas proporções apenas para o ar não escapar da entrade de ar do scoop para o intercooler.

    se for colado, essa "coifa" poderia ser fixa nos suportes do intercooler, mantendo uma altura minima do capo (mm).

    isso é imaginação, pois nunca vi um capo com scoop aberto e por isso não sei como é realmete.

  • #104
    Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    70
    Posts
    9,626
    Agradecimentos: 10
    Citação Postado originalmente por Tux Ver Post
    caro Gilherme Aberu,

    como é fixado esses scoop no capo da Engesa?

    se for com parafusos, imagino se seria possivel colocar algo parecido com uma coifa de radiador, com as devidas proporções apenas para o ar não escapar da entrade de ar do scoop para o intercooler.

    se for colado, essa "coifa" poderia ser fixa nos suportes do intercooler, mantendo uma altura minima do capo (mm).

    isso é imaginação, pois nunca vi um capo com scoop aberto e por isso não sei como é realmete.
    CARO AMIGO TUX

    O scoop acredito que seja parafusado , qdo falo de scoop estou falando da parte externa do capô .

    Agora qto a coifa que vc se refere é a parte que fica por dentro do capô , eu já ví esta coifa é de borracha que é fixada no capô , não ví ainda esta coifa fixada no INTERCOOLER , mas esta coifa não pode ser metalica , tem que ser de borracha para fazer a vedação perfeita entre o capô e o intercooler .

    É por ísto que estou quase desistindo que colocar o intercooler em cima do capô .

    Como disse anteriormente , eu ví a 2 dias atras num desmanche o intercooler da S-10 nova , achei bem grande , mas tirei a medida com meu palmo ,mas vou voltar lá na 2ªf próxima e tirar as medidas com uma trena e posto aqui pra vc , ele é fixado pelas laterais dele , a grosso modo no olho deve ter +- uns 10 cm de espessura X 15 de altura X 75 cm de comprimento , mas vou tirar as medidas exatas , é só me aguardar na 2ª feira próxima .
    4X4 Brasil

  • #105
    Usuário Avatar de SAPO-BOMBA
    Entrada
    02/06/2008
    Local
    Juazeiro do Norte/CE
    Idade
    44
    Posts
    3,398
    Agradecimentos: 4
    Eu tenho um intercooler de S-10 2.8 mecânica, e já vi o intercooler da S-10 eletrônica e é completamente diferente, além de ser posicionado na frente do radiador pegando ar pela grade frontal, e não mais embaixo como era antes.
    GALLOPER 1999 2.5TD | TOYO OPEN COUNTRY AT 31 x 10,5 x R15 | SUPER L.D.A

  • #106
    Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    70
    Posts
    9,626
    Agradecimentos: 10
    AMIGO SAPO BOMBA

    Achei que só eu fico nas madrugadas aqui no forum mas vc esta aí tb né ?

    Já falei anteriormente sobre os intercooler das S-10 e vc agora reafirma o que falei , o intercooler das S-10 antigas é retangular e pequeno e fica lá na frente em baixo , este intercooler da nova , como vc falou e eu relatei tb é totalmente diferente , SÓ QUE VC ESTA FALANDO QUE FICA EM FRENTE AO RADIADOR , eu não ví na S-10 e sim fora do carro e o rapaz do desmanche falou que fica em cima do radiador .

    AGORA ESTOU NA DÚVIDA : se ele fica EM CIMA DO RADIADOR ou EM FRENTE AO RADIADOR .

    Se ele fica em frente como vc falou , acho melhor ainda , pois assim poderei colocar um radiador maior do que o da S-10 no meu ENGESA .

    Se ele fica em cima do radiador , aí fico limitadono espaço de altura do radiador .

    MAS MESMO QUE ELE ORIGINALMENTE FICR EM CIMA DO RADIADOR , POSSO COLOCAR ELE EM FRENTE AO RADIADOR PARA PODER COLOCAR UM RADIADOR GRANDE COMO PRECISO .

    Vou desmontar a frente do meu ENGESA mudar a posição do setor de direção AÍ SIM VOU VER E MEDIR O ESPAÇO QUE TEREI LÁ NA FRENTE , O RESTO É MOLEZA .

    Obrigado pelo alerta

    ABRAÇÃO

  • #107
    Usuário Avatar de SERGIO AUGUSTO
    Entrada
    06/04/2008
    Local
    UNAÍ/MG
    Idade
    58
    Posts
    1,079
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    AMIGO SAPO BOMBA

    Achei que só eu fico nas madrugadas aqui no forum mas vc esta aí tb né ?

    Já falei anteriormente sobre os intercooler das S-10 e vc agora reafirma o que falei , o intercooler das S-10 antigas é retangular e pequeno e fica lá na frente em baixo , este intercooler da nova , como vc falou e eu relatei tb é totalmente diferente , SÓ QUE VC ESTA FALANDO QUE FICA EM FRENTE AO RADIADOR , eu não ví na S-10 e sim fora do carro e o rapaz do desmanche falou que fica em cima do radiador .

    AGORA ESTOU NA DÚVIDA : se ele fica EM CIMA DO RADIADOR ou EM FRENTE AO RADIADOR .

    Se ele fica em frente como vc falou , acho melhor ainda , pois assim poderei colocar um radiador maior do que o da S-10 no meu ENGESA .

    Se ele fica em cima do radiador , aí fico limitadono espaço de altura do radiador .

    MAS MESMO QUE ELE ORIGINALMENTE FICR EM CIMA DO RADIADOR , POSSO COLOCAR ELE EM FRENTE AO RADIADOR PARA PODER COLOCAR UM RADIADOR GRANDE COMO PRECISO .

    Vou desmontar a frente do meu ENGESA mudar a posição do setor de direção AÍ SIM VOU VER E MEDIR O ESPAÇO QUE TEREI LÁ NA FRENTE , O RESTO É MOLEZA .

    Obrigado pelo alerta

    ABRAÇÃO
    FAla Guilherme:
    O posicionamento do intercooler, em relação ao radiador, nas S-10 novas, vai ser como o SAPO falou, na frente do radiador(olhando o carro de frente, pela grade dianteira, voce ve o intercooler e atrás dele o radiador), tem um colega que comprou uma S-10, e ontem no final do dia dei uma olhada.
    É como o posicionamento na DAKOTA; o intercooler fica na frente do radiador, ocupando uma área aproximadamente igual ao radiador, na largura e com +/- a metade da altura(talvez um pouco mais) do radiador, observando uma distancia entre eles, para facilitar limpeza, e não haver contato fisico entre as peças(como na DAK, tem cerca de 40 a 50 mm entre as peças, onde acho que posso diminuir um pouco, sem deixar encostar um no outro,para ganhar área cubica nas peças, e que não possa prejudicar o funcionamento( no sentido de transmissao de calor por contato de uma peça pra outra, danos mecanicos por atrito, etc). No meu caso, quero colocar um interccoler com +/- a mesma área do radiador, em largura e altura, como são os conjuntos INTERCOOLER/RADIADOR dos grandes caminhões, ex; SCANIA 124, 164, MERCEDES AXOR,etc( nos modelos cara chata, é bem visivel).
    O cidadão do desmanche te falou que fica "em cima"do radiador, talvez, analizando o conjunto fora do carro, no chão ou em cima de uma bancada.
    Abraço e bom dia.
    Sérgio

  • #108
    Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    70
    Posts
    9,626
    Agradecimentos: 10
    AMIGO SREGIO AUGUSTO

    Muitíssimo obrigado pela informação , deste modo , poderei colocar um puta de um radiador feito por encomenda , pois esta na minha mão um radiador de S-10 2.2 gasolina e medi agora , ele tem 42 cm de altura x 79 cm de largura .

    ACHO que o espaço que terei no meu ENGESA dará para mandar fazer um radiador com 55cm de altura por 75 cm de comprimento/largura .

    E na frente dele colocar as duas peças restantes ( condensador do ar e intercooler ) uma em cima da outra dividindo o espaço do radiador , ou seja na frente do radiador ficaria na metade superior o intercooler e na metade inferior o condensador do ar , ASSIM ACHO QUE MATAREI A CHARADA DO MEU ENGESA , além de + uma ventoinha elétrica na frente disto tudo SE DER ESPAÇO .

    E obrigado SAPO BOMBA pela dica do posicionamento do intercooler das S-10 novas confirmadas pelo SERGIO AUGUSTO .

    Como falei posto na 2ªf as medidas corretas do intercooler das S-10 novas .

    MAIS OUTRA DÚVIDA

    Sei que existe vários tipos de colméia ( sanfonada , reta ? ) e vários tipos de materiais usados nas colméias ( latão , alumínio ) e tres tipos de caixa ( plastico , alumínio e latão ) , tem um tipo que é mais eficiente do que outro . Alguem sabe me informar qual tipo de colméia é a melhor ?
    4X4 Brasil

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade