x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 15
  • #1

    Kit Gás (GNV) no Engesa




    Olá pessoal,

    To postando uma experiência de um kit gás com capacidade para 16m³ (2 tanques de 8m³), instalado no jipe Engesa F1, ano 1987, com motor 4cc, original a gasolina.

    Eu estaria mentindo se falasse que não tinha vontade de instalar um motor a diesel na viatura, rsrs. Mas fiz a conta ($$$)... O que coube no meu bolso, pra uso diário do jipe, a solução do kit gás (GNV) se mostrou a alternativa mais atraente no momento.

    To publicando aqui a trajetória da instalação: erros, acertos e calos, rs.

    INSTALAÇÃO ORIGINAL: Depois de orçar a instalação, deixei por um dia na empresa que faria a conversão... Lembro de ter sido bem claro pro cara posicionar os cilindros de maneira que o banco traseiro continuasse cabendo... Mas foi a mesma coisa de ter dito assim: "tá vendo aquele banco traseiro? pode jogar ele no lixo e instale os cilindros da maneira mais fácil pra vcs", rsrsrsrs. O primeiro resultado (FOTO 1) foi um dono de engesa, puto da vida, rodando sem o banco traseiro por quase dois meses, sem tempo e sem confiança de deixar o jipe sozinho de novo na instaladora, pra refazer o serviço.

    PROJETO: Ok, assumo a minha parcele do erro... Eu deveria ter desenhado antes o meu projeto pro cara da instaladora (FOTO 2).

    DETRAN: Enquanto isso, aproveitei pra fazer a vistoria necessária no IMETRO. O sistema foi aprovado com tranquilidade, com ambos os cilindros "deitados" do lugar onde era pra estar o banco. Um amigo disse que esse problema com a falta do banco foi até melhor ter acontecido, pois a vistoria poderia questionar o tal projeto da foto 2. Eu esqueci de perguntar ao vistoriador se ele aprovaria um cilindro em cima do outro, e isso deveria ser esclarecido antes de projetar qualquer coisa.

    REVISÃO DA INSTALAÇÃO: Com o projeto na mão, o serviço foi refeito do jeito que eu precisava (FOTO 3). Resultado, coube o banco. Atrás do banco do motorista (eu, espaçoso do jeito que sou, que acabo chegando o banco do motorista todo pra trás), a depender da regulagem sobra pouco espaço atrás pra perna esquerda de um cabra grande que sente atrás, do lado esquerdo... Mas como eu não quero mesmo esse negócio de dar carona a nenum cabra grande, ainda mais que vá no banco atrás do meu, ficou ótimo, rsrs. Atrás do carona sobrou espaço, inclusive com folga no da frente e no detrás, é bom que fica afastado do motorista, rsrs.

    REGULAGEM: Regulando a vazão de gás do sistema (por meio de duas válvulas) e, ao mesmo tempo, regulando a "abertura" do carburador, o motor ficou com uma rotação mais baixa quando uso GNV e mais alta quando uso gasolina. Mas essa diferença é insignificante, eu diria que ficou imperceptível.

    CONSUMO: O consumo médio é de 9,5 km/m³ de gás na cidade, isso dá uma autonomia de 150 km. Aqui em São Paulo, com o preço do gás em +/- R$1,40, dá um consumo equivalente a 16 km/l (se fosse na gasolina), quase um Fiat Uno, rsrs. Como sou curioso, ao montar uma tabela de registro a cada abastecimento, descobri uma coisa interessante, vale mais a pena só abastecer os cilindros depois que estiverem quase vazios, assim o rendimento é quase 40% maior... Ou seja, quando eu abasteço com o cilindro quase vazio tenho uma economia de 40% em relação às abastecidas com o tanque antes de entrar na reserva. Já na gasolina é o contrário, quanto mais cheio estiver o tanque mais econômico fica abastecer.

    DESEMPENHO DO MOTOR: Acho que a explicação pro motor continuar sobrando no jipe é o fato de ser um 2.5 litros. Daí funciona muito bem no gás, subindo qualquer ladeira na cidade (qualquer mesmo, e olha q eu rodava com ele em Salvador-BA com ele, uma cidade com topografia bem acentuada) na 2ª marcha, e em 80% das ladeiras do dia-a-dia ele sobe na 3ª marcha.

    VULNERABILIDADE: Como talvez sobre um tempo pra instalar em breve uma capota nova que comprei há mais de 2 meses, rsrs, tenho certeza que a situação atual de vai melhorar, fazendo com que os cilindros (e os demais componentes do interior o jipe) sumam da visão das pessoas na rua. Pra dar mais segurança ao sistema, de repente posso revestir os cilindros com alguma estrutura metélica de proteção contra choques, que precisarei criar, pq não sei se esse tipo de coisa já existe (FOTO 3). Atualmente os cilindros de GNV só estão forrados com um saco resistente e também não atrapalham a visão do retrovisor.

    CONSIDERAÇÕES "FINAIS": A estrutura hoje tá tão bem montada que não vibra nada, muito menos faz barulho.
    O consumo está bom, a alternativa do gás não prejudica o desempenho do motor (dá até pra cantar pneu subindo ladeira, rs), e cabe no bolso, uma vez que o motor diesel bom custaria o preço de no mínimo 2 ou 3 motores de opala com GNV e tudo mais.

    Abração pra todos e vamos dar opinião!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -dsc01276.jpg   -dsc01297-2.jpg   -dsc01386.jpg   -dsc01293.jpg   -dsc01395.jpg  

  • #2
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    52
    Posts
    10,354
    Agradecimento: 1
    Sobral!

    Mais uma vez, parabéns pelos seus serviços!

    Sempre cauteloso e minucioso nos detalhes.

    Abraços.

    Kim.

  • #3
    Opa! Valeu Kim, obrigado.
    Vc sabe que quando eu ainda não tinha o engesa consegui aprender muita coisa com a turma daqui do fórum, e eu "estou ligado" que entre os recorditas em publicação no fórum um deles é o Kim, hehehe.
    Daí a gente acaba tomando coragem pra mandar bronca tbm, rs, mesmo não tendo a mesma experiência.
    Daí não custa nada postar essas besteiras q eu faço de vez enquando, e também vale de experiência (boa ou ruim) pra quem tiver pensando em fazer parecido.
    Abração!

  • #4
    Pessoal,

    Depois de algum tempo, eu mesmo desaconselho utilizar o gás.
    Entrei numa fria depois que tive que refazer todo o motor do Engesa. Foi um baita prejuízo, que nem compensou o tanto que eu rodei. Talvez sirva para o uso esporádico, como tanque reserva apenas.

  • #5
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    52
    Posts
    10,354
    Agradecimento: 1
    Opa Sobral!

    O que aconteceu que teve que fazer o motor?????

    Abraços.

    Kim.

  • #6
    Usuário
    Entrada
    10/07/2004
    Local
    Niterói/RJ
    Idade
    61
    Posts
    453
    Agradecimento: 1
    Sobral,

    Lamento o prejuízo que você teve, mas a culpa pode não estar no GNV.

    Falando de uma maneira geral, o GNV é o apontado como causador de 'queima' de válvulas de escape e suas sedes, trincas no cabeçote, especialmente nos dutos de saída dos gases queimados, ainda sendo relacionado aos 'backfires' e perda de potência.

    Infelizmente, a crença dos malefícios do GNV se disseminou e consolidou. Quem sai perdendo é o dono do carro, que poderia contar com uma opção segura, barata e sem as indevidas consequencias danosas.

    Abraços
    Sérgio Raposo - Motor Spice ignições especiais

  • #7
    Citação Postado originalmente por Kim Ver Post
    Opa Sobral!

    O que aconteceu que teve que fazer o motor?????

    Abraços.

    Kim.
    Sim Kim, tive um prejuízo de +/- R$ 1.500,00 pq eu queria um serviço bem feito. Mas o pior mesmo foi a chateação.
    Mas já passou.

  • #8
    Citação Postado originalmente por sraposo Ver Post
    Sobral,

    Lamento o prejuízo que você teve, mas a culpa pode não estar no GNV.

    Falando de uma maneira geral, o GNV é o apontado como causador de 'queima' de válvulas de escape e suas sedes, trincas no cabeçote, especialmente nos dutos de saída dos gases queimados, ainda sendo relacionado aos 'backfires' e perda de potência.

    Infelizmente, a crença dos malefícios do GNV se disseminou e consolidou. Quem sai perdendo é o dono do carro, que poderia contar com uma opção segura, barata e sem as indevidas consequencias danosas.

    Abraços
    Beleza Sérgio?
    É sempre bom aprender. Realmente a minha opinião foi apaixonada. É que no meu caso devo ter tido azar. Mesmo assim ficou a experiência de "gato escaldado".

  • #9
    Usuário
    Entrada
    10/07/2004
    Local
    Niterói/RJ
    Idade
    61
    Posts
    453
    Agradecimento: 1
    Infelizmente, você não foi o primeiro nem será o último a ter este azar...

    Ainda se instala mal kit-gas... e o gás leva a culpa

    Abraços!
    Sérgio Raposo - Motor Spice ignições especiais

  • #10
    Usuário Avatar de Paulo Cesar
    Entrada
    03/02/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    63
    Posts
    961
    Agradecimento: 1
    Oi Sobral
    Minha antiga Camper tinha Kit gás e nunca me deu problema, e atualmente estou para colocar o Kit gás no meu Engesa, enquanto o projeto do meu novo Engesa (a diesel) ainda esta em fase de execução/preparação/projeto.
    Não sei se a dica que recebi quando instalei na Camper tinha fundamento ou não, aparentemente deu resultado, o cara da instaladora me falou que o GNV resseca as valvulas, por isso deveria usar um óleo de motor de primeira linha, assim ele vai compensar a falta de lubrificação que um óleo comum dará.
    abs.
    Paulo

  • #11
    Usuário
    Entrada
    10/07/2004
    Local
    Niterói/RJ
    Idade
    61
    Posts
    453
    Agradecimento: 1
    Olá, Paulo.

    O GNV não resseca nem lubrifica menos as válvulas, como costumeiramente se ouve por aí. Álcool e gasolina não são lubrificantes. Gasolina, inclusive, é solvente de óleo, de forma que vapor de gasolina é um dos fatores de contaminação do óleo do motor. Álcool não dissolve óleo, mas também o contamina.

    Vê-se motores que usam GNV frequentemente terem problemas recorrentes que não são observados naqueles que usam gasolina ou álcool? Sim, com certeza! Os problemas ocorrem sim! Mas não por causa de ser um combustível gasoso ou a composição química do GNV! Motores que usam GNV, em sua maioria, operam com o "ponto" atrasado demais para o uso de GNV, fazendo com que os gases de escape saiam mais quentes da câmara do que seria adequado, expondo válvulas de escape, suas sedes e os dutos de saída do cabeçote a um stress térmico, resultando nos conhecidos e característicos danos... e o GNV leva a culpa.
    Solução para isso existe há tempos, mas o desconhecimento do dono do carro e gana competitivas de muitas convertedoras leva a este resultado. Economiza-se algumas centenas de reais agora para se gastar muitas centenas de reais depois em uma retífica, sem falar no desempenho sofrível (e evitável) quando se usa o gás...

    Abraços
    Sérgio Raposo - Motor Spice ignições especiais

  • #12
    Usuário Avatar de Paulo Cesar
    Entrada
    03/02/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    63
    Posts
    961
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por sraposo Ver Post
    Olá, Paulo.
    Solução para isso existe há tempos, mas o desconhecimento do dono do carro e gana competitivas de muitas convertedoras leva a este resultado. Economiza-se algumas centenas de reais agora para se gastar muitas centenas de reais depois em uma retífica, sem falar no desempenho sofrível (e evitável) quando se usa o gás...
    Abraços
    Sraposo
    Vc deve estar falando do "variador de avanço", quando for colocar o GNV no Engesa, vou coloca-lo, e farei isso em breve, pois ficar gastando entre 5 e 6 km por litro da gasolina fica difícil.
    abs.
    Paulo

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Mapeamento de Engesas na Ativa
      Por Samir Abib no fórum Engesa, Camper e Marruá
      Respostas: 897
      Última resposta: 21/06/2022, 12:53
    2. MOLAS ENGESA
      Por Adriano Braga no fórum Engesa, Camper e Marruá
      Respostas: 112
      Última resposta: 20/11/2009, 20:23
    3. Vendo / Troco por Troller financiado – Engesa 1988
      Por André Mázzia no fórum Vendem-se Veículos
      Respostas: 24
      Última resposta: 17/04/2009, 20:00
    4. KIT ENGESA FASE II - Chassi + Carroceria *****VENDIDO*****
      Por Claudioaparecido no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 8
      Última resposta: 25/07/2005, 13:01

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade