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Tópico: Eixo dana 46

  • #1

    Eixo dana 46




    Olá galera,
    Estou no começo de uma nova empreitada que é montar um engesa, espero contar com a experiencia de todos e vendo a dificuldade de se achar os eixo do engesa tem um eixo DANA 46 em vista o que vcs tem a dizer sobre este eixo?


    Muito obrigado desde jä

    Rogério

  • #2
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    ROGÉRIO1231

    Vc tem que dar mais informações do que vc tem e do que vc quer , pois o ENGESA tem 3 modelos , o FASE-I , FASE-II e o F-III , o F-I o eixo traseiro a bola do diferencial é deslocada do centro , no F-II e F-III a bola do diferencial é no centro , aí este DANA46 é um puta de um eixo muito forte mesmo , mas tem limite nas escolhas das relações que vc pretende colocar , qual motor que irá colocar ? Qual caixa de marcha , qual T-CASE , e assim vai , vc tem que dar todas as informações do que vc pretende colocar para então o pessoal daqui dar as opiniões , e ísto vai muito de gosto de cada um e PARA QUE FINALIDADE PRINCIPAL VC PRETENDE FAZER USO DESTA MÁQUINA QUE NASCEU NA GUERRA E FOI CRIADO NA LAMA .

    O meu por exemplo fiz ele de uma forma para um uso eclético , ou seja : FAÇO TUDO COM O MEU , trabalho , uso no dia a dia , faço viagens longas , curtas e médias , faço trilhas onde for em qquer lugar em qquer distancia e VOLTO PRA CASA SEM QUEBRAR , lógico que qdo vc faz um ENGESA para este uso , ELE NÃO FICA 100% NEM PRA LAMA NEM PRA ASFALTO , mas faço tudo com ele , E NÃO TEM DECEPCIONADO NÃO , não é pessoal que foram em IBITIPOCA ? O meu esta uns 80% pra lama e 80% pra asfalto .

    Pra vc ver existe uma gama de variações/elocubrações que vc pode fazer neste MARAVILHOSO ENGESA E4 , UM ÍCONE ENTRE OS 4X4 FEITOS 100% NO BRASIL , acho que o único , hoje tem o TROLLER que tem componentes importados , e o MARRUÁ que é uma CÓPIA do ENGESA .

    ABRAÇÃO e boa sorte na sua empreitada , MONTAR UM ENGESA VALE CADA CENTAVO INVESTIDO . NUNCA A GENTE ARREPENDE DO QUE FEZ E/OU FAZ para melhorar a cada dia seu desempenho/conforto e durabilidade .

  • #3

    Eixo dana 46

    Guilhermeabreu BLZ?

    A relação que está lá é 11x45 com a bolota no centro,o motor que pretendo colocar é o 6cc da silverado 4.1 ou omega4.1 qual o mais indicado? cambio e t-case hillux ou toy band tb qual o indicado ? o uso será para trilha leve e urbano. Agora será que vai ser dificil conseguir um eixo dianteiro e a relação tem que ser o mesma que a traseira

    Um Abraço
    Rogério

  • #4
    Usuário Avatar de Renato Fraga
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    O que eu sei a respeito do Dana 46 é que apesar de não ter semi eixo flutuante, é bem mais resistente que os demais Dana 44, a caixa de satélites é mais reforçada e os semi eixos são mais calibrosos, apesar de terem o mesmo diâmetro dos convencionais na extremidade do entalhado.

    Aparentemente intercambeiam coroas e pinhões com os Dana 44.

    Essas informações foram obtidas na ocasião em que estudei a substituição da relação original da minha Dakota que usa eixo 44/4 onde me foi dito que o Dana 46 é muito semelhante a este eixo que por sua vez é bem diferente dos 44/3 e demais 44.

    Me parece que a maior diferença está no tamanho da bola do diferencial que é maior, caixa de satélites que também é maior e uma vantagem é que a regulagem da coroa é feita externamente aos rolamentos do berço, tornando a tarefa mais fácil sem precisar sacar o rolamento a cada adição ou subtração de calço.



    Abraços

  • #5
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    Engesa

    Citação Postado originalmente por Rogério1231 Ver Post
    Guilhermeabreu BLZ?

    A relação que está lá é 11x45 com a bolota no centro,o motor que pretendo colocar é o 6cc da silverado 4.1 ou omega4.1 qual o mais indicado? cambio e t-case hillux ou toy band tb qual o indicado ? o uso será para trilha leve e urbano. Agora será que vai ser dificil conseguir um eixo dianteiro e a relação tem que ser o mesma que a traseira

    Um Abraço
    Rogério
    ROGERIO1231

    A relação deste DANA46 existe tb no DANA44 , não terá problema neste caso , Qto ao motor , os dois são bons , mas não tenho experiencia nesta area , outros aqui opinarão com mais certeza , qto ao cambio tanto o conjunto da HILUX ou da BAND ficará bem servido , o da HILUX é mais macio e preciso , é como um automóvel , já o da BAND é mais parrudo e trocas de marchas um pouco mais duro , mas é mais resitente tb , não que o da HILUX seja frágil , longe disto , qto ao eixo dianteiro , na ROTA 4X4 tem eixo dianteiro DANA44 feito por eles com a parceria da ENFER , ou seja a rota tem uma parceria com a ENFER na qual a ENFER pega os eixos DANA30 do ENGESA e troca a bola do DNA30 pela bola do DANA44 e faz os semi-eixos mais parrudos próprios para este eixo modificado , vale a pena , daí vc não esquenta mais a cabeça em adaptações e aceita a relação 11x45 , AGORA O QUE NÃO SEI neste seu caso se a relação 11x45 é ideal para este motor que vc quer colocar , pois não tenho experiencia com motores a gasolina deste porte , mas aqui no forum tem muitos que usam esta configuração de motor e poderá te dar as dicas certas das relações de diferencial para este motor .

    ABRAÇÃO

  • #6
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    Parece-me que as relações do dana 46 são mais difíceis de se encontrar por aqui...

    O Elmer importou as dele...

  • #7
    Usuário Avatar de fpandur
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    Contribuindo com o que sei:
    - as relações Dana 44 e Dana 46 não são intercambiáveis (pelo menos não o 44 e 44/3)
    - as relações para o 46 tem que procurar por modelos F1000 após 92, que sairam com esse eixo. Não sei se D20 também saiu, acho que não, me parece que utilizavam Braseixos.
    - procedimento de regulagem é exatamente o mesmo dos Dana44 (chato de fazer ...)
    - rolamentos, caixa-satélite e eixos um pouco mais parrudos que o Dana44
    - grande vantagem que vejo no 46: utiliza rolamentos cônicos nas rodas, ao invés do rolamento de esfera blindado do 44
    - grande desvantagem que vejo no 46: não tem bloqueio para ele, a não ser o original Dana por discos, 75% (quando com discos bons)

    Abraços, com 2 Dana 46 e 1 Dana 44 na frota ...
    Frontier LE MT 10;Xterra 05 + BL ;Camper 4x4 93 S4T;Camper 4x2 93 S4T;CJ5 63: GM 4 cil + Full-lock + TRPC + cambio C20 4m;Xterra 03/04 (in memorian)

  • #8
    Usuário Avatar de Renato Fraga
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    Suas informações estão mais precisas que as minhas.

    Averiguei recentemente o que eu escrevi no post anteriror e as informações que obtive são semelhantes ao que o amigo acabou de postar.


    Abraços a todos

  • #9
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
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    Citação Postado originalmente por CAVESO Ver Post
    Parece-me que as relações do dana 46 são mais difíceis de se encontrar por aqui...

    O Elmer importou as dele...
    Os meus são Dana 60 e 70 respectivamente

    []'s

  • #10
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
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    Citação Postado originalmente por fpandur Ver Post
    - as relações para o 46 tem que procurar por modelos F1000 após 92, que sairam com esse eixo.
    Nissan Frontier também utiliza o D46.

    []'s

  • #11
    Usuário Avatar de fpandur
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    Legal, bom saber.
    Frontier LE MT 10;Xterra 05 + BL ;Camper 4x4 93 S4T;Camper 4x2 93 S4T;CJ5 63: GM 4 cil + Full-lock + TRPC + cambio C20 4m;Xterra 03/04 (in memorian)

  • #12
    Usuário Avatar de Guilherme Kyrillos
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    Caros amigos, saudações.
    Permitam-me uma pergunta:
    Tenho um eixo de uma Camper que dispõe de diferencial Dana46 com relação 11x45 .
    Gostaria de mudar essa relação 11x45 para 9x44. Como devo proceder? Basta apenas comprar corôa e pinhão e substituir? Assim simples?
    Pergunto aos amigos, pois, li relatos de que não seriam intercambiáveis essas relações no Dana46.
    []s
    CAMPER MWM 2.8 TDI - FSO2305 - T-Case/eixos/suspa Troller.
    CJ5 GM4.1 - CL2205 - T-case Wyllis - eixos Dana44 11/47 - suspa ToyBand.

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