x
Convex Datacenter
Página 5 de 8 PrimeiroPrimeiro 12345678 ÚltimoÚltimo
Resultados 49 a 60 de 93
  • #49
    Usuário Avatar de fpandur
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Presidente Prudente/SP
    Idade
    55
    Posts
    1,937
    Agradecimentos: 7



    Se for o tanto de pressão que começa atuar , não entendo pra que serve ... a de 35 bar começa a atuar com 35 bar , ok ... se a pressão no b. mestre for de 90 , vai passar 55 bar restante certo ??? a de 0 bar libera assim que pisa , vai os 90 bar pras rodas ... é isso ???
    Olha, eu não sei se dá para pensar somente em termos de pressão (a válvula retém uma dada pressão). Eu sempre pensei na válvula limitando o fluxo ou seja, a quantidade de fluído, embora os 2 conceitos (fluxo e pressão) estejam relacionados.
    Até onde eu entendi, SE a indicação da válvula fôr o ponto onde ela começa a atuar, uma de 35 bar só irá limitar o fluxo a partir dessa pressão nela. Uma de 0 bar já começa a atuar logo de início, ou seja, é um "simples" redutor direto, sem que a atuação seja realizada a partir de uma dada pressão. Agora, o quanto que a válvula limita de fluxo, eu não sei dizer.

    No meu caso, uma de 0 bar resolveu o travamento das rodas traseiras. Antes de eu mexer nos freios, colocando o sistema da D20+S10, tinham 2 válvulas em série na linha de freio traseiro.
    4X4 Brasil
    Frontier LE MT 10;Xterra 05 + BL ;Camper 4x4 93 S4T;Camper 4x2 93 S4T;CJ5 63: GM 4 cil + Full-lock + TRPC + cambio C20 4m;Xterra 03/04 (in memorian)

  • #50
    Usuário Avatar de haundrich
    Entrada
    21/12/2003
    Local
    GoioCity/PR
    Idade
    52
    Posts
    1,153
    Agradecimentos: 0
    Também penso assim. Se for válvula com mola, a mola está calibrada para liberar a partir de X pressão. Então não vai funcionar o esquema de válvulas em série.

    Mas existem vários tipos de funcionamentos para estas válvulas. No caso dessas de opala, elas funcionam perfeitamente para o opala, por causa do volume estático do conjunto. Se colocar em outro carro (cilindros diferentes, pinça ou tambor..etc), e volume diferente, já não deverá ficar a contento.

    O esquema de válvula com mola calibrada, se entendi correto, ela faz variar o volume "estático" do conjunto. A mola cede a pressão, o pistãozinho dessa mola desloca, aumentando o volume do sistema, e assim a pressão cai.

    E tem outro sistema: As picapinhas, principalmente a fiorino e a strada, tem um sistema com uma alavanquinha presa na carroceria. Quando carregadas, a carroceria desce, a alavanca desloca, e deixa passar até 100% da pressão aplicada aos freios na traseira.
    Quando vazia, a chance de travamento das rodas acontece. Então, vazia, a carroceria sobe, essa alavanca desloca ao contrário, e assim limita a pressão para não travar as rodas.
    4X4 Brasil Razão: pickup
    Engesa F2 - EE12: mwm2.8, 34 pols, 4 BD, E-Locker diant/tras, molas +2,5 pols, HS, guincho work 12000 lbs

  • #51
    Usuário Avatar de CAVESO
    Entrada
    04/10/2005
    Local
    Muriaé/MG
    Idade
    48
    Posts
    10,641
    Agradecimentos: 0
    Eu penso no seguinte esquema: a pressão da linha para frear é uma (vamos imaginar que seja 50). Como a traseira do jipe é mais leve, a tendência é travar as rodas traseiras antes das dianteiras, correto? O que a válvula faz? Quando a pressão chega a 35 (se for a carga da valvula), ela abre e passa o óleo para a linha de entrada do tubo que vai para as rodas traseiras.

    Nem tenho idéia se é assim que a vaulvula age (ainda não tive a curiosidade de desmontar uma), mas imagino que seja algo assim .

    Abraços pensando aqui com meus botões...

  • #52
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    52
    Posts
    10,354
    Agradecimento: 1
    caros!

    Eu abri a original de meu engesa, e não entendi seu funcionamento, mais vamos lá.

    Do cilindro para o circuito:

    Esfera de aço, que trava no sentido de sair;
    Colo para a esfera travar que é uma base de uma mola;
    Mola;
    Eixo dentro da mola (menor que aquela);
    Fundo com ranhura para passagem de fluido;
    Rosca para circuito (fundo citado anteriormente).

    Quando pisa no freio, a esfera está trancando a linha, então ela movimenta e encosta no eixo que está dentro da mola que acabou de se comprimir.
    No que encosta no eixo, libera fluído.

    Pelo meu pouco conhecimento, quando o cilindro de roda chega à pressão desejada, esta tranca, não dixando mais passar o fluído, então, quanto maior a pressão indicada na válvula, maior será a frenagem.

    Se for zero (?) como indica o engesa, à menor pressão no cilindro de rodas, essa já se fecha.

    Penso como numa válvula de descarga de banheiro, onde fui entender seu funcionamento depois que comprei um registro tipo boia de alta pressão lá para o sítio.

    Acho que é mais ou menos dessa forma que funciona, que eu chamo de refluxo.

    Abraços.

    Kim.

  • #53
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
    Entrada
    22/04/2003
    Local
    Santo Andre/SP
    Idade
    66
    Posts
    5,815
    Agradecimentos: 0
    Kim se fosse qto maior o valor em bar maior a freada a gente nem tava discutindo ... o meu passou de 22 bar pra 35 bar e mudou muito , acabou o arraste na tras. ... antes quase nem freava a diant. ...

    A duvida é pq usando uma de 0 bar ficou eficiente ?? pode ser que represente a passagem de fluxo mesmo ... será que se eu usar uma de 0 bar fica tão eficiente qto essa de 35 bar ...???

    O meu usa burro mestre do gol , burrinho tras. é o padrão usado em muitos carros CJ , Rural ... , com campana de C10 ... e pinças e pastilhas de Kombi na diant. , qual conj. vc usa ???

    abs ... aguardando uma luz ... rsrs ... mas sem problema de freio por enqto ...
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #54
    Usuário Avatar de haundrich
    Entrada
    21/12/2003
    Local
    GoioCity/PR
    Idade
    52
    Posts
    1,153
    Agradecimentos: 0
    não seria ao contrário? tipo válvula de 35 bar significar redução de 35 bar na linha?
    Engesa F2 - EE12: mwm2.8, 34 pols, 4 BD, E-Locker diant/tras, molas +2,5 pols, HS, guincho work 12000 lbs

  • #55
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    52
    Posts
    10,354
    Agradecimento: 1
    Grande Eduardo Velo!

    A configuração que usava até antes de desmontar o engesa era pinça da S10 + campana original, com servo do gol gts/santana/quantum e cilindro da quantum.

    Muito bom!

    Sobre a válvula, vou deixar para quem entende mais do que eu para explicar o funcionamento, pois fico devendo essa.

    Abraços.

    Kim.

  • #56
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    52
    Posts
    10,354
    Agradecimento: 1
    Mandei um e-mail para a ATE!

  • #57
    Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    70
    Posts
    9,626
    Agradecimentos: 10
    E EU NO MEIO DA TORMENTA

    Estou sem tempo para expor meus pensamentos , fui !!!!!!!!!!!!!!!! mais tarde escrevo novamente .

    E AS SUMMIT ? Vou acabar tendo que comprar uma , AÍ!!!!!!!!!!!!!!!$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$ .
    4X4 Brasil

  • #58
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
    Entrada
    22/04/2003
    Local
    Santo Andre/SP
    Idade
    66
    Posts
    5,815
    Agradecimentos: 0
    Guilherme , coloca a redução que vc tirou pra colocar a de 35 bar no T de derivação da tras. quem sabe resolve ...

    abs ...
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #59
    Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    70
    Posts
    9,626
    Agradecimentos: 10
    EDU

    Vc esta adivinhando meu pensamento , guardei para fazer ísto , mas estou meio sem tempo .

    KIM

    Te ligo mais tarde , lá pelas 7 hs vou pescar uns ROBALOS no rio PARAÍBA DO SUL , esta chegando a temporada deles .

  • #60
    Usuário Avatar de Hugo4x4
    Entrada
    24/04/2005
    Local
    São José do Rio Preto/SP
    Posts
    1,240
    Agradecimentos: 6
    Citação Postado originalmente por Kim Ver Post
    caros!

    Eu abri a original de meu engesa, e não entendi seu funcionamento, mais vamos lá.

    Do cilindro para o circuito:

    Esfera de aço, que trava no sentido de sair;
    Colo para a esfera travar que é uma base de uma mola;
    Mola;
    Eixo dentro da mola (menor que aquela);
    Fundo com ranhura para passagem de fluido;
    Rosca para circuito (fundo citado anteriormente).

    Quando pisa no freio, a esfera está trancando a linha, então ela movimenta e encosta no eixo que está dentro da mola que acabou de se comprimir.
    No que encosta no eixo, libera fluído.

    Pelo meu pouco conhecimento, quando o cilindro de roda chega à pressão desejada, esta tranca, não dixando mais passar o fluído, então, quanto maior a pressão indicada na válvula, maior será a frenagem.

    Se for zero (?) como indica o engesa, à menor pressão no cilindro de rodas, essa já se fecha.

    Penso como numa válvula de descarga de banheiro, onde fui entender seu funcionamento depois que comprei um registro tipo boia de alta pressão lá para o sítio.

    Acho que é mais ou menos dessa forma que funciona, que eu chamo de refluxo.

    Abraços.

    Kim.
    Kim,

    Tirei uma foto de uma folha do "Dubbel-Manual da Construção de Máquinas" onde tem uma figura de uma válvula explicando o funcionamento. A esfera está em um plano inclinado e quando o carro está com velocidade constante descansa na parte inferior. Em uma freada por inércia e também com ajuda do fluido se desloca, subindo o plano inclinado tampando a saída para as rodas traseiras. À medida que o carro diminui a velocidade ela retorna abrindo o orifício permitindo o acionamento do freio traseiro.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -dsc05368.jpg  
    Hugo4x4
    Defender 110 04
    Jeep CJ5 73

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade