x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 15

Tópico: Shimmi

  • #1

    Shimmi




    All,
    gostaria de saber quais são as possíveis causas de shimmi no engesa?
    Já sei que o estado das buchas da panhard pode ser, o que mais?
    []'s

  • #2
    Usuário Avatar de Cilon Carlos Heck
    Entrada
    29/05/2003
    Local
    Londrina/PR
    Idade
    54
    Posts
    458
    Agradecimentos: 0
    All, talvez possa ter algum problema no amortecedor de direção, mas acho que o principal mesmo sejam as buchas da panhard dianteira. Você tem qual no sue jipe, de borrcha ou de poliuretano - que são as melhores??
    O jogo com 4 (barra dianteira e traseira) eu paguei 100,00 na Rota 4X4 e ficou zerado.
    Um abraço

  • #3
    PessoALL,

    Comprei o jogo completo de buchas originais em borracha (barras longitudinais e panhard) na Zanesco em Fevereiro e paguei R$ 150,00 .

    Eles possuem diversas peças do Engesa, confira no site: http://www.zanesco.com.br/buchas.htm


    []'s
    Eduardo Chaves Tucunduva

  • #4
    Citação Postado originalmente por Cilon Carlos Heck
    All, talvez possa ter algum problema no amortecedor de direção, mas acho que o principal mesmo sejam as buchas da panhard dianteira. Você tem qual no sue jipe, de borrcha ou de poliuretano - que são as melhores??
    O jogo com 4 (barra dianteira e traseira) eu paguei 100,00 na Rota 4X4 e ficou zerado.
    Um abraço
    Um amortecedore de direção nunca pode causar shimmy, é apenas um dispositivo passivo de amortecimento. E mais, um amortecedor de direção não deve ser instalado com o propósito de eliminar shimmy, pois assim só vai cobrir um problema, não solucioná-lo........

    As causas mais comuns do shimmy são:

    - rodas tortas ou fora de balanceamento
    - terminais de direção com folga
    - discos ou tambores de freio empenados
    - pneus com desgaste irregular
    - problemas com alinhamento ou geometria

    Abraços,

  • #5
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
    Entrada
    22/04/2003
    Local
    Santo Andre/SP
    Idade
    66
    Posts
    5,815
    Agradecimentos: 0

    Shimmi

    Pessoal , concordo com todos os itens que o Bill descreveu , só gostaria de acrescentar na lista :
    - rolamentos dos calços de shimmi com folga excessiva .
    - parafs. do cjto interno das rodas soltos (já aconteceu c/ 1 colega) .
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #6
    PessoALL,

    Até então ainda não conhecia o tal Shimmi, porém, hoje substituí as buchas das barras panhard e... Muito prazer..., à 40 km/h já começa uma verdadeira dança da chuva...

    Já chequei alinhamento e balanceamento e está tudo Ok, meu mecânico teima em trocar o amortecedor de direção, mas expliquei-lhe que desta forma apenas encobrirá o problema e ele aceitou, ou seja o King está lá internado para que seja feita uma verificação mais minuciosa...

    E, o que será que ocorreu para o problema surgir com a troca das buchas???

    ALLguém pode me dar mais alguma uma idéia de como solucionar ???

    []'s aguardando sugestões urgentes...
    Eduardo Chaves Tucunduva

  • #7
    Usuário Avatar de Cilon Carlos Heck
    Entrada
    29/05/2003
    Local
    Londrina/PR
    Idade
    54
    Posts
    458
    Agradecimentos: 0
    Fala aí Eduardo
    Olha, eu conversei com alguns engeseiros aqui da minha cidade e todos foram unânimes em dizer que as buchas de borracha não são as mais indicadas. O tempo de vida útil delas é de mais ou menos 6 meses pelo que me disseram. Uma das primeiras vezes que eu troquei as buchas da minha "Ferrari", eu coloquei as de borracha e duraram apenas 30 dias. É evidente que posso estar errado, mas acho que se você trocar pelas de poliuretano acho que resolve bem. O lugar mais barato que achei foi na Rota 4x4, R$ 100,00 as 4. Já se for comprar o jogo completo com as 20 buchas, o preço sobe para R$ 500,00.
    Espero que tenha te ajudado.
    Um abraço.
    OBS: Experimenta o shimi a uns 80Km/h. Você acha que o mundo tá desmoronando. A sorte que eu estava andando a noite e a rua não tinha quase ninguém, senão poderia ter feito um belo estrago em alguém..

  • #8
    E ae Cilon, blz ???

    Valew pela dica, já descobrimos o que houve, não foi o fato de ser de borracha, mas sim que o diâmetro interno da bucha nova é uns mm maior que a antiga, então a folga estava entre o parafuso e a bucha

    Sei lá, acho que na montagem o mecânico não atentou para este detalhe , mas já foi corrigido e está zerado...

    Agora sim, sou da opinião que as buchas da panhard são tb um grande causador do shimmi.

    []'s rodando macio novamente...
    Eduardo Chaves Tucunduva

  • #9

    Shimmi

    Estou com esse problema do Shimmi e nao estou achando a causa. Já troquei as buchas da barra panhard, verifiquei os terminais de direçao e discos de freio. Troquei a roda de tras pela da frente, pois o pneu está realmente meio no osso e nada.

    Só falta fazer alinhamento e geometria, mas quero esperar meus novos pneus para fazer isso. Será que pode ser mesmo alinhamento ou geometria ???

    Alguma outra idéia do que poderia estar causando o shimmi , é justamente a 60 km/h.

  • #10
    Estou com esse problema do Shimmi e nao estou achando a causa. Já troquei as buchas da barra panhard, verifiquei os terminais de direçao e discos de freio. Troquei a roda de tras pela da frente, pois o pneu está realmente meio no osso e nada.

    Só falta fazer alinhamento e geometria, mas quero esperar meus novos pneus para fazer isso. Será que pode ser mesmo alinhamento ou geometria ???

    Alguma outra idéia do que poderia estar causando o shimmi , é justamente a 60 km/h.
    Vc já verificou os rolamentos do munhão?
    O meu estava com o mesmo problema (a 60km/h), e o problema estavam nestes rolamentos.

  • #11
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
    Entrada
    22/04/2003
    Local
    Santo Andre/SP
    Idade
    66
    Posts
    5,815
    Agradecimentos: 0

    Re: Shimmi

    Citação Postado originalmente por Ricardo Cubas
    Estou com esse problema do Shimmi e nao estou achando a causa. Já troquei as buchas da barra panhard, verifiquei os terminais de direçao e discos de freio. Troquei a roda de tras pela da frente, pois o pneu está realmente meio no osso e nada.
    Só falta fazer alinhamento e geometria, mas quero esperar meus novos pneus para fazer isso. Será que pode ser mesmo alinhamento ou geometria ???
    Alguma outra idéia do que poderia estar causando o shimmi , é justamente a 60 km/h.
    Vc verificou a folga no prensa rolamento de shimmi ? Fica no munhão , é uma peça que é presa por 4 parafusos com uma torre onde vai o rolamento com calços , se tiver com muita folga (falta de calços ou desgaste do rolamento) ele dá shimmi e é dificil pegar . Cuidado para ajustar essa peça , se prender demais desgasta o rolamento e pode até partir a torre ...
    Outra causa comum é pneus com desgaste irregular , principalmente Argentino e Fate , que não desgatam por igual ...

    []s...
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #12

    Shimmi

    Bem .... os rolamentos do munhao tambem nao é. Assim imagino que só pode ser pneu mesmo. Vou esperar chegar os meus Koskak Frederico e fazer balaceamento e geometria.

    Thiago,

    que grade é essa que vc usa no seu engesa ? onde conseguiu ? tá com cara de Hummer !!!

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. shimmi troller 2003 possivel causas 1,2,3
      Por Floko no fórum Troller
      Respostas: 25
      Última resposta: 02/03/2013, 13:15

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade