Por que será que eu não calo a boca?
Já que os amigos não me respondem, e os demais eu ignoro, vamos lá.
Camper 4x2 a R$ 20 mil, tá caro, muito caro. Se você já se aborreceu com um CJ5, esqueça fazer essa metamorfose para 4x4.
Eu tive um Camper cuja relação era 3,07:1, usava pneus 30'. Ela andava muito (anda ainda hoje com pneus 33'), mas tinha um S4T com 1,2kg de pressão, uma ignorância. Voava na estrada a 186km/h, medido em gps. Na trilha era ruim, muito ruim. [é verdade que o novo e atual dono dela é maluco, e não acha isso].
Enfim, o que falaram aqui de relações 3,92:1 ou mais curtas é verdade, seria o ideal.
Sugiro você procurar alguém que tenha uma camper a diesel 4x4 original, pois o preço que tem gente pedindo não diferencia muito diesel e gasolina. Como foi dito aqui, R$ 40 mil seria preço de uma sem nada a fazer.
O único alerta que faço é ATENÇÃO COM O FREIO!
O original é uma merda, e só conheço duas adaptações que ficaram perfeitas, mantido o eixo original: a Red Bull do GV de Brusque e a que foi minha, e pertence ao Paulo Lyra em BSB (impossível copiar a adaptação com discos e pinças de C-10, só meu mecânico faz). As outras que conheço com freios decentes, são a que pertence ao Hugo Moraes, aqui do Fórum e que mora em Franca/SP, e a minha que está freada no mecânico, como pensam os amigos (ambas tem eixos de Band, o freio da minha é a ar, da MB 709).
[como não sei com o que anda hoje o RF do clube da camper, nada falo sobre as dele atuais, mas o sei extremamente cuidadoso nesse item .... e em outros também]
É isso!
Eriksom
Dicas do dia
1) o Paulo Lyra virou jipeiro de shopping, comprou um Vitara-Tracker, podes tentar comprar a dele. Pelo que sei, terias de mexer apenas em acabamento interno.
2) O Hugo Moraes de vez em quando entra em crise e fica tentado a vender a dele: todo o trem de força (com turbo e intercooler) e os eixos são da band, perfeitamente adaptados. Pelo que sei, você teria apenas de andar com o ar condicionado no mínimo, pois a Expresso Polar é o que diz o nome.