x
Convex Datacenter
Página 3 de 5 PrimeiroPrimeiro 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 25 a 36 de 49
  • #25
    Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    71
    Posts
    9,626
    Agradecimentos: 10



    ALL

    O radiador das S-10 com este motor é fininho .

    O caso é o seguinte , realmente tem uma tecnologia atual de fabricação de radiadores que aumentaram a capacidade de troca de calor , o BIGUA mesmo qdo falei com ele por telefone , ele me citou que qdo eu for fazer outra colméia maior para o meu ENGESA , PEDIR PARA O CARA MANDAR FAZER COM UMA DE NOME TAL que eu não me lembro mais , vou ligar para ele de novo para pedir o nome deste tipo de colméia , que tem uma maior capacidade de troca .

    MAS mesmo com esta tecnologia avançada , o que pega nos nossos ENGESAs , É O ESPAÇO PARA SE COLOCAR UMA COLMÉIA MAIOR .

    Mesmo com uma colméia moderna a ÁREA DE TROCA DE CALOR É MUITO PEQUENA para a cavalaria do MWM , ele produz muito calor pq é muito potente em auto giro .

    Nas S-10 , a litragem É PEQUENA , mas a área de troca de calor , É MUITO GRANDE .

    Tem um cara aqui que é fera em radiador , ele disse que não adianta colocar um radiador de 20 litros de água em um radiador com PEQUENA ÁREA DE TROCA , que é muito melhor ter um radiador com litragem MENOR , mas com uma área troca GRANDE , como é o caso das S-10 .

    CONCLUÍNDO : Sei da existencia desta colméia moderna que tem uma troca de calor maior do que as colméias antigas , SENDO ASSIM , QUERO USAR O MÁXIMO DE RECURSO POSSÍVEL PARA AUMENTAR A CAPACIDADE DE TROCA DE CALOR , " TANTO NUMA LITRAGEM MAIOR " ," QTO NA ÁREA DE TROCA MAIOR " , " COMO EM COLMÉIA MODERNA " .

    DESTA FORMA ESPERO EM GASTAR $$$$$$$$$$$$$$$ SÓ MAIS ESTA VEZ E RESOLVER O PROBLEMA EM DEFINITIVO .

    Amigo AURÉLIO , o seu sendo um ENVESA , já evitou em gastar $$$$$$ em levantar pois ele já é levantado de fábrica , no meu caso tive que gastar nisto tb , já esta quase no ponto para mandar fazer este RADIADOR NOVO .

    Uma dúvida , no seu , aquele tubo redondo não esta em baixo do radiador ? No meu esta , tenho que deslocar ele mais para a frente para o radiador novo ír até lá embaixo , próximo das barras da direção , creio que dará para aumentar em 16 cm na altura do NOVO RADIADOR .

    Lembrando aqui que o cara do radiador me disse agora depois de 3 anos que troquei a colméia original de 3 canaletas para uma de 5 canaletas , QUE O RADIADOR COM 5 CANALETAS RESFRIA MENOS DO QUE UM DE 4 CANALETAS , pq as canaletas de tras pegam o ar quente das canaletas que vão a sua frente , É MOLE ? O radiador das S-10 , acho que tem 2 ou 3 canaletas .

    ABRAÇÃO .
    4X4 Brasil

  • #26
    Usuário Avatar de Aurélio
    Entrada
    01/04/2003
    Local
    Barra Mansa/RJ
    Posts
    2,004
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Ralado/SP
    Sei que o assunto do tópico não é temperatura(...)
    É verdade. mas com a devida licença ao JotaPê vamos em frente.

    Citação Postado originalmente por guilhermeabreu
    (...) Uma dúvida , no seu , aquele tubo redondo não esta em baixo do radiador ? No meu esta , tenho que deslocar ele mais para a frente para o radiador novo ír até lá embaixo , próximo das barras da direção , creio que dará para aumentar em 16 cm na altura do NOVO RADIADOR.
    Gulherme,
    Está sim, é igualzinho. Na verdade, o chassi e a carroceria (que é militar ) são do Engesa fase II comprados pelo Rosnel e montados como Envesa com as alterações de motor, caixa de marchas e reduzida, eixos e molas.

    Lembrando aqui que o cara do radiador me disse agora depois de 3 anos que troquei a colméia original de 3 canaletas para uma de 5 canaletas , QUE O RADIADOR COM 5 CANALETAS RESFRIA MENOS DO QUE UM DE 4 CANALETAS , pq as canaletas de tras pegam o ar quente das canaletas que vão a sua frente , É MOLE ? O radiador das S-10 , acho que tem 2 ou 3 canaletas.
    Será mesmo? No Jeep, substituí a coméia de quatro por uma de cinco canaletas e ele passou a trabalhar com uma temperatura menor, ou seja, refrigera mais.
    De toda forma, já mandei fazer com 5 canaletas para o Urso Polar. Vale dizer que o sujeito lá me disse que essa cólmeia é mais moderna com aletas maiores e que por conta disso, tem maior poder de troca.
    Agora, é torcer para que funcione.
    Citação Postado originalmente por Aurélio
    A relação do diferencial vou ver amanhã, mas pelo o que Urso Polar anda, deve ser bem longa.
    Como suspeitava, a relação é 49x13.

    Abraços a todos
    Aurélio

  • #27
    Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    71
    Posts
    9,626
    Agradecimentos: 10
    AURÉLIO

    Pode botar as barbas de molho , torço por vc que de certo , pois a relação sua é um pouco mais longa do que a minha o que prejudicasria mais ainda , mas não é tão longa qto a 13x46 .

    Mas de qquer forma , se vc andar como eu , " PÉ PESADO " , alto giro acima dos 3.000 rpm por longo tempo acho que vai ainda esquentar , TOMARA QUE NÃO .

    OUTRA : Seus pneus são 33" ?

    ABRAÇÃO

  • #28
    Caríssimos,

    Sem problema com relação à mudança de assunto no tópico. Os bancos já estão decididos (ou quase)...

    Agora, com relação à temperatura, não posso dar dicas de solução pq sinceramente pouco ou nada sei de mecânica (por enquanto). Mas imagino que no meu o sistema esteja funcionando corretamente.

    Como disse, não sei detalhes do meu Engesa (Ralado, se vc viu alguma coisa na oficina do Freitas e quiser me ajudar na descrição, sinta-se à vontade! - prometo postar umas fotos dele na 2ª quinzena do mês), mas é fato que se ele não estivesse refrigerando direito, já teria que ter trocado/feito o meu motor a esta altura. Isso porque a relação de diferencial do meu estava curta demais (dianteiro 3.54 e traseiro 4.88)!

    Ou seja, na estrada o Traste vinha gritando demais! Certamente muito acima de 3000 rpm e possivelmente próximo do corte de injeção. E olha que pegamos bastante estrada com ele. Além das idas e vindas de Ilhabela - muitas vezes com o sol rachando, o jipe veio pilotado no talo do Paraná até SP.

    Nesse período, o meu relógio, não acusou nada demais. Tudo bem que não sei até que ponto é confiável - em breve descobrirei -, mas não deixa de ser um bom indício...

    Enfim, sem querer colocar em dúvida os conhecimentos do Guilherme (até pq, como já disse anteriormente, não teria sequer capacidade técnica para fazê-lo), deixo aqui meu testemunho de que o meu Traste agüentou o tranco sem reclamar até agora e imagino que com a troca do diferencial traseiro por um mais longo o problema diminuirá.

    Ah! Posso ser o cara mais sortudo tb (essa hipótese jamais pode ser desconsiderada!).

    Abraços!

  • #29
    Usuário
    Entrada
    19/05/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    45
    Posts
    460
    Agradecimentos: 0

    pitacos do Ralado...

    JP,

    é Farias o nome do mecânico - rsrsrrsrsrsrs.

    Bom como não pude me enfiar na entranhas da viatura do JP, no dia que vi, pois tinha que ir direto para o trabalho, não sei falar muita coisa sobre o sistema de refrigeração do motor, porém vi algo muito legal e bem feito: Um sistema de direcionamento do ar que "força" todo o ar que vem da frente do carro à passar pelo radiador. COMO ASSIM???? Vou tentar explicar.

    O radiador é gigantesco e grosso, porém não pega a grade frontal toda ( o normal de qq engesa ). Assim como na configuração original dos engesas, ele tem umas abas na lateral do radiador que vão até a largura máxima da grade dianteria - de ambos os lados - e uma "aba" de fibra que tampa o vão superior entre o raiador e a grade frontal, que não permite que o ar escape por cima, obrigando à passar pelo radiador. Ou seja, ele tem uma área de captação de ar maior e que obriga todo o ar da frente do carro a passar pelas aletas do radiador. SIMPLESMENTE PERFEITO!!!! é a tal da OTMIZAÇÃO.

    Com relação ao fato citado anteriormente ( da 5ª coluna de colméias ), não sei falar sobre a eficiência de resfriamento e creio que realmente não sofra ação do ar, porém afirmo que surtirá efeito sim, pois é a mesma coisa que vc colocar um vaso expansor, mesmo que não tenha capacidade de "resfriar", aumenta o volume de liquido de arrefecimento circulando, o que já ajuda.

    Abraçones

    Ralado

  • #30
    De fato, Ralado... É Farias! Sabe como é... foi meu irmão que conversou com ele!

    Mas, de fato, tem essa peça mesmo. Vou tirar umas fotos pra mandar pra vcs, mas só devo conseguir fazer isso na segunda quinzena.

    Abraço!

  • #31
    Engeseiros,

    Para contribuir com a discussão sobre a temperatura do motor, peguei as especificações do meu Traste:

    Dana 30 na dianteira e 44 na traseira.
    Câmbio 240V.
    Roda 33.
    Hidrovácuo e cervofreio da D-20
    Embreagem hidráulica do Band.
    E, apenas a título de complemento, os freios são a disco na dianteira e tambor na traseira (futuramente serão a disco nas 4).

    Abraço!

  • #32
    Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    71
    Posts
    9,626
    Agradecimentos: 10
    AMIGO JOTAPÊ

    Longe de vc desconfiar do que falei , o que falei foi relatos meus de acontecimentos ocorridos comigo , pq tenho o ENGESA ha 4 anos e uso e abuso bastante dele , é por ísto que tenho uma estória longa de adaptações que funcionam bem e outras que não , e as negativas passo para vcs para vcs não caírem no mesmo erro meu .

    Qdo comprei o meu tb tinha a relação 4,88 , por incrível que possa parecer , mesmo o motor urrando em 4.000 rpm ele não esquentava pq ele andava leve , ou melhor com a relação curta demais APESAR DE ANDAR EM UM GIRO ALTO , ELE NÃO FAZIA FORÇA , daí a temperatura não subir .

    Qdo vc alonga demais a relação do diferencial , ELE VAI ANDAR NUMA VELOCIDADE MAIOR COM MENOS GIRO , MAS EM COMPENSAÇÃO ELE VAI FAZER UMA FORÇA ESTÚPIDA , DAÍ ELE ESQUENTAR QDO O GIRO SOBE UM POUCO MAIS , LÁ PELOS 3.000 RPM .

    Existe uma correlação de força que o motor faz com a velocidade , com a relação do diferencial , com o tamanho de pneus ,é por ísto que os fabricantes tem engenheiros que calculam tudo ísto e depois vão para o campo de prova e depois de muitos anos , lançam o carro no mercado e as vezes mesmo assim ainda dá errado .

    Falo ísto pq , qdo a gente tira um motor de uma S-10 que tem uma boa aerodinamica e coloca num jipe quadradão , AERODINAMICA = ZERO , coloca pneuzão e alonga o diferencial , NÃO TEM RADIADOR QUE ESFRIE ESTE MOTOR DE TANTA FORÇA QUE ELE TEM QUE FAZER PARA EMPURRAR TUDO ÍSTO MODIFICADO PARA PIOR em se tratando de força que o motor terá que fazer a mais neste caso , é bom para o dono do jipe , mas é ruim para o motor , por ÍSTO ELE ACHA RUIM , MOSTRANDO PARA A GENTE DESTA FORMA : " ESQUENTANDO " .

    Como já falei em relatos anteriores , o que AINDA ESTA FALTANDO NO MEU É A COIFA ENTRE O RADIADOR E A HÉLICE , EXATAMENTE O QUE O SEU ENVESA/ENGESA TEM , ELE AINDA TEVE A COMPLEMENTAÇÃO DO DIRECIONAMENTO DO AR QUE VEM AINDA DA FRENTE DO RADIADOR , OBRIGANDO TODO O AR ENTRAR PELO RADIADOR .

    ÍSTO É EXCELENTE , PROVAVELMENTE O MEU AINDA ESQUENTA PELA FALTA DESTE APETRECHO , mas como já estou escaldado , qdo fizer a colméia maior e de concepção técnica moderna , vou atacar de todos os lados como citei ontem , COM CERTEZA IREI COLOCAR ESTA PARAFERNÁLIA PARA OBRIGAR O AR QUE VEM DE FRENTE ENTRAR NO RADIADOR E O AR QUE PASSAR PELO RADIADOR TERÁ A OBRIGATORIEDADE DE PASSAR PELA HÉLICE , POIS É ELA QUE PUXA O AR PARA TRAS FAZENDO ASSIM O RESFRIAMENTO DA ÁGUA QUE PASSA PELO RADIADOR .

    Já houve outro relato de um colega nosso daqui do fórum acho que é de BH não lembro se foi no ENGESA dele ou na CAMPER , que tem este mesmo motor MWM 2.8 , que qdo colocou esta parafernália na frente do radiador e entre o radiador e a hélice , o motor parou de esquentar , relatou até que subiu serra longa puxando reboque com barco , E NADA DE ESQUENTAR . Talvez , NÃO , com certeza o SEGREDO DO NEGÓCIO ESTEJA AÍ .

    Desculpe pela delonga .
    4X4 Brasil

  • #33
    Usuário Avatar de Aurélio
    Entrada
    01/04/2003
    Local
    Barra Mansa/RJ
    Posts
    2,004
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por guilhermeabreu
    AURÉLIO Pode botar as barbas de molho , torço por vc que de certo , pois a relação sua é um pouco mais longa do que a minha o que prejudicasria mais ainda , mas não é tão longa qto a 13x46.
    Opa.
    Eu achava que era justamente o contrário, ou seja, com relação mais longo forçaria menos e consequentemente, tenderia a esquentar menos. Mas lendo suas explicações ai em cima entendi como funciona. Valeu
    Mas de qquer forma , se vc andar como eu , " PÉ PESADO " , alto giro acima dos 3.000 rpm por longo tempo acho que vai ainda esquentar , TOMARA QUE NÃO.
    O meu pé é leve, ando na boa sem forçar muito. Como disse, só quando comprei que forcei um pouco mais e a temperatura passou dos 90.ºC, mas não chegava aos 100.ºC (nos dois termômetros).
    OUTRA : Seus pneus são 33"?
    As borrachas são 35". Ou seja, é mais alongado ainda.
    De toda forma, vou ficar de olho e tão logo consiga andar com ele , vou monitorar o comportamento e posto as impressões aqui.

    Amanhã pego o radiador e vou ver se consigo instalar com a coifa entre ele e a hélice do motor.
    De toda forma, valeu Dr. Guilherme.
    Abraços,
    Aurélio

  • #34
    Guilherme,

    Assim como o Aurélio, achava que quanto menor a rotação, menos o motor estaria sendo forçado... Em todo caso, vou trocar os relógios para passar pra vcs informações mais precisas do meu (se a peça que direciona o ar pro radiador é suficiente ou não) e depois mando as fotos desse sistema tb.

    Abraços!

  • #35

    Voltando ao tema...

    CILON,

    Dei uma olhada nas fotos do seu, na página que vc anunciou a venda, e vi os bancos de trás da Towner que vc mencionou. É impressão minha ou eles não tem apoio de cabeça mesmo?

    Abraço!

  • #36
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
    Entrada
    22/04/2003
    Local
    Santo Andre/SP
    Idade
    66
    Posts
    5,815
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Aurélio Ver Post
    Opa. Eu achava que era justamente o contrário, ou seja, com relação mais longo forçaria menos e consequentemente, tenderia a esquentar menos. Mas lendo suas explicações ai em cima entendi como funciona. Valeu
    Fala Aurelio , ontem cionversei com o Laudemir no sitio do Soldier ... ele falou muito bem do seu Engesa ...

    Qto a relação longa , o Guilherme colocou que poderia chegar a 3000 rpm , bom ... no meu caso o max. é 2500 rpm , nessa rotação é 140 km/h , então é bem raro chegar nisso ... rodo entre 2000 e 2200 rpm , 100 a 110 km/h , relação 3,07 ... relação longa é bom sim pra poupar o motor , com rpm mais baixo o motor aquece menos com certeza , relação mais reduzida faz aumentar o giro pra chegar na mesma velocidade que chegaria com rel. mais longa e consequentemente vai aumentar a temp. do motor ... a temp. no meu perkinho só sobe qdo exigo acima de 2300 rpm , mesmo assim não passa de 90º C ...

    abs ...
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Trilha do Telegrafo
      Por Rodrigo Lopes no fórum Trilhas
      Respostas: 263
      Última resposta: 03/10/2018, 16:30
    2. PORTARIA DO INMETRO
      Por leopoldo no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 26
      Última resposta: 30/01/2018, 20:59
    3. PROPOSTA - Especificação de Veículo Super
      Por billj no fórum Competições
      Respostas: 73
      Última resposta: 29/05/2008, 19:05
    4. Comprei um Engesa...
      Por caducouto no fórum Engesa, Camper e Marruá
      Respostas: 60
      Última resposta: 21/10/2005, 09:07
    5. Filtros K&N a venda, pronta entrega
      Por Wallace no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 17
      Última resposta: 29/09/2004, 14:29

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade