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Tópico: Cadê o óleo?

  • #1
    Usuário Avatar de Aurélio
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    Cadê o óleo?




    Engeseiros,

    Numa viagem "besta" hoje a tarde, depois de rodar cerca de 35 minutos na Dutra em velocidade média de 100Km/h parei para um lanche e quando o motor entrou em marcha lenta luz do óleo acendeu.
    Imediatamente verifiquei a temperatura do motor e estava ali, nos 85.ºC.
    Esperei um pouco, o óleo "apareceu" bem abaixo do meio e a luz apagou. Pero que si, pero que no, botei cerca de um litro e fui embora.
    Agora há pouco, com o motor frio, verifiquei que o nível de óleo está acima do nível máximo.
    Vale dizer que antes de sair verifiquei e o nível de óleo estava um pouquinho abaixo do máximo.
    Algum dos amigos conhecedores dos mistérios da mecânica saberia dizer o que - ou porque - aconteceu?
    Abs
    Aurélio

  • #2
    Usuário Avatar de Luca
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    Citação Postado originalmente por Aurélio
    Esperei um pouco, o óleo "apareceu" bem abaixo do meio e a luz apagou.
    Fala, Aurélio!
    Não entendi bem. O óleo apareceu bem abaixo do meio da marcação da vareta de óleo? É isso?
    Mesmo que estivesse abaixo da marcação mínima, não há motivo, isoladamente, para a luz do óleo acender-se. Ela somente acende quando a pressão cai, seja por falta de óleo seja por folga excessiva. Mistério
    []´s
    Pajero 2P Mecânico 3.5 V6 - Flexa
    Engesa EE4 (motor Toy 14B) - ViraLatas

  • #3
    Usuário Avatar de Aurélio
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    Citação Postado originalmente por Luca
    O óleo apareceu bem abaixo do meio da marcação da vareta de óleo? É isso? Mesmo que estivesse abaixo da marcação mínima, não há motivo, isoladamente, para a luz do óleo acender-se. Ela somente acende quando a pressão cai, seja por falta de óleo seja por folga excessiva.
    Grande Luca
    Logo que parei praticamente não havia marcação na vareta de nível. Porém, cerca de 30min depois, a vareta mostrava o nível de óleo abaixo do meio da marcação, sendo que pela manhã o nível estava bem mais acima.
    Com a temperatura elevada o óleo fica menos viscoso, mas não é motivo para acender luz de óleo, certo? Então sobraria a a folga. Mas, que folga?
    Abs
    Aurélio

  • #4
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
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    Vou dar um chute ... pode ser entupimento em algum duto prox. da tomada de pressão ...
    De qqer maneira é bom ficar esperto daqui pra frente ...
    Na dúvida tiraria a tampa do comando de válvulas , que é bem simples , e verificaria os dutos ... se tiver alguma obstrução no retorno pode faltar óleo no reservatório ... é chute , mas pode ser isso tb ... rs ...

    abs ... Edu
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #5
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    Acho o chute do EDU o mais provável , o nível já esta um pouco baixo e com dutos entupidos o óleo custará mais a descer . E pela manhã volta a ficar abaixo do meio , SUGIRO ABRIR PARA VER , pois andar sem lubrificação já viu né ? Paulada no lombo .

  • #6
    Usuário Avatar de Aurélio
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    Amigos,

    Obrigado pelas dicas.
    Antes de abrir a tampa do comando de válvulasl, fui a uma retífica medir a pressão do óleo, depois de rodar uns 30 minutos na Dutra com velocidade em torno de 110Km/h para efetuar a medição com o motor quente. O resultado foi de aproximadamente 0,8bar em marcha lenta e 5 bar a 4000rpm.
    Ou seja, está tudo nos conformes.
    Vou verificar agora o funcionamento do medidor de pressão. Acredito que o problema esteja aí.
    Abs
    Aurélio

  • #7
    Aurélio creio que não está tudo bem não.
    Não sei qual seu motor, mas tanto no perkinho (q20b) como no maxion a leitura em marcha lenta nunca foi inferior a 3 bar e também nunca foi superior a 4,5 bar em altos rpm.
    Sugiro procurar um profissional urgente.

    Abraços, e boa sorte.

  • #8
    Usuário Avatar de Aurélio
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    Opa.
    O motor é o MWM Sprint, 4 cilindros, Eduardo.
    Segundo o Manual desse motor, as pressões com o motor quente são 0,7bar em marcha lenta e 4,9 bar em rotação nominal (3500rpm).
    De toda forma, obrigado pela mensagem.
    Abs
    Aurélio

  • #9
    Usuário Avatar de Angelo T. P.
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    Uma vez um amigo meu estava com a luz do óleo acendendo, levou em um mecanico e o cara ja quis abrir o motor, o outro disse que era o pescador entupido, e por ultimo um que só trocou a perinha do óleo!
    Resolvido o problema!
    Tenta fazer um teste com a perinha do óleo, as vezes ela pode estar começando a dar problema.
    Comece pelo mais barato, e vai eliminando os possiveis defeitos.
    Abraços!
    Angelo T. P.
    Engesa AVALANCHE TDi 86

  • #10
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    isso já me aconteceu com um palio...

    até hj nao sei o que foi....

    depois nunca mais aconteceu de novo! fiquei sem entender!

  • #11
    Usuário Avatar de fpc3
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    Tudo que é mecanico pode ser a casa provisória dos misterios e dos efeitos paranormais.Todos os meus veiculos apresentaram mistérios, a gente acaba virando um padre quevedo de carros.

  • #12
    Usuário Avatar de CAVESO
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    Muriaé/MG
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    Aurélio,

    Peça para verificar o pescador de óleo no carter.

    Semana passada um amigo meu bateu o motor de seu gol com o óleo no nível, mas borras foram se acumulando no pescador que acabou entopindo-o.

    Como disse a galera, tirando carter e tampa de balanceiros para dar uma olhada preventiva.

    Abração

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