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Convex Datacenter
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  • #1
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    Camper - pedal de embreagem muito pesado




    Amigos,

    Alguem pode me ajudar com informações para que eu possa solucionar o problema de embreagem dura que a Camper tem.

    Estou com uma Camper 4x4 com o motor S4T, que é muito pesado (duro) o acionamento dela.
    A perna e o joelho sofrem bastante a cada vez que oi pedal é acionado. No transito de SP é pratricamente impossível de dirigir por mais de 10 minutos.

    Me disseram para intalar o conjunto de acionamento da embreagem hidraulica da Toyota Bandeirantes ou do caminhão 608, aumentar a alavanca do pedal de acionamento da embreagem e verificar o tipo de plato que foi instalado. A embreagem é nova com menos de 3000 km.

    Já não sei mais o que fazer para deixa-la suave.
    Alguém tem alguma dica neste assunto?
    Qual é o melhor conjunto hidraulico para instalar na Camper com o objetivo de resolver esse problema?

    Abraço,

    Rubens

  • #2
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
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    Coloquei da Besta , faz pouco mais de um ano só ... por enqto ta ótimo ...

    A embreagem original não era muito pesada , troquei pq não consegui achar nenhuma capa de cabo que desse certo , trocava o cabo e não conseguia trocar a capa ... será que o cabo não ta pegando em algum lugar ???
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #3
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    Eduardo,

    Obrigado pelo retorno!
    Você adaptou o cado e pedaleiras da Besta ou somente o cabo?

  • #4
    Tenho uma com motor S4. Não acho tão pesada. Pode ser o costume.
    Claro que o meu pai, que tem civic acha pesadissima.

    Ela sempre foi assim, ou ficou assim.
    Já tentou trocar o cabo ?

    PB

  • #5
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    Ela sempre foi assim. Quando eu comprei, o antigo proprietário havia trocado a embreagem toda (plato, dico e rolamento). Pensei que fosse cabo ou regulagem. Já troquei o cabo e o problema continua.
    Já não sei o que fazer. Penso na adaptação de embreagem hidraulica da Toy ou do 608, tentar aumentar o pedal de acionamento da embreagem, aumentar o braço de acionamento da embreagem (que fica na caixa seca) etc...
    Quanlquer dica, ficarei muito agradecido.

  • #6
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
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    Citação Postado originalmente por rub Ver Post
    Eduardo,Obrigado pelo retorno!Você adaptou o cado e pedaleiras da Besta ou somente o cabo?
    Adaptei a embreagem hidr. da Besta ... quem fez foi o Sr Rogerio da ACR Mecanica - 4972 3214 - fica em Sto Andre , prox. do Estadio Bruno Daniel ...

    abs ...
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #7
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    Eduardo,

    Obrigado pela dica!
    Mais uma dúvida: O acionamento da embreagem do seu carro ficou super leve, leve ou aceitável?

    Abraços,

    Rubens

  • #8
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    Rub,

    Sem trocar oq vc tem ai... vc pode verificar se o cabode embreagem pode fazer um outro trajeto que não faça muitas curvas ou curvas masi abertas. Quando eu usava embreagem à cabo, tive 2 situações: em ambas arranquei os cabos e coloquei novos ( o custo é baixo e além de eliminar a possibilidade do cabo estar ruim ou viciado ), reapliquei começando pelo lado que vai no pedal. Passei o cabo para o cofre do motor e vi que pra ficar reto, a saída era puxar um pouco a "cuíca do freio" e deixa-lo prensado entre a cuíca e a caixa de paralama, daí pra frente o cabo só faz uma curva ( aberta ) e desce reto para o garfo da embreagem. Em uma delas tive que dar uma desbastada na caixa de paralama para caber o cabo, pois a cuíca era maior. Inicilamente o cabo não estava preso assim e antes de fazer a curva pra descer ele acabava fazendo uma curva logo que saía da parede corta fogo. Deu uma melhorada leve. O próximo passo foi prolongar um pouco o braço onde o cabo se prende ( na parte de baixo ) coisa de uma polegada. Aí sim tive ma melhora maior.
    Atualmente estou com embreagem hidraulica, por pura frescura. Pois a mulher estava reclamando do peso, pois ela tem como referência um celta. Pra meu gosto "a cabo" estava bom, mas hidráulico ficou um luxo, dá pra acionar com a mão... o Pandur ficou abismado quando viu.

    Abraçones

    Ralado

  • #9
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    Ralado,

    Obrigado pelas dicas.
    Vou tentar o mais economico que é o cabo. Não tendo resultado satisfatório vou migrar para embreagem hidraulica.

    Rubens

  • #10
    Usuário Avatar de Rodrigo Ielpo Bastos
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    Ralado,

    minha embreagem tmb esta muito dura e estive pensando em colocar emb hidraulica da toy, na parte de baixo fica tranquilo mas na de cima não achei espaço. Vcs tem alguma dica

    Rodrigo Bastos
    Camper 4x4 93

  • #11
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    Realmente é difícil colocar o cilindro mestre de band... no meu carro usei inicialmente um MIX: em cima hilux e em baixo band ( comentários e experiências do pesoal do site da camper.com.br ) e funcionava muito bem. Depois troquei pro tudo Hilux por pura vontade, pois assim diminuí a diversidade de peças no FRANKISTEN.

    Abraçones

    Ralado

  • #12
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    Rubens

    o principal problema do pedal da camper são dois

    1) pedaleira do opala: na minha saudosa camper, coloquei a pedaleira da d-20 (vão dizer que não cabe, mas cabe). Na Camper que é do Paulo Lyra de BSB, quando foi minha, coloquei a mesma pedaleira (aliás, ela também tem um sistema de freio ótimo, que funciona). O motivo é simples: a alavanca da pedaleira do opala é pequena, por isso demanda força

    2) o braço original (que é soldado) na caixa de marchas é minúsculo, portanto a alavanca que ele faz é pequena = mais força. Em algumas situações é possível trocá-lo por um maior, o que facilita a troca do cabo também. outros casos, não.

    Uma embreagem hidraúlica, ajuda, mas tem de saber fazer.

    Se quiser um serviço bem-feito e com segurança, vá ao Clube da Camper, que o Farias (ou RF) só sabe fazer bem-feito, e com material de primeira. Eu recomendo.

    Eriksom

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