x
Convex Datacenter
Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 51
  • #1
    Usuário
    Entrada
    22/01/2004
    Posts
    44
    Agradecimentos: 0

    Quase sem controle do engesa




    Olá, pessoal sou mais ou menos novo no forum.

    Gostaria de ouvir a opinião de vocês, pois não sou muito experiente no Engesa ainda.
    Estava com Engesa que tenho há dois anos (até hoje só troquei as buchas de PU, a bateria por um Caterpillar, a tampa da carcaça do motor de arranque e o motor do limpador de parabrisa, mais nada), estava na Marginal Tiete domingo agora, a uns 80 km/h, não escutei barulho nenhum de nada quebrando , mas de repente o bicho começou a tremer todo, (imaginem voces andando num carrinho de rolemã numa rua de paralelepipedo) mas tremer pra valer que quase fiquei sem o controle da direção, naquele momento pensei que o pior ia me acontecer ali, como estava na não da esquerda parei no local reservado para aqueles caminhões da obra do rio, olhei por baixo e não vi nada de anormal, entrei e continuei, e percebi que quando estava chegando a 50/60 km /h começava aquela tremedeira perigosa, ai diminui para 40 e deu pra levar até em casa.
    Lá olhei direito e vi que o amortecedor traseiro esquerdo esta todo lambusado de oleo dele mesmo, e a viatura tá lá encostada.
    Pergunto : será que toda aquela tremedeira foi por causa do amortecedor que deve ter ido pro saco ?? tive um Opala Comodoro (carrão) que vendi o ano passado , só percebi que tinha um amortecedor detonado na hora de vender, mas nunca passei um aperto desses que passei com Engesa.
    Será que alguém já passou por isso ? sabem o que pode ser ?

    Saudações

    Paulo Cesar
    Engesa F2 92 Diesel

  • #2
    Pequise no Google por "shimmy" e "death wobble".............

    Abraços,

  • #3
    Usuário
    Entrada
    13/03/2003
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    49
    Posts
    673
    Agradecimentos: 3
    Paulo Cesar,

    O seu engesa está com Shimy! Que nos engesas pode ser gerado por alguns itens, mas quando acontece do modo como vc tá falando só me lembro de um motivo: Buchas da barra Panhard (perpendicular as longarinas do chassis e que liga o eixo ao chassis evitando que o eixo faça jogo).

    Na minha camper tive esse problema e não era a bucha, foi o suporte da barra, que pega no chassis, que estava despregando do mesmo

    Se as buchas estiverem ok, então vc deve partir para rolamentos do munhão, terminais de direção rolamentos do cubo e alinhamento e balanceamento.

    [ ]s,

  • #4
    Moderador Avatar de Luiz Claudio
    Entrada
    10/04/2003
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    54
    Posts
    42,691
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por hugo.morais
    Na minha camper tive esse problema e não era a bucha, foi o suporte da barra, que pega no chassis, que estava despregando do mesmo
    Paulo,

    Recentemente passei pelo mesmo problema e, assim como relatou o Hugo, o parafuso que liga a barra Panhard ao chassis estava solto. Foi só dar um reaperto que o shimmy sumiu...

    É interessante colocar uma trava na cabeça desse parafuso (como no exemplo abaixo), pois ele tem uma forte tendência de ir soltando com o tempo.

    []'s...
    Quase sem controle do engesa Imagens Anexas Quase sem controle do engesa-trava_170.jpg 

  • #5
    Usuário
    Entrada
    22/01/2004
    Posts
    44
    Agradecimentos: 0
    Pessoal , sou muito grato pela orientação, acho que o problema se enquadra na ultima hipótese que o Hugo disse, pois o problema do de jogo para o lado quando a bucha da barra Panhard está ruim eu já conheço como é, mais não foi o que aconteceu, como eu disse em alta velocidade treme todo "como se fosse tivesse com pnus quadrados, ou como se fosse carrinho de rolemã na rua de paralelepipedo" olhei bem detalhamente ontem a noite poroite e todas as bucha estão inteiras e não tem nada soltando, então só pode ser o rolamento de munhão, mas como não conheço bem vou levar sábado em algum lugar depois digo o que foi.

    Valeu pelas dicas e orientação.

    Paulo Cesar
    SÃO PAULO
    Engesa F2 92 DIESEL

  • #6
    Usuário
    Entrada
    22/01/2004
    Posts
    44
    Agradecimentos: 0
    E ai pessoal, sou eu de novo com dúvidas ? antes de levar o engesa amanha pra oficina .

    Bill : mencionou :

    "Sim, essas rodas livre AVM em ferro são bem melhores do que as de alumínio. Tive no Spider 04 dessas e aguentou bem melhor, tinha explodido três dessas outras merda. As de ferro são mais fortes que meus semi-eixos, posso garantir isso.
    Tive olhando nas ponta do eixo das rodas dianteiras, e via que são roda livre , la tá escrito " HEAVY DUTY AVM SPRING MANUAL" , ?, levantei o primeiro a roda dianteira esquerda, gerei e faz um cliks clekes a cada volta que a roda da.

    Como você disse que já teve roda livre estourada, o que acontece quando a roda livre estoura, o carro balança, da trepidação, fica sem controle, é perigoso ficar andando com a roda livre estourada ?

    Paulo Cesar
    Engesa Diesel F2 92
    São Paulo[/img]

  • #7
    Citação Postado originalmente por kaliba
    E ai pessoal, sou eu de novo com dúvidas ? antes de levar o engesa amanha pra oficina .

    Bill : mencionou :

    "Sim, essas rodas livre AVM em ferro são bem melhores do que as de alumínio. Tive no Spider 04 dessas e aguentou bem melhor, tinha explodido três dessas outras merda. As de ferro são mais fortes que meus semi-eixos, posso garantir isso.
    Tive olhando nas ponta do eixo das rodas dianteiras, e via que são roda livre , la tá escrito " HEAVY DUTY AVM SPRING MANUAL" , ?, levantei o primeiro a roda dianteira esquerda, gerei e faz um cliks clekes a cada volta que a roda da.

    Como você disse que já teve roda livre estourada, o que acontece quando a roda livre estoura, o carro balança, da trepidação, fica sem controle, é perigoso ficar andando com a roda livre estourada ?

    Paulo Cesar
    Engesa Diesel F2 92
    São Paulo[/img]

    A tua roda livre tem carcaça em formato de cone?? Ou o diâmetro externo dela é de um tamanho só. As de cone são de alumínio (merda), os de diâmetro constante são de ferro (boa)......

    Quando falo em estourar uma roda livre, estou falando dela explodir, partir em vários pedaços voando para todo lado.

    Estes "cliks clekes" que ouviu não posso afirmar nada do que seja. Está com um bloqueio neste eixo?? Se não, não deveria ter nenum barulho assim........

    Abraços,

  • #8
    Esse barulho pode ser tb o rolamento de roda...

    Se for, a roda "dança" e pode acontecer de vc perceber o carro "bobo"...

    []'s...
    Eduardo Chaves Tucunduva

  • #9
    Usuário Avatar de haundrich
    Entrada
    21/12/2003
    Local
    GoioCity/PR
    Idade
    52
    Posts
    1,153
    Agradecimentos: 0
    Faz quanto tempo mesmo que vc trocou as buchas?

    Especialmente a bucha da panhard dianteira é muito sensível para ocasionar o shimmy.
    Comecei a ter um shimmy deste tipo 2 meses atrás.
    Inspecionando-a, aplicando movimento lateral no carro e observando como se comporta as borrachas, estava relativamente boa.
    Na dúvida troquei a bucha por outra mais firme e o problema acabou.

    [ ]'s
    Engesa F2 - EE12: mwm2.8, 34 pols, 4 BD, E-Locker diant/tras, molas +2,5 pols, HS, guincho work 12000 lbs

  • #10
    Banido
    Entrada
    06/01/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    40
    Posts
    1,395
    Agradecimentos: 0
    Xiiiiiiiiiiiiiiiii.

    Shimmy é um assunto q ja foi muito discutido, vai la na parte de pesquisa que você com certeza acha algo.

    Mas te adianto, vai ter q ir por eliminatória, pois são muitos causadores possíveis do problema.

    []'s

  • #11
    Usuário
    Entrada
    22/01/2004
    Posts
    44
    Agradecimentos: 0
    E ai pessoal ?

    Bom como disse antes, levou a maquina sábado lá no garra 4x4, lá o bicho foi examaninado mas nada que pudesse justificar a causa, então foi erguido com os tres pneu fora do chão e colocado para rodar não houve vibração nenhuma, fizemos vários testes na rua e nada de acontececer a tripidação, pegamos a via Dutra demos 90 km/h com maior medo de acontecer a vibração naquela velocidade e nada.
    Voltei pra casa e ainda não satisfeito resolvi tirar a panela da roda de trás do lado do motorista que tava fazendo um barulho de metal raspando a alguns dias antes disto tudo, vi que somente uma das lonas a do lado esquerdo (lado de dentro) estava fora de centro e mais alta (voltada para cima) e a parte de cima da lona inclusive a parte do suporte da lona tava pegando na panela , fiquei até pensando se foi essa a causa da vibração, pois no dia da vibração tinha chovido, talvez a água da chuva com a lona semi presa e semi molhada com o resíduo de pó tenha ocosionado aquela violenta tripidação, e quando dos teste sabado agora que estava o tempo seco e quente só ficou fazendo balhuro de metal raspando.

    Só que ressaltar que não foi Shimmy , foi uma violenta tripidação, o Shimmy eu conheci a três, e já troquei a bucha da barra.

    Mas é isso ai pessoal, com as dicas a gente vai eliminado um monte de coisa até que um dia agente chega lá.

    Paulo
    Engesa F2 92 Diesel
    São Paulo

  • #12
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
    Entrada
    22/04/2003
    Local
    Santo Andre/SP
    Idade
    66
    Posts
    5,815
    Agradecimentos: 0
    Engeseiros e simpatisantes , havia trocado as buchas da panhard ha pouco tempo e sem o amortecedor Heckthorn apareceu um shimmi entre 60 e 80 km/h , as uchas são da Damper , aí vc escuta
    - As buchas da Damper não prestam , as do Bush são melhores ...
    Bem as que estavam antes , e que duraram pouco tbm , eram Bush ... , aí achei melhor analisar o que estava acontecendo , lembrei que da última vez , como não conseguia soltar o parafuso (que tem 5 mm de cabeça pra não pegar na barra de roda a roda ), levei no meca em frente de casa e ele fez todo serviço , e , é lógico que ele só trocou peça e nem analisou porra nenhuma como qqer meca ...
    Dessa vez só paguei pra ele tirar o parafuso que não consegui soltar de novo ... e trouxe o Engesa pra casa sem panhard .
    Analisando o furo de fora da fixação da bucha do lado do motorista vi que o furo estava bem ovalizado , não ia adiantar colocar bucha nova que ia pro saco de novo , alarguei a furação até tirar a ovalização e usinei a cabeça do parafuso (que já teria que ser usinado mesmo) com o diam. do furo (17mm) que deixei ....
    Detalhe - a outra bucha e furação estão perfeitos ...
    Agora é observar o comportamento da bucha , mas acho que vai durar mais tempo que a anterior ...
    Segue anexo do trampo no parafuso da bucha da panhard lado do motorista ...

    []s...
    Quase sem controle do engesa Imagens Anexas Quase sem controle do engesa-parafusopan_117.jpg 
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade