Olá pessoal,
Gostaria de compartilhar a minha experiência na construção de um reboque pro meu Engesa. Talvez sirva pra quem precisar fazer parecido, e também para críticas que servirão pra melhorar o projeto/as built, rs.
Durante a concepção preferi uma peça simples de fazer, de fácil utilização, para um mínimo de manutenção e com resistência apropriada para o uso que eu preciso: pra puxar um barco ou uma carretinha rodoviária. Também calculei pra puxar o peso equivalente a outro Engesa, caso seja preciso.
Para puxar pesos excessivos vou utilizar as manilhas que irei instalar posteriormente (até já comprei umas manilhas retas de 3/4").
Utilizei uma chapa de aço com espessura de 10 mm, soldada com eletrodo médio e grosso. Levei 4 horas pra cortar a chapa, soldar e pintar, e ainda gastei mais 20 minutos pra instalar no lugar (sem a parte elétrica ainda). Gastei R$ 45 com materiais (chapa, solda, zarcão, tinta), exceto a bola de inox (R$ 30) e a tomada (R$ 15). As fotos estão anexadas e os desenhos com as medidas posso passar por e-mail, pra quem quiser.
A principal dificuldade que tive foi decidir o comprimento da base onde a bola é parafusada, que no final ficou com 20 cm. Uma dúvida que tive foi se o Detran autoriza rodar assim, do jeito que ficou.