x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 9 de 9
  • #1
    Usuário Avatar de Julio Militão
    Entrada
    14/07/2005
    Local
    Porto Velho, Rondônia/RO
    Idade
    64
    Posts
    388
    Agradecimento: 1

    Cambio CL-2215 com Tcase band para motores de alto torque




    Caros Colegas do forum,

    Tenho pesquisado no forum sobre soluções para um powertrain otimizado para o Engesa pude concluir que as opções mais utilizadas foram:
    - motor Diesel e, pelo que tenho visto no forum, muitos que ainda nao usam diesel pensam bastante na possibilidade (13 em 33 registrados pelo mapeamento usam motor diesel);
    - caixa de marchas e Tcase da Band ou mantendo a 240V com a tcase orginal Engesa;
    - outra solução, discutida no passado e implementada por alguns, não posso precisar quantos, utilizaram uma flange para adaptar a tcase da band no 240V.

    A troca da tcase do Engesa é feita por muitos pela ausencia de reduzida e devido ao seu "ronco" característico, pelo menos nos F1.
    A caixa 240V tem uma ré e 1a reduzida, com 5a marcha com relação 1:1, que torna sua condução chata na cidade, sensação minha, pelo menos com motor 4cc alcool original.
    Solução de envenenamento dos 4cc a alcool, como torcar o comando pelo do motor a gasolina (103 HP), acompanhado de aumento da taxa de compressao, com rebaixamento do cabeçote em 1,5 mm (130 HP), alem de turbinamento (+/- 160 HP) têm sido feitas.
    Fazendo as contas, sai mais barato mexer no motor 4cc do que por um a diesel, porem, o torque em baixas rotacoes dos MWM e Maxion sao imbatíveis e ganham dos 6cc a explosao tanto no torque como pelo consumo.

    Estas considerações me levaram a criar este tópico para discutirmos uma alternativa ao cambio 240V ou Band 5m: o CL-2215 que tem 2a, 3a e 4a com relações parecidas com a do 240V e 5a com overdrive que, associado a um a tcase da band, deveria aceitar muito bem um ST4 plus ou um MWM.

    Gostaria que neste tópico os colegas pudessem postar suas impressões sobre este cambio combinado com a tcase da Band e as possiveis implicações nesta adaptação nos Engesas.

    Um abraço e boa discussão.

  • #2
    Usuário Avatar de GH
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    57
    Posts
    1,683
    Agradecimentos: 0
    Julio,

    O 2215 não aguenta o torque do S4T. Ainda mais se usado em Engesa com pneu grande.
    Abs, GH
    1998 JEEP XJ 4.0: CÂMBIO MANUAL + LIFT 4" + BF MUD 33" + WARN 9000

  • #3
    Usuário Avatar de dalmo cruz torres
    Entrada
    20/01/2006
    Local
    Poços de Caldas/MG
    Posts
    2,766
    Agradecimento: 1
    Eu me decidi por colocar o cambio 240V, reducao toyota e motor MWm..mas na minha F-75.

  • #4
    Usuário Avatar de Julio Militão
    Entrada
    14/07/2005
    Local
    Porto Velho, Rondônia/RO
    Idade
    64
    Posts
    388
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por GH Ver Post
    Julio,

    O 2215 não aguenta o torque do S4T. Ainda mais se usado em Engesa com pneu grande.
    Mas o 2215 não equipava as F1000? Pelo que vi as relações só mudam da 1a e na 5a, que é overdrive. Alguem conhece alguma outra aplicação para este cambio?

    Obrigado

  • #5
    Usuário Avatar de GH
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    57
    Posts
    1,683
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Julio Militão Ver Post
    Mas o 2215 não equipava as F1000? Pelo que vi as relações só mudam da 1a e na 5a, que é overdrive. Alguem conhece alguma outra aplicação para este cambio?

    Obrigado
    Equipava. Assim como as D-20, mas ambas sem turbo.
    Quando os caras turbinavam, quebrava o cambio.
    Abs, GH
    1998 JEEP XJ 4.0: CÂMBIO MANUAL + LIFT 4" + BF MUD 33" + WARN 9000

  • #6
    Usuário Avatar de dalmo cruz torres
    Entrada
    20/01/2006
    Local
    Poços de Caldas/MG
    Posts
    2,766
    Agradecimento: 1
    O problema de cambio com 5 marchas e que tem que procurar os muito fortes, pois a maioria nao aguenta o tranco.
    Tem conhecido meu que montou uma rural , motor MWM 2.8, cambio 5 marchas da C20 e reducao willys. Agora ele nao vence consertar o cambio, quebra de seis em seis meses.

  • #7
    Usuário Avatar de Overland
    Entrada
    18/07/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Idade
    44
    Posts
    326
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por dalmo cruz torres Ver Post
    O problema de cambio com 5 marchas e que tem que procurar os muito fortes, pois a maioria nao aguenta o tranco.
    Tem conhecido meu que montou uma rural , motor MWM 2.8, cambio 5 marchas da C20 e reducao willys. Agora ele nao vence consertar o cambio, quebra de seis em seis meses.
    Mas também, esses câmbios são para torques líquidos máximos de 30,4kgfm e esse MWM 2.8 tem mais que isso!!! Os Opala só saíram com esse câmbio 2205 nos modelos a gasolina que tinha 29kgfm de torque máximo, no modelo a álcool só saiu 4 marchas e esse motor tinha torque máximo de 31kgfm.
    O motor da F1000 que também usa esses câmbios 2205 e 2215
    []'s
    Kleber de Mello - Nissan XTerra SE 2.8 2005
    ex-Jeep Militar 1961 3.6 (Ford E-Max) / ex-Jeep Grand Cherokee Limited LX 5.9 V8 1998

  • #8
    Usuário Avatar de Javarotti
    Entrada
    23/08/2009
    Local
    Guarulhos/SP
    Posts
    94
    Agradecimentos: 0

    Thumbs up Manual EATON

    Amigos, quem quiser me manda o e-mail, pois ando pesquisando acerca desse assunto, consegui o manual desses câmbios, especificando de quais veículos são e etc...

    Att.
    Bruno Javarotti

    dr.javarotti@hotmail.com

  • #9
    Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    70
    Posts
    9,626
    Agradecimentos: 10

    Cambio

    Citação Postado originalmente por Julio Militão Ver Post
    Caros Colegas do forum,

    Tenho pesquisado no forum sobre soluções para um powertrain otimizado para o Engesa pude concluir que as opções mais utilizadas foram:
    - motor Diesel e, pelo que tenho visto no forum, muitos que ainda nao usam diesel pensam bastante na possibilidade (13 em 33 registrados pelo mapeamento usam motor diesel);
    - caixa de marchas e Tcase da Band ou mantendo a 240V com a tcase orginal Engesa;
    - outra solução, discutida no passado e implementada por alguns, não posso precisar quantos, utilizaram uma flange para adaptar a tcase da band no 240V.

    A troca da tcase do Engesa é feita por muitos pela ausencia de reduzida e devido ao seu "ronco" característico, pelo menos nos F1.
    A caixa 240V tem uma ré e 1a reduzida, com 5a marcha com relação 1:1, que torna sua condução chata na cidade, sensação minha, pelo menos com motor 4cc alcool original.
    Solução de envenenamento dos 4cc a alcool, como torcar o comando pelo do motor a gasolina (103 HP), acompanhado de aumento da taxa de compressao, com rebaixamento do cabeçote em 1,5 mm (130 HP), alem de turbinamento (+/- 160 HP) têm sido feitas.
    Fazendo as contas, sai mais barato mexer no motor 4cc do que por um a diesel, porem, o torque em baixas rotacoes dos MWM e Maxion sao imbatíveis e ganham dos 6cc a explosao tanto no torque como pelo consumo.

    Estas considerações me levaram a criar este tópico para discutirmos uma alternativa ao cambio 240V ou Band 5m: o CL-2215 que tem 2a, 3a e 4a com relações parecidas com a do 240V e 5a com overdrive que, associado a um a tcase da band, deveria aceitar muito bem um ST4 plus ou um MWM.

    Gostaria que neste tópico os colegas pudessem postar suas impressões sobre este cambio combinado com a tcase da Band e as possiveis implicações nesta adaptação nos Engesas.

    Um abraço e boa discussão.
    CARO JULIO MILITÃO

    Este assunto é de muito interesse e já foi discutido a exaustão , o relato de que este cambio não aguenta estes motores que vc citou É FAVAS CONTADAS , quem insitir em colocar por achar que aguenta , pode preparar o bolso para o conserto das quebras , tenho meu ENGESA com o MWM 2.8 e estudei ao máximo a possibilidade de colocar um cambio com 5ª over , cheguei a conclusão de que :

    1º - Se vc pode gastar uma grana arrumada : coloca o cambio FSO 2305 da SILVERADO com 5ª over ou o FSO 4305 do F-4000 ou o FSO 2405 da S-10 e RANGER .

    2º - Se vc não tem muita grana pra gastar fica com o 240V uma puta de uma caixa , só que a 5ª é 1:1 , ou a caixa da BAND 4 marchas ou mais caro um pouco a da BAND 5 marchas que tem a 5ª over .

    Fora ísto é só elocubrações para jogar dinheiro fora , por ísto fiquei com a 240V original dele mesmo e coloquei a T-CASE da BAND , FICOU MONSTRO , reboquei um ENGESA numa subida de pedra praticamente em marcha lenta com a 1ª reduzida , arranca até pé de eucalípto de 10 anos kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk .

    Espero ter ajudado .

    ABRAÇÃO

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade