x
Convex Datacenter
Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 33
  • #13
    Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    70
    Posts
    9,626
    Agradecimentos: 10



    LENILTON FEITOSA

    É certo que ao aumentar o comprimento o PITMAN AUMENTARÁ o esforço para girar o mesmo , MAS O QUE TEM QUE CRESCER É MUITO POUCO e o acrescimo do peso na direção será imperceptível .

    Qto ao comprimento em ter que aumentar só olhando e medindo no carro , agora aqui não tenho com te responder ,mas vou dar uma olhada e medir pra dizer alguma coisa a respeito . MAS PARA AUMENTAR O CURSO DA DIREÇÃO SÓ TEM ESTA FORMA DE FAZER , " NÃO EXISTE OUTRA .

    Aconteceu comigo qdo fui trocar a direção mecanica para a hidráulica , o PITMAN que veio na dir. hidráulica não era o original do ENGESA , e o original do meu ENGESA a extria era diferente , daí coloquei o PITMAN que veio na D.H. , ele era mais curto e ficou com jogo menor e vivia PASSANDO CONSTRANGIMENTO qdo tinha que fazer um retorno em uma pista dupla , era uma merda , ía e vinha um monte de vezes para fazer o retorno e ainda ouvia gritos de " braço duro , barbeiro, cachaça " e outroa adjetivos mais , daí coloquei o pitman do opala que é reto , não tem aquela curvatura para baixo , daí o furo que é voltado para baixo é o de dentro , ficou a mesma coisa , sem jogo , TIVE QUE REFAZER O FURO EXTERNO , O MAIS DISTANTE DO EIXO DA DIREÇÃO para que ele FICASSE COM O JOGO DE DIREÇÃO NORMAL , tinha dificuldade até de entrar na minha casa com o jogo curto .

    Agora estou fazendo uma BELA DE UMA CORREÇÃO NA FRENTE ( SUPENSÃO E DIREÇÃO ) DO MEU ENGESA que será resolvido definitivamente TODOS ESTES PROBLEMAS . Hoje achei um PITMAN da L-200 que é curvo para baixo e comprido e bem parrudo , amanhã o ROGER irá verificar se a extria é a mesma do opala .

    AGORA UMA GRANDE DICA PRA VC E TODOS :

    Estas molas da PAMPA com ar , tem a mesma espessura das molas originais , SÓ TEM MAIOR COMPRIMENTO , elas não ficam boas no ENGESA/CAMPER . AS minhas que estavam , comprei mais compridas na ROTA , mas mesmo mais compridas ficavam batendo um elo no outro pq elas são muito moles e dava fim de curso , COM AS MOLAS DE FIO DE 16 mm ísto não ocorre , ou seja NUNCA DEU MAIS FIM DE CURSO OU BATER UM ELO NO OUTRO , o ENGESA MUDOU O COMPRTAMENTO PRA MELHOR , inclina menos nas curvas e nas depressões da estrada .

    As MOLAS que caíram como uma luva no ENGESA/CAMPER são molas de fio de 16mm de espessura , como estão as minhas agora e as do RODRIGO IELPO BASTOS , pergunte a ele como ficou na CAMPER dele .

    Deixando um pouco a minha modéstia de lado , sou um CHATO , UM MURRINHA , UM CRICRI com relação ao BOM FUNCIONAMENTO , SEGURANÇA E DURABILIDADE de nossos 4x4 . Sofrí muito , MAS AGORA CHEGUEI AO IDEAL DE MOLAS PARA OS ENGESAS/CAMPERS , não vou cobrar nada por ísto a ninguem , mas é o MELHOR CUSTO/BENEFÍCIO em se tratando de MOLAS PRA ENGESA/CAMPER .

    LENILTON FEITOSA , eu mandei fazer as 4 molas do meu ENGESA assim como o RODRIGO IELPO BASTOS .

    As minhas 4 MOLAS tem fio de espessura de 16mm , sendo que as dianteiras mandei fazer com 41cm de comprimento e as traseiras 49cm de comprimento . O RODRIGO BASTOS , tb mandou fazer mas com comprimento diferente das minhas , ísto vai muito do gosto de cada um ( A ALTURA DAS VIATURAS ) , MAS A " ESPESSURA DO FIO QUE É DE 16mm QUE ESTA O SEGREDO DA COISA " .

    ABRAÇÃO
    4X4 Brasil

  • #14
    Usuário Avatar de Lenilton Feitosa
    Entrada
    16/02/2006
    Idade
    58
    Posts
    34
    Agradecimentos: 0
    Ok, Guilherme, valeu pelas dicas! Fico no aguardo de alguma novidade quanto ao comprimento ideal do PITMAN.

    Abraços,


    Lenilton Feitosa

  • #15
    Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    70
    Posts
    9,626
    Agradecimentos: 10
    LENILTON FEITOSA

    Hoje estive na oficina que estou fazendo modificações na direção do meu ENGESA .

    Estou trocando o PÍTMAN por outro com uma curvatura para baixo para fazer com que a BARRA DA DIREÇÃO QUE PEGA NELE FICAR MENOS INCLINADO e medí o COMPRIMENTO DO PÍTMAN que estava no meu ENGESA , ele tem 15cm DE CENTRO A CENTRO DOS FUROS , ou seja medindo do centro do furo que pega na CAIXA DE DIREÇÃO até o centro do furo que pega o PIVÔ DA BARRA DA DIREÇAO deu 15cm de comprimento , com este comprimento o JOGO DE DIREÇÃO DO MEU ENGESA É MUITO BOM , OU SEJA : É NORMAL .

    ABRAÇÃO

  • #16
    Usuário Avatar de franzlana
    Entrada
    14/05/2005
    Local
    Matozinhos/MG
    Idade
    56
    Posts
    628
    Agradecimentos: 2
    Ola pessoal.
    O meu FIII não é uma sumidade para fazer contornos mas eu já estou até gostando. Viro subo no meio fio do outro lado da rua alinho sobre a calçada e desço. Baliza eu nunca me preocupei. entro de frente subo no passeio retorno a direção e quando desço tô alinhado ao meio fio e pronto. É tudo uma questão de críterio. Digamos que fiz uma pequena alteração nas técnicas de baliza. (Vai ver que é por isto que meu eixo soltou da bola do diferencial).
    Só não concordo com o Colega Guilherme quanto às molas. Quando instalei o MWM, montei duas molas de Del Rey com ar cond. e amortecedores do MB 1113. A unica coisa é que montei um calço inferior em nylon dentro da mola, com duas polegadas de altura, que trabalha em conjunto com o calço superior. O Engesa é macio, confortável e muito estável. Alias é mais estavel do que muito carro pequeno por ai.
    A propósito depois de 4,5 anos de uso os calços de borracha superiores chegaram ao fim. Aí vai uma dica: os batentes de suspensão do caminhão Volvo servem como uma luva para substituir estes calços. São ligeiramente mais longos e bem mais reforçados. Comprei por R$35,00 cada em loja especializada em mecânica diesel.
    Vou verificar esta possibilidade de alongar o Pítman, mas penso que o original foi projetado em função das cruzetas dos semi-eixos. E é uma má ideia força-las.

  • #17
    Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    70
    Posts
    9,626
    Agradecimentos: 10
    AMIGO FRANZLANA

    É como já falei aqui , que respeito muito o GOSTO de cada um , não sei se vc já andou em um ENGESA com molas de fio de 16mm , pois acabo de sair agora da oficina do ROGER NUNES com as molas novas de fio de 16mm e NOVO BRAÇO PÍTMAN com curvatura para baixo como é o original o meu era reto e CÁSTER CORRIGIDO PARA 5º .

    Tenho a impressão QUE TROQUEI DE ENGESA , se algum dia estivermos juntos vc irá dirigir o meu e chegar a suas próprias conclusões , pode ser que vc goste mais das molas que vc colocou no seu como disse : cada um tem um gosto e uma finalidade para o uso do seu ENGESA .

    No meu caso , NUNCA PENSEI QUE O ENGESA FOSSE FICAR TÃO BOM COMO ESTA , ESTOU IGUAL A PINTO NO LIXO .

    KIM , realmente esta como vc falou UM ESPETÁCULO .

    Amigo FRANZLANA , em momento algum estou discordando da sua opinião , me desculpe por este relato não bater com o seu .

    ABRAÇÃO

  • #18
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    52
    Posts
    10,354
    Agradecimento: 1
    Opa Dr. Guilherme!

    Ande com engesão, depois poste mais informações!!

    Gostaria de ver sua expressão de felicidade!

    Abraços.

    Kim.

  • #19
    Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    70
    Posts
    9,626
    Agradecimentos: 10
    PÍTMAN

    Como havia falado hoje , digo ontem , antes de colocar o NOVO BRAÇO PÍTMAN medí o comprimento do centro de um furo ao outro , e disse que o que estava tinha 15cm de centro de um furo ao outro , ESTE NOVO BRAÇO PÍTMAN ESTA COM A MEDIDA DE 15,3cm DO CENTRO DE UM FURO AO OUTRO , e com ísto aumentou ainda mais o jogo da direção e não percebí que ficou mais pesada não e não ficou batendo na BARRA DA DIREÇÃO que poderia acontecer se aumentasse muito o comprimento deste BRAÇO PÍTMAN .

    Ficou tudo muito bom .

    O ROGER NUNES ainda irá postar fotos do que foi feito .

    ABRAÇÃO

  • #20
    Usuário
    Entrada
    19/05/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    45
    Posts
    460
    Agradecimentos: 0
    Agora não entendi nada???
    O braço que foi mudado doi o Pitimam - que vai na saída da caixa de direção - ou braço do munhão - que em uma foto que vi sei lá onde me deu a impressão de terem colocado uma espécie de super SOS, como se faz no eixo de Wilis??

    Ajudem esse pobre mortal a sair da sombra da ignorância.

    Abraçones

    Ralado

  • #21
    Usuário Avatar de Lenilton Feitosa
    Entrada
    16/02/2006
    Idade
    58
    Posts
    34
    Agradecimentos: 0
    Olá Guilherme, tudo beleza!

    De posse das suas medidas do Pitman (15 a 15,3 mm), comparei com o do meu engesa que tem 15 mm, também, porém não tem um curso de direção satisfatório, mas o seu com essas medidas está normal. Pode ser que tenha alguma coisa de errado no meu. Talvez esta semana, encomendo um pitman para o mecânico - pretendo fazer com comprimento de 16 mm e com uma curvatura maior do que o atual, para diminuir a inclinação da barra.
    Abraços,

    Lenilton Feitosa

  • #22
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
    Entrada
    22/04/2003
    Local
    Santo Andre/SP
    Idade
    66
    Posts
    5,815
    Agradecimentos: 0
    Lenilton , qual é a medida da barra de direção do centro do pivô ao centro do terminal ??
    No meu é 80 cm ... não que tenha muito curso , mas não é tão pouco como vc ta descrevendo ...
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #23
    Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    70
    Posts
    9,626
    Agradecimentos: 10
    AMIGO LENILTON

    Se o seu PÍTMAN esta com 15cm , ele esta do tamanho que o meu estava e tinha bom jogo , agora com 15,3 esta com mais jogo ainda . No seu caso vc colocando o PÍTMAN com 16cm acredito que irá melhorar o jogo do seu , MAS PRESTAR A ATENÇÃO NAQUELA OBSERVAÇÃO QUE VC VEZ NA SEMANA PASSADA QUE : " SE AUMENTAR MUITO O PÍTMAN EL PODERÁ BATER NA BARRA DA DIREÇÃO QUE VAI DE UMA RODA A OUTRA , DÊ UMA OLHADA NISTO " .

    Outra coisa , NESTE CASO SEU , esta parecendo que o jogo ESTA LIMITADO PELA CAIXA DA DIREÇÃO , o meu dá 3 voltas e 50 minutos de batente a batente , DÁ UMA CONFERIDA NA SUA , PARA VER SE ESTA EXTERÇANDO A MESMA COISA com as rodas suspensas .

    Se estiver exterçando menos e a caixa não estiver com defeito , VOLTO A DIZER QUE A SOLUÇÃO ESTA EM AUMENTAR O COMPRIMENTO DO PÍTMAN .

    ABRAÇÃO

  • #24
    Usuário Avatar de Lenilton Feitosa
    Entrada
    16/02/2006
    Idade
    58
    Posts
    34
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Eduardo Velo Ver Post
    Lenilton , qual é a medida da barra de direção do centro do pivô ao centro do terminal ??
    No meu é 80 cm ... não que tenha muito curso , mas não é tão pouco como vc ta descrevendo ...
    Olá Eduardo Velo, tudo bem?

    Olha, o tamanho da barra de direção é de 80 cm, igual a sua. Vou fazer um pitman com 1 cm maior que o original.

    Abraços,


    Lenilton Feitosa

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade