ola para todos
meu pai comprou um engesa fase 2 num leilão da funasa e veio bem "surrado" a transmissão dianteira ta acabada e eu queria saber se existe uma de outro carro que sirva ou se eu vou ter que comprar uma original
Vai pela dica do KIM , eu qdo comprei o meu no leilão , o diferencial dianteiro estava vazio , sem nada , comprei tudo na ROTA , ficou +- em mil e poucos reais , é caro mesmo .
Já que o seu esta tb baleado , compensa comprar na ROTA mesmo sendo o triplo do valor , mas vc irá gastar somente uma vez , pq este eixo do ÍGOR já vem com a bola do diferencial DANA 44 igual ao traseiro e os semi-eixos são mais reforçados .
Se vc colocar de outro carro só vai te dar dor de cabeça e prejuízo . O meu é o original e tenho que trocar a bola do diferencial para o DANA 44 par faciltar na colocação de relações que mais nos adequa .
Ou seja gastei uma vez e vou ter que gastar de novo , só que na época que comprei o meu o ÍGOR não tinha este esquema ainda .
VALE A PENA , vc esta começando agora , e se optar pela sugestão do KIM , vc irá encurtar seu sofrimento , vc já esta pegando tudo mastigado , vai fazer uma vez e pronto , nunca mais vai ter que mexer neste eixo .
Eu tenho sido COBAIA de várias invensões que a gente invnta de fazer para melhorar e na maioria das vezes temos que fazer/refazer várias vezes até chegar a uma conclusão que nos satifaça e toma tmpo e $$$$$$$$$$$$$$ a vontade .
Por ísto que estou me estendendo na minha explicação . Se quer fazer bem feito e uma vez só , vai seguindo a orientação de nós que já passamos por est fase , se por um acaso a grana estiver curta , vai juntando , comprando as peças e por último monta e só paga a mão de obra , é minha dica .
BOA SORTE NA REFORMA E " PARABENS " POR SER MAIS UM ENGESEIRO NA ÁREA . SEJA BEM VINDO . E qquer dúvida é só perguntar que estamos aí para ajudar no que for preciso , esteja a vontade .
Não se assuste não que vc SÓ ESTA COMEÇANDO , depois que começar a fluir a grana , vc nem vai mais ficar fazendo contas . Faz de conta que não existe contas a fazer , vai fazendo o BICHÃO que depois é SÓ ALEGRIA .
Na verdade o meu só falta o eixo que liga a caixa ao diferencial
o grande problema eh ki ele veio capotado mas aki tem um funileiro muito bom que fez a grade do vidro nova e algumas outras partes que estavam podres ou amassadas
mais a questão de ter ki ficar barato eh ki meu pai com prou esse carro à uns dois anos e nunca rodou ai como eu passei vestibular ele me deu ai eu to reformando.É um fase-2 1988 e eu quero botar um perkinho ki eu tirei de uma D10(resumindo a grana pa acabar a reforma ta curta) ele so falta a mecanica e transferir pra diesel logo eu posto umas fotos pra voces
Parabens pela vitória no vestibular . Passou no vestibular para que ?
Vc é um privilegiado , aí em FEIRA DE SANTANA-BA , é um dos lugares que tem um dos maiores desmanches de carros aí na BAHIA , vc vai poder equipar seu BICHÃO com muito pouca grana , ex: Dir. hidr. do opala , feio a disco na traseira , etc/etc e tal .
Obrigado, passei para engenharia civil aki na UEFS
eh, o desmanche aki eh bem grande,mas em relação a opala nem se compara a uma cidade vizinha,Santo Estevão, la é uma febre de opala, a DH saiu por 175 reais e a instalação eu vou fazer na oficina de meu pai (essa DH foi um achado era de uma caravan 90 ki capotou ai eu conhecia o cara e ele fez esse preço bom)
As peças de opala subiram demais depois ki começou a aparecer uns engesa por aki se voce chegar num ferro velho e dizer ki a peça é pra um engesa eles triplicam o preço
É o seguinte, se seu jipe está parado amuito tempo, não saia andando com ele, provavelmente moerá os diferenciais.
Abra a tampa, limpe muito bem por dentro e coloque óleo novo, SAE 90 GL5.
Seria prudente tracar o óleo do cambio e t-case também, sendo nesta última, SAE 140 GL5.
Digo isto, pois é comum contaminação com água no óleo, causando mudança na sua composição química e fud... tudo!
Se for trocar o motor, tem que "alongar" a relação, senão o motor urrará a 90km/h!!!
É que o giro do motor a diesel, principalmente o perkinho, é baixo, em torno de 3.500 rpm, enquanto o opala 4cil e em torno de 4.500 a 5.000 rpm.
Sobre o cardam, é só mandar fazer, aqui no Paraná só a espiga e luva, fica em torno de R$ 240,00 (zeradas), depois tem o tubo e suporte de cruzeta, lembrando que a luva deve ficar do lado da t-case, e não do eixo.
Grande Dr. Guilherme!
Notei que reparou minha ausência!
É que tenho ascessorado meu sogro (candidato a prefeito no menor colégio eleitoral do Paraná), e não tenho ficado muito ascíduo ao fórum, mais sempre que acesso, olho todos os companheiros engeseiros.
pelo que li, o que está faltando pra vc então é o CARDÃ, pois é ele que liga a tranferância ao eixo... se for isso é bem mais fácil de encontrar.
pra ter uma idéia de preço de peças, entre em contato com a GARRA 4x4 ( eles tem bastante coisa pra engesa, embora o pessola ache que o foco seja jeep ), também tem o CLUBE DA CAMPER ( lá também tem muita coisa de engesa, pois as campers são herdeiras genéticas dos engesas )... mande e-mail, entre nas páginas na net e telefone pra eles pra fazer uma "consultoria" as vezes tem o que vc procura ou simplesmente sugerem coisas viáveis ou dão dicas boas... o custo de um telefonema, mesmo que interurbano, é muiiito menor doque os gastos que temos com a compra de uma peça errada.
Exemplo: esou usando umas peça que são de Toy, foi uma das possibilidades que a ROTA ( na época do saudoso João ), a GARRA e o CLUBE DA CAMPER me indicaram. Hoje ale´m de conversar muito com eles ainda troco "figurinhas" com alguns toyoteiros... informações são muito válidas e tem custo baixo.